DEFESA EM 2012: REAPARELHAMENTO E REAJUSTE DOS SOLDOS

MARCO AURÉLIO REIS
Os militares das Forças Armadas encerram o ano sem o esperado anúncio do reajuste dos soldos para 2012. Esperavam índice e data para entrada em vigor do aumento. Levam para o ano novo, porém, sinalização que o reajuste virá com política que prevê recuperação trienal dos vencimentos de oficiais e praças.
Fontes militares apontam cenário favorável para aumento em julho, com efeito financeiro em agosto. Com ele, anúncio de parcelas complementares de reajuste em julho de 2013 e julho de 2014, quando nova revisão trienal seria estudada para os anos seguintes.
Para em 2012 o aumento sair do papel falta uma ponderação, deixada a cargo dos comandos. O Orçamento da União prevê R$ 16 bilhões para investimentos e custeio (exclui pessoal e encargos), uma alta de 5,8% em relação a 2011. Mas prevê também o desenvolvimento das ações que garantam o cumprimento da missão constitucional e das diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa, por intermédio dos Comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. É nessa rubrica que deve ser incluído o aumento dos soldos, a partir de remanejamento de recursos.
Argumentos para o aumento sair não faltam. Bons em concursos públicos, muitos militares estão deixando os quartéis em busca de melhores vencimentos na carreira civil. A isso, soma-se o assédio da iniciativa privada, em especial sobre pilotos.
Recursos necessários
A esperança de reajuste vem de palavras da própria presidenta Dilma Rousseff na confraternização de fim de ano das Forças Armadas. Ao discursar, falou o que Brasil tem que reconhecer que os homens e as mulheres dos quartéis necessitam de recursos.
Vida digna
Indiretamente, mas ainda em seu discurso, falou da remuneração ao lembrar que os militares não necessitam só de recursos para o reaparelhamento, “mas também daqueles que garantam uma vida digna à família militar”.
Valorizar a carreira
A presidenta Dilma também mostrou preocupação com os pedidos de baixa. “Estamos comprometidos com a valorização da profissão militar para que continuemos atraindo, para nossas Forças Armadas, os quadros necessários.”
O DIA ONLINE/montedo.com

6 respostas

  1. Difícil de acreditar em gente dissimulada como a Dilma e os Cmtes das FFAA. Nem os 28% que prometeram há mais de ano saiu(pelo menos o Chefe – recuso-me a chamar esse indivídio de Comandante – do Exército prometeu em INFORMEX que já fez aniversário). Acreditar que vem reposição salarial é muita ingenuidade neste cenário.

  2. – Mais uma Pérola do "O Dia", já que é Natal, também acredito em Papai Noel, Coelhinho da Páscoa e principalmente no " Véio do Saco". Pessoal não é prioridade ,mas quem está dentro de uma das três forças e mesmo na reserva, sabe que o maior patrimônio é seu efetivo profissonal. Estamos perdendo nossos melhores Sargentos e Oficiais para forças auxiliares e PF, PRF, etc. Elas aceitam de bom grado um profissional formado, preparado e em condições de assumir inúmeras função, pois foi forjado na tropa, a custo de milhares de reais.

  3. Milicada, já disse que não adianta ficar chorando o leite derramado. Não se iludam. Prestem novo concurso público ou se conformem, pois o Governo sabe que milico é que nem biscoito: vai um e vem dezoito! Se querem dignidade salarial, procurem fora das FFAA ou calem a boca. Quem acredita em Papai Noel é criança. A classe que depende das esposas pra correr atrás tem que continuar levando chinelada no lombo.

  4. FICO TRISTE QUANDO VEJO ISSO ACONTECENDO.. EU SOU MILITAR DA MARINHA, SOU NOVO NA TROPA, GOSTO DO MEU TRABALHO, EU VISTO A FARDA, TENHO ORGULHO DISSO. MAS QUANDO VEJO AS COMPARAÇÕES COM OUTRAS CARREIRAS FICA DIFÍCIL, COMO MILITAR CONSEGUE COM SOLDO TÃO BAIXO TER UMA FAMÍLIA, MORAR EM OUTRA CIDADE, COMPLICADO, O PAISANO ACHA QUE AGENTE GANHA MUITO BEM, NAO SABEM DE NOSSA REALIDADE, EU NAO TENHO PS O QUE GANHO DÁ PARA VIVER, MAS VEJO OS MAIS ANTIGOS, ME VEJO NA SITUAÇÃO DELES NO FUTURO, SE NADA FOR FEITO.
    AGENTE TEM QUE SE UNIR, DITADURA ACABOU… EXISTEM SIM DEMOCRACIA NAS FORÇAS BASTA AGENTE PERDE O MEDO DE EXERCE-LAS, FICAR FALANDO NAO ADIANTA….. TEMO QUE FAZER PROTESTOS MESMO, QUERO O VER PUNIR TODO MUNDO, DUVIDO…….. QUEM VAI DÁ PAU… ABRAÇOS A TODO;

  5. Fui militar por trinta anos. Se somarmos os muitos serviços de 24h tirados sem ter uma compensação orgânica ou pecuniária. Se somássemos ainda os vários acampamentos nos quais permanecíamos por mais de sete dias diretos em condições de higiene e de descanso precários, certamente que posso dizer que servi muito mais do que dez anos.
    Considerado ainda que não temos o direito o direito a quaisquer tipos de reivindicação ou seja de qual natureza for, creio em que o nosso "comandantes" deveriam mostrar as autoridades responsáveis a necessidade de cuidarem de nossas necessidades sem que haja a imposição de estarmos mendigando.
    O mesmo cofre que paga muito bem a alguns que exercem atividades bem menos importante em vários aspectos, inclusive aquelas que envolvem a segurança da própria PRESIDENTA é o que paga os militares.
    Será que teremos que tomar medidas estrema para sermos respeitados?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo