Grupo da reserva discorda de otimismo da Defesa
Junia Gama ([email protected])
BRASÍLIA – As últimas conquistas das Forças Armadas, como o reajuste salarial e orçamentos maiores para execução de projetos de Defesa Nacional, não têm se refletido em otimismo entre os militares da reserva, aqueles que, justamente por já estarem aposentados, são livres para pontuar o sentimento de segmentos da caserna em relação a temas políticos e sociais.
Após a entrevista ao GLOBO em que o ministro da Defesa, Celso Amorim, destacou o crescimento do orçamento para a Defesa nos últimos anos e a “atenção especial” com que os militares foram tratados pelo governo nas negociações salariais – 30% para eles, contra 15% para os civis -, dezenas de militares da reserva se manifestaram, inclusive com críticas ao ministro.
– O aumento foi decepcionante. Depois de tanto tempo, nossa defasagem em relação a outras carreiras de Estado continua a mesma. A perda vem há mais de 10 anos e, mesmo com esses 30% divididos em três anos, não chegamos nem ao nível da Administração Direta – aponta o porta-voz do Clube Militar, general da reserva Clóvis Bandeira.
Ele ressalta que, com a divisão do aumento em três anos, a partir de março de 2013, a inflação nos próximos três meses deverá impactar negativamente no reajuste:
– Por que não dar o aumento a partir de agora, se já foi anunciado? Foi contado como algo já concedido para que o governo federal colha dividendos políticos nas eleições. Na realidade, para boa parte da carreira os salários são tão baixos, que esse reajuste vai significar R$ 100 ou R$ 200 a mais – afirma Bandeira.
Leia também:
Assim, vou acabar acreditando!Militares festejam reajuste e mais verbas
‘Descontentamento é enorme’
Os oficiais da reserva dizem que, também por isso, a carreira tem se tornado cada vez menos atrativa.
– O descontentamento é enorme, as Forças Armadas estão envelhecendo, os jovens, na primeira oportunidade buscam sair imediatamente. Os militares sofrem com o descaso das autoridades que praticam nítida retaliação aos abusos da ditadura, como se os culpados fossem os militares atuais – afirma o oficial da reserva Ricardo Assumpção Ribeiro.
Yahoo Notícias (Agência O Globo)/montedo.com
Sepúlveda Pertence pediu renuncia da comissão de ética do governo.Eh! quem fala a verdade colhe espinhos dentro do governo e só saindo. Já os comandantes militares como medo de serem mandados embora ficam calados e a consequência disso; o ministro da Defesa que fala por ele e não pela TROPA ficou satisfeito com o reajuste salarial que vai estar no bolso em abril de 2013.Coitado dos militares,"a quem vós Pertence?"
Os servidores civis que estão reclamando sobre o fato do aumento dos militares ter sido diferenciado, sào nada menos que a elite do funcinarismo público federal, PF,PRF, INSS, anvisa e similares. Esse pessoal, esquece-se que 15%, que eles receberam, implica em um aumento palpável nos seus vencimentos, e não os 250, 300 reais de aumento real no nosso salário. É uma covardia esse pessoal se manifestar contra esse "aumento diferenciado" que recebemos. Cuidem de vossas vidas, e deixem de pegar caronas oportunistas quando uma classe tão prejudicada como a nossa recebe alguma conpensação.
É o que eu sempre digo, agora que foram para a reserva viram Leões, coragem não falta, MAS……quando estavam na ativa eram os primeiros a determinar pressão total em cima dos que ousavam criticar toda essa pouca vergonha, MAS AGORA que estão de pijama viram macho…por essa e outras que estes oficiais da reserva são A CLASSE MAIS DESMORALIZADA DAS FFAA ao lado dos atuais comandantes e ministro da defesa…são motivo de piadas, não tem a mínima noção e dignidade em permanecerem calados, a final quem nada fez na ativa, não tem condições éticas e morais de se pronunciar na reserva.
Os responsáveis por tudo isso são os oficiais de ontem e de hoje…..Agora sofrem por não poder colocar a culpa nos PRAÇAS….Estão colhendo o que sempre semearam….Falastróes, parlapatões, cadê o Cmt do Ex….Não são vocês que sempre o prestigiaram….
Eu estou muito contente com o aumento de 9,2%….Os Cmts, esses verdadeiros líderes que temos, homens destemidos e que são capazes de sacrificar a prórpia vida pela pátria amada, fizeram e continuarão fazendo o máximo….Inclusive já estão pensando em como solucionar essa insatisfação descabida, particularmente das praças….O CHQAO, por exemplo….Outro elemento motivador seria o aumento do tempo de serviço!!! As praças iriam adorar isso!!! O aumento do efetivo de PTTC seria muito bom também!!! Se esse comandante do exército não fosse tão presente, estaríamos numa situação complicada…Parabéns, discípulo de Cabrita….Que vocês receba em dobro tudo que fizeste por seus subordinados….
O S OFICIAS DA RESERVA SÃO UM MONTE DE LEÕES DESDENTADOS, SÓ RUGEM MAS NÃO MORDEM NINGUÉM. JÁ OS OFICIAS DA ATIVA SÃO GATINHOS MUDOS.
Primeiramente, se esse é o modelo de comando e liderança que esses senhores aprenderam em seus inúmeros cursos da carreira militar, então o PT e seu bando não precisam se mexer para destruir as FFAA.
Participei recentemente de evento comemorativo a minha antiga unidade e, conversando com os da ativa, fiquei impressionado com a quantidade de sargentos, novos e antigos, que estão deixando as fileiras e os já previsto que deixarão em breve. Se a debandada continuar e as substituições com novinhos se confirmar, alguns setores importantíssimos que dependem de pessoal mais experiente serão afetados em sua segurança. É uma perda preciosa pois o investimento na formação é alto e tempo necessário para se adquirir experiência e ser um ótimo profissional é muito grande.
Este reajuste vai ser (porque só vai cair na conta em abril de 2013) simplesmente R.I.D.Í.C.U.L.O. até lá a inflação já vai ter corroído a metade dos 9.2 %, e assim vai de ano em ano até 2015….