ALUNA DE SARGENTO DA FAB VENCE CONCURSO NACIONAL DE REDAÇÃO

Aluna de colégio da FAB vence concurso nacional de redação da Marinha
A estudante Rayanne Figueiredo de Oliveira Ferreira, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB), mantido pelo Comando da Aeronáutica no Rio de Janeiro, foi a vencedora do concurso de redação da Operação Cisne Branco, promovida pela Marinha do Brasil em todo o território nacional. O tema da redação, “Navegando na Amazônia Azul: o mar que nos pertence”, segundo a organização do concurso, tem como objetivo despertar os alunos para a importância do mar no contexto nacional, sob os mais variados aspectos, como comércio, lazer, recursos naturais, e para a necessidade de protegê-lo.
Sem ter muito conhecimento sobre o assunto, Rayanne dedicou-se a uma pesquisa acerca dos vários aspectos que envolvem a imensidão de água de 3,5 milhões de quilômetros quadrados de extensão – o Brasil pleiteia a extensão do limite em mais 963 mil quilômetros quadrados junto à Organização das Nações Unidas – e colocou no papel, em forma de dissertação, sua visão sobre o assunto. O resultado foi o texto “A outra gigante”, cujo título faz alusão à floresta Amazônica.
O texto de Rayanne foi escolhido pela banca examinadora como o melhor entre todas as escolas de Ensino Fundamental da cidade do Rio de Janeiro. Entre alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio da cidade, mais de 4 mil estudantes participaram da Operação Cisne Branco.
No último dia 15 de dezembro, Rayanne participou de uma solenidade no 1º Distrito Naval, que coordenou o concurso no âmbito do Rio de Janeiro, e recebeu diretamente do Comandante da unidade, Vice-Almirante Carlos Augusto de Sousa, o diploma pelo primeiro lugar. “Realizar um concurso como este significa tentar incutir na sociedade uma mentalidade marítima, o que é de absoluta necessidade nos dias de hoje. Quando temos a consciência de que precisamos do mar para sobreviver, passamos a defendê-lo. Para isso, precisamos conhecê-lo”, afirmou o Vice-Almirante Carlos Augusto.
O CBNB é subordinado ao Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR). A solenidade foi prestigiada pelo Comandante da unidade, Major Brigadeiro do Ar Luiz Carlos Terciotti; pelo Chefe do Gabinete do III COMAR e Supervisor Militar do Colégio, Coronel Intendente Ailton dos Santos Mendes; pelo Adjunto do Supervisor Militar, Coronel Aviador Ref Paulo César Corrêa Guerreiro Lima; pelo Administrador Geral do Colégio, Coronel Intendente R1 Carlos Eduardo Barroso Franco; e pelo Diretor Geral do CBNB, professor Luis Otávio Ebendinger Martins.
Rayanne e sua família ficaram radiantes com a vitória. “Achei o tema difícil, principalmente por que não conhecia quase nada sobre o assunto. Gostei tanto que, depois que recebi a notícia de que tinha sido a primeira colocada, voltei a pesquisar”, disse a estudante de 15 anos. A mãe e o pai de Rayanne, que acompanharam a solenidade, não esconderam o orgulho da filha. “Estou muito emocionada, é um acontecimento muito importante. Fico feliz também pelo esforço que percebi por parte da Rayanne em aprender sobre o tema”, disse Rita Rosana Figueiredo, acompanhada do pai da estudante, Lauro Ferreira.
O Colégio Brigadeiro Newton Braga participou do concurso de redação com 257 alunos inscritos, entre Ensino Médio e Ensino Fundamental. Após assistir a uma palestra sobre o tema Amazônia Azul, os alunos tiveram duas semanas para coletar informações complementares. As redações foram produzidas simultaneamente, no auditório da escola.
O Segundo Sargento Paulo Sérgio Fernandes, professor de Redação de Rayanne, afirmou que foram selecionadas as três melhores redações de cada turma e, posteriormente, a melhor redação do Colégio foi eleita por uma banca e encaminhada à organização do concurso. “Como professor, eu já conhecia o potencial da Rayanne”, afirmou o Sargento Paulo.
O concurso de redação foi realizado em todo o território nacional. Haverá uma próxima etapa, na qual os vencedores de cada área disputarão com os demais.
FAB/montedo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo