Orientação emitida pelo Comandante do Exército a todas as unidades
Demonstrações de apreço aos companheiros da ReservaAnualmente, um número significativo de militares solicita sua transferência para a reserva remunerada ou é reformado, após vários anos de dedicação integral ao serviço e ao País.O tempo de convivência com os companheiros da caserna, os valores assimilados e os transmitidos, bem como a satisfação pessoal pelo trabalho desenvolvido durante o serviço ficam arraigados de maneira permanente em cada militar.Assim sendo, enfatizo o cuidado e a atenção que todos devemos dispensar àqueles que, merecidamente, ingressam na nova etapa de suas vidas ao deixarem o serviço ativo. Para tal, o militar da reserva remunerada/reformado deverá receber os sinais de respeito que lhe são devidos e previstos no Regulamento de Continências, Honras e Sinais de Respeito, assim que se identifique, após o que deve ser chamado pelo indicativo do posto/graduação que precede seu nome.O tratamento respeitoso e cordial aos companheiros da reserva remunerada/reformados deve expressar o justo reconhecimento àqueles que nos antecederam e continuam sendo legítimos integrantes da Instituição.Portanto, recomendo aos comandantes, chefes e diretores de Organizações Militares, em todos os escalões, que seja compromisso do Exército Brasileiro “servir bem aos que já serviram”.Brasília-DF, 18 de janeiro de 2012.
General de Exército Enzo Martins Peri
Comandante do Exército
Comento:
Possivelmente, a orientação é consequência do e-mail que circulou intensamente na web nas últimas semanas, em que um coronel “alopra” na SIP/11, após ser chamado de “seu” fulano.
11 respostas
Sinceramente coisas de general mesmo, não to preocupado em ser chamado pela graduação que sou, to preocupado em ter comida na minha casa para minha familia quero um salario digno só isso. General veja se consegue um aumento de salario para os militares só isso já é algo.
Discordo do amigo acima. O que se está falando aqui é de RESPEITO!
Quase todas as SIP são sucateadas! Têm pouco efetivo, e poucas vezes o pessoal é qualificado. Não conseguem prestar um bom serviço desta forma, o que leva os companheiros da reserva a aloprarem mesmo por vezes com atrasos injustificados na implantação de benefícios, filas, solução de IPM, apuração de irregularidades, verificação em domicílio, e por aí vai.
O problema é que o pessoal dá pouco valor para as SIP (algumas nem viatura têm), e só lembra da importância das mesmas quando vai para a reserva…
Sinceramente quando será que vamos ouvir a voz do nosso comandante do exército se pronunciar em relação aos nossos salários.
Somente + 1 militar indignado ¥
deixa meu amigo daqui a pouco ele também vai pra reserva e ai vamo ve se ele vai ter tempo pra brigar pelo seus subordinados. ou saúde pra gastar tanto dinheiro…
Falta de respeito é o pessoal da SIP, mesmo empenhado em bem cumprir suas atribições, não poder, pois os cmt om dão prioridades a formaturas e outras bobagens, deixando inativos e pensionistas esperando… Se o pessoal das SIP nao sao qualificados, é pq foram lançados em funções para as quais nao foram preparados… e se alguma coisa ainda é feita em prol dos inativos e pensionistas, deve-se apena à capacidade de adaptação e superação dos militares das SIP, pois o EB nunca se preocupou em oferecer-lhes treinamento para esta função… tudo que sabem e aprenderam a duras penas, foi por esforço próprio, muito estudo, dedicação e vontade de bem cumprir as suas funções. Entendo as dificuldades e reclamações, mas a culpa é do próprio EB e sua falta de competência e vontade de tratar bem a quem bem serviu à pátria…
Defendo o companheiro do 1º comentário, o que interessa é termos um salário digno para mantermos nossa dignidade e sustentar nossa família, tanto na ativa quanto na reserva, logicamente que temos que respeitar os que já serviram, uma vez que é o nosso destino, o nosso comandante também deveria fazer um pronunciamento a respeito dos nossos salários e do sucateamento da força também, são assuntos de extrema importância, dentro do nosso contexto social.
Discordo do amigo que diz que devemos ter respeito com pessoal da reserva, com alguns tudo bem merecem outros não fizeram nada pelo Exercito só recebiam salario e nada mais agora que estão na reserva querem que todos os conheçam. Quando na ativa se escondiam das missões.
O respeito é fundamental em todo e qualquer instituição, principalmente o EB, porém a culpa é de muitos que estão na reserva, pois quando estavam na ativa, chegaba colocar na SIP os piores militares para se livrar do mesmo, e agora vive a reclamar…
Eu quero ver pronunciamento sobre aumento!! Esses chiliques de oficial "sangue azul" não enchem minha barriga!
Aconteceu um erro na SIP/11? com toda certeza aconteceu, na hora que o Comandante da Força toma ciencia do que ocorreu e se pronuncia a galera acha que ele esta errado? senhores TODOS sabem a regra do jogo, desde Caxias há promessas de reajustes e aumentos e ja somos bem crescidinhos para saber que não virão, portanto cada um no seu quadrado façam suas reclamaçoes por escrito. Sabemos que não vamos ter os salarios equiparados aos da PMDF portanto parem de reclamar e vamos trabalhar ou mudar de profissão.
deixa de ter complexo de vira-lata companheiro… quem está no exército (pelo menos a maioria) ou está por merito próprio ou é concursado. Isso nao significa que devemos viver de migalhas. Gostariamos muito de ter uma vida digna no eb e se for o caso lutar pela melhoria da instituição. Vc fala como se estivesse de favor ou entrou por meio de peixada… por isso se contenta com pouco… eu tenho certeza absoluta que merecemos muito mais do que recebemos… já vc é um acomodado e acha que ganha muito pelo que faz.. seja feliz na sua mediocridade… muitos se dedicaram exclusivamente ao serviço da pátria e nao fizeram um curso superior ou aprenderam outras profissões…agora, vc acha que pessoas com formação específica como os militares, podem arrumar emprego por aí com grande facilidade. É obrigação do Estado defender seu pessoal que tem formação específica, como militares e professores, pois eles nao podem simplesmente, após anos de dedicação mudar de emprego…