Escolha uma Página
Festa Nacional da Cavalaria reúne centenas de pessoas em Tramandaí
Cerimônia comemorou os 203 anos de nascimento do Marechal Manoel Luis Osório no Parque Histórico

Vinícius Roratto

Centenas de pessoas acompanharam, na manhã deste sábado, as comemorações pelos 203 anos de nascimento do Marechal Manoel Luis Osório, patrono da Arma de Cavalaria. A cerimônia, que integra a Festa Nacional da Cavalaria, reuniu autoridades militares, como o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, general Rui Monarca da Silveira Júnior e o comandante Militar do Sul, general Carlos Bolivar Goellner, e civis, como os prefeitos de Osório, Romildo Bolzan Júnior, e de Tramandaí, Anderson Hoffmeister.
Como tradicionalmente ocorre, a apresentação e as homenagens foram realizadas no Parque Histórico Marechal Manoel Luis Osório, em Tramandaí, no Litoral Nort . No local, está localizada a casa em que Osório nasceu.
Apesar do tempo instável, inclusive com chuva fraca em alguns momentos, o público acompanhou de perto as apresentações em homenagem à trajetória Marechal Osório. Com aplausos, cada chegada dos cavalarianos era exaltada pelas pessoas, em especial pelas crianças, que vibravam muito.
O início das homenagens foi marcado pela chegada das lanças de honra e guerra de Marechal Osório. A primeira foi entregue no Rio de Janeiro pelo governo no regresso de Osório após a guerra contra Solano Lopes. Já a de guerra foi doada na campanha do Uruguai pelo general Bento Manoel Ribeiro.
Após, houve uma encenação recontando os principais momentos da vida do patrono da Arma da Cavalaria, como quando aos 15 anos ingressou na Cavalaria do Exército e as participações em confrontos. Mas um dos momentos mais aguardados pelo público foi o “final do confronto”, chamado de “carga”, quando em meio a explosões, os cavalarianos junto com tanques de guerra atravessam o cenário da apresentação.
CORREIO DO POVO
Skip to content