AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE HOJE CRITÉRIOS DE PROMOÇÃO NAS FORÇAS ARMADAS

A Comissão de Legislação Participativa realiza audiência pública hoje para discutir os critérios de promoção nas Forças Armadas. O debate foi proposto pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS).
Pimenta afirma que as oportunidades de crescimento profissional dentro das Forças Armadas são interrompidas de forma precoce. Ele lembra que a maioria dos soldados, após o término do tempo de prestação de serviço militar, consegue ascender apenas aos postos de cabo e de terceiro-sargento. “A partir desta graduação, as carreiras ficam completamente estagnadas, sem qualquer perspectiva de progresso dentro das Forças Armadas”.
Ele explica que, apesar de cada Força apresentar suas peculiaridades para definição da classe, a estrutura orgânica e os critérios de ingresso e promoções são basicamente os mesmos na Marinha, Exército e Aeronáutica.
Participarão do debate:
– o presidente da Comissão de Promoção de Praças do Ministério da Marinha, capitão-de-mar-e-guerra Carlos Frederico Carneiro Primo;
– o coronel Dielson José Monteiro de Albuquerque, representante do Estado-Maior do Exército; e
– o chefe da 1º Subchefia do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal do Ministério da Aeronáutica, Coronel Paulo Eleutério Ribeiro.
A audiência está marcada para as 14 horas no plenário 3.
CÂMARA

4 respostas

  1. Mais uma maneira de prejudicar o pouco que temos. Toda vez que se reunem para discutir algo sobre militares, nunca vem coisa boa. Se quizessem resolver algo, nao se reuniriam…

  2. O que não faz o medão de se opor aos ditames da petralhada. Tal reunião se deve ao projeto do Dep Paulo Pimenta e do Sen Paim, de promover o pessoal do QE até Subtenente.
    Nenhum parecer, conselho, projeto, opinião, sugestão ou pitaco do Bolsonaro ou qualquer outro paralamentar de outro partido que não o da petralhada jamais recebeu apoio da Assessoria Jurídica instalada no Congresso. Pelo contrário, só faltaram nos retirar o direito de possuir armas, sem contar a profunda omissão quanto à votação ou alterações na MP dos vencimentos militares.
    Porém, basta um deputado e um senador do PT se envolverem em um projeto que, ao invés de dignificar os praças do QE (se quiserem efetivamente valorizar esses recursos humanos, é só enviá-los, após um teste de conhecimentos mínimos, para a 2ª fase de qualquer CFS), serve para desmotivar os sargentos de carreira, e os nossos "altos coturnos" se lançam na árdua missão de colocá-lo em prática. Nas últimas promoções de 1º Dez 2010, o nº de vagas para promoções a 3º Sgt QE (507) foi quase igual à soma de vagas para promoções a 2º Sgt de todas as QMS de carreira (553).
    Incentivos à carreira dos profissionais habilitados em escolas não se percebe. Pelo contrário. Vide a criação do "curso para QAO" ou a quantidade de profissionais que vão compulsoriamente para a reserva, em função da idade-limite, sem receber a promoção (prevista), pela qual se empenharam por toda a vida profissional.
    Afinal, o que está ocorrendo com nossos "altos coturnos"? Estarão contaminados pelo vírus da "popularidade via bolsa-miséria"? Estão planejando criar uma "milícia bolivariana" nos moldes do Mico Mandante venezuelano?

  3. Finalmente uma proposta para dignificar os despretigiados – QE – do Exército.Serví com alguns deles na guarnição de São Gabriel da Cachoeira, estes senhores são os verdadeiros heróis da fronteira,muitos deles passam mais de vinte anos na fronteira, conhecí no 5º BIS – os verdadeiros guerrreiros de selva – ou seja os QE e os cabos estabilizados.parabéns aos deputados que estão reconhecendo uma classe que carrega os quartéis nas costas,são a verdadeira memória das unidades militares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo