Dilma deixa compra de caças da FAB para 2012
VALDO CRUZ
DE BRASÍLIA
IGOR GIELOW
SECRETÁRIO DE REDAÇÃO DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
ELIANE CANTANHÊDE
COLUNISTA DA FOLHA
Por conta da situação fiscal preocupante e de dúvidas sobre a melhor opção, a presidente Dilma Rousseff definiu que a compra dos novos caças da FAB pode até ser decidida no fim deste ano, mas qualquer gasto só será feito a partir de 2012.
Com um corte em estudo que deve superar os R$ 40 bilhões no Orçamento e o trauma gerado pela tragédia no Rio, seria politicamente difícil para o governo decidir por um negócio tão caro neste momento em que o discurso é de austeridade.
A compra dos 36 aviões de combate não sairá por menos de R$ 10 bilhões. Será financiado, mas requer uma parcela imediata. Dilma também já havia decidido colher mais informações. O antecessor, Lula, havia concentrado o processo nas mãos do ministro Nelson Jobim (Defesa).
Além de ter feito questão de uma conversa a sós com o comandante Juniti Saito (Aeronáutica), ela também entregou documentos ao ministro do Desenvolvimento, seu amigo Fernando Pimentel.
Dilma quer ouvir setores fora do governo, principalmente a Embraer, e criar um grupo interministerial que examine a questão, reanalisando os argumentos da FAB (pró-Gripen sueco) e da Defesa (pró-Rafale francês).
A negociação de preço provavelmente só ocorrerá após a escolha de um dos três concorrentes –o terceiro é o F/A-18 dos EUA– e não há hoje a possibilidade de reabertura do negócio a outros concorrentes.
O adiamento confirma a enfraquecida posição do francês Dassault Rafale, preferido de Lula e de Jobim.
Mais caro dos aviões oferecidos e o último na preferência da FAB, ele sairia por US$ 8 bilhões (R$ 13,3 bilhões ontem), mas Jobim diz ter conseguido abater US$ 2 bilhões (R$ 3,3 bilhões) do valor.
Crescem, por consequência, as chances da opção mais barata, que era a escolhida pela avaliação técnica da FAB, o sueco Saab Gripen –cujo pacote custa US$ 6 bilhões (R$ 10 bilhões).
E um reforçado lobby norte-americano recolocou no páreo o Boeing F/A-18, cuja venda com armas e logística foi ofertada por US$ 7,7 bilhões (R$ 12,9 bilhões).
Dilma ouviu o lobby pessoalmente do senador John McCain, na semana passada.
Disse a ele que o avião seria considerado, se houvesse uma manifestação explícita do Congresso americano de que não haveria veto à transferência de tecnologia de componentes do caça.
Até aqui, argumenta, a garantia é do governo dos Estados Unidos.
O senador americano disse que conseguirá uma carta com manifestação do Congresso americano. A instituição já aprovou a proposta da Boeing, mas pode haver vetos no futuro.
O maior derrotado no processo, contudo, é Jobim, que buscava uma decisão rápida. Ele defende a consonância com a parceria já estabelecida com a França, que vendeu submarinos e helicópteros por mais de R$ 20 bilhões no ano retrasado.
FOLHA DE SÃO PAULO
Uma resposta
O caça Sukhoi T-50 do programa russo PAK/FA tem causado frisson no meio aeronáutico, principalmente por que o mesmo foi desenvolvido para se equiparar com o F-22 Raptor, um furtivo e excepcional stelth fabricado pelas duas maiores empresas americanas Lockheed Martin e a Boeing. O que pesou negativamente no caça americano foi seu custo de produção, US$ 150 milhões por unidade e, também, os gastos estratosféricos com sua manutenção para colocá-lo no ar. Em princípio houve falhas detectadas em períodos chuvosos e também deficiências na oxigenação do cockpit do mesmo. O programa russo apenas acompanhou com atenção a esses pormenores apresentados pelo caça americano sem, contudo, expor detalhes técnicos de seu novo brinquedo. O segredo russo foi atingir um custo-benefício bem mais acessível que seu oponente e torná-lo letal tanto quanto a sensação americana do momento, uma verdadeira corrida tecnológica e armamentícia. Acredito que a velocidade de 2.410 Km/h e a autonomia de 2.960 Km se equiparem nessas duas máquinas voadoras. Depois dessa corrida maluca em que a Rússia e a própria China se despontaram com seus caças stelth, os E.U.A. estão descontinuando o uso do F-22 na USAF, trocando-o pelo não menos letal Lockheed Martin F-35 Lightning II,versões A e B, também stelth e de 5ª geração.Uma análise crua e fria, mostra que o tabuleiro de xadrez continua na mesa e as pedras sempre esperando para serem mexidas. Para o Brasil que deseja uma equiparação de seus vetores com o resto do mundo, a Rússia como 1ª opção não seria nada ruim, possui um arsenal respeitável, um reconhecimento internacional no setor, trabalha sempre com custo-benefício baixo e, melhor, deseja negociar e transferir offset como fez à Índia, bastando que o governo brasileiro abra suas portas. O Congresso Americano não é nada interessante, juntamente com seu Boeing, assim como não o são a Dassault francesa e a SAAB sueca. Países que se dizem aliados e constantemente ferem os interesses brasileiros, não cumprem compromissos ou oferecem sucatas a custo de ouro. Que o Ministro da Defesa, Celso Amorim, que já possui um vasto conhecimento de política internacional, um livre acesso as economias que retém as tecnologias de vanguarda, reflita sobre as necessidades da FAB com mais carinho, pois a mesma já lida há muito tempo com algo de difícil controle: A soberania nacional e o nosso imenso espaço aéreo.