Escolha uma Página
A Câmara dos Deputados está analisando um projeto de lei, de autoria do deputado Paes de Lira (PTC-SP) que cria o projeto Policial/Bombeiro/Cidadão, incluindo-o no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O projeto é destinado a jovens recém-desincorporados do serviço militar obrigatório e que desejem voluntariamente se engajar nas polícias militares e nos corpos de bombeiros militares.
Na justificativa da proposta, Paes de Lira explica que a ideia é evitar que os jovens saídos das Forças Armadas sejam atraídos para atividades criminosas: “Devido à falta de empregos, esses jovens liberados por excesso de contingente, sem nenhuma qualificação profissional, ficam ociosos e a mercê de grupos criminosos. Essa medida permitirá o aproveitamento desses jovens, numa faixa etária altamente sensível e de risco, pelas Instituições de Segurança Pública, atendendo a demanda da sociedade, pois policiais e bombeiros de carreira serão deslocados para as atividades de médio e alto risco, fiando a cargo do conscrito voluntário as atividades de baixo risco”, alega o deputado.
O projeto de Paes de Lira será analisado em caráter conclusivo (ou seja, não precisará passar pela votação no plenário da Câmara) pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Skip to content