Escolha uma Página
As Forças Armadas decidiram montar hospitais de campanha em dois municípios atingidos pelas chuvas na Zona da Mata Sul de Pernambuco. A Aeronáutica levou uma unidade para a cidade de Barreiros enquanto o Exército montará a estrutura em Palmares.
A montagem do hospital da Aeronáutica começou nesta terça-feira (22). O Hércules – avião da Aeronáutica – chegou ao Recife carregado com 11 toneladas de material para a montagem da unidade de saúde. A estrutura que será usada é a mesma que foi feita para atender vítimas do terremoto no Haiti, na América Central.
Dois caminhões transportaram o material para Barreiros. A instalação do hospital de campanha só deve ser concluída nesta quarta-feira (23). Quando estiver montado, a unidade terá capacidade para receber, por dia, 400 pacientes. A equipe é formada por 14 médicos, um enfermeiro e 20 técnicos em enfermagem.

“A prioridade é para todos aqueles que precisam de atendimento. Nessa fase agora estamos esperando mais doenças infecto-parasitárias como leptospirose, possivelmente a hepatite, febre, amidalite e infecções em gerais. Mas estamos preparados para atender todas as infecções. Possivelmente amanhã (quarta-feira) já vamos começar a fazer os primeiros atendimentos”, explicou o coronel Jorge Vianna Annibal, coordenador do hospital de campanha da Aeronáutica.
O hospital está ao lado da Escola Agrotécnica Federal de Barreiros. Toda a equipe médica está numa pousada em São José da Coroa Grande. O atendimento está previsto para começar a partir das 7h desta quarta-feira.
O município – um dos mais castigados pelas chuvas – foi escolhido pelo estado dos morados. Muitos estão às margens da PE-60, pedindo ajuda a quem passa de carro. Alguns tiveram que ficar em cima dos telhados, para escapar do alagamento da semana passada, e salvar eletrodomésticos. A região está sem energia, e não tem água potável.
 
PALMARES
O Exército confirmou que levará o hospital de campanha para a cidade de Palmares, nesta terça-feira (22). Os equipamentos, que serão transportados em caminhões, devem sair do Rio de Janeiro nesta quarta-feira. A previsão é que a unidade comece a funcionar na cidade apenas na próxima semana.

OUTRAS CIDADES
A Defesa Civil de Pernambuco enviou ainda, por helicóptero, dez médicos do Exército para atendimento nesta quarta-feira, na cidade de Água Preta.
O Exército também enviará na manhã desta quarta-feira, três caminhões carregados de doações, a maioria alimentos e água, além de barracas para atenderem aos municípios de Palmares, Água Preta e Barreiros.
Fotos: Tv Globo/Bruno Fontes
Skip to content