ASPIRANTES R/2 VISITAM WEST POINT E WASHINGTON

Grupo do Exército Brasileiro em visita aos Estados Unidos
Eles visitaram a Casa Branca e Academia de West Point
Oficiais e aspirantes do CPOR-SP viajaram para cá em missão oficial
O Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo (CPOR-SP) fez na semana passada uma turnê oficial pelos Estados Unidos como parte do encerramento do ano letivo.
O grupo foi encabeçado pelo comandante do CPOR-SP, coronel Edson Barboza Guimarães, tendo como segundo na hierarquia o capitão Leonardo Balthar. O grupo de aspirantes foi composto pelos melhores de cada arma: Hugo Vallada ( Infantaria), Rafael Vivan Levy (Cavalaria), Rommel Andriotti (Artilharia), Fernando Bratter Bocco (Engenharia), Lucas Rodrigues (Intendência), Vinicius Martin Bouquet (Comunicação) e Daniel Estevam (Manutenção).
As visitas a West Point e Washington foram o ponto alto do intercâmbio com os militares americanos e deram uma ideia dos pontos em comum mas também das diferenças das duas armas tanto em conceito como em recursos.
Mas uma realidade está bem clara para o mundo, e mais importante ainda para a sociedade brasileira. O Brasil deixou de ser um país com pouca representatividade para se transformar no líder da América Latina, um player importante no mundo atual.
O coronel Barboza Guimarães comentou a mudança de atitude do Exército americano em relação aos nossos militares. Tudo isto tem a ver com a marca Brasil, que desperta simpatia e atitudes positivas no mundo.
Mas as enormes riquezas brasileiras só podem ser defendidas com um exército moderno e preparado, daí a importância de instituições como o CPOR-SP, onde são formados os futuros oficiais da reserva, base fundamental de qualquer sociedade que precise de armas modernas.
Conferir os exemplos e compartilhar as experiências com os americanos é uma excelente iniciativa e nossos soldados deixaram uma impressão de alto padrão e profissionalismo, que pode surpreender o menos informado, mas não quem conhece o trabalho que está sendo desenvolvido.
Não é novidade que o governo americano está modificando o conceito sobre Brasil, deixando de ver macacos, índios ou bananas como nossos representantes culturais para descobrir que somos uma sociedade moderna, dinâmica e cheia de idéias, positiva, alegre, pujante.
Claro, com enormes problemas a resolver, mas com o ingrediente mais importante que é a qualidade humana, como no caso destes nossos soldados.

3 respostas

  1. Pergunta que não quer calar: será que o comandante da WEST POINT também ostenta uma pança (barriga) igual a do CMT do do CPOR-SP, coronel Edson Barboza Guimarães (centro da foto) ? A atual condição física aparente (barrigudo) do Cmt do CPOR-SP é que reflete a verdadeira condição das Forças Armadas do país "líder da América Latina", do "player importante no mundo atual". Só rindo mesmo… Levar alunos do CPOR ("base fundamental de qualquer sociedade que precise de armas modernas")para os EUA !!! Essa viagem a nada mais serve do que ganhar umas diárias (R$) !!! Duvido que metade desses alunos do CPOR ao menos fale inglês ! Só levando na sacanagem mesmo para conseguir engolir essas lorotas que esses #&*¨@! falam nas entrevistas.

    Celso.

  2. OUTRA PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR… PRA QUE SERVE O TAL DO R2, A NÃO SER COMPLETAR ESCALA DE SERVIÇO??? ÔÔô DINHEIRINHO MAIS MAL GASTO…

  3. Uma atitude que aprendi com anos é a de nunca perder a oportunidade de ficar calado quando não se sabe o que está falando. Desconheço um Militar Brasileiro que tenha ascendido ao posto de pelo menos Tenente-Coronel sem que este possua um nível cultural muito acima da média, da qual a representatividade feita por um Coronel sem sombra de dúvidas enobrece e muito nosso País no exterior. Não se mede inteligência por músculos, na verdade normalmente são inversamente proporcionais. Somos sim líderes da América Latina, somos junto com China e Índia os melhores e mais seguros destino para investimento em países emergentes hoje no mundo, ler um pouco não faz mal a ninguém. Há uma classe de alunos que estudam e falam português em West Point, como disse, informar-se antes de opinar é importante. Sacanagem seria um dia um bando de Bolivianos, Venezuelanos, Colombianos ou quem quer que seja, entrasse livremente em nosso País e nos tirasse de nossas casas assumindo nosso País e nossas propriedades. Aprender sobre os postos avançados do exército nas fronteiras mudaria o conceito da necessidade de Forças Armadas no Brasil, uma casa sem porta é um convite para entrada de quem é mal intencionado. Temos no corpo de R/2 inúmeros empresários e personalidades de destaque, Presidente do Grupo Suzano, Presidente da Diccico, Presidente da FIESP, Presidente do Banco Ficsa, Presidente da Breton Woods, a lista é enorme, são Brasileiros que passaram pelo Exército e lá fundaram bases para serem os líderes que são hoje. O objetivo de premiar significa criar interesse e escolher os melhores e pelo que entendi são os melhores de cada arma que vão para os EUA conhecer não só a cultura patriótica e orgulho de ser americano, como também a maior estrutura de forças armadas do planeta, eu gostaria de fazer uma viagem dessas da qual iria me enriquecer e muito minha cultura. Espero ter ajudado em algo os brasileiros acima a conhecerem um pouco mais sobre os assuntos questionados sem base de informação.
    Att.,
    Antonio (Brasileiro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo