MILITARES PAULISTAS TREINAM PARA AÇÃO NOS MORROS CARIOCAS

Militares participam de treinamento de combate ao crime no Rio
Participam da ação 1,9 mil militares com orientações sobre armas e técnicas na área urbana
O exército mobilizou um treinamento envolvendo 120 sargentos e oficiais do Estado de São Paulo, para atuar em missão de paz no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro. Participam da ação no Centro de Instrução do 28 Batalhão de Infantaria Leve, 1,9 mil militares, sendo que cem deles trabalham em Campinas.
Divididos em grupos, o efetivo recebe orientações sobre as armas não letais, como tiros com bala de borracha e granadas que podem ser jogadas com as mãos, outra pelo lançador, que permite um alcance maior. Eles também são preparados para fazer abordagem em veículos e usar técnicas de defesa pessoal e imobilização.

Segundo o comandante Vladimir Schubert Ferreira, a necessidade é padronizar os procedimentos para emprego de tropa do exercito em área urbana. “As técnicas são niveladas aqui, adaptadas para esse tipo de operação e levar a tropa ficar condicionada e capacitada para atuar com eficiência no Alemão”, afirma. Depois de uma semana, sargentos e oficiais ficarão responsáveis em repassar o aprendizado para cada tropa.

Pela primeira vez, duas sargentos -que são técnicas de enfermagem- vão participar da missão de pacificação. “A presença da mulher é extremamente necessária na parte da lida com a população, de revistas, contatos e disque-denúncias”, afirma Ferreira.
EPTV/montedo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo