Escolha uma Página
Para ministro sociedade desconhece função das Forças Armadas
Moreira Franco:  Ainda há um afastamento enorme da sociedade, por razões das mais diversas
Moreira Franco: Ainda há um afastamento enorme da
sociedade, por razões das mais diversas
(Arquivo ABr)
O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Moreira Franco, disse ontem (8) que é preciso sensibilizar a sociedade para a importância dos investimentos em defesa. “Ainda há um afastamento enorme da sociedade, por razões das mais diversas. A sociedade brasileira não vê a necessidade de se investir recursos para se garantir a defesa da sociedade brasileira, do país, dos nossos valores, da nossa base industrial, da nossa cultura”, disse ao participar do 6º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa. As informações são da Agência Brasil.
Citando pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), o ministro destacou que a população não tem ideia clara do papel que deve ser desempenhado pelos órgãos militares. “A percepção da sociedade em relação às Forças Armadas está muito mais relacionada à questão de segurança do que à questão da defesa. Ela sente mais a presença das Forças Armadas no dia a dia tratando e presente na manutenção da segurança do que na defesa”.
Franco defendeu que as universidades e instituições de pesquisa ajudem a informar sobre a função e relevância das Forças Armadas. “A academia tem papel primordial, porque ela vai aprofundando os seus estudos, permitindo que as pessoas passem a compreender qual a importância da defesa no seu cotidiano, no seu futuro, dos seus filhos e netos”, disse.
Segundo o ministro, o processo de desenvolvimento pelo qual o país passa pode torná-lo alvo de ameaças. “Estamos fadados a nos transformar em um polo extremamente importante, com protagonismo crescente no mundo. Resta ter a consciência de que esse fato gera ameaças que certamente podem afetar o tipo de vida, valores e aspirações da sociedade”.
Diário do Vale/montedo.com
Skip to content