CNJ quer Forças Armadas protegendo juízes sob ameaça. Cadê a Força Nacional e a PF?

CNJ propõe proteção das Forças Armadas para juízes sob ameaça
Proposta para reforçar segurança deverá ser votada nesta quarta-feira (4). Medidas incluem remoção de juízes e esforço concentrado para julgamento

Fabiano Costa
Em meio à recente onda de intimidações a integrantes do Judiciário, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deve analisar nesta quarta-feira (4) proposta que prevê medidas novas e mais ostensivas para garantir a segurança de magistrados e familiares em situação de risco. A minuta do projeto, obtida pelo G1, prevê até pedido de acionamento das Forças Armadas em casos de “extrema gravidade” contra membros e serviços da Justiça.
Pela proposta, seria criado um Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário, subordinado à Corregedoria Nacional do CNJ e responsável por planejar e coordenar medidas de segurança pessoal de magistrados e familiares que tenham sido ameaçados por criminosos.
Uma das prerrogativas do órgão seria propor ao plenário do CNJ a aprovação de pedido para que o presidente da República ordene a intervenção do Exército, Marinha ou Aeronáutica em situações extremas. A expectativa é que o texto seja levado a plenário nesta tarde, na última sessão do semestre do órgão.
Os 16 artigos da resolução foram gestados por um grupo de trabalho do próprio CNJ capitaneado pela corregedora-geral do CNJ, Eliana Calmon. O texto ressalta que, ao contrário de outros países com características econômico-sociais semelhantes, como Colômbia, México e Espanha, o Brasil não dispõe de um programa de segurança de magistrados em situação de risco.
Ameaças
A implantação das novas diretrizes de segurança tenta dar uma resposta à série de ameaças e atentados contra magistrados no país. Levantamento do CNJ aponta que cerca de 150 juízes estariam sob ameaça no Brasil, mas somente 61 estariam resguardados por escolta policial.
Em junho, o juiz federal Paulo Augusto Moreira Lima, responsável pela prisão do bicheiro Carlinhos Cachoeira, pediu para deixar o comando do processo após ter sido alvo de intimidações. No ofício em que requisitou sua saída do caso, o magistrado relatou que sua família teria sido procurada em casa por policiais que “gostariam de conversar a respeito da operação Monte Carlo”. Moreira Lima interpretou a iniciativa como “uma nítida ameaça velada”.
No mesmo mês, a procuradora da República Léa Batista, uma das integrantes do Ministério Público Federal que atuou na desarticulação da quadrilha de Cachoeira, também foi vítima de ameaças. A procuradora da Operação Monte Carlo foi alvo de duas intimidações por e-mail.
Em agosto de 2010, a juíza Patricia Acioly foi assassinada perto de sua casa. Na época, ela conduzia processo contra milícias que atuavam no Rio de Janeiro.
Medidas
Pela proposta, as medidas de proteção sugeridas pelo Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário serão monitoradas pela Corregedoria Nacional do CNJ. Além de pedir ajuda das Forças Armadas, o corregedor-geral poderia, com base nas avaliações do grupo, determinar a remoção, provisória ou definitiva, de integrantes do Judiciário quando for constatada situação de perigo.
A Corregedoria também poderá, segundo a resolução, designar juízes para atuarem em regime de esforço concentrado. A iniciativa tem como objetivo acelerar a conclusão de processos distribuídos a magistrado intimidado por criminosos.
Outra mudança se refere ao rito processual. Segundo o esboço do CNJ, processos que tiverem como réus suspeitos de atos de violência ou ameaça contra autoridades serão julgados com prioridade nas instâncias de primeiro grau.
A proposta ainda inclui a criação do Departamento de Segurança e Inteligência do Poder Judiciário. Esse núcleo, subordinado à Corregedoria Nacional, coordenaria e supervisionaria as medidas de proteção aos juízes e seus familiares.
Se aprovada a resolução, os tribunais brasileiros terão 30 dias para instaurar comissões de segurança permanente. Cada colegiado deverá analisar os pedidos de proteção especial de magistrados e elaborar planos de segurança para os juízes que sofreram ameaças.
G1/montedo.com

Comento:
A pergunta que não quer calar: cadê a flamante Força Nacional, carro-chefe de campanha do ‘peremptório’ Tarso Genro? Cadê a Polícia Federal que, por sinal, ganha em média três vezes mais que os militares do Exército?

10 respostas

  1. RSS, é pra subir o morro, chamem o EXERCITO, tem enchentes chamem o EXERCITO, tem seca chamem o EXERCITO, tem Rio+20 chamem o EXERCITO, tem JUIZ com medo!!! chamem o EXERCITO, mas o salário " Ó " , rssss, desculpem o plágio ,mas não aguentei, rsssss…

    Joubert Freire.

  2. Mão-de-obra barata; cidadãos de segunda categoria; cidadãos que a sociedade está disposta a descartar ("com o sacrifício da própria vida", lembram ???)
    É isso…

  3. O que pensa o CNJ??? As FFAA tem sua missão amarrada na constituição federal, que sabemos não é muito levada a sério. Essa tarefa é da Polícia Federal. Ganham para isso e bem mais que qualquer militar das FFAA.

    O CNJ tem é que ver porque as FFAA estão sucateadas e com baixíssimos salários.

  4. Cada vez mais o EB se afasta da sua finalidade constitucional, tendo que realizar outras atividades. Sou militar de carreira e vocês sabem quantos tiros eu realizei neste ano? "13", e provavelmente vou treinar de novo só no ano que vem. A situação que nós vivemos dentro da força é uma piada de mau gosto. Se algum dia precisarem do EB por uma questão de segurança nacional,por conta do despreparo, vamos ter que agir igual as vítimas de assalto:"não reage e entrega tudo pro bandido".

  5. Amigo, sou segundo sargento da FAB. Sabe quantos tiros eu dei nos últimos 7 (S E T E !!!) anos ? Somente quinze. E não foi por falta de vontade…

  6. O militares tem filhos e esposas, só aumento que não (12 anos sem nada) e agora mais essa…. cadê o nosso auxílio periculosidade? moradia? e tantos outros. aqui no RJ um aluno do CFS perdeu a vida e um cap quebrou as pernas "ambos em serviço", cadê o nosso auxílio periculosidade, agora segurança para magistrados?!?!?
    Chamem o EXÉRCITO!!!!!!!

  7. Esses ditos "intelectuais da sociedade" só sabem meter a borracha nos militares. Eles são contra o exército na ruas, dizem que o exército não é preparado para isto, para aquilo, mas quando veêm as suas integridades físicas ameaçadas sãos os primeiros a pedirem socorro ao EB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo