General da reserva diz que recorrerá se for punido por manifesto contra ministras

Gilberto Barbosa de Figueiredo assinou documento com críticas por declarações de titulares do governo sobre a Lei de Anistia; Dilma prometeu punir responsáveis

Tânia Monteiro

O general-de-Exército da reserva Gilberto Barbosa de Figueiredo, ex-comandante Militar da Amazônia e ex-presidente do Clube Militar, primeiro oficial-general quatro estrelas a assinar o manifesto, “Alerta à Nação – eles que venham, por aqui não passarão” não tinha sido informado oficialmente até o final da tarde de dessa quinta-feira, 1º, sobre nenhuma reprimenda por parte do governo. No manifesto os militares endossam as críticas à Presidente Dilma Rousseff, por não ter censurado suas ministras que pediram a revogação da Lei de Anistia e não reconhecem a autoridade do ministro da Defesa, Celso Amorim.
Ao falar ao à Agência Estado, o general classificou como “surpreendente” a maneira como a presidente Dilma está lidando com esse assunto, ironizando que a repercussão que o caso está tendo é “excelente”. O general Figueiredo lembra que, no tempo em que era presidente do Clube Militar, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ficava até “frustrado” pela forma como Lula lidava com o tema, ignorando os protestos e as notas divulgadas pelos militares, enterrando as polêmicas em menos de um dia. “Agora, virou assunto nacional e o número de assinaturas de adesão ao documento só cresce”, declarou.
O general Figueiredo disse que, se receber e quando receber a repreensão vai consultar seu advogado para recorrer da punição, que considera “inaceitável”. “Se eles não dessem pelota para o fato, ele já tinha se encerrado. Não vou aceitar ser cerceado do meu direito de expressar minha opinião”, afirmou ele, lembrando que pela lei assinada por Sarney, em 86, os militares da reserva têm direito de se manifestar. “Esta lei me garante o direito de manifestação. Não ofendi ninguém. Estou exercendo meu direito de expressar minha opinião, como todo e qualquer cidadão”, completou. 
O Estado de S.Paulo/montedo.com

3 respostas

  1. Já servi com o Gen Figueiredo. Excelente Chefe e grande Militar.
    Está na hora de calar a boca desse bando de terroristas.
    Parabéns General. Estamos juntos. Lealdade sempre!

  2. Ah se fosse nos USA. Esses Gen, sangues azuis, que acham que mandam ou valem mais do que qualquer cidadão, quando é o contrário, estão aqui para servir, voluntários que são, seriam rebaixados, como aconteceu com grande generais norte-americanos, que falharam e pagaram pelos erros, em plena guerra. Mas no BR, quem paga somos nós, que só cumprimos ordens e não tinhamos nem o direito de dormir em casa. Enquanto Of enriqueciam, como inúmeros que conhecemos, em cargos públicos durante o regime militar.
    Mas numa época em que tinha-mos que ter passe com o itinerário onde caminhar nas horas de folga, era fácil enganar os pobres bobos que confavam nos superiores.
    Honório.

  3. Pelo semblante, nota-se que se trata de uma pessoa de caráter, jamais esses petralhas o colocariam em uma função nesse governo corruPTo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo