Lula convoca Múcio e comandantes militares para discutir crise na Venezuela e equipamentos para reforçar defesa

Foto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Defesa, José Mucio, e dos três comandantes das Forças Armadas
Ricardo Stuckert/PR

Generais apresentaram prioridades das Forças Armadas para aprimorar a Defesa do país, diante da nova ordem global

Brasília – O presidente Lula se reuniu na quinta-feira (15 ) com os três comandantes militares — do Exército, da Aeronáutica e da Marinha — e com o ministro da Defesa, José Múcio, no Palácio do Planalto.

O encontro durou quase duas horas e, embora não fosse exclusivamente sobre a Venezuela, o tema esteve em pauta devido à crise regional após a operação militar dos Estados Unidos na Venezuela em 3 de janeiro, que resultou na prisão do ditador Nicolás Maduro.

Durante a reunião, os comandantes apresentaram a Lula um panorama das prioridades para fortalecer a defesa brasileira diante da nova conjuntura geopolítica:

Principais pontos levantados pelos militares:

  • Sistema de defesa antiaérea: necessidade de reforçar a proteção do espaço aéreo brasileiro.
  • Frota de drones (UAVs): aquisição de veículos aéreos não tripulados para reconhecimento e operações estratégicas.
  • Modernização de helicópteros das Forças Armadas.
  • Equipamentos navais e outros equipamentos estratégicos também foram citados, incluindo necessidades específicas para a Marinha.

Cenário geopolítico
Analistas e autoridades avaliam que a operação militar dos EUA na Venezuela cria um novo contexto de ordem global, onde as normas tradicionais de soberania e defesa são questionadas, o que exige uma revisão da postura defensiva brasileira.

O ministro José Múcio afirmou que o incidente mostrou que apenas “estar dentro dos nossos direitos” pode não ser suficiente para garantir segurança, sugerindo que forças externas podem agir independente de normas tradicionais.

Reações internas e preocupações públicas
Uma pesquisa recente mostrou que 58 % dos brasileiros temem que o Brasil possa enfrentar algo semelhante ao que ocorreu na Venezuela, o que contribui para a percepção de necessidade de reforçar a defesa nacional.

As Forças Armadas já estão monitorando a fronteira com a Venezuela em Roraima, com um contingente de cerca de 10 mil militares na região, tanto por precaução quanto por segurança na área fronteiriça.

Por que isso importa
Este encontro sinaliza que o governo brasileiro está avaliando de forma mais estratégica e institucional as capacidades defensivas do país frente a mudanças abruptas no cenário internacional, especialmente após o envolvimento direto dos Estados Unidos na Venezuela. A maior atenção à defesa antiaérea, drones e modernização de equipamentos reflete preocupações com soberania, vigilância de fronteiras e capacidade de resposta a crises regionais.
Com informações de portais de notícias

Respostas de 23

  1. Se não identificar e extirpar os traidores do seio das FA, todo equipamento, por mais moderno que seja, será completamente inútil a defesa da Pátria.

    Será que há interesse de não manter esse relacionamento pernicioso por parte dos chefes? E o duplex? Triplex? E o vampirismo?

  2. O grande estrategista, de inteligência emocional admirada por oficial general, mudou de opinião?

    Outro dia declarou que o Exército deveria treinar o soldado para combater incêndio, não para a guerra ou defesa do país.

    Grande inteligência…

  3. Três MEDIDAS EMERGENCAIS que deveriam ser tomadas:

    1° – Diminuição do prazo de execução dos 30 bilhões fora do teto de gastos de 6 anos para 3 anos a contar deste ano.

    2° – Aprovação da PEC da previsibilidade ou PEC da soberania destinando 2% do PIB para o Ministério da Defesa a partir de 2027.

    3° – Novo reajuste nos soldos dos militares IGUALANDO aos índices recebidos pelos civis ao longo do atual governo: 5% a contar de abriL e mais 9% a contar de agosto de 2026.

  4. Repararam que em nenhum momento falaram sobre reposição das perdas salariais corrompidas pela inflação, sobre achatamento salarial dos militares, principalmente dos praças, sobre falta de PNR para praças… ahhhh isso nao importa, entendi!

      1. Se está tendo uma debandada gigante dos Of/Sgt, inclusive majores e 1ºSgt, sei nao meu amigo. Conta sobre o impacto de compra dos militares que caiu muito durante esses 10 anos, mas tem algo mais profundo nessa história… talvez seja o clima bosta que ficou as FFAA…

  5. Interessante q nenhum dos “Chefes” relatou a necessidade de melhores PROVENTOS para os jovens militares em início de carreira: Soldados, Cabos, 3° Sargento, 2° Tenente e 1° Tenente. “Esqueceram” da debandada dos pilotos, Engenheiros e Médicos. 😡😠🤬😤. Flávio Bolsonaro presidente e Zema vice-presidente.

  6. A lógica é a mesma das Polícias Militares!!
    Pensem!!
    Com exceção da PMDF que sempre recebeu excelentes salários, TODAS as demais PMs eram desvalorizadas pelos Governadores, pois esses acreditavam que somente investir no social era necessário!
    Essa lógica perdurou até pouco tempo atrás!
    Hoje, sabem que é necessário investir e pagar muito bem seus policiais militares!
    Agora, o NOVO NORMAL, é ter Forças Armadas BEM EQUIPADAS e também BEM REMUNERADAS!!!
    É a lógica atual mundo a fora, um movimento que está acontecendo faz uns 02 anos e que só agora o atual governo percebeu!
    Essa história de “cervejinha na mesa do bar” não está colando nem pra militância mais amestrada que existe seja de esquerda ou direita!
    Então, parem com essa história de chamar as forças armadas de melancias, fascistas e golpistas!!!
    Hoje o vilão pode ser os EUA, amanhã a França, a China até mesmo a Argentina!
    Não existe diplomacia sem o “guarda-chuva” de Forcas Armadas bem Equipadas, motivadas e muito bem remuneradas!

    É O NOVO NORMAL!

    1. Isso realmente é triste! Imaginar que, há 29 anos, o salário de um soldado naval equivalia a cinco salários mínimos. Nunca pensei que diminuiria tanto como hoje.

  7. Eu doido pra trocar de carro, para ser UBER Black. 4,5% só vai dar pra comprar um Pneu. SubOficial fazendo bicos de eletricista e motorista por aplicativo.

  8. — Frotas de drones (UAVs): para filmar formaturas e eventos de 5ª seção??

    — Modernização de helicópteros das Forças Armadas: Para melhorar as viagens inúteis que fazem quando tem algum evento de interesse próprio – só se for…o que foi visto de helicóptero voando pra lá e pra cá nas enchentes de 2024 no RS transportando gente que não servia pra nada não tá no gibi… enquanto a tropa que tava na água tinha que se virar com equipamento sucateado.

    Dinheiro na mão dessa turma só vira em viatura de uso pessoal e reformas infinitas e desnecessárias do PNR que estão ocupando.

  9. De que adianta equipamento de ponta, se o operador é mal remunerado, trabalhando em escala apertada e com contas atrasadas ?? Ou será que os oficiais generais irão guarnecer o canhão, o avião ou o submarino ???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *