Escolha uma Página
Exército Brasileiro representado no Rally Transcatarina 2012
A missão foi dada: o Major Pedro Ivo e o Tenente Alessandro Fernandes disputarão o título da competição que terá aproximadamente 800 quilômetros.
A quarta edição do Rally Transcatarina contará com uma participação ilustre: nada mais, nada menos do que o Exército Brasileiro representado pelo Major Pedro Ivo de Almeida Silva (piloto) e pelo Tenente Alessandro Fernandes Pinto (navegador), do Rio de Janeiro, RJ. A competição, que acontece de 17 a 21 de julho, terá como cidades sedes: Fraiburgo, São Cristovão do Sul, Lages, Otacílio Costa, Rio do Sul, Apiúna e Balneário Camboriú.
Troller T-4 (versão militar)
Essa é a primeira vez que uma equipe militar participa do Transcatarina e a escolha da dupla foi feita criteriosamente. Pedro e Alessandro possuem cinco anos de experiência no off-road e têm grandes chances de sucesso, já que um rali de regularidade exige as mesmas condições aplicadas em operações militares: disciplina, resistência, foco e concentração
De acordo com o Major, no Exército existe um documento chamado Gráfico de Itinerário no qual a “viatura reguladora de marcha” obedece a uma planilha para conduzir um comboio militar. Neste processo não pode haver atrasos, pois prejudica o descanso da tropa; e se adiantar, compromete a segurança. “Situações extremamente parecidas com o que vivenciamos em um rali de regularidade. Assim, posso utilizar alguns conhecimentos adquiridos em prol de um esporte 100% nacional e que tem tudo a ver com a operacionalidade militar”, destacou Pedro Ivo.
E quando a disputa começar, dentro do carro, os competidores apenas aplicarão aquilo que já treinaram sob pressão… Será praticamente um exercício de “Ordem de Marcha”. “O trabalho é em conjunto e tenho que confiar na prestação do serviço do meu companheiro, no caso na navegação dele; da mesma forma como o Tenente tem que acreditar na minha pilotagem. Somos uma equipe”, comentou o Major.
O preparo físico e psicológico é, sem dúvida, bastante rígido. “Para um rali como este, o corpo e a mente têm que estar muito bem preparados para as intempéries que surgirem pelo caminho”, afirmou o Tenente Alessandro, contando que para vencer a categoria Júnior tomarão cuidado com os famosos balaios. “Iremos com o espírito que temos no Exército: camaradagem, cooperação, tenacidade e perspicácia”, enumerou.
Troller T4: a “arma” da dupla militar
Pedro Ivo e Alessandro participarão deste certame com um Troller T4. “Para vencer uma guerra, temos que ter um bom arsenal para isso”, fez uma analogia o Major.
Pelo segundo ano consecutivo, a Troller Veículos Especiais S.A é a patrocinadora do Rally Transcatarina e, é notadamente a montadora com mais veículos no grid desta competição. “A Troller sabe da força e presença do público fora de estrada, e não poderia deixar de apoiar um rali que tem grande expressão na região catarinense, bem como no Brasil inteiro”, revelou a supervisora de marketing da Troller, Carla Freire, destacando que a marca tem o off-road no seu DNA e estar presente nos ralis é fundamental para reafirmar a robustez e versatilidade de seus produtos, além de propiciar a constante proximidade com os consumidores. “Por isso, procuramos estar presentes nas competições, seja regionais ou nacionais”, encerrou.
Para inscrever-se no 4º Rally Transcatarina, acesse o site www.transcatarina.com.br. Pilotos e navegadores podem escolher entre as categorias Super Máster, Graduados, Junior, Jeep, Turismo Light e Turismo Adventure.
Visite: www.transcatarina.com.br
Siga no Twitter: www.twitter.com/transcatarina
Facebook: www.facebook.com/profile.php?id=100001818081240
Cross Brasil/montedo.com
Skip to content