MINISTROS DO STM EM CORUMBÁ (MS). NO MÍNIMO, ESTRANHO.

Ministros do Tribunal Militar são hóspedes de honra de Corumbá
O presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Carlos Alberto Marques Soares, e os ministros Olympio Pereira da Silva Júnior e Álvaro Luiz Pinto, almirante de esquadra da Marinha do Brasil, são hóspedes de honra de Corumbá. Os três chegaram a região nesta sexta-feira (11), onde visitaram as instalações do 17º Batalhão de Fronteira, a 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira e o 6º Distrito Naval. Durante a noite, em um jantar realizado na residência oficial do contra-almirante Domingos Sávio Almeida Nogueira, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) homenageou os ministros com o título de Hóspedes de Honra do município.
Os decretos nº 880, 881 e 883, assinados ontem, destacam o extenso currículo, os relevantes serviços, além do zelo e dedicação no exercício da judicatura e no fomento da atividade jurídico-acadêmica por parte dos magistrados. Cada um deles também recebeu um kit com lembranças típicas da região pantaneira. Entre os presentes, peças confeccionadas em couro de peixe pelo projeto do Amor-Peixe, réplicas dos casarios históricos do Porto Geral feitas de argila e um 1 CD com os sambas-enredo das escolas de samba da cidade.
“Em nome de toda a população corumbaense, expresso com muito carinho e intensidade este momento. São personalidades que hoje nos distinguem muito com suas presenças em nosso município”, comentou Ruiter, que ainda parabenizou o almirante de esquadra Álvaro Luiz Pinto – no próximo dia 17 de março ele assume a presidência do STM – pela “digna carreira militar na Marinha, onde exerceu diversos postos de comando dentre os mais importantes desta honrosa corporação das Forças Armadas”.
Medalha do Bicentenário
No encontro desta sexta-feira (11), o presidente do Superior Tribunal Militar, Carlos Alberto Marques Soares presenteou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira com a Medalha do Bicentenário do STM. “Uma pessoa ilustre, de boa reputação e espírito democrático de liderança”, definiu o ministro, agradecendo também a receptividade que teve em Corumbá e Ladário. Próximo vice-presidente do Tribunal Militar (o mais antigo do País, criado em 1º de abril de 1808), o ministro Olympio Pereira da Silva Júnior afirmou ter ficado satisfeito com a presença das Forças Armadas na sociedade local.
“Temos importantes serviços prestados aqui, tanto pela Marinha quanto pelo Exército”, disse. Já o almirante de esquadra Álvaro Luiz Pinto, que em 2009 recebeu os títulos de cidadão corumbaense e cidadão ladarense das Câmaras Municipais das duas cidades, destacou a hospitalidade e alegria do povo pantaneiro. “A sociedade pantaneira reflete a grandeza dessa gente, de tudo que fizeram lá atrás para manter a independência, a soberania e a grandeza desta terra”, lembrou. Neste sábado (12) os ministros navegam pelo Rio Paraguai a bordo do Monitor Parnaíba. Eles deixam a cidade no início da tarde. As informações são da Assessoria de Comunicação Institucional.
DIARIONLINE (Corumbá)
Comento:
A bajulação das autoridades corumbaenses não chega a ser tão estranha quanto a viagem dos ministros do STM, às custas do dinheiro público (nosso dinheiro), para passear pelo pantanal.
A pergunta que fica: o que uma comitiva do STM tem a  fazer na fronteira do Brasil com a Bolívia, além de saborear tambaquis assados na folha de bananeira?
Mais: porque agraciar uma autoridade (o prefeito Ruiter  Cunha de Oliveira), que mandava servir bucho às crianças de Corumbá na merenda escolar e sobre quem pesam graves acusações, inclusive uma condenação em primeira instância, no caso da chamada ‘República dos Fiscais’?
Estranho. É o mínimo (e o máximo?) que se pode dizer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo