Em entrevista à Folha de S.Paulo, ex-ministro afirma que teria elaborado documento semelhante como ministro da Defesa e critica a condenação de Bolsonaro por “criminalizar intenções”
Pré-candidato à Presidência pelo Democracia Cristã (DC), o ex-ministro Aldo Rebelo afirmou à Folha de S.Paulo que a chamada “minuta do estado de defesa”, apresentada por Jair Bolsonaro aos chefes das Forças Armadas em 2022, não configura tentativa de golpe de Estado. Segundo ele, o documento estava amparado na Constituição e não se enquadra no conceito clássico de golpe, que pressupõe conspiração e ruptura institucional.
Aldo disse que, se estivesse no cargo de ministro da Defesa, teria adotado a mesma providência em situação semelhante. “Se a presidente Dilma tivesse me pedido uma minuta daquela, eu teria feito”, declarou, sustentando que a simples elaboração de um texto não pode ser criminalizada. Para o ex-ministro, o julgamento do caso acabou punindo intenções ou ideias, e não atos concretos.
Na entrevista, Aldo também criticou a condenação e a prisão de Bolsonaro, afirmando que há um viés de vingança no processo, o que, segundo ele, aprofunda a polarização política e gera ressentimentos na sociedade.
Além do tema da minuta, Aldo reafirmou seu afastamento da esquerda, criticou a agenda identitária — que atribui ao STF, à mídia e ao sistema financeiro — e defendeu a exploração econômica da Amazônia com segurança jurídica. Ele se apresenta como uma alternativa à polarização entre Lula e o bolsonarismo, embora hoje seja visto com simpatia por setores conservadores.
Respostas de 22
Difícil saber se essa figura era mais ridícula quando se fazia de esquerda ou agora, se fazendo de direita.
Grotesca essa fala junto com a foto, ambas justificam por si só a tentativa de golpe, pois olhem que está do lado dele. Eleições chegando e a busca de um naco de eleitores extremista.
E quem vai contar os votos?
grotesco foi seu comentário, pois pra vc os virtuosos sao os podres que estao hj no poder….farsante
O Boneco de Olinda, ex comunista, agora flerta com a direita.
Nada como as eleições chegando.
Ex comunista? Então o comunismo ainda existe? Ou é somente um disfarce das elites políticas e financeiras para surrupiar e endividar os cofres das estatais e da arrecadação de impostos do tipo 120 toneladas de ouro do Maduro na Suíça e 10 trilhões de divida interna?
kkkk vc é burro hein camarada. o fato de ser comunista não quer dizer que ele de fato existe. e outra coisa va estudar comunismo e socialismo e suas diferenças e semelhanças. ALDO está gagá. e vc tb
kkkkk pra mim é cacarejo de vigarista, tergiversador, estelionatário. Ladrão não tem diferença, não importa a ideologia. Fidel deixou uma herança de USD 900 milhões. Mullah quando foi retirado da prisão a primeira coisa que fez foi ao Vaticano movimentar os USD 300 milhões. E eu é que estou gagá.
mais gagá é vc defensor dos canalhas comunistas…..e o pixuleco?
melhor do que ser de esquerda, mortadela vermelha
A verdade incomoda os petralhas que vivem de narrativas. Todo aquele que acredita nos petralhas são cúmplices dos crimes por eles praticado.
Surgiu no Brasil recentemente um grupo que se auto intitula de ‘nacionalista’. Estes “nacionalistas” pregam que o Basil siga um modelo imperial, ou seja, de dominação na América Latina. Dizem que a vocação do Brasil é ser um império e endeusam Vargas e Aldo Rebelo. Vejo como uma espécie de dissidência da direita convencional e perigoso se crescer como o bolsonarismo. Nacionalismo originariamente é um termo adotado para quem defende os interesses nacionais, porém, o nacionalismo pelo mundo foi empregado como imposição de um determinado modelo nacional a outros países e povos, via ação imperialista ou colonialista. Aldo sempre defendeu os interesses nacionais, mesmo quando militava no PCdoB. Tanto que era bem visto no meio militar por comungar da visão de defesa nacional e proteção da Amazônia, além do fortalecimento do poder militar para este mister. No entanto, atualmente, Rebelo tem se revelado oportunista e surfista da onda bolsonarista, aderindo seu discurso ao da extrema direita e defendendo os golpistas, além de parecer migrar de um nacionalismo real, primo-irmão do patriotismo, para o nacionalismo de expansão. Bolsonaro não foi condenado por uma minuta, mas pelo conjunto da obra. Aldo faz uma relativização oportunista para se colocar como um politico capaz de fazer o que Bolsonaro não fez. O que Aldo não diz é que a discussão de uma minuta dessas SEM A EXISTÊNCIA DOS REQUISITOS DETERMINADOS PELA CONSTITUIÇÃO não é um processo normal e constitucional. Estado de Defesa e de Sítio são instrumentos previstos na CF, mas requerem condições bem específicas para serem considerados o que não existia. O Brasil, em que pese as manifestações dos quartés, não vivia uma grave perturbação da ordem pública, muito menos as Forças de Segurança elencadas no Art. 144 haviam sido utilizadas para debelar a situação e se mostrado incapazes ou insuficientes para tal. Utilização de FA em GLO só pode ser cogitada quando há grave perturbação da ordem pública e as FS já tenham sido utilizadas e não tenham logrado êxito ou tenham sido consideradas insuficientes para debelar a situação. Aldo omite estes requisitos para validar sua narrativa e acoplar seu discurso ao do bolsonarismo.
Querem pegar os despojos putrefatos do bolsonarismo.
Exato.
Perturbação de ordem publica é o quê, quebra de patrimônio publico e privado ou interferência do judiciário em todos os poderes e instituições? O quê é mais grave? E quem são os maiores “defensores” legalistas da atual democracia? Podem ser nominados de extrema direita, esses defensores maiores do atual regime?
putrefatos sao os dejetos PTistas, defendidos por ignóbeis mortadelas….serviu a carapuca?
Pre-candidato, por isso fala bobagens, esperando apoio. Vai tirar votos de outros centro-direita. Vida que segue.
Ainda vai enganar muitos bozonaristas, devido ao atavismo desta parcela da população brasileira.
e vc? nao se sente enganado por ter votados nesses podres no poder hj?
Os atuais comandantes acredita que a minuta e golpe. Kkkkkkkk pra ferrar os Generais de Bolsonaro