FX-2: DASSAUL (RAFALE) PROMETE INVESTIR PESADO NO INTERIOR PAULISTA SE VENCER CONCORRÊNCIA

São Bernardo assina termo de cooperação com Consórcio Rafale
Grupo afirma investimento tecnológico na região caso a empresa francesa Dassault vença licitação do governo federal
Membros do Consórcio Rafale e da prefeitura de São Bernardo durante coletiva de imprensa. Foto: Natália Alves
LÍGIA VALEZI
Da Redação*
A Prefeitura de São Bernardo assinou, ontem (24), um termo de cooperação com o Consórcio Rafale, que prevê a desenvolver projetos tecnológicos da cidade. O Consórcio é formado pela companhia francesa Dassault, Snecma e Thales.
A assinatura do acordo ocorreu durante o seminário “As oportunidades do Consórcio Rafale para São Bernardo, ABCD e Brasil”, realizado no Teatro Senai, na cidade. A Dassault é uma das três empresas que disputa licitação do governo federal para fornecer novos caças à FAB (Força Aérea Brasileira).
Caso a empresa saia vitoriosa na licitação, o grupo diz que fará a transferência de tecnologia aeronáutica para a região, possibilitando a realização de novos negócios e o fortalecimento da produção local, além de outros planos para o desenvolvimento da cidade. “Os investimentos vão da aeronáutica até tecnologia de ponta”, declarou o cônsul da França em São Paulo, Stephane Maisset.
O prefeito Luiz Marinho afirmou que este acordo já é positivo para o município. “O compromisso do grupo Dassault de fazer investimento aqui estaria fortalecendo a cadeia produtiva local”, disse.
Durante o seminário, o grupo francês declarou a importância da cooperação entre o Consórcio e a região, para o desenvolvimento do município. Além disso, destacou que a educação será fortalecida, uma vez que serão necessários profissionais qualificados, como engenheiros, para pesquisas. “O programa de compensação trará efeitos a longo prazo”, disse o cônsul.
A empresa francesa também assinou termos de cooperação com universidades da região. O Centro Educacional Fei (Fundação Educacional Inaciana), a UFABC (Universidade Federal do ABC) e a Faculdade de Tecnologia (Fatec) de São Bernardo firmaram acordos para intercâmbios e centros de pesquisas.
O seminário “As oportunidades do Consórcio Rafale para São Bernardo, ABCD e Brasil” continua nesta quarta-feira (25), a partir das 9h, na Pinacoteca Municipal de São Bernardo.
Licitação 
A multinacional Dassault disputa contrato para renovar a frota de 36 caças supersônicos da FAB com a empresa norte-americana Boeing, fabricante do caça FA-18, e a sueca Saab, fabricante do Gripen. De acordo com o prefeito Luiz Marinho, a presidente Dilma Rousseff deve declarar o vencedor do processo de licitação no início de 2012.
*Esta reportagem foi produzida por alunos do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo.
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo