Em 30 de abril de 1975, os tanques do Vietnã do Norte invadiram o antigo Palácio Presidencial de Saigon, encerrando um dos episódios mais sangrentos da História. Os EUA foram derrotados. A democracia também.
Cada povo tenciona tornar-se livre, soberano e independente, projetando construir a democracia de acordo com seus ideais de desenvolvimento ou realidades sociais, politicas e econômicas, na pretensão sempre de assegurar a soberania e independência nacional. Portanto, a vontade da absoluta maioria de um povo em mudar e defender um ideal que atenda aos interesses ou anseios da maior parte da população, também pode constituir-se como um processo de Democracia, no momento em que acontece quando dezenas de milhões de pessoas chegam a conclusão de que não se pode continuar a viver assim, e dessa forma escolhem o caminho da revolução social de libertação nacional. As democracias são diversificadas refletindo a vida política, social e cultural de cada país. As democracias baseiam-se em princípios fundamentais e não em práticas uniformes, pois, não existe um modelo autêntico ou forma perfeita, plena ou exemplar de Democracia no mundo, e nem existe um modelo único que sirva para todas as regiões e todos os países. “A Democracia é para os estadunidenses, quando os EUA mandam, ditam as regras, subjugam e submetem os povos a condição e posição de dependência, obediência, sujeição, subserviência e controle. Mas, quando os povos se erguem e tentam colocarem-se contra a dominação, tirania, vontade e interesses dos EUA, então isso é considerado ditadura para o império estadunidense.”
Uma resposta
Cada povo tenciona tornar-se livre, soberano e independente, projetando construir a democracia de acordo com seus ideais de desenvolvimento ou realidades sociais, politicas e econômicas, na pretensão sempre de assegurar a soberania e independência nacional. Portanto, a vontade da absoluta maioria de um povo em mudar e defender um ideal que atenda aos interesses ou anseios da maior parte da população, também pode constituir-se como um processo de Democracia, no momento em que acontece quando dezenas de milhões de pessoas chegam a conclusão de que não se pode continuar a viver assim, e dessa forma escolhem o caminho da revolução social de libertação nacional.
As democracias são diversificadas refletindo a vida política, social e cultural de cada país. As democracias baseiam-se em princípios fundamentais e não em práticas uniformes, pois, não existe um modelo autêntico ou forma perfeita, plena ou exemplar de Democracia no mundo, e nem existe um modelo único que sirva para todas as regiões e todos os países.
“A Democracia é para os estadunidenses, quando os EUA mandam, ditam as regras, subjugam e submetem os povos a condição e posição de dependência, obediência, sujeição, subserviência e controle. Mas, quando os povos se erguem e tentam colocarem-se contra a dominação, tirania, vontade e interesses dos EUA, então isso é considerado ditadura para o império estadunidense.”