Exército vai plantar mudas de árvores nativas em João Pessoa

PMJP, PF e Exército assinam Termo de Cooperação para plantio de mudas de árvores nativas
Mudas de cupiúba, leiteiro, mocitaíba e outras árvores nativas do bioma Mata Atlântica serão plantadas em diversos locais da Capital, com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de João Pessoa, a Polícia Federal e o Exército Brasileiro que ocorreu nesta sexta-feira (22) em solenidade no espaço Jequitibá, no Parque Arruda Câmara (Bica), no bairro do Roger. Na ocasião, foi feito o plantio simbólico de três arvores na área do Parque.
O evento contou com a presença do prefeito Luciano Agra, do superintendente da Polícia Federal na Paraíba, Marcelo Diniz Cordeiro, e do capitão do Exército Souza Junior, representando o general Velloso. O prefeito ilustrou o momento citando o escritor espanhol Garcia Lorca, no poema “Sonâmbulo”: “Verde que te quero verde. Verde vento.Verdes ramas”. “O que estamos fazendo é o mínimo.
Ao longo da gestão sempre estivemos preocupados com a qualidade de vida dos moradores desta cidade. E essa preocupação se concretiza na política ambiental, quando cuidamos das áreas verdes, preservando o que temos, recuperando e cercando áreas degradadas”, concluiu.
As áreas beneficiadas inicialmente são a nascente do rio Cuiá, Parque Cuiá e Parque Cabo Branco. A iniciativa faz parte dos programas “Carbono Neutro”, da Polícia Federal, e “João Pessoa Verde para o Mundo”, desenvolvido desde 2007 pela Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam).
O capitão Souza Júnior lembrou o lema do Exército, “Braço Forte – Mão Amiga”, e ressaltou que esse não é só um lema. “Os braços fortes e as mãos amigas estão a serviço também da qualidade de vida . E isso significa o cuidado com a preservação e recuperação do meio ambiente”.
Mata Atlântica
João Pessoa foi a primeira cidade brasileira a elaborar o Plano da Mata Atlântica. Lançado em novembro de 2010, o Plano foi elaborado pelos técnicos da Divisão de Estudos e Pesquisas (Diep) da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica.
O Plano é o instrumento norteador das diretrizes ambientais para a gestão municipal, integrando projetos e ações de acordo com leis e códigos ambientais vigentes, especialmente a Lei da Mata Atlântica.
Secom JP

Paraíba.com.br/montedo.com

3 respostas

  1. Bonita iniciativa!

    Mas onde estão os funicionários municipais que deveriam cumpriar essa iniciativa da prefeitura?

    Será que só os militares estão disponíveis para trabalhar de graça, deixando de lado a instrução militar, serviços internos, e gastando combustível para essa "missão"?

    nada muda com essa obceção em "relações públicas" que nada dá em retorno palpável ao EB…

  2. Já trabalhei em uma dessas operações na parte de defesa civil e minha constatação foi que a própria população, em geral, não ajuda! A minha revolta foi observar um grupo de idosas nos auxiliando, fazendo ação social… aonde está o civismo do brasileiro ?

  3. QUE BONITINHO!!! ESTAMOS PASSANDO A SER OS PROFISSIONAIS PÚBLICOS FEDERAIS DE SERVIÇOS GERAIS. NÃO TEMOS MAIS QUALIFICAÇÃO, SERVIMOS PARA TUDO, ATÉ BUCHA DE CANHÃO…

    BOCA-BRABA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo