Escolha uma Página
Além de exercícios militares, haverá atendimento de saúde à população
Brasil busca soluções para desenvolvimento sustentável da Amazônia
Durante as próximas duas semanas 5 mil homens das Forças Armadas participarão de exercício militar na região Norte do país. Trata-se da “Operação Amazônia 2012” cujo objetivo é o treinamento das tropas para a defesa do Brasil. Coordenada pelo Ministério da Defesa e sob o comando do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), a operação conta com a participação da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.
A Operação tem início na manhã de segunda-feira (17), na foz do rio Amazonas, abrangendo os estados do Amazonas, Pará, Rondônia e Acre, além de exigir o desdobramento de meios e tropas de outras regiões do país. Até o dia 28 de setembro, além dos exercícios militares, ocorrerão ações cívico-sociais (Acisos) que têm por objetivo levar às regiões mais carentes apoio médico e odontológico. A expectativa é de que pelo menos 3 mil pessoas sejam atendidas.
As Acisos levarão atendimentos a populações de localidades isoladas ao longo da calha dos rios Solimões, Purus e Juruá. Para tanto, serão empregados navios hospitais da Marinha, além de militares dos corpos de saúde do Exército e da Força Aérea Brasileira, que atuarão utilizando a estrutura de saúde dos municípios envolvidos.
Trata-se do 10º exercício desse porte realizado na região Amazônica desde 2002 e além da operação na Amazônia, o EMCFA planeja, até dezembro de 2012, operações conjuntas no Centro-Oeste e de intensificação da área de fronteira nas regiões Norte, Sul e Centro-Oeste, além de uma grande operação nas águas jurisdicionais das regiões Sudeste e Sul.
Portal Brasil/montedo.com

Nota:
Você pode acompanhar a Operação Amazônia 2012 neste link.
Skip to content