Sobre a remuneração dos militares federais

Remuneração dos militares das Forças Armadas
Alexandre Alves Santiago

SOBRE A REMUNERAÇÃO DOS MILITARES FEDERAIS
1. Os Militares Federais Brasileiros constituem a categoria, em todo e serviço público federal, com a menor remuneração média mensal, 26% abaixo da média mensal da Administração Direta (servidores dos ministérios), a categoria que percebe,
entre todos os civis, a menor remuneração no Brasil, segundo dados do Boletim Estatístico de Pessoal nº 176 / Dez de 2010 do MPOG.
A remuneração média mensal dos militares federais equivale a:
– 22,83% do MPU;
– 25,62% do Banco Central;
– 32,00% do Legislativo;
-36,00% do Judiciário;
-74,00% da Administração Direta
(Dados de Dez de 2010)
2. Apesar dessa situação iníqua, de 2001 a 2010, os militares federais receberam um reajustamento acumulado de 141,00%, enquanto que outros setores tiveram, no período, um aumento de :
– MPU 268,14%;
– Judiciário 223,18%;
– BACEN 185,37%;
– Administração Direta 172,06%;
– Legislativo 162,28%.
Portanto, não é verdade que se tenha procurado corrigir a disparidade entre as remunerações dos militares e as dos demais servidores federais; ao contrário, a situação, segundo dados oficiais, vem se agravando, progressivamente, principalmente a partir de 2004 .
Pensem no Pré-Sal, na Amazônia, no Terrorismo, no Narco-Tráfico e nos Desastres Naturais. Você pode estar liquidando a vida do teu neto.

4 respostas

  1. Meu caro Montedo, quanto ao reajuste acumulado de 141% desta matéria a minha dúvida é o seguinte, desde 2001 não se modificam as gratificações da Medida Provisória da LRM, na graduação de Subtenente em 2001 o valor do soldo era de 1890,00, hoje o valor é de 3.595,00 o que dá uma variação de 90,21%. Para eu ter este valor de 141% de reajuste eu teria que ter um soldo equivalente a 4.555,00, logo eu concluo que aquela variação do soldo do Soldado do Efetivo Variável feita pelo Ministro Nélson Jobim buscando igualá-lo ao salário mínimo no ano eleitoral entrou neste cálculo de aumento de 141%, o que além de ser uma covardia, não condiz com a realidade, já que mascara o verdadeiro percentual de reposição que foi concedido até o presente momento. Só postei este comentário a título de ilustração, um forte abraço e que possamos continuar tendo este canal de comunicação tão importante para família mílitar.

  2. Sim, anônino acima, vamos manter o dabate. Acredito que um possível entrave da questão seja os comandos não abrirem mão do reajuste linear – ou seja, todo mundo sobe igual. É claro que desejo o reajuste, pois sou militar, mas quando olho para minha OM e vejo duas corvetas em um estado lamentável de acomodação, fingindo trabalhar e até falsificando suas folhas de produção, fico puto que um aumento também as contemple. Acredito na meritocracia e defendo sim que quem se especializa ou trabalha em áreas de risco tenha que ganhar mais. Enfim, isso é só uma provocação para o debate.

    MN Namarca

  3. Veja bem desde a mudança da LRM em 2001, através de MP, não se mexe mais nisso, pois é uma caixa preta, já que qualquer alteração na LRM, geraria uma nova MP, nesta nova modalidade trancaria as pautas da Câmera e do Senado, o que eu postei acima é que esse percentual é falacioso, visto que, foi mascarado na época pelos reajuste dado aos militares do Efetivo Variável para que os mesmos na ocasião chegassem ao valor do Salário Mínimo, utilizando para isso a máquina estatal, já que a Campanha Eleitoral para presidência da república naquela ocasião ia de vento em popa, quanto ao fato de ganho superior cito o seguinte, na minha OM tinha eu e um Subtenente amigo que ganhávamos o mesmo salário, face a sua disposição física, saúde e desempenho melhor que o meu foi para Brigada Paraquedista e graças a Deus saiu PQDT, foi servir numa OM PQDT, méritos dele 20% de compensação orgânica, mais ou menos líquido 600,00 a mais, parabéns para ele, não é isso que eu questionei e sim o índice falacioso desse aumento que incidiu sobre o soldo e não gratificação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo