“LOBO SOLITÁRIO”: FAMÍLIA SCHÜRMANN ENCONTRA SUBMARINO ALEMÃO AFUNDADO NO LITORAL CATARINENSE

Família Schürmann encontra submarino alemão U-513 depois de dois anos de buscas
Vilfredo Schurmann fez o comunicado direto do veleiro Aysso, no litoral de Santa Catarina
Lobo Solitário foi achado na noite de quinta-feira após dois anos de procura
U 513
A família Schürmann desembarcou na tarde desta sexta-feira em Itajaí, no Litoral Catarinense, trazendo informações sobre a descoberta na noite de quinta-feira do submarino alemão U-513 naufragado em 19 de julho de 1943.


Exibir mapa ampliado

Após embarcar no sábado, a família detectou nesta semana, através de um aparelho, uma grande quantidade de metal no fundo do mar. Desconfiados de que se tratava do submarino nazista — pelo qual procuravam havia dois anos — os tripulantes fizeram imagens para tentar identificar o objeto.
Como as fotos tiradas com o equipamento disponível na embarcação tinham baixa resolução, não foi possível saber se o objeto de metal era mesmo o submarino. Por isso, na quarta-feira, a família Schürmann voltou à terra para buscar um aparelho que permite fazer imagens em alta resolução.
do Flickr

Foi na noite de quinta-feira, por volta de 22h, que a família Schürmann conseguiu identificar o submarino alemão no fundo do mar. Em seguida, o capitão da expedição Vilfredo Schürmann emitiu um comunicado via satélite informando sobre a descoberta.

Desde a 2ª Guerra Mundial
Os submarinos destacados no mapa referem-se àqueles que afundaram navios brasileiros (do site Sentando a Pua)

Durante a Segunda Guerra, pelo menos 10 submarinos alemães afundaram na costa brasileira. Apenas este foi encontrado. Ele pertencia ao capitão Friedrich Fritz Guggenberger, condecorado por Adolf Hitler com a Cruz de Ferro por ter abatido um porta-aviões inglês — e capturado pelos aliados justamente em Santa Catarina.

DIÁRIO CATARINENSE


COMANDANTE GUGGENBERGER E O SEU TRÁGICO FIM DE VIDA


Com o afundamento do seu submarino, a carreira do comandante Friedrich Guggenberger (foto) não terminou. Pelo contrário, durou ainda muito tempo. Depois de ficar à deriva no mar, foi recolhido pelo navio norte americano US Barnegate. Ferido gravemente, foi levado aos Estados Unidos e durante vários meses permaneceu em um hospital, sendo transferido depois para o campo de “Papago Park”, perto de Phoenix, no Arizona. Em 23 de dezembro de 1944, ele e mais 24 tripulantes de U-Boats, incluindo Hans Werner Kraus, do U-199, escaparam.

Guggenberger foi recapturado em janeiro de 1945, quando já estava próximo à fronteira mexicana. Certamente pensava em abrigar-se no Paraguai ou Argentina, onde os nazistas encontravam guarida segura. Foi libertado pelos Estados Unidos em agosto de 1946.Tornou-se arquiteto e regressou à Marinha Alemã em 1956. Depois, graduou-se no Colégio Naval de Guerra de Newport, nos Estados Unidos. Durante quatro anos foi contra-almirante da NATO ( OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte), até que aposentou-se, em 1972. Em maio de 1988 Friedrich Guggenberger entrou em uma floresta, perto de sua casa na aldeia de Erlenbach am Main, na fronteira noroeste da Baviera. Era um passeio, mas o ex-comandante sumiu. Estava com 75 anos. Seu corpo só foi encontrado dois anos depois.
Até hoje, a morte de Guggenberger continua envolta em mistério. Mistério que cerca, também, a história dos submarinos alemães que navegavam pelas águas do Atlântico sul.

BLOG PzD

Uma resposta

  1. Parabéns Pela Descoberta inclivel, assim como vocês, estarei antenado para saber todas as informações, sou apreciador de historias humanas
    abs Leandro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo