General Enzo diz que Exército terá 1200 viaturas e 86 blindados até o final do ano

General Enzo: Exército pode voltar a atuar no Rio
Comandante-Geral põe forças militares à disposição em grande eventos
Luciano Pádua
O comandante-geral do exército brasileiro, General Enzo Martins Peri, confirmou nesta segunda-feira (27) que, caso seja necessário, o exército ficará à disposição do governo do Rio para auxiliar nos grandes eventos que a cidade sediará nos próximos anos.
“Nas condições aqui no Rio, nas quais o governador solicitou à presidência da República, e sendo autorizado por ela, não há dúvida (que o exército atuará). Estaremos onde for o caso e onde for necessário, cumprindo as condições que a constituição estabelece”, afirmou o general, em evento na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) que lembrou o Dia do Soldado.
Segundo o comandante-geral, as Medidas Provisórias 572 e 573 aprovaram uma abertura de crédito extraordinário para a entidade. Somadas as duas MPs, os recursos ultrapassam R$ 1,7 bilhão para a compra de novos equipamentos.
“Na MP 572, de 380 milhões, foram adquiridas cerca de 1.200 viaturas, que serão recebidas até o fim do ano. Na MP 573, em uma parte, já foi assinada a aquisição de 86 veículos Guarani (blindado utilizado para transporte de pessoal). A outra parte está em processo de aquisição, na maioria caminhões, que serão fabricados no ano que vem. Está tudo sendo providenciado. Vai ser um reforço alentador para o exército brasileiro”.
Copa do mundo e Olimpíadas
O atual comandante do Comando Militar do Leste (CML), Adriano Pereira Júnior, no cargo há dois anos e quatro meses, passará a chefia do CML ao general Francisco Carlos Modesto na próxima quinta-feira (30). Pereira coordenou as operações da Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20) e a Força de Pacificação que ocupou os complexos de favelas da Penha e do Alemão. Ele chefiará, no Ministério da Defesa, a parte ligada à logísticado Estado Maior.
“O principal motivo de tudo ter dado certo foi a parceria entre Exército, Marinha e Força Aérea, mais as Polícias Militar, Civil, Federal, a Guarda Muncipal e a CET-Rio”, destacou Pereira. “A ONU considerou que, nos últimos anos, entre as últimas reuniões de cúpula, a Rio+20 foi a que apresentou a melhor logística e a melhor segurança. A Embratur fez uma enquete e a segurança teve índice de quase 100%. Demos uma demonstração para o mundo de que estamos prontos não só para a Rio+20, como para a Copa do Mundo e as Olimpíadas”.
O general Modesto corroborou a posição do comandante-geral do exército sobre a atuação das forças militares nos grandes eventos que acontecerão no Rio. “O exército brasileiro, cumprindo determinações da presidência, estará sempre pronto para colaborar na manutenção da segurança naquilo que for necessário”, disse, sem revelar se já há algum planejamento de ações durante os grandes eventos.
‘Salvação’
Apesar do clima ameno do evento, o presidente da ACRJ, Antenor Leal de Barros, fez considerações sobre a importâncias das Forças Armadas para salvar “o país das trevas”, referindo-se a uma possível revolução comunista.
“Foram as Forças Armadas que salvaram este país das trevas. As trevas do fim da liberdade, para se ler o que se quer, de andar de um lugar para o outro. Devemos ao exército e às Forças Armadas as liberdades que hoje dispomos. Se algum excesso foi cometido, o perdão foi dado a todos”, concluiu Barros.
Jornal do Brasil/montedo.com

10 respostas

  1. o mundo está perto de acabar, os mudos estão falaaaaaaaando!!!!

    Se o reajuste não sair esse semana juro que não trabalho mais… já era minha vida de militar!

  2. Prende,arrebenta, pune com cadeia, agrava,e é o nosso guardião, é o macho, o homem dos culhoes. E os salvadores da pátria, os homens que que guardam a constituição do Brasil,colocam as esposas para bater panelas! onde estão os Generais? Os nossos representantes.

  3. http://extra.globo.com/emprego/servidor-publico/uniao-estuda-aumento-para-600-mil-militares-das-forcas-armadas-5881748.html

    O governo federal estuda um índice de reajuste para os soldos dos militares de Marinha, Exército e Aeronáutica, o que beneficiaria cerca de 600 mil pessoas, sendo 160 mil no Estado do Rio, incluindo ativos, inativos e pensionistas. Os comandantes das três Forças Armadas teriam pedido um aumento de 45% parcelado em três anos, mas o percentual ainda não foi decidido. A palavra final será da presidente Dilma Rousseff, que já recebeu um estudo sobre o tema enviado pelo Ministério da Defesa.

    O martelo tem de ser batido até o dia 31 deste mês, para que haja tempo de incluir os recursos necessários para o reajuste no Orçamento da União de 2013. O ministro da Defesa, Celso Amorim, tem argumentado que os militares tiveram aumentos bem menores nos últimos dez anos, na comparação com outras carreiras de estado. As negociações para melhorar os ganhos nas Forças Armadas vêm se arrastando desde o início do ano.

    Os militares não têm reajuste salarial desde o pagamento relativo a julho de 2010, quando foi repassada a última de cinco parcelas do um aumento dado pelo governo Lula por meio da Lei 11.784/2008, que mexeu nos salários de diversas categorias do funcionalismo federal. Na oportunidade, os percentuais totais chegaram a 100,26%. Esse índice foi concedido a quem ocupava os postos mais baixos nas Forças Armadas.

  4. General Enzo diz?
    Aonde?
    Para quem?
    Só se for em libra (linguagem dos surdos mudos).
    Achei que ele estava acimados mortais e não falava com estes.

  5. Será que ele acha que esse bla-bla-bla de reequipamento de caminhoes (para operação PIPA, diga-se de passagem) e blindados que vai demorar uns 20 anos para serem entregues, vai melhorar o já combalido moral da tropa???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo