Exército moderniza hospitais militares

Agfa HealthCare moderniza e equipa hospitais do Exército Brasileiro
A Agfa HealthCare, líder global entre os fornecedores de diagnóstico por imagem e soluções de TI para a área da saúde, está equipando 14 hospitais do Exército Brasileiro. A multinacional, por meio da IBF, seu distribuidor credenciado, venceu a licitação pública de aquisição de equipamentos e materiais radiológicos, seleção conduzida com pregão eletrônico no final de 2010. A empresa iniciou o projeto de digitalização de imagens no Hospital Militar de Área de Porto Alegre e, até o momento, já equipou integralmente 12 hospitais. A Agfa HealthCare agora finaliza a implantação de seu sistema no Hospital Geral do Rio de Janeiro e na Policlínica Militar do Rio de Janeiro.
O Exército Brasileiro contará com sistemas de digitalização de exames da Agfa HealthCare; CR 85-X, CR 35-X, impressoras Drystar para impressão de exames sem uso de produtos químicos e o sistema de distribuição e visualização de imagens SE SUITE, que inclui monitores de diagnóstico médico de alta resolução, de 3 e 5 mega pixels.
Segundo Dorival Cocchi, gerente de produto da IBF, a modernização dos hospitais militares trará inúmeros benefícios para médicos, Organizações Militares de Saúde (OMS) e também para os pacientes. “Os hospitais vão ganhar em agilidade e qualidade de imagem. O sistema diminui drasticamente eventuais erros durante a produção dos exames, o hospital ganha com a redução de consumo de produtos químicos e energia. A velocidade para retorno do laudo é imediata, e o paciente ganha pela qualidade do atendimento”, esclarece o gerente.
O Exército Brasileiro implementou em 2009 o Plano de Revitalização do Serviço de Saúde, que estabelece ações até 2014 como a capacitação e atualização dos profissionais de saúde da Força, o emprego de tecnologia da informação em saúde, e a modernização de todo o parque tecnológico do Serviço de Saúde do Exército.
De acordo com o Diretor de Saúde do Exército, General de Divisão Médico Jaime Mendes da Costa, o projeto desenvolvido em parceria com a Agfa HealthCare possibilitará uma melhor oferta dos serviços médico-hospitalares, atualmente prestados à Família Militar nos Hospitais do Exército: “É uma transição do analógico para o digital importantíssima para o Exército Brasileiro. Teremos um grande salto de qualidade e rapidez no atendimento aos usuários do Sistema Médico-Hospitalar do Exército. Os médicos terão imagens de melhor qualidade para o diagnóstico, além de possibilitar uma significativa redução nos custos operacionais dos serviços de diagnóstico por imagem das OMS”, afirma. “É importante salientar que a aquisição de equipamentos médicos modernos sempre estimula o profissional de saúde, por permitir a execução de suas tarefas em um ambiente hospitalar com um moderno parque tecnológico”, defende.
Os sistemas da Agfa HealthCare estão sendo instalados de acordo com a complexidade dos hospitais. “O pregão eletrônico contemplou 3 categorias de hospitais, por isso contratamos diferentes produtos”, explica o General Jaime Mendes da Costa. A Agfa HealthCare está concluindo a última fase de entrega dos equipamentos e os profissionais do Exército já foram capacitados para receber a novidade.
Revista Fator/montedo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo