Escolha uma Página
Militares da FAB resgatam tripulantes de aeronave acidentada na Amazônia
Militares da Força Aérea Brasileira, a bordo de um helicóptero H-60 Black Hawk, resgataram, neste domingo, dia 31, dois tripulantes de uma aeronave tipo PA-31, registro PT-DBM, que se acidentou na cidade de Oriximiná (PA). Militares em terra do efetivo do CINDACTA-4 também atuaram durantes as buscas e resgate. Os dois tripulantes resgatados passam bem.
A aeronave acidentada realizava aerolevantamento (produção de mapas com fotos aéreas) nas proximidades da região Porto Trombetas (pertencente ao município Oriximiná). Antes do acidente, a tripulação entrou em contato com o Controle de Tráfego de Santarém (PA) por volta das 14h30 (15h30 horário de Brasília) informando que estava com pouco combustível e que efetuaria um pouso forçado.
Imediatamente o Salvaero Amazônico acionou a aeronave SC-105 (Amazonas) do 2º/10º GAv (Base aérea de Campo Grande) para efetuar a busca da aeronave.
Por volta das 15h (16h horário de Brasília) o sistema SARMaster identificou um impacto de aeronave na região norte de Porto Trombetas. Logo em seguida um dos tripulantes da aeronave conseguiu entrar em contato com o Controle de Tráfego de Santarém via telefone satelital informando estarem vivos, precisando de apoio, às margens do Lago Erepecu, naquela cidade.
Confirmada a localização detalhada da aeronave, foi acionado o helicóptero H-60 (Black Hawk) do 7º/8º GAv (sediado na Base Aérea de Manaus) para efetuar o resgate. O helicóptero decolou e chegou ao local por volta das 18h40 (19h40 horário de Brasília).
Os tripulantes receberam os primeiros socorros no local do acidente e seguiram no helicóptero da FAB para Porto Trombetas, onde foram atendidos por uma equipe médica.
Skip to content