JOGOS MUNDIAIS MILITARES: EXÉRCITO DESENCADEIA OPERAÇÃO DE GLO POR 20 DIAS

Por Jogos Militares, ruas do Rio terão Exército por 20 dias
A partir desta sexa-feira, o Exército é responsável pela segurança nas cidades do Rio, Paty de Alferes (no norte) e Resende (região sul). É o início do esquema de segurança para os Jogos Mundiais Militares, que começam no dia 16.
Diferentemente de outras ocasiões, como a Rio-1992, em que os militares colocaram tanques e blindados nas ruas, desta vez, o Exército fará de outra forma.
Usando como base diretriz assinada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, e a Lei complementar 97 que trata do emprego das Forças Armadas, o período de 8 a 28 de julho é de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) limitado aos locais de competição.
Quer dizer, que nestes dias, o Exército terá poder de polícia para patrulhar ruas, realizar operações em con­junto com policiais militares, civis, federais ou rodoviários. Tudo sob a coordenação da 1ª Divisão do Exército, que deverá ser informada de todas as ações.
“O planejamento de segurança está apoiado na inteli­gência. Em outro momento era importante a demonstração de força com o uso de blindados. O momento agora é ou­tro. Dessa vez, nada que seja agressivo para quem estiver passando”, informa o major Mário Minoru, relações pú­blicas do Centro de Coordenação de Operações dos Jogos.
O comandante da 1ª Divisão do Exército, o general Oswaldo de Jesus Ferreira, será o coordenador da segurança dos Jogos Militares. No esquema montado pelo Exército estão sendo colocados militares no Centro de Operações da prefeitura do Rio para observar o trânsito, nos acessos aos locais de competição.
Ainda será formado um Centro de Operações na sede do Exér­cito no Rio, o Palácio Duque de Caxias, com representantes da Marinha, Aeronáutica, polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, Bombeiros e do próprio Exército.
De acordo com a diretriz de planejamento para os jogos, ao qual a Folha teve acesso, os militares estarão atentos a toda ação de mo­vimentos sindicais, inclusi­ve dos bombeiros, e possível interrupção das vias públicas nos acessos a ginásios e estádios onde ocorrerão competições.
O Centro de Inteligência do Exército também coordenou o levantamento de informações sobre organizações terroristas ou criminosas que possam praticar atos contra atletas ou pes­soas que forem aos locais de competição.
A intenção é que, em cada ginásio ou estádio em que vá ocorrer alguma prática esportiva tenha, no mínimo, 270 militares para cuidar da segurança do local.

Agência de Notícias Jornal de Floripa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo