Escolha uma Página
Exército chega para treinamento

ALEX PIMENTEL
Quixeramobim – As tropas da Força de Pacificação Atlântico devem iniciar, na manhã de hoje, as ações de campo da Operação Quixarás, como foram batizados os exercícios de treinamento realizados pelo Exército Brasileiro no Sertão Central do Estado do Ceará.
As manobras contarão com a participação de militares do 4º Batalhão de Comunicações – Recife (PE); do 24º Batalhão de Caçadores – São Luís (MA); do 25º Batalhão de Caçadores – Teresina (PI); da 26ª Circunscrição de Serviço Militar – Teresina (PI); da Aviação do Exército – Taubaté (SP); e de 132 atiradores do Piauí.
As tropas ficarão em Quixeramobim por uma semana.
Os exercícios de campo também ocorrem em Boa viagem,
Madalena e Senador Pompeu-FOTO: ALEX PIMENTEL
A partir das 9h, mais de 700 oficiais e soldados estarão reunidos no Estádio Municipal de Quixeramobim para receberem o Comando Geral da 10ª Região Militar (10ªRM), responsável pela operação. O Estádio Álvaro Carneiro, conhecido popularmente como Carneirão, também será utilizado como ponto de pouso e decolagem para os dois helicópteros utilizados na Operação Quixarás.
Ponto Estratégico
O parque esportivo está localizado em um ponto estratégico para as manobras, próximo a áreas utilizadas como base de comando para as atividades de treinamento. O Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) abrigará o comando da Força de Pacificação e a equipe de Ações Cívico-Sociais (ACISO) Militares.
O Ginásio e salões da AABB, o Ginásio José Artur Costa na Escola Agrícola e o BNB Clube estão sendo usados como alojamento para 730 militares. Os pátios servem como estacionamento para as 62 viaturas utilizadas nas ações do grupo.
O Comando da 10ª RM não adiantou detalhes das operações. Mas, conforme soldados, os principais pontos estratégicos da cidade serão ocupados pelas equipes participantes dos exercícios. A barragem do Açude Quixeramobim, a ponte metálica do bairro do Depósito e a via de tráfego de veículos sobre o rio, de acesso à área residencial da Maravilha, são algumas delas.
Nas barreiras, os militares abordarão qualquer suspeito. Quixeramobim estará vigiada pelo Exército durante toda a semana. Os exercícios de campo também serão realizados nas zonas rurais de Boa Viagem, Madalena e Senador Pompeu.

Primeiro contato
Na manhã de ontem, um comboio de caminhões percorreu as ruas do Centro de Quixeramobim e um trecho da CE-060. Foi o primeiro contato do Exército com a população, embora não tivesse muita gente nas ruas.
A maior parte das pessoas reside na periferia da cidade e na zona rural. Mesmo assim, quem foi surpreendido com o desfile ficou observando curiosamente o movimento dos veículos camuflados. Alguns acreditavam tratar-se de reforço para a Polícia coibir os crimes na região, principalmente, no que se refere ao tráfico de drogas e assaltos.
Segundo o reservista do Exército, Raimundo Ferreira dos Santos, os soldados engajados em operações dessa natureza demonstram muito interesse. É uma oportunidade a mais para conhecerem melhor as estratégias de atuação das Forças Armadas nacionais. O reservista serviu no 23º Batalhão de Caçadores, em Fortaleza, há 20 anos.
Segundo ele, logo após a alvorada, tem sempre enfileiramento das tropas. Em seguida, partem em marcha para suas missões. Nas blitze, deverão utilizar esteiras de pregos. Lembra que, ao receberem ordem de parar, motoristas e motocicletas deverão obedecer. “Caso contrário, terão os pneus furados”, afirmou Raimundo dos Santos.
Atendimento ao público
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Quixeramobim, Marcos Machado, na próxima quinta-feira (9), médicos do Exército especializados em pediatria, ginecologia, clinica médica, geriatria e atenção odontológica vão atender a população no posto de saúde do Conjunto Esperança.
Na ocasião, na escola do bairro, a Prefeitura vai disponibilizar vários serviços, como corte de cabelo, manicure, palestras e oficina de iniciação a Banda de Música. As atividades acontecem até 16h30. À noite, a partir das 18h, a Banda Oficial do Exército, composta por 35 músicos, se apresenta na Praça Capitão Dias Ferreira. Será a culminância da Operação Quixarás. Depois, as tropas retornam aos alojamentos. Na sexta-feita (10), os acampamentos começam a ser desmontados e os soldados retornam para seus quartéis.
Mais informações
Comando da 10ª Região Militar
Avenida Alberto Nepomuceno, 250 Centro – Fortaleza/ CE
Telefone: (85) 3255.1673
Diário do Nordeste/montedo.com
Skip to content