NOTA DA MARINHA SOBRE CABO DO NAVIO-ESCOLA BRASIL QUE FALECEU NO CHILE

No dia 17 de julho, o Cabo CN-SB ALEXANDRE PINTO FERREIRA, tripulante do Navio-Escola “Brasil”, que se encontrava atracado na cidade de Valparaíso, Chile, um dos portos da 23ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha, faleceu após uma parada cardiorrespiratória.
O militar procurou a enfermaria do navio dia 14 de julho, queixando-se de tosse e secreção, com febre de 40 graus, e ali foi internado pelo médico de serviço. Exames laboratoriais indicaram infecção bacteriana e o CB Pinto Ferreira foi medicado com antibiótico e anti-térmico. No dia 16, o paciente apresentou importante melhora em seu quadro clínico e continuou sendo acompanhado pela equipe médica do navio. Porém, na manhã do dia 17, apresentou parada cardiorrespiratória, vindo a óbito, após 50 minutos de procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar realizados por 2 médicos de bordo.
No dia 17 de julho, o Comando-em-Chefe da Esquadra, representado pelo Comando da Força de Superfície, pelo Capelão Naval e pelo Núcleo do Serviço de Assistência Integrada para o Pessoal da Marinha, compareceu à residência do militar para prestar toda assistência à sua família. O translado do militar falecido até o Brasil será feito por um avião da Força Aérea Brasileira, após a liberação do corpo.
O Comandante do Navio-Escola “Brasil”, Capitão-de-Mar-e-Guerra Fernando Antonio Araújo de Figueiredo instaurou Sindicância para apurar as circunstâncias em que ocorreu o falecimento. O Comandante-em-Chefe da Esquadra e toda a sua Tripulação lamentam profundamente a insubstituível perda e solidarizam-se com a Família Pinto Ferreira neste momento de dor.
NOTA: O Cabo CN-SB ALEXANDRE PINTO FERREIRA nasceu no dia 8 de agosto de 1973, natural do Rio de Janeiro, tendo ingressado na Marinha do Brasil através da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina, em 2 de julho de 1990. Serviu no Comando da Força de Superfície, Escola Naval, Centro de Instrução e Adestramento “Almirante Áttila Monteiro Aché” (CIAMA), Navio-Transporte de Tropas “Custódio de Mello”, Contratorpedeiro “Pará”, Submarino “Tapajó” e Navio-Escola “Brasil”, além de outras Organizações Militares, por ocasião da realização de cursos de carreira. Foi promovido a Cabo em 30 de setembro de 1996.
FONTE: COMANDO-EM-CHEFE DA ESQUADRA / SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

2 respostas

  1. Lembro-me de ter estado com os meus pais, a bordo do Custódio de Melo, então em visita ao porto de Lourenço Marques, no Moçambique português. Deve ter sido nos finais dos anos 60 ou início da década de 70. Era eu uma criança de escola primária e até tive uma foto tirada com marinheiros brasileiros, sempre muito simpáticos. Perdeu-se, na voragem do desastre de 1974. Paciência, mas jamais esquecerei a visita ao navio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo