Escolha uma Página

A ministra da Defesa da Argentina, Nilda Garré, apontou hoje que o país avança no projeto das missões de transporte de tropas, promovido junto ao Brasil, e que o Uruguai quer participar do processo de modernização de aeronaves militares.

O pedido uruguaio foi feito durante a reunião mantida ontem entre o presidente José Mujica e sua par argentina, Cristina Kirchner.
Segundo Garré, “o Uruguai quer ter algum nível de participação no processo industrial de modernização dos aviões Pucará”, de origem argentina e produzido na fábrica militar de aviões de Córdoba, no centro do país.
Sobre o Brasil, a ministra explicou que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva “quer que o projeto [dos aviões C-390, de transporte de tropas, ndr.] seja multinacional, e por isso estamos em contato com outras nações da região”.
A ministra, que falou com a imprensa no Dia do Jornalista promovido pelo Ministério da Defesa local, também destacou as boas relações com o Peru e com o Chile em operações de paz, principalmente no Haiti.
“A melhor maneira de dissuadir os conflitos é mediante ao trabalho conjunto e o intercâmbio de informação”, destacou.
Garré também confirmou que a partir de 2011 funcionará totalmente, em Buenos Aires, o Centro de Estudos Estratégicos da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), que terá dois representantes de cada país-membro e cujos estatutos foram aprovados recentemente em Guayaquil, no Equador. (ANSA)

PLANO BRASIL

Skip to content