Exército recebe os primeiros blindados Guarani

UM DIA HISTÓRICO PARA O EB, GUARANI ENTRA EM SERVIÇO
Ricardo Fan
O Exército Brasileiro recbeu na data de hoje, 24 de março de 2014, as primeiras treze Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal, Média de Rodas (VBTP-MR), do Projeto Estratégico do Exército – Guarani.
As viaturas foram entregues à 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, sediada em Cascavel/PR, para mobiliar uma das Companhias de Fuzileiros do 33º Batalhão de Infantaria Motorizado, Unidade orgânica da Brigada, que está em processo de transformação para 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado.
Na cerimônia de entrega dos blindados, Celso Amorim destacou que a entrada em operação dos Guarani “é um evento significativo, que representa este novo momento de reequipamento das nossas Forças Armadas”. Para o ministro da Defesa, a qualidade tecnológica e a empregabilidade do novo blindado reforça “a auto-estima dos nossos militares” e demonstra a “visão de futuro” do Estado Nacional.
Amorim reforçou que os Guarani têm uma grande presença militar, o que assegura um maior poder de dissuasão, “capaz de evitar ameaças ao nosso território e às nossas riquezas”. O ministro também elogiou o fato de o projeto ter sido desenvolvido e produzido no Brasil, já que sua exportação poderá se reverter em royalties para a Força Terrestre. “Tenho certeza que o Guarani será um sucesso no mundo inteiro”, afirmou.
Para o comandante do Exército, General Enzo Peri, o desenvolvimento do Guarani é um “projeto vitorioso”. A expectativa é que, ao longo de 20 anos, 2.044 blindados sejam fabricados e disponibilizados à Força Terrestre.
O Projeto GUARANI tem por objetivo transformar as Organizações Militares de Infantaria Motorizada em Mecanizada e modernizar as Organizações Militares de Cavalaria Mecanizada. Para isso, estão sendo desenvolvidas novas famílias de Viaturas Blindadas de Rodas, a fim de dotar a Força Terrestre de meios para incrementar a dissuasão e a defesa do território nacional.
A primeira viatura desenvolvida foi a Viatura Blindada para Transporte de Tropa Média de Rodas Guarani (VBTP-MR Guarani), possibilitando a substituição das viaturas URUTU e CASCAVEL, fabricadas pela ENGESA, que estão em uso há mais de 40 anos.
As viaturas incorporarão as seguintes inovações tecnológicas: baixa assinatura térmica e radar; proteção blindada para munição perfurante incendiária e minas anticarro; aviso de detecção por laser; ar-condicionado; capacidade de navegação por GPS ou inercial; sistema de Gerenciamento de Campo de Batalha; sistema de Consciência Situacional; torre automática com canhão 30mm; visão noturna; e reparo automatizado para metralhadora .50 ou 7,62mm. Com MD/ Com. Soc. 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada
DEFESA NET/montedo.com

10 respostas

  1. Essa reportagem vai de encontro ao que se diz do sucateamento do Exército nos comentários do primeiro posto. Em Campo Grande, o pátio do B LOG está repleto de viaturas, ônibus etc. Nunca vi tantas viaturas novas sendo entregue. Para se ter uma ideia, o EB está sem motoristas para fazer frente às novas aquisições.
    Os hospitais militares nunca receberam tando dinheiro para modernizar suas instalações. Não coaduno com essa falsa ideia do sucateamento da Força. Sucateamento ocorreu no governo de FHC; ficamos sem aumento por quase uma década. O governo do PT, mal ou bem, vem nos proporcionando aumento todo ano. Vamos fazer oposição ideológica mas resguardando a verdade dos fatos.

  2. Aumento salarial todos os anos! amigo Só se for pra vc exclusivamente né ? Pq para nós tanto oficiais como a tropa não vê isso a unica coisa que vemos e nossos contra cheques todos os meses debitados pelos empréstimos que temos que fazer,ate concordo com vc que estamos melhores hoje do que no governo de FHC,mas também pagamos um preço por isso olhe por exemplo ao mesmo tempo que o governo compra caças e submarinos de outro lado manda fechar bases aéreas de muita importância de operacionalidade e estrategicamente de defesa aérea como a base de florianópolis e outras mais que estão cotada para serem fechadas.

  3. Nao acho que nada foi feito em prol do EB ou das FFAA. É sabido que a dilma empurrou centenas de VTR VW worker, para o exercito, para "fomentar" a industria automobilistica. Na verdade eram caminhoes parados nos patios das fabricas e ela superfaturou a compra de todos, so por ter pintado de verde. O aumento de salario, capitulo a a parte, se calcularmos na ponta do lapis, seria menos que o equivaleme a uma reposicao da inflacao, e nao precisa ser economista para perceber: basta levar em conta o supermercado, aluguel e escola das criancas. O projeto guarani eu tiro o chapeu, pelo menos por ter alcancado um reasultado aparente., mas daqui pra frente ainda falta completar as unidades e se preparar financeiramente e alem de de outros reflexos como capacitacao de pessoal. Vamos pagar pra ver.Ainda acredito no Brasil e no brasileiro, nao acredito no Governo.

  4. O reequipamento e renovação de instalações foram ações importantes para evitar a paralisia operacional que se encaminhava. Esse investimento básico é obrigação do Estado, não favor. Quando se alude a sucateamento, este diz respeito à certos equipamentos, materiais e suprimentos para prover dissuasão externa, e projetar força. Se há projetos em curso nesse sentido, deve-se à persistência das FFAA em garimpar recursos. Nunca à boa vontade desse governo. Não são 16 caças de 4' geração, 1 submarino nuclear (!) ou tanques ou artilharia antiaérea da década de 1980 que vão dar peso internacional ao paIs. A Rússia, parceira no BRICS, conta com quase 400 caças de 4' geração e e cerca de 500 das anteriores. O pouco que se compra é melhor que nada,mas o grosso das brigadas além de estarem incompletas, estão longe da operacionalidade necessária para as obrigações que os diplomatas e políticos dizem querer para o país. Não precisaria dizer que os salários estão defasados há anos e os aumentos "anuais" já chegaram corroídos pela inflação maqueada por esse governo dos sonhos de alguns desavisados. O Brasil tem potencial para ser 5' ou 6' potência mundial. Graças à corrupçâo, incompetência e outras mazelas tendemos a voltar à expressão política pré-1964 (46' posição no ranking de potências).

  5. A minha preocupação é o que ela, Dilma, fará com os Urutus e Cascavéis? Espero que os nossos generais não permitam que a "terrorista" disfarçada de boa moçae democrata, doe para Cuba, Venezuela Bolivia e/ou Paraguai etc os blimdados pagos por nós brasileiros!!! Eles pertencem ao povo, ao E.B., ao BRASIL!
    Tenho pra mim, que esse deve ser o plano dela. Afinal, ela precisa armar os Exercitos comunas das Américas! E depois, é capaz de usá.los comtra o nossas próprias FFAAs. Não devemos ser ingênuos, no que tange lidar com esse governo e com o PT!
    Muito embora , os carros Urutu e Cascavel já estivessem obsoletos e com 40 anos de uso, ainda estavam até "ontem" em operação .Sinal que ainda servem, ao menos como apoio extra. Portanto, que se ache uma função para eles, ainda que seja como carro para treinamento, alvo para tiro de canhão, ferro-velho, peças para reposição, peça de museu ou até decoração para os pátios de quartéis!!! O que NAO podemos admitir, é que esses carros saiam do solo brasileiro! (nem mesmo com a desculpa de que está sendo usado como moeda de troca para pagamentos ou permutas!! Vamos ficar de olho!). GENERAIS não traiam o povo! POr favor, nao sejam incautos e inocentes com esses PTralhas!

  6. Anônimo das 9:40 de 26 de março:
    Amigo, está escrito ali em cima:
    "Os comentários são moderados pelo autor do blog. Portanto, podem demorar a ser publicados. Não há necessidade de repetir seu comentário."
    Postar cinco vezes o mesmo comentário?! Tenha dó!

  7. Caro editor!
    Peço desculpas, mas é que para mim aqui na página, aparecia em vermelho a frase "mensagem não enviada". Talvez por conta dessas letras que temos que preencher ai em baixo e que toda hora da "erro" também. Não tive a intenção de enviar cinco vezes a msg! Se por acaso ocorrer novamente , saiba que não foi proposital.
    Grato.

  8. Parece ser um blindado muito tecnológico, excelente carro. Olhando melhor o vídeo, nota-se que é projeto de algum general "magrão" pois o carro é rebaixado mano e, andar naquele terreno do vídeo até com smart eu ando…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo