Escolha uma Página
EUA pedem ‘transparência’ da China no desenvolvimento de suas Forças Armadas
Fragata chinesa ancorada no porto de Xangai em setembro deste ano
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos afirmou nesta terça-feira que a China deve garantir “transparência” ao exercer seu “direito” de desenvolver suas capacidades militares.
“A China tem o direito de desenvolver suas capacidades militares e de fazer planos, assim como nós”, disse o porta-voz do Pentágono, George Little.
Mas os Estados Unidos “em repetidas ocasiões, solicitaram transparência por parte da China e essa é parte da relação que estamos construindo com as forças militares chinesas”, acrescentou.
As declarações foram feitas depois que o presidente chinês Hu Jintao exortou nesta terça-feira a Marinha de seu país a continuar se modernizando para garantir a segurança nacional e se preparar para o combate.
Hu pediu que a Marinha “acelere sua modernização” e “realize preparações intensivas para o combate militar” com o objetivo de “garantir a segurança nacional e a paz mundial”, indicou a agência oficial Nova China, no momento em que as ambições marítimas da China preocupam seus vizinhos e os Estados Unidos.
AFP/montedo.com
Skip to content