Última sessão do semestre
Lauro Jardim
Na última sessão do semestre, que acontece nesta manhã no STF, a Advocacia-Geral da União vai tentar convencer os ministros a prorrogarem até o fim do ano a validade de editais de concursos do Exército e da Marinha que colocam itens como idade, peso e altura nos critérios de seleção.
Atualmente, vinte concursos estão suspensos, sendo doze da Marinha e oito do Exército.
A AGU acredita que até o fim do ano o Congresso vai conseguir aprovar leis para garantir que as Forças Armadas usem tais critérios seus editais.
Todo o problema teve inicio no ano passado, quando o STF entendeu que, sem uma lei específica, não poderia impedir que senhores de idade ou fora de forma ingressassem no no Exército através dos concursos.
Radar On-line (Veja)/montedo.com
Montedo, estava até hoje sem entender o que estava acontecendo com o concurso para 2013 dos oficiais da Marinha, até que seu blog excelente me esclareceu. Mais uma vez o muito obrigado pela informação. Abraço!
Ten Namarca
A justiça brasileira é uma piada.
Deixar um senhor de 50 anos entrar num curso de sargentos é jogá-lo para a inatividade imediatamente.
Basta uma lesão e está amparado pelo estado.
Basta atingir a idade limite (52 anos) que a compulsória o coloca na reserva. Recebendo ….
Piada sem graça….
ESTÃO LIBERADOS ATÉ 31 DE DEZ DE 2012.
DO SITE DA AGU:
A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu nesta sexta-feira (29/06), no Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogar, até 31 de dezembro de 2012, o prazo de validade dos editais e regulamentos de concursos das Forças Armadas que limitam a idade para o ingresso na carreira. A medida visa assegurar a continuidade dos 20 processos seletivos da Marinha e Exército brasileiros que estão paralisados, pois ainda aguardam aprovação no Congresso de nova lei que fixa critérios específicos paras estes casos.
AGORA É PAPIRAR!
Foram autorizados os concursos e a limitação da idade poderá ocorrer em editais lançados até 31 de dez de 2012.
Do site da AGU:
"A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu nesta sexta-feira (29/06), no Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogar, até 31 de dezembro de 2012, o prazo de validade dos editais e regulamentos de concursos das Forças Armadas que limitam a idade para o ingresso na carreira. A medida visa assegurar a continuidade dos 20 processos seletivos da Marinha e Exército brasileiros que estão paralisados, pois ainda aguardam aprovação no Congresso de nova lei que fixa critérios específicos paras estes casos."
Hora de papirar.
Será que ainda vai ter o concurso do CHQAO??????? capítulos da próxima novela. (Em Brasília já falam que "não" irá haver e que antes de outubro período de início do mês de estudo de 30 dias a disposição do DECEx, irá sair outra Portaria jogando o concurso e o curso para frente.
"ocorre que, o menino Chqao está respirando com a ajuda de aparelhos, seu caso é muito grave, está previsto para hoje uma junta médica para avaliar se desliga os aparelhos ou prossegue na tentativa de ressucitá-lo (reunião p/ falar do assunto na DECEX – 1ª RM- RJ) o caso de saúde do menino Chaqao é serio (precisa de tutores com nível superior e a EsIE não tem) os remédios não tem reagido ( o MEC não aceitou o curso como nível superior tecnólogo) a enfermidade é desconhecida ( ninguém sabe dar informações corretas sobre o curso inclusive o Cmt da EsIE que tá 'mais perdido que cusco em procissão') alguns médicos mais experientes discutem o caso em consultório ( Ex- Cmt da EsIE, Cel ….., diz que dificilmente o curso vai a frente, segundo ele precisaria de muito mais tempo p/ arrumar casa) toda a equipe médica não tem muito a comentar sobre o caso , o menino Chqao está no CTI ( ou seja todos Instrutores do Chaqao não sabem nada! tudo está muito confuso) e muitos já se matricularam! E, por último, incluíram parte da turma de 89 (a "rabeira" da turma) sendo que a prova já é em novembro enfim…
Tudo indica que este tal de Chqao vai por água a abaixo (pelos menos p/ as turmas de 90 e 91), mas, até o presente momento ainda respira com a juda de aparelhos, tudo isso porque vários coronéis (vampiros sedentos)que hoje estão na Fundação Trompowsky (numa verdadeira tetinha)querem abocanhar uma fatia gorda com o curso, pois a Fundação vai lucrar 4.000.000,00 (quatro milhoes) de reais por turma, ou seja, são dezesseis milhões das turmas 90, 91, 92 e 93. Isso é uma covardia das grandes, espero que tudo isso não passe de um pesadelo, enfim…. "
Há alguma muito e$tranha por trá$ de$$e CHQAO. No momento certo, entrarei na ju$tiça contra e$$a arbitrariedade/ilegalidade. Argumento$ jurídico$ não faltam.
A Fundação Trompowsky está envolvida em várias atividades na área de ensino no EB, inclusive implementando programas de informática para o DECEx. Tudo é Fundação Trompowsky. Não sei o que seria do EB senão existisse essa Fundação, pois parece que é a única no Brasil (quem sabe até mesmo no mundo inteiro) que tenha tamanha competência.
Concordo com o amigo que postou que argumentos jurídicos não faltam para acionar a União no caso do CH QAO, eu por exemplo sou da turma de 89, e o princípio da igualdade e da isonomia? não é admissível uma parte da turma ser dispensada do famigerado CH QAO e a outra parte "poder" fazer o CHQAO, poder é uma ova, este termo apenas disfarça a arbitrariedade cometida, como se algum tribunal pudesse ser ludibriado por palavras escolhidas e colocadas visando dar legalidade a atos absurdos. Sinceramente não sei para que o Exército possui Assessorias Jurídicas, se não faz uso delas ou então as mesmas são muito incompetentes… Isso ainda vai dar muito trabalho a Advocacia Geral da União, esses nossos comandantes são brincadeira…