Sistema do Banco Central alcança 80% de aprovação e desbanca instituições tradicionais como Igreja Católica e Forças Armadas
O Pix desbancou instituições históricas e assumiu a liderança absoluta no índice de confiança do público. A pesquisa Genial/Quaest, divulgada por O Globo no início de agosto, revelou que 80% dos entrevistados confiam na ferramenta do Banco Central. Consequentemente, o mecanismo financeiro abriu dez pontos percentuais de vantagem sobre as Forças Armadas, que somaram 70% de aprovação.
A vantagem do meio de pagamento
O levantamento comprovou a consolidação rápida do serviço financeiro no cotidiano nacional. Além de superar os militares, o Pix ultrapassou a Igreja Católica, que registrou 76%, e a Polícia Militar, com 75%. Além disso, apenas 19% dos participantes declararam desconfiança do sistema de pagamentos. Por outro lado, a rejeição às Forças Armadas atingiu 28%.
A aprovação do Pix unifica diferentes espectros políticos. A ferramenta conquistou 87% de confiança entre eleitores de direita e 88% na esquerda. Conforme explica o cientista político Melillo Diniz, serviços práticos que resolvem problemas cotidianos superam divergências ideológicas. Para entender as regras da ferramenta, acesse o portal do Banco Central.
O desempenho das instituições tradicionais
Mesmo perdendo o topo da lista, os militares mantêm avaliação expressiva perante a sociedade. O índice de 70% de aprovação da instituição empata com a confiança expressa entre casais. Em seguida, as igrejas evangélicas somaram 68% de apoio, enquanto os bancos comerciais alcançaram 67%.
A avaliação do sistema eleitoral
As urnas eletrônicas garantiram 65% de confiança da população entrevistada. Entretanto, 34% dos eleitores manifestaram restrições à segurança do voto digital. O Tribunal Superior Eleitoral reitera constantemente a auditabilidade e a transparência do processo. Você pode conferir os relatórios de auditabilidade diretamente no site do TSE.
A desconfiança no poder político
As instituições dos três Poderes ocupam as posições mais baixas do levantamento. A Presidência da República obteve 57% de aprovação, enquanto o Supremo Tribunal Federal alcançou 50%. Logo depois, o Congresso Nacional registrou 49% de apoio. Na lanterna do ranking, os juízes de futebol obtiveram apenas 41% de credibilidade.
Dados metodológicos do estudo
O instituto Genial/Quaest ouviu 2.004 cidadãos entre 31 de julho e 3 de agosto. O estudo possui margem de erro de dois pontos percentuais. Além disso, os pesquisadores registraram o levantamento no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-06591/2026.
Respostas de 6
Essa pesquisa sim uma verdadeira Fake News…
As FFAA tem “70%” de aprovação?!?! Depois da atitudes dos Of Gen 🍉🍉🍉🍉🍉🍉 no 8 de janeiro?! 🤔🤔🤔🤔🤔🤔
Eu confio mais no caramelo.
Que confia em Pesquisa. Sé a voz do povo é contra tudo que essa pesquisa afirma.
“Confiança” para que?
O próprio ministro da Defesa declarou recentemente que as fA não possuem capacidade para bem cumprir sua atividade-fim (defender o país de uma agressão externa).
Então, fica a pergunta: “confiança” para que?
Pesquisa mentirosa