Atualização 15/10, 11h
Deputada encaminhou ao Plenário da Câmara uma proposta que permite ascensão de cabos e taifeiros-mores do Exército até a graduação de subtenente.
A proposta extingue o Quadro Especial de Terceiros e Segundos Sargentos do Exército e cria o Quadro Especial de Graduados e contempla os cabos e taifeiros-mores que ingressaram no Exército até 31 de dezembro de 1995 e foram beneficiados pelo Decreto nº 86.289, de 11 de agosto de 1981, bem como as pensões militares instituídas após essa data.
Segundo a deputada, os militares do Exército teriam ficado em condições desvantajosas se comparados com seus pares na Marinha e Aeronáutica.
Atual presidente nacional do PT, Gleisi requer o envio da proposta ao Ministério da Defesa, para elaboração de projeto de lei criando o Quadro Especial de Graduados do Exército.
Texto da proposta (INC 1370-2023)
CONGRESSO NACIONAL
Art. 1º Esta lei extingue o Quadro Especial de Terceiros-Sargentos e Segundos-Sargentos do Exército, cria o Quadro Especial de Graduados do Exército e dispõe sobre a promoção de soldados estabilizados à graduação de Cabo.
Art. 2º Fica extinto o Quadro Especial de Terceiros-Sargentos e Segundos-Sargentos do Exército.
Art. 3º Fica criado o Quadro Especial de Graduados do Exército, destinado ao acesso dos Cabos e Taifeiros-Mores com estabilidade assegurada.
- § 1o O acesso dos Cabos e Taifeiros-Mores será efetivado por promoção à graduação de Terceiro-Sargento, pelo critério de antiguidade, deixando de pertencer à sua qualificação militar de origem.
- § 2º Os Cabos e Taifeiros-Mores com estabilidade assegurada concorrerão à promoção a Terceiro-Sargento desde que possuam, no mínimo, quinze anos de efetivo serviço e satisfaçam aos requisitos mínimos para promoção estabelecidos em decreto.
- § 3º Aos Cabos estabilizados e Taifeiros-Mores, fica assegurada a promoção retroativa à data em que completaram quinze anos de efetivo serviço, mediante requerimento administrativo do interessado, até noventa dias após a entrada em vigor desta lei.
- § 4º Os Terceiros-Sargentos da ativa, integrantes do Quadro Especial de Terceiros-Sargentos e Segundos-Sargentos do Exército, extinto pelo art. 2º, passam a integrar o Quadro Especial.
- § 5o Os Terceiros-Sargentos da ativa, integrantes do Quadro Especial de Graduados do Exército, concorrerão à promoção a Segundo-Sargento, Primeiro-Sargento e Subtenente, pelos critérios de antiguidade e de merecimento, conforme o Regulamento de Promoções de Graduados do Exército.
Art. 4º Os Soldados com estabilidade assegurada concorrerão à promoção a Cabo pelo critério de antiguidade, desde que possuam, no mínimo, quinze anos de efetivo serviço e atendam aos requisitos mínimos para promoção estabelecidos em decreto.
Art. 5º Os Soldados, Cabos e Taifeiros-Mores poderão ser beneficiados por até quatro promoções, após adquirida a estabilidade.
Art. 6° Aos Sargentos dos extintos Quadro Especial de Terceiros Sargentos e Quadro Especial de Terceiros-Sargentos e Segundos Sargentos do Exército, e aos do Quadro Especial de Graduados do Exército, é assegurada a promoção até a graduação de Subtenente, com vantagens e vencimentos, desde que tenham ingressado no Exército até 31 de dezembro de 1995.
- § 1° As promoções observarão o enquadramento em um dos seguintes requisitos:
- I – Transferência para a reserva remunerada a pedido, após cumprimento de tempo mínimo de serviço.
- II – Inatividade por alcance da idade limite para permanência no serviço ativo.
- III – Inatividade por aplicação da quota compulsória.
- IV – Inatividade por incapacidade definitiva para o serviço ativo.
- § 2° O direito às promoções abrange os militares inativos após a publicação do Decreto nº 86.289, de 11 de agosto de 1981, ou às pensões militares instituídas após essa data.
- § 3º Militares oriundos do quadro especial, quando em atividade, e os falecidos em atividade, também farão jus às promoções, desde que atendam ao art. 3º e a um dos requisitos estabelecidos nos incisos I a IV do § 1º do art. 6º.
Art. 7º Militares e beneficiários de pensão que atendam às condições dos incisos I a IV do § 1º do art. 6º só terão direito ao benefício desta lei após assinatura de termo de acordo.
- § 1º Em caso de ação judicial, o advogado do militar ou pensionista deve renunciar ao recebimento de honorários ou o militar ou pensionista deve concordar com o desconto direto nos valores de remuneração ou proventos.
- § 2° O interessado deve requerer ao juiz a desistência da ação e juntar ao termo de acordo a homologação judicial da desistência.
- § 3° Em caso de pagamento duplicado, a União pode reaver o valor por desconto direto na remuneração ou nos proventos.
- § 4° Se o militar ou beneficiário ocultar a existência de ação judicial, as restituições serão acrescidas de multa de vinte por cento.
Art. 8º A promoção será efetivada mediante requerimento administrativo do interessado, por ato da autoridade competente do Comando do Exército.
- § 1º Inativos e pensionistas têm prazo de dois anos, contado da publicação do regulamento, para apresentação dos requerimentos.
- § 2° Militares em atividade têm prazo de noventa dias, contado da publicação do ato de desligamento de serviço ativo, para apresentação dos requerimentos.
Art. 9º Esta lei não interrompe, suspende, renuncia ou reabre prazo prescricional.
- Parágrafo único. Os art. 191 e 202 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 – Código Civil, não se aplicam a esta lei.
Art. 10. É vedada a estabilização de praça que não tenha ingressado no Exército por meio de concurso público.
Art. 11. Fica revogada a lei 12.872, de 24 de outubro de 2013.
Art. 12. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Leia a íntegra da INC, com as justificativas da deputada:
Respostas de 233
Já era tempo de honrar esses militares, que tanto fizeram pelo exército, formando turmas e até mesmo orientando sargentos que chegavam da escola sem experiencia. sem contar que seria reparado as injustiças da lei 13.954/19.
Obrigado meu amigo vc colocou muito bem as palavras. Deus abençoe grandemente sua vida.
Justiça seja Feita Amigos
Parabéns Deputada Gleisi
Milhares De Militares Do Quadro Especial Ficaram Felizes Com Essa Proposta
Deus Nos Abençoe
Gleisi Hoffmann Futura Presidenta Do Brasil Em Nome De Jesus
Muito obrigado pelo que a sehora wsta fazendo pela uma classe prejudicada e humilhada pelos superiores, conte sempre com nosco e a falimia do quadro especial.🙏🙏🙏
O sgt Adjunto que orientou o Aspirante tem que equiparar com Cel. kkkk
Corra atrás seu invejoso.
sem comentários!
estaria me igualando aos ignorantes de plantão
Os caras passaram uma vida inteira e não aprenderam nem a escrever. Agora querem todas as regalias possíveis, mesmo sempre sabendo da regra do jogo
Porque esse assunto tem lhe tirado o sono… lhe prejudica ???? Afeta sua carreira ????
Não aprenderam escrever e porque Sempre Foram escravos dos Gen sugando até o fim já cheguei a trabalhar 12 horas de expediente
Mais que merecido esta reforma
Além de enaltecer os poucos ué existem será uma ajuda a família que passam nas trevas graças ao mito Joia Tá Ok
E pelo jeito, voce nem aprendeu a ler né? Não deve nem saber o que é um saco lister e está aí achando que é militar de verdade….
É impressionante como pessoas que não sabem de nada, e mais, talvez nem tenha servido com um QE pode ter voz ativa aqui.
Por diversas vezes foram feitos estudos para criação desse tal quadro de praças e ficou só no papel por motivos que “ninguem sabe”, mas nós sabemos.
Fique sabendo o Sr Anônimo que nós do Quadro Especial carregamos a mochila durando 10 anos, tendo que provar a cada ano que eramos a pessoa certa para aquela vaga. Ao contrário disso, vi Sgt que se diz de carreira, fazendo varias cagadas, sendo omisso nas suas tarefas e deixando a desejar por saber que não seria mandado embora, coisa que não acontecia com a gente.
Até hoje, muito generais, que outrora fora. Aspirantes nesse nosso Brasil, tem como melhores amigos e pessos de confiança, QEs ao seu lado, coisa quw não vemos com os “DE CARREIRA”.
Sou Grduado, fiz todos os cursos que o EB me permitiu, sou paraquedista, servi na Eqp de segurança do MD, onde ” por coincidência” a maioria dos Sgt são do QE, porque será???
Fomos peejudicados sim.
Para mim, todos os Sgt de nossas forças deviriam povar que merecem estar lá, entrando como Sd, sendo promovidos por merecimento até os dez anos de serviço, dai sairiam verdadeiros militares, verdadeiros Sargentos.
parabéns ao amigo pelo comentario
.
Deixa de ser imbicil, muitos QEs, inclusive eu tem curso superior e não progredimos na carreira pela proibição da própria força que nunca valorizou praças.
A regra do jogo era de ao menos o recebimento de um posto acima na reserva, e foi alterada durante o jogo, com a MP do Mal e com a promoção a 2º Sgt para os Militares da ativa, foi restabelecida parte da regra, os Militares da Reserva foram esquecidos, isso ninguem fala, sem contar que conheço diversos Militares do QE que são formado, assim como conheço diversos Militares da ESA que nunca se formaram em nada, uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Vc é um otario e além de não mostrar a sua cara vc deve ser um anônimo mesmo vc não existe ou então se indenfique babação
Concordo! E os Sgt de carreira tinha que morrer ST, pois se queria ser oficial que Fizesse AMAN. NÉ?
Pois é.
Pensei a mesma coisa: vitimismo e o populismo (Além do Politicamente Correto) são dois males do Brasil!
Infelizes são aqueles que não sabem o que falam a se expressarem em suas opiniões.
Já na reserva pouco me importo a graduação de Suboficial ou não, mas é uma forma de termos uma reposição (1400,00) no Soldo. A melhoria salarial chamada Reestruturação nos desprezou completamente, Vingança Do governo do ladrão de joias e seus Comparsas de crimes.
É isso mesmo pura verdade, tanto SGT como OF.
Triste é ver pessoas que aprendeu muito com os militares do Quadro Especial e no entanto no são humildes suficientes para tão reconhecido e o pior é ir contra a uma proposta que irá acertar as injustiças feitas ao longo dos anos, esses que hoje tem essa mentalidade retrógrada são os mesmos que ao longo d suas vidas vivem a base de puxar saco daqueles que os Pisoteiam, pessoas amargas que só p nas no próprio umbigo e se esquecem que Sò colhe o que se planta, vocês a vida toda de caserna seja na ativa como na reserva são tratados como lixo pelos Oficiais de academia são colocados na sua maioria dos m funções que os de academia não querem ocupar e ainda vem criticar o Quadro Especial muitos são formados e tem mais de uma formação acadêmica e vocês tem que permanecer muito os anos até saírem QAO, e ainda vem falar em analfabetismo do militar QE, fala sério muitos dos senhores vai pra r serva sem saber o que fazer aqui fora pois são ignorantes e se quer tem uma situação financeira estável aí volta como PTTC.
Desculpe as palavras acima pois sei que toda regra tem sua Exceção mas impossível não se revoltar com pessoas com uma mentalidade tão mesquinha e Ofensiva.
Bom dia Pedro, eu não retiraria nenhuma palavra doque colocou, pois todas são verdades.
A maioria de nos temos formação e els nem sabem,porque não importa, porque diminui os “de carreira”, os QEs que não tiveram foi por falta de condições financeiras ou por falta de tempo, por ter que se desdobrar fazendo outra atividade pós expediente para complementar sua renda.
Não falo de todos, mas grande parte dos Of e Pracas de concurso não tem ideia de como nos sentimos tendo Sidos deixados de lado e sendo vistos de forma desagradável por pessoas demesma farda.
Me lembro como se fosse hoje.
ALEMÃO, DEZEMBRO DE 2010, Btl INVADINDO O ALEMÃO CADA GC cOM MISSÃO EM UMA ÁREA/LOCALIDADE E O QUE MAIS ME MARCOU, O ROSTO DOS Sgt DE CONCURSO, DAVA PARA SENTIR O MEDO NELES, FALTA DE POSTURA QUE ALGUMAS VEZES TIVE QUE CORRIGIR, ATÉ EM MAIS “ANTIGOS “. UMA VERGONHA!!!!
Que moral tem eles para falar de nós!!!!
Nós do Quadro especial da FAB também fomos muito prejudicado ; pra fazer justiça teria que enquadrar Nós juntos com o pessoal do exército aí sim !
Bom dia S.Lima.
Sim, vcs também foram prejudiacados e deixados de lado como nós.
De passagem: Cb Andrei e Cb Batista, ambos da aer, serviram comigo no Gab do MD, dois excelentes militares que com em seus ternos, com suas posturas na atividade de segurança do ministro, ninguém diz que são Cabos QE, com seus quase 15 anos de serviço. E digo mais, não estavam ali atoa, estão por que são excentes!!!
Abraço camarada a esses dois e a vc .
Boa sorte a todos nós.
Com todo respeito aos militares do quadro especial e taifeiros, seria uma justiça para esses militares porém seria um desmerecimento aos milhares de carreira que estudaram e prestaram concurso para sargentos, fizeram o curso e seguiram a carreira até ST, recebendo imensas responsabilidades que os demais militares não receberam.
nenhuma resposta desse projeto
Agora vai! 🙂
Para o PT granjear mais simpatia dos militares, os quais, medíocres e carreiristas como são, irão responder com votos de lealdade ao Partido dos Traidores da pátria, e tatuar a estrela, a foice e martelo nas nádegas.
Com essa turma das FAs é assim mesmo: por dinheiro e benefícios, são capazes de limpar o rabo com a bandeira que, horas antes, era objeto de sua continência, e lamber os sapatos dos terroristas que fizeram carreira em cima de difamar e cuspir nos militares, PATRIOTAS DE FORMATURA.
Calma bolsonete, não é para tanto assim. Nós não lambemos ninguém, nem ladrão de nove Dedos nem teu imbrochável.
Parabéns deputada Gleisi
A Senhora Tá Nos Representando
Milhares De Militares Do Quadro Especial Foram Prejudicados
Deus Lhe Abençoe
Nossa Futura Presidenta Do Brasil
Agora a Justiça vai Ser Feita
E qual e o problema nisso meu caro “camarada” “compatriota”!? Bolsonaro, o ex-Capitão Ladrãozinho “ganancioso” se apresentou como “sindicalista” das causas dos Militares Mas NADA fez por Absolutamente Nenhum de nos a nao ser para os “estamento$ $uoerore$” e nao Vi ninguem nem mesmo o senhor se manifestar tao entusisticamente cono o faz agora. Certíssima ela. 4 anos e nada fez por Nós e muito menos oor nossos merecedores sargentos do quadro especial, alguem certamente o fará; algo que por certo Será por muitos de nós reconhecido!!! Chega de babar ovo de oficial!!! Bolsonaro nunca mais!!!!
Seria uma maneira de corrigir a covardia que fizeram com o Quadro Especial em impedir de seguir na carreira. Limitando a duas promoções.
Concordo 100% com está opinião, querem cada vez mais tomar conta dos militares.
Se você tem tantas provas dos políticos do PT, vai lá e prende eles, faz manifestações para apoiar o.merda do Bolsonaro que estão se ferrando presos, e ele também vai, sim eu vou votar em quem me ajuda, não importa o que você pensa, quero comida na minha mesa, boa escola para meu filho, honrar a direita para quê? Para da aumento absurdo para generais e esquecer da tropa que mais trabalha no exército os praças.
O que o Sr. Messias fez pelo Brasil e por você nesse 4 anos de desgoverno ??? Uma coisa é certo, todo dia humilhava Graduado no Cercadinho, e hoje, ainda vejo militar morrendo de amores por um cara que não serviu nem para ser militar. Acorda anônimo esse personagem já era para sempre.
Até o fim da vida, se se candidatar, voto neles…Dá- lhe PT!
kkkkk
O Bôzo é tão bom que deixou sua base no lixo da ingratidão. A base vai apoiar Gleisi por ter a coragem de corrigir várias distorções e injustiças.
Agora tem que acabar com o CAS, não serve pra nada.
É meu camarada anonimo!!!
Vc tem razão, a maioria, que não sabe da história, irá cambar para o lado dos enganadores, que passaram 14,5 ano no poder e quase quebraram o país.
Mas isso por motivos óbvios, por serem traidos por aqueles que se diziam salvadores e jos deixaram a deriva, fugindo, não em botes salva-vidas, mas em jatinhos. Infelizmente é essa a verdade, mesmo essa proposta tendo sido colocada no ano passado,por um de direita, foi os de esquerda que estão tocando e irão ganhar os méritos, quem se lembra quem foi que Nos promoveu a 2° Sgt, acho que poucos né.
Tudo isso tem um motivo, trazer para o lado deles essa classe que é bem grande, coisa que o seu Capitão esqueceu ou nem quis saber, ele e seu bando de Gen sem moral.
Parabéns a esses militares por sua luta, tomara que tenham êxito.
Quanto a política, a melhor é aquela que ajuda, valoriza e une, seja ela qual for.
Sempre lembrando aos cães chupando manga que choram com a felicidade alheia, SERÃO quadros diferentes e que o QE já está extinto nas unidades.
Falou td amigo.
Pura enrolação….
A criação de carreiras é privativa do chefe do executivo!!!
Mais uma vez querem nos fazer de bobos..
Bobo é Vc camarada, ou mal Intencionado. Acesse o Site da Câmara dos Deputados, veja a proposta para o projeto de Lei, dê seu voto e pare de querer enganar os outros. Se vc é QE mesmo, vc é um dos que não mereceria a citada melhora.
Bom dia a todos, devemos ser cordial um com os outros.
O problema não e ser promovido e sim direitos que não foram estendido, até os QE e Taifeiros.
Exemplo: transferência para outras guarnição,há aguardamos 15 anos para ser promovido e receber auxílio fardamento,pós muitos Sgt de escola íam até reserva de material para pegar fardamento nosso.
E por aí vai.
Então vamos de ser ipocrita.
Deus e conosco!
Sim amigo, mas parte sempre de uma proposta para que que se realize.
Que maravilha. Veremos os QE apoiando o PT?
Não sou QE e Não vejo nada de mais nisso. Qual o problema!? Ou o caro Camarada “compatriota’ Ja se esqueceu do envolvimento ate o Pescoço de oficiais generais no desgoverno do seu Jair da casa 58!? Sim ele mesmo Um velho conhecido nosso o mentiroso, oportunista e fujao Jair Messia$ Bolsonaro, nosso “sindicalista” de araque fracassado que f)&$&” com a Reserva e as Pensionistas. O Irmão quer entao dizer que general pelancudo e barrigudo pode ganhar uma tera felpuda da viuva (do estado/governo), Subir em palanque, fazer politica (mesmo Estando na ativa), mentir, participar de atos terroristas e cometer crimes como, por exemplo, tentar desviar joias que o senhor e um monte de Praças passa-pano Vão fazer vista Grossa e!?
Revoltado sem causa, parece um adolecente!!!
eu sou do centrao! sempre fui do centrao.
Ficarei muito agradecido se de fato ajustar tal lei dos qes. Sempre que pude procurei ajudar aos colegas de farda e não me inportava se era cb, sd, sgt qe, da ESA ou oficial , pois eu fui feliz e não guardo rancor ou ciúmes dos colegas e desejo felicidade aos que ainda estão na ativa….valeu amigos
também fui com orgulho ,,,,,,parabéns a todos nós
Parabéns meu amigo pelo respeito a classe QE, merece minha melhor continência, infelizmente a maioria nos vê como inimigos,quado apenas queremos ter uma vida mais digna.
Bom dia
Infelizmente apenas alguns reconhecem a nossa ajuda para com eles.
Quantas foram as forrações em que participamos, apoiamos ajudamos, e para quê.
Não fomos reconhecidos pela força, apenas tratados como mão de obra não especializada?!?!
Entendo a revolta de alguns, qr deram seu sangue, e pra quê?!
Espero que resolva porque foi uma injustiça. Na Fab os quesa foram estremamente prejudica. Vou dar umas injustiça. Cb feminino promovido a sargento alcançado o quadro de sub. Os taifeiro fezeram um curso junto com is quesa e foram promovido até SO. A classe dos Cb sempre descriminados. Esta passando da hora de rever esta aberração. Parabens deputada.
Ė….?
E como fica a situação dos Sargentos que fizeram o Curso de Aperfeiçoamento e não foram promovidos a SUBOFICIAL?
Sei que tinha Muitos QE/QESA excelentes e outros que nem deveriam ter passado em frente e um quartel.
Corram atrás igual os QEs fizeram por anos, mais de 20 anos de lutas
Verdade, sempre foi na luta, nunca sentados esperando!!!
Corra atrás do seu
Falou tudo concordo vc
Taifeiros da AER fizeram concurso, salvo alguns que agora são temporários.
cabo tbm fez prova pra entrar no CFC, qual a diferença? ja procurou qual a definição de concurso?
Aquilo não era concurso. Era uma prova de seleção dentro de um universo restrito. Não seja desonesto!
no caso da FAB e da Marinha as promoções se deram em virtude da Lei 3.953, de 2 de setembro de 1961, que não abrange o EB e a Lei 12.158, de 28 de dezembro de 2009 limita o benefício aos incorporados até 31 de dezembro de 1992. Ainda que se fizesse alguma química o princípio da igualdade limitaria os militares atingidos. A promoção a 2º Sgt do QE se deu pela inexistência da necessidade de curso de formação para atingir tal graduação, mesmo entre os militares de carreira e puxou a promoção dos Sd estabilizados para 3º Sgt já que os QE são promovidos sem curso de formação. Na década de 1980, junto com a criação do QCO havia a previsão de ser criado o QCP- Quadro Complementar de Praças, limitando o acesso a graduação de 1º Sgt desde que habilitados via concurso e seria o ressurgir da extinta QM burocrata.
Eu fiz curso de cabo,depois o de taifeiro no exercito, eu me lembro que cel que cordenava o curso falou que nossa última promoção seria de sub ten igual a marinha e aeronáutica, esperei 40 anos 10 na reserva agora vai se cumprir,Nunca perdi a esperança. Deus é fiel.
Lembro dessa conversa ano de 87 falavam a mesma coisa e nada
Muito bem explicado, deve ser QE, com certeza!!!
Cada força, até a criação do MD, lá no governo FHC, tinha suas próprias portarias falando e regulando seus quadros, cada um dentro da sua necessidade, não podemos agora ficar de bira uns com os outros, o fato é que todos tinham suas provas para galgar uma graduação ou outra e Eram Internos, nada de concursos nível nacional. Então, todos nos do QE temos que nos unir com o proposito unico de nos ajudar.
A Aer já está adiantada em relação as outras forcas, os QE serão promovidos a Sub Of daqui a pouco, questões burocráticas apenas.
Se eu fosse QE não cairia nessa onda, não vai prosperar.
Seu negativismo não vai nos atingir, seu Picareta ⛏️⚒️⛏️
Não estudou para ser SG e quer ser SO.
Por isso é Anônimo, deve ser mais um daqueles que conhecemos bem.
QE não é concursado, QE não é de carreira, QE não tem CAS, QE não tem “CHACAL” mas quer ganhar igual General.
Esse ditado nunca fez tanto sentido para mim: “quem c@g@ vence!” Kkkkk
Agora o sr. Vai ter um Infarte. Parabéns aos QES.
Comentário inútil, os tarifários do exército prestaram concurso, e mesmo assim foram incluídos no quadro de qE injustamente. Nem por isso deixam de serem merecedores de promoção.
STen com CHQAO: aceita que dói menos! STen CHQAO e STen QE no futuro dentro do mesmo saco. kkkkkk
Este ditado nunca fez tanto sentido : ¨No final todos terão que encarar a sepultura e junto enterra a soberba, a inveja, o orgulho e a prepotência.
O QE não é burro de carga como acham. Se deram a estabilidade eram pra ter subsídios para formação interna dentro da caserna.
Ninguém é bicho pra obter apenas uma promoção durante mais de 30 anos. Só lembrando que existe muitos QE até mesmo com doutorado.
Deus está vivo amigo!!
boa!
Isso mesmo!!!
entao voces nao deveriam pedir pra gente tirar serviço pra voces nem trabalhar nas seções pra voces irem viajar
Suas Palavras São de grandiosos poder sem saber de nada .eu era soldado dei muitas instruções para ST e SGT .
Eu na graduação de cabo .deu centenas de instruções para ST e SGT .é Oficiais.
Ninguém é sábio desde que tenha conhecimentos básicos da sabedoria alheia
Em todas as dimensões de todos os setores em todas as empresas, Forcas Armadas. Ninguém é conhecedor de tudo
Principalmente militares do exército Brasileiro. Servi em várias região Brasil cumprir várias missões reais nas fronteiras do Brasil onde se descobria o real valor dos militares
Ter curso superior. Cas .chacal .chqao nada disso é colocado em uma seleção para cumprir uma missão. E sim o espírito de corpo. União. Ampla visão. Rusticidade. Capacidade em assimilar as dificuldades da missão. Lembre-se antes de tudo de soldado a sub-oficial( todos somos Praças )..pois esses conceitos o qual você expressou são para ficar atraz de uma mesa na sala dos oficiais em um .quartel General ou uma cia de comando simplesmente recebendo ordens .
O cumprimento de uma missão e a Capacidade iunida de cada um
Quam carrega ou sempre carregou o piano em Grandiosas Missões da Amazônia ou qualquer região do Brasil son os cabos ..os soldados os 3 ° Sargentos. E somente os melhores 2°Sargentos. Detalhes os 3 Sargentos tinha que ser muito bom . Os 2 Sargentos não era preciso ter( cas)mais sim grandioso conhecimento da missão a qual iria estar envolvido. Raramente 1 SGT com (cAS ) estaria em uma missão ficava no quartel escalando o mais moderno. ST ..ou Sub-oficial ficava no batalhão sentado em sua mesa e os cabos e soldados que sempre eram responsáveis por todo matéria da subtenência esses cabos e soldados zelavam. Controlavam. Distribuíam.materiais conferiam fazendo todo trabalha subtenência,observe bem nos pelotões da Amazônia as Subtenencia quem ficavam Responsável sempre era um cabo . Com passar dos tempos anos 90 no máximo um 3 °SGT. A vaga existia mais Não estavam lá. Missão sempre tinha mais ali estavam cabos soldados SGT.Pelotão Ou Seja ter conhecimento e muito bom ,mais o maior conhecimento é valorizar o valor de cada pessoa principalmente quando falamos de cada integrante Forças Armadas. Quantos soldados fizeram faxina em seu Alojamento.quantos soldados deixaram o banheiro do seu alojamento brilhando limpo para seu dia dia e muitos deles tinham maior conhecimento intelectual e hoje estao em patamar bem maior que possa imaginar ou ate Você conhece Quantos cabos foram seu braço ddireito em suas necessidades em boa vista RR o soldado que vivia na faxina limpando alojamento do ST . Hoje é coronel comandante do batalhão do bombeiros de Roraima e assim são o nosso dia a dia eu ajudei muitos St e SGT em todos meus 35 anos de serviço. Mais sem olhar nível de sabedoria mais sim companheirismo. Ampla Visão e simplicidade…paraquedista ,,comandos, selva, Resgate Brasil
Mas um recalcado que fez uma prova de ensino médio e se acha, vai Tomar conta da sua vida e esqueça a vidas dos outros seu recalcado aspirante a nada.
Fala camarada aqui Edinho PQDT grupo dos 10 2° bEF.
Boa noite eu quando era soldado cansei dar instruções para sT e SGT .eu quando Cabo dei instruções para OFICIAIS e Sargentos
O valor estar em cada um individualmente independe curso de formação,
Quando st e Sargentos chegavam nas unidades militares tinha sempre um soldado para ajudar nas dificuldades desses militares recém chegado
Principalmente unidades militares da Amazônia tinha os pelotoes de apoio direto ali existiam.os Cabos e soldados para ajudar os SGT e ST
A capacidade sempre estar em cada um.
Quantas das vezes o alojamento é vestuário de (st e Sargentos) sempre em ótimas condições de limpeza porque os cabos e soldados ali estavam cuidando para dar Um.Bem.estar para todos . E muitas das vezes o cabo ou soldado militar com grandioso Conhecimento individual ali estavam para cumprir a sua missão. Eu fui em centenas De.missoes em meus 35 anos de serviço e principalmente na Amazônia Quem.vai para as missões Reais são os cabos e soldados com sua capacidade Conhecimento da área de atribuições em diversas situações e geralmente 3°SGt no máximo 2 SGT . E geralmente o Sargento Com.(CAS) falava era antigo e não ia missão puramente O.medo não deixava ele ir e usava antiguidade
St ficava somente na sede do batalhão dentro da Subtenência, mais sempre quem era responsável por todos material da SUBTENÊNCIA eram Cabos e soldados o nome Do Subtenente só estava no documento como detentor da carga mais quem arruma Cordenanava .Entregava ,Controlava e o cabo ou Soldado. Na Amazônia até meados Anos 2000 quem era detentor da Subtenência nos pelotões era um cabo. Esses cabos e soldados que sempre deram instruções, orientações esses estabilizaram por sua capacidade individual e saíram 3 °e 2 ° Sargentos detalhe chegaram por sua capacidade Conhecimento, Rusticidade atitudes…antes não tinha (chacal) Chegavam a promoção CaP .e agora ……OBS …vi muito ST e SGT fazendo faxina juntamente cabos e soldado comandante compania falava oficiais fora de forma e todos os Praças faxina da compania todos somos militares defendemos nosso Brasil.
Vc não deu instrução para ninguém. Para de embuste. No máximo, vc foi auxiliar de instrução. Instrução quem dá são Oficiais, Subtenentes e Sargentos. Cb e Sd são elementos de execução, não planejam nada e apenas auxiliam as atv dos Of, ST e Sgt…
Realmente sempre foi assim jogava para o mais moderno as responsabilidades para quando desse algo errado na missão jogava pra bunda do moderno e tirava o dele da reta
Idiota, o QE é temporário?
Sim senhor.
Pelo menos no Exército só há militares de carreira e Temporários.
Sou concursado músico nota 7,24 mas devido alguns sabichões, concurso caducou e me tornei Qe
Sten Com chqao larga de ser invejoso.
Igual a vc que deve morrer Sub tem um monte, numca fez nada na vida, apenas sentado atrás de uma mesa e querendo sair Of.
Invejoso, no minimo deve ter sido ajudado por um ou dois QEs. Hipócrita!!
Não fizeram nada para nos ajudar e ainda se dizem de carreira!!
Não Tiveram que provar que mereciam por 10 anos.
Deve ser mais um vagabundo que tem uma Graduação a distância e que se acha o cara.
Bota a cara !!??
agora o juruna dura lex morre de inveja dos QE
Tática antiga da esquerda q visa tao somente desagregar as tres forças visando uma batalha interna para tirar o foco do governo petista. Nao tem nada haver com igualdade e justiça e sim com covardia já q contempla apenas o EB.
E onde que dar melhorias na carreira dos QE é desagregar as três forças? Isso que você está fazendo se chama recalque porque está vendo os Sgt do Quadro especial tendo a possibilidade de sonhar com a graduação de Suboficial. Se eles ganharem minha vida não muda, sou de carreira e tbm chego a sub, mas a vida deles vai mudar muito e pra melhor e isso tbm é muito bom.
Parabem pelo comentário mano!!!
Mas a proposta ampara a todos !!!
Equiparação ao quadro de tarefeiros que na reserva vá a sub oficial
eitaaaaa QEEZADA !!! Parabéns vcs merecem !!! A mentalidade pobre de nossos oficiais não permitiu que vcs ascendessem através de uma simples carreira que poderia ter-lhes sido possibilitada através de portarias internas,algumas canetadas e boa vontade teria resolvido a carreira de vcs lá na década de 80/90,assim foi nas PMs,ASSIM foi na maioria do serviço público .Imagino quanto o EB não perdeu se tivesse aproveitado sua farta mão de obra de forma mais qualificada,pois assim permaneceram INERTES na força, sem perpectivas, sem cursos,sem nada além do salário.Queimou a língua os que pensaram que vcs morreriam calados, que o quadro seria extinto e enterrado. Parabéns !!! oS Leões do alojamento e fãns do Capitão indisciplinado irão resmungar, mas a vitória é de vocês !!! Bravo amigos QE !
Bem, ano que vem estarei indo para a reserva remunerada como S Ten de carreira, depois de pagar todos os pedágios, cotas, transferências forçadas e um número grande de bocas pobres durante a “carreira” (leia-se: rastejo baixo). Tive que enfrentar diversas mudanças de interstícios e cumprir metas de formação, aperfeiçoamento e especialização. Espero que saia um projeto de lei como esse para os sargentos de “ESA”, assim poderei ser promovido a major em casa…nada mais merecido!
A diferença é que os QEs foram a luta , enfrentaram o Diabo e a todos seus inimigos, já vc confia no CMDO, Pra tudo faz sentido e esconde na Disciplina a sua covardia,espere Sentado,que o MInTO tá Preocupado com vc e o bem estar de sua família SQN.
Os QE estão se sindicalizado e fazendo desmoronar a disciplina dentro e fora dos quartéis. Nunca foram bons nisso (disciplina). Muito fácil lutar sindicalizado com apoio do STF aparelhado (leia-se: esquerdizado), onde concordam com tudo que seja contrário ao interesse da nação. Apoiam as causas da esquerda, nada mais. Lá n constituição diz que aos militares é proibida a sindicalização, mas for para angariar o pirão do QE, está valendo. Não se trata de se esconder na disciplina, nem covardia. Covardia é vcs não terem feito essa “luta” enquanto estavam na ativa. Não passam de leões de alojamento que na reserva se encorajaram pelos políticos de esquerda, que vão lhes tapear (de novo). Ao contrário do vc afirma, o pessoal de carreira não ficou sentado. Ficou nos quartéis trabalhando e cumprindo sua missão constitucional, sendo um delas não ir contra a própria Constituição. Boa sorte e bons votos no PT e em seus partidos satélites…
Vá tomar seu remédio doido kkk
Vc está completamente equivocado, nossa luta começou com um grupo de QEs da ativa em santa Maria RS (inclusive eu) fomos a luta e conseguimos sair segundo, agora a briga é outra,e temos sim grande chance de ganhar se Deus assim o quiser.
Entao voce está mal informado, a LEI No 7.524, DE 17 DE JULHO DE 1986.
Dispõe sobre a manifestação, por militar inativo, de pensamento e opinião políticos ou filosóficos.
VÁ ESTUDAR GADO!!!!!
Até agora não consigo entender o porquê desse assunto incomodar tanto os militares letrados.
Mas um invejoso postando!
Justo tbm, mas tem que correr atrás
mas já existe majores na reserva que nunca fizeram uma prova dentro do exercito. duvida?
Kkkkkkk.
Corre atrás mano!!!!
Junte Todos que puder, faça como nós!!
Mas isso não vai acontecer né mesmo, esqueci que vcs são desunidos,cada um corre atrás do seu né!!
Sempre ouvi vcs falando assim!!
Mas sempre por tras dos panos, com medo de tudo e de todos, se ficamos parados na carreira Não foi por nosso culpa, tudo que nos foi exigido, cumprimos também e sempre provocamos a parte cima, que não nos reconheceu.
Vai pra casa Sub e corre atrás, não fique esperando!!!
Só os Especiais do Exercício, viu Dura Lex
Caso a proposta seja para agraciar pessoal da RRm não teria problema começar pelo Congresso Nacional, pois se trata simplesmente de política, contudo se for para pessoal da ativa padece de vicio de iniciativa, pois caberia ao Presidente.
E nós australopiteheucus da MB não vamos sair Suboficial
Parceiro, eu fui de carreira normal, não sou do QESM.
Os Jurunas nao correm atras vão morrer cabos
Vício de iniciativa para qualquer militar e servidor. Ademais Gleide não é parlamentar.
Australopithecus Não É Possivel Que Os QE Sejam Promovidos E Nós Não
o cerebro do lula utiliza fisica quantica, eh diferente do cerebro do bozó. enquanto as pessoas estao presas a burocracia, o sindicalista já negociou e os inimigos nem viram o que aconteceu.
A torcida contra é grande e o recalque também, mas com fé em Deus venceremos.
O choro é livre.
Mas Não Se Assanhe, Os Especiais Da MB Continuarão Jurunas
Enquanto isso o Chefe do Estado Maior das Forças de Defesa de Israel (FDI) General Ben Ghadjura afirmou que o líder do Hamas Jaleen Habbey não escapará da Faixa de Gaza…
Chacal e igual Acendedor De Cigarro Em Moto
As FFAA deveriam aproveitar que ela está boazinha e pedir uma correção nós soldos.
Isso não é iniciativa de General,nunca foi, vem de luta e da iniciativa política dos partidos da Esquerda.
parabens aos QES, MILITAR DE CARREIRA QUE QUER ALGO VAI ESTUDAR…
Que Os Injustiçados De ESA corrão atrás dos seus direitos. Assim como os Sgt’s do Quadro Especial estão fazendo. Recebam!!!!!!
Lendo alguns comentários, percebo que passam os anos e nada muda. Sempre tem aquele enrustido recalcado que gosta de criticar os QE.
Mas a questão principal nem é essa, mas sim a inveja, a torcida contra algo do qual o crítico não vai se beneficiar, ou seja, não fui contemplado então não é bom, vou criticar.
Outra coisa que é triste, e ver praça que não tem consciência de classe. Pois esquecem que quem cozinha é praça, quem tira serviço é praça, faz faxina é praça, enfim quem “carrega o piano” são as praças, ou seja, são a classe trabalhadora. Classe trabalhadora não e nunca foi direita. Podem até concordar com o dono do chicote, mas não seguram o chicote.
Quem vende a sua força de trabalho não é direita. direita compra força de trabalho. Direita é quem manda, direita é quem tem capital, direita tem poder diretivo.
Hoje em dia é tão fácil aprender o conceito de esquerda e direita política, que causa espécie ver alguém que não tem consciência de classe.
Tem um ditado que os europeus conquistadores usaram e usam até hoje que é: dividir para conquistar. Enquanto as praças, força de trabalho, continuarem achando que pertencem a direita, vão continuar sendo transferido por necessidade do serviço e chegando na localidade vão ter que pagar aluguel por muito mais tempo que os oficiais, mesmo ganhando menos. Vão ser transferido da mesma OM para Outra OM juntamente com um oficial e vai receber menos que o oficial, pela transferência , e continuar achando isso normal. Empresa de mudança não cobra por posto ou graduação.
Para não ser escravo do sistema é necessário ler. Não manuais militares, mas pensadores. São eles que ensinam como o sistema funciona. Agora, para isso é necessário querer se libertar.
alguém tem conhecimento do efetivo de cabos e taifeiros-mores do Exército, conheci poucos, pois prestavam serviço em QG e casa de Generais.
Exatamente
Cada General e Cap QAO tem direito a 10 Taifeiros-“mores”.
Na Marinha senta praça como marinheiro vai até Sub oficial.
Não vamos esquecer que a referida Deputada, por vezes, Achincalhou, as FFAA, e verbalizaram ela e @zedirceu_ que as FFAA tinham que ficar sem Orçamento.
Trocar meia dúzia por seis
Não esquecer, que a palavra literal do @josedirceu_ PT, foi “vamos SUCATEAR as FFAA, repetida pela @gleisi @jandirafegalli
Chegou enfim a nossa Vitória.
Bravos e perseverantes Quadros especiais.
Rumo a subtenentes.
Seria muito gratificante se todos fossem promovidos, afinal de contas os direitos são iguais pra todos…
Deixem os jurunas serem felizes.
Deus é bom em todo tempo.
Agora sim o blog vai bombar de comentários kkkk o que dá ibobe aqui é remuneração e QE. Senta o dedo rapaziada!
boa….
O Comando Militar do Sudeste investiga o desaparecimento de 21 armas de seu Arsenal de Guerra localizado em Barueri, na Grande São Paulo.
A falta de 13 metralhadoras .50 e oito de calibre 7,62 foi notada durante uma inspeção na terça-feira (10).
Aí vem os parlamentares bolsonaristas que os próprios militares ajudaram a eleger e votam contra. Já tô até vendo.
vai ser votação por bancada.
Não paguei pra entrar para as forças armadas, pagar a GRU pra levar grito e tapa na cara, só os necessitados pagaram pra entrar.
Pelos colegios miltirares você entra para as escolas das forças armadas sem prestar concurso, seus burros, é só pra quem tem QI. Quem Indique.
Outra Até os anos 90 vocês entravam como voluntário, e voluntário só se ferrar, no caso da marinha você tinha formação profissional reconhecido pelo MEC e a força necessitando, você ingressava e seguia carreira normal.
Naquela Epoca era piada, perguntava ao guerreiro se tinha pago pra entrar.
É todos eram Militares, hoje se vê o próprio pracas se dividindo e, com racismo funcional, desnecessário.
Despesas com Orçamento estourado ? Não passa nem de fininho. Detalhe: Taifeiros AER e MAR são na maioria concursados. No EB nunca houve concurso. ” Soldado estabilizado do EB ? Nunca ouvi falar. Aliás, qE entrou em extinção uma vez que o limite na ativa para não concursados são 8 anos. Gleide não pode hoje apresentar projetos de lei pois não é parlamentar.
Ela é melhor do que isso, invejoso ela é presidente do PT, tem acesso ao Lula, você realmente acha que ele não vai atender ao pedido dela?
ou será que foi ela que atendeu o pedido dele? rs
Desculpe-me, mas pare de mentir, a Sra. mencionada é deputada sim, eleita pelo Estado do PR para o mandato de Deputada Federal 2023 a 2027. Portanto, pare de disseminar fakes. Se não sabe vá ao site da Câmara Federal e veja na lista. Passar bem.
boa
Se ão sabe o que é um parlamentar. Fica calado para não dar manota. Bisonho.
Boa noite estabilidade acabou em 1992. Antes sempre teve estabilidade soldados exército..
Eu fico felis em sair sub, eu dediquei minha vida pro quartel, que deus abeçoe a deputada greisi .
Poderia ser inserida nessa lei um artigo para os Sargentos de carreira progrediram até Coronel, sendo que os possuidores do CHQAO podendo chegar a general.
Os nossos amigos QEs poderiam levar essa demanda para os PTralhas. Dá uma força aí galera, certeza que vamos apoiar também essa demanda de vcs progredirem a Subten.
É justo!
Chora nao, sgt de escola chega a oficial sem nivel superior.
Boa ideia porque voces de escola não correm Atrás faz o movimento como os Qes que deram a cara a tapa já filmaram cie Atrás punição etc
Tenham coragem espírito de corpo união daí conseguiram chegar onde quis4rem
Sou militar ref des de 1992 quero saber se tenho algum direito a mais
Não é possível que vai valer a pena toda a luta dos QEs, merecem pela insistência e união da classe, coisa que os de “carreira” não tem infelizmente!
vcs acham realmente que ela ia apresentar um iniciativa dessa sem a autorizaçao do 9 dedos?vale lembrar que os deboches sao identicos quando o dep Pulo pimenta surgiu com uma proposta dessa q nos promoveu a 2 sgt;portanto nao duvidem rsrsrsr. vamos torcer pro sucesso dessa iniciativa. uma obs que faço é que essas criticas não representam o pessoal de carreira que na sua grande maioria nos apoiam.sugiro que vão a luta tb!
Essa proposta é a reedição do projeto de lei de 2012 durante o governo do PT e não depende do presidente para ser apresentada, é apenas um dos milhares de projeto de lei.
A promoção a 2º Sgt foi em virtude da oposição do MD não aceitar a Proposta Da Presidência em promover os QE em Isonomia Com Os Taifeiros Da FAB Através Da Pec 4373 e a contrariedade foi tanta que não foram promovidos os inativos, que eram a grande maioria. Os Taifeiros da FAB estavam amparados por legislação da década de 1960, o que não era o caso do EB, já que os QE surgiram em 1981.
bolsonaro nunca pensou em ajudar praças de escola ou do quadro especial,temos q ter representaçao e nesse sentido o quadro especial se organizou,por isso temos que tirar o chapeu,que as criticas sejam construtivas,as coisas só mudam se houver iniciativa e essa classe vem nos dar exemplo disso,com exito ou nao incomoda muita gente. em resumo: onde a fumaça a fogo!!!
Enquanto Isso O pessoal da “LACUNA”, de 2001 a 2019, vai ser subalterno dos sargentos QES. É o caldeirão militar fervendo. Esses se F… literalmente de verde e amarelo. Agora gritem aí Mito!!!
O que seria ‘O pessoal da “LACUNA”, de 2001 a 2019’?
Subalterno dos sargentos QE’s?
Que “por@#*” é essa?
Pessoal da lacuna é os músicos que 90% vai só até 1 Sgt e para sair ST só esperando até 60 anos o que caracteriza um problema psiquiatrico pois são 10 anos esperando uma promoção que, na prática, não altera seu status quo, o que só aconteceria se saísse QAO, pois é a promoção mais importante depois de 3 Sgt mus….
A lacuna seriam os músicos que na sua maioria vão para reserva como 1 Sgt, e se quiser esperar p/ sair Sub precisa esperar até 60 anos indo com sequelas p/ reserva.
muita fé em Deus que vai dar certo!
O Estatuto Dos Militares É Pré-Constitucional, Antes Da CF 88, Portanto Era Adequado Para A CF 1967/1969, Na Época Poderia Entrar Como Soldado E Chegar A General Mediante Promoções Sucessivas, Depois De 1988, O Acesso Às Carreiras Somente Por Concurso Público.
A criação dos quadros devem obedecer as leis, qual a lei para o acesso dos quadros dos militares de carreira?
Enquanto Isso No Judiciário…..
11. Entretanto, Não Obstante A
Previsão Na Legislação Estadual Quanto À Possibilidade De
Transposição De Carreira De Militar Em Razão De Promoção Por Ato De
Bravura. O Supremo Tribunal Federal, Em Precedentes Vinculantes,
Decidiu Pela Impossibilidade De Mudança De Carreira Do Servidor Sem
A Prévia Aprovação Em Concurso Público.No Julgamento Do Agravo Em
Recurso Extraordinário Nº 799908, Com Repercussão Geral Reconhecida
(Tema 724), A Excelsa Corte Reafirmou, Em 2014, A Sua Jurisprudência No
Sentido De Que “As Promoções Dos Anistiados Se Restringem Ao Quadro A
Que Pertencia O Militar Na Ativa”, Não Sendo Possível A Ascensão Para
Carreira Diversa. No Ano Seguinte, O Supremo Tribunal Federal Editou A
Súmula Vinculante Nº 43, Cujo Enunciado Prevê: “É Inconstitucional Toda
Modalidade De Provimento Que Propicie Ao Servidor Investir-Se, Sem Prévia
Aprovação Em Concurso Público Destinado Ao Seu Provimento, Em Cargo
Que Não Integra A Carreira Na Qual Anteriormente Investido”. Assim,
Embora A Legislação Estadual Permita A Promoção Do Militar Para
Carreira Diversa, A Análise Da Norma Deve Ser Feita Com Observância De
Todo O Ordenamento Jurídico Brasileiro, Havendo Precedentes
Vinculantes Que Vedam A Ascensão Para Quadro Diverso.12. Não
Bastasse A Jurisprudência Do Supremo Tribunal Federal, Que, Por Si Só, É
Imperativa Quanto À Vedação Da Promoção Almejada, O Superior Tribunal
De Justiça Tem Posicionamento Recorrente Sobre Impossibilidade De
Promoção Do Militar Integrante Do Quadro De Praças Para O Oficialato, Por
Serem As Carreiras Diversas. No Âmbito Deste Estado, O Tribunal De
Justiça Tem Decidido Não Ser Possível A Promoção De Subtenente Para
A Patente De 2º Tenente, Em Razão Da Diferença De Carreira.
Boa noite camaradas. Atenção ao § 5º do Art. 3º do Texto da proposta: ” Os Terceiros-Sargentos da ativa, integrantes do Quadro Especial de Graduados do Exército, concorrerão à promoção a Segundo-Sargento, Primeiro-Sargento e Subtenente, pelos critérios de antiguidade e de merecimento, conforme o Regulamento de Promoções de Graduados do Exército.”
O regulamento de promoçoes diz o seguinte:
– Parágrafo único do Art 12. Para ser promovido pelos critérios de antigüidade e de merecimento é imprescindível que o graduado esteja incluído em QA.
– Art. 17. Em cada graduação, para o ingresso em QA, é necessário que o graduado: I – satisfaça aos seguintes requisitos essenciais:… d) aproveitamento em curso ou concurso de habilitação ao desempenho dos cargos próprios da graduação superior;
Desta forma, embora seja aprovada a proposta, a menos que faça o CAS, O Militar ainda não poderá ascender a graduação de primeiro sargento, como aconteceria com qualquer graduado não habilitado.
…
Você esta dizendo que o projeto da Deputada já nasceu morto?
Prezado não adianta discutir o assunto apenas no blog, além disso é necessário participar da enquete disponibilizada pela Câmara dos Deputados sobre a matéria. o assunto está disponível para qualquer cidadão se manifestar de forma on-line e já há 7.140 manifestações favoráveis (97%) e 132 (2%) contrários a matéria. “https://www.camara.leg.br/enquetes/2394670”
Esse texto pode ser modificado e dispor sobre requisitos a serem definidos em Decreto.
Vai ganhar é banana !! QE acredita em cada coisa !!
O Cholo é grande. Parabéns QES.
Estou lendo os comentários e me divertindo muito. Mais uma vez um efetivo Foi Esquecido. Só lembram dos sobreviventes, como fica a Situação das viuvas e filhas dos QEs. Estas pensionistas não tem direito não? Não vi nenhum QE lembrar delas. Elas não Serão promovidas? Mais uma vez deixadas de fora?
Serão Beneficiadas tambem,leia o projeto.
Bom dia, salvo maior juízo o referido projeto está faltando incluir o pessoal do quadro especial da Marinha (qESM). Temos que mexer no projeto e incluir pois senão o pessoal da Marinha vai ficar fora. Se é pra alterar tem que incluir as três forças.
Vamos ficar a pé de galo
Nosso Barco, Nossa Alma.
Até que enfim alguém lembrou dos QEs.
Agora podemos ser beneficiados, e ter um pouco mais de dignidade, pois fomos deixados de lado.
Esperamos ansiosos a reparação Dessa graduação.
Deus tarda mas nunca falha ,Estamos esperando por isso a anos e os único que nos ajuda e sempre o PT,maninha foi a primeira,Dilma a segunda e a senadora agora para fecha com chave de ouro obrigado a todos ué estão na frente em busca de JUSTIÇA.
Marcão
Os “jurunas” e QE estão em polvorosa, 124 comentários em 24h e aumentando. Se passar o PL parabéns! Vocês merecem por correr atrás, mesmo sob vaias.
Pessoal de carreira não mudará nada se isso passar ,qual o problema em ajudar os QEs?Esse pessoal corre atrás, que nós de carreira seguimos o exemplo e procuramos nos unirmos e ter representatividade assim como os QEs fazem.
Acho que nós de “carreira” deveríamos pedir assessoria aos QE para procurar melhorar a nossa “carreira”. Haja vista que, os Generais e Oficiais representam somente a si mesmos…
Só não concordo que um fique desmerecendo o outro. O QE foi e ainda é (os poucos que ainda estão na ativa) um elemento importante dentro dos quartéis (praticamente, eram a “memória viva” da OM). eram aqueles caras safos naquilo que faziam. De fato, muitos que conheci exerciam funções sargentos e até oficiais. O Melhor sargenteante que tive foi um cabo do QE.
Agora, se o concurso da eSA exigia apenas 1º grau, não é culpa daqueles que se propuseram a fazê-lo. e, Muito menos, dizer que o tal CHQAO é molezinha quando muitos sequer pegam um livro durante o ano para ler. Acredite, estudar depois de velho, com família e dificuldades na OM e/ou guarnição não é tarefa fácil.
Da mesma forma, que pode ter havido militar qE golpista também há muitos militares ditos de “carreira” golpistas.
Vamos deixar esse hábito de classificar todos os militares como ruins devido aos erros de alguns.
Hipo! Selva! Aço! Brasil!
excelente!!!!
Li a maioria dos comentários, e fico com vergonha da falta de respeito com os Veteranos, somos raiz, conscrito, recruta, soldado ev, soldado engajado, aluno cFC, CB, CB estabilizado, 3°,2°, por merecimento e conhecimento de causa, verdadeiros militares RAIZ, coisas que a galera de escola nunca saberão oque é ser um recrut, passar por todas as fazes no exército antes citadas. quem já foi para o campo, SEJA nos BECs CIGS INFANTARIA ETC… recem chegados de escolas, e nunca pediu ajuda ou informações à um soldado Estabilizado CB ou sargento QE Veterano?? O fato é, o caráter desses que nos condenam, sempre será de baixo nível. NÃO SÃO TODOS Estudamos na escola da vida, sou QE VETERANO com orgulho não somos carreristas, só queremos o reconhecimento, o exército do oiapoque ao xui, é o mesmo. Só queremos respeito e o reconhecimento SEEEEEELVAAAAAA!!!
Parabéns, excelente Comentário.
Apresente o Certificado de Conclusão de Curso nessa escola da vida. Tem que apresentar o certificado pra garantir as promoções. Com Certificado vai a Capitão, sem Certificado fica como está.
Rumo aos 200 comentários!!!
Sten Com chqao larga de ser invejoso.
Lembro dessa conversa ano de 87 falavam a mesma coisa e nada
Os QE acreditam tanto em fábulas que não param para, pelo menos, raciocinar. Pergunto: qual é a lógica de promover militares de segunda classe ao topo da graduação de praças sem terem passado por nenhum curso probatório? Eles não fizeram provas, não possuem cursos básicos para as graduações, não têm cursos de aprimoramento, entre outros. Querem colocar os militares de carreira na mesma situação. Se fosse assim, não teria objetivo ter feito inúmeros cursos e provas; era muito melhor ter optado por ser juruna, evitando assim muitas preocupações.”
Braga, não adianta discutir o assunto apenas no blog, além disso é necessário participar da enquete disponibilizada pela Câmara dos Deputados sobre a matéria. o assunto está disponível para qualquer cidadão se manifestar de forma on-line e já há 7.516 manifestações favoráveis (97%) e 136 (2%) contrários a matéria. Todos tem que participar, faz parte do jogo “https://www.camara.leg.br/enquetes/2394670”
Já fui lá dar uma embaçada!
Os QE não são da sua classe – oriundos da ESA -, eles vem do chão da fábrica!!! Não pense em cursos ,chaqaos, brev^es,Curso EAD,firulas… eles são -RAIZ – e não sairá um tostão do seu bolso para promovê-los,aceite e seja feliz Braga.
Braga Raciocina comigo o quadro especial foi promulgado apos a constituição de 88 a instituição teve todo tempo Necessário para regularizar a situação do qE e ministrar os cursos Básicos e de aprimoramento Dentre outros como Você comentar fato é que ouve uma Espécie de descuido com o Seguimento tendo em vista que as FAs anteriormente tinha uma assessoria parlamentar Vinculada ao EMFA e Posteriormente ao Ministério da defesa poderia sugerir algum projeto para promover este cursos e não Fizeram a culpa não é do QE em não ter feito esse cursos cara! a responsabilidade É da instituição que abandonou o quadro
Deus vai iluminar esta nova empreitada, se for da vontade dele vai da certo
“QE de Cristalina”
Então servimos juntos no extinto 43° BI Mtz ou 3ª Bda Inf Mtz
Para promoção de Cb e Sd já é prevista com 15 anos de serviço e conforme a proposta as demais promoções seriam conforme o Regulamento de Promoções que prevê a habilitação para a graduação superior (CAS). Esta proposta volta e meia ressurge e é a mesmo projeto de lei nº 4573/12 apresentado à mais de década de autoria do deputado Paulo Pimenta quando o PT estava no governo.
Boa tarde, mais uma vez o governo do PT está olhando e fazendo justiça com a calasse dos sgts QE, tanto no governo da presidente Dilma e agora do Presidente Lula, governo esse que sempre valorizou e continuará valorizando os QES ,Agradecer aos Deputados e senadores desse governo e governo anterior do PT, Paim, pimenta, Glauber, Gleisi, melchiona, e que o Brasil continue no rumo certo.
Eu não estou nem aí para os Sgt QE serem promovidos a graduação de S Ten, se isso realmente acontecer, o que acho muito improvável, as porteiras deverão serão abertas para todos os graduados de CARREIRA, QUE PRESTARAM CONCURSO PÚBLICO, que todos estes alcancem o posto de MAJOR, no mínimo. Por que tantos comentários sobre o assunto? Simples, se isso se concretizar é um tapa na cara daqueles que estudaram, se aperfeiçoaram, etc, etc…o cara que criou esta jabuticaba chamada Quadro Especial deve estar arrependido até o último fio de cabelo.
Do serviço militar obrigatório para Subtenente sem fazer curso algum e muitos sem nem saber escrever direito???? Tá de sacanagem. Eita país velho sem jeito. É por isso que tá esse lixo de hoje. Queriam isso tivessem feito um concurso público depois de se matar de estudar.
Correção: Do serviço militar obrigatório Para Subtenente, sem fazer curso algum e muitos sem nem saber escrever direito, está de sacanagem. Eita país velho e sem jeito. É por isso que está esse lixo de hoje, portanto, se quizessem isso, deveriam ter feito um concurso público, depois de se matar de estudar.
Como se diz o ditado: o “Milito” oficial como sempre… correto, pobre do meu Brasil….
Os Sargentos do Quadro Especial do Exército vão ser promovidos a SUBTENENTES de início e aqueles que tiverem curso superior vão sair Capitão. Viva o PT!!!
Manda promover a Gen de Bda direto, eles sao os caras
Vamos lá pessoal.
O barco do nosso futuro está passando.
Vamos no site da Câmara e deixa seu voto favorável a INC 1370 de 2023.
Obrigado.
O critério de isonomia não cabe ou teria que ser estendido para todos os postos e graduações, soldados concursados como os FN, promoção a Cap para a Marinha com prova para civis fazerem a formação de Sgt, possibilidade de Ascenção a Ten Cel no EB … mesmo tendo graduações similares passam por formações distintas.
Acho que o projeto da ilustre e honrada deputada, tem q ser aprimorado, vamos promover esses militares, que se nao fossem eles, o EB tinha chafurdado, a General direto. Aí fica melhor, e retroativo ao Dec de criacao do quadro.
Conheci muitos QEs de respeito e trabalhador e algums larapios mas também conheci militares Da esa e da aman larápios também. Não siguinifica Quê todos de Carreira são energúmeno ou desonestos .
Justiça, antes tarde do nunca. Trinta anos na escala de serviço com escala apertada! Nenhuma transferência, onde alguns fazem seu pé de Meia! Só acumulação de funções! Tava na hora!
Tem muitos cabos velhos reformados nesse imenso Brasil,que serviram em fronteira etc,nunca tiveram oportunidade de ascensão na carreira,hoje estão velhos e doentes e ganham uma merreca.
Senhores que ficam agourando apenas por maldade,porque não irá mudar nada na sua vida,eles não estarão tomando seus lugares.
Lembrem se a velhice baterá na sua porta também e um dia irão se lembrar o quanto é difícil ter que comprar um remédio,comida etc e não ter força mais no corpo para correr atrás.
Que Deus ilumine suas mentes para no futuro não lembrar o quanto foram hipócritas.
Parabéns aos militares dos quadros Especiais das FA, vocês merecem!
Maior erro do exército criar os QE, ainda bem que hoje temos os Cb especialistas e Sgt temporário.
Concordo! Por isso Vão ter que corrigir o erro promovendo todos a sub ten ! Aí vcs ficam com os seus cabos especialistas e sgt Temporário. E pare de encher o saco com essa conversa idiota .
Erro foi a criação de militares temporários… esses são totalmente desinteressados e sem estímulos, ficam passando apenas o tempo, pelo fato de saber que o tempo de serviço para eles é muito curto.
Como é fácil identificar um bolsominion só pelo comentário, pois é aquele que está preocupado com a vida alheia, só pelo fato de pessoas das quais ele não conhece ter um possível benefício.
Para ele não vai alterar em nada, mas o incomoda que mude para melhor para pessoas que ele nem sabe quem é.
Tem um ditado que diz: se você não consegue dizer algo de bom para alguém, não diga nada.
E não se preocupem, pois se a lei for aprovada, quem vai pagar a diferença para os QE será a união, então fique tranquilo, não vai sair da sua remuneração.
Entrei para ser soldado corneteiro, mas como sempre gostei dos livros, logo cedo percebi a oportunidade e após 30 anos sai Ten QAO.
Sempre falei aos amigos do QE que fazia votos de coração que fosse feito justiça a esses companheiros de grande valor na rotina diária das OMs e que fosse criada uma legislação que permitisse a correção pelo menos em parte dessas injustiças.
Estou comemorando junto essa possibilidade que acredito 99,99% de possibilidade de dar certo, pois é somente a correção de um erro histórico pois os soldados da PM do meu estado 90% foram para a reserva como 1° Ten, ou seja, foram valorizados, por que no EB vamos adotar uma cultura do “quanto pior melhor”?
Precisamos avaliar as possibilidades e desafios e buscar igual aos QE’s nossos progresso ainda que na reserva ou em outro concurso. Eu mesmo estou fazendo jornalismo e conclui minha terceira Pós com tranquilidade agira na reserva remunerada, pois tem vida aqui fora da caverna….
Sinceramente, considero altamente improvável, para não dizer impossível, que essa ideia absurda vá adiante. Como os militares da ativa lidariam com suas carreiras diante disso? Por que se esforçar com cursos, conceitos, TAF e disciplina, se qualquer pessoa pode alcançar a mais alta graduação entre os praças sem esforço? Todo o trabalho de incentivo e valorização da carreira seria anulado, prejudicando a hierarquia e disciplina dentro das Forças Armadas. Por que alguém se dedicaria a assumir funções mais responsáveis se um indivíduo que sequer fez o curso básico de formação ganharia o mesmo, fazendo muito menos? Acredito que esse projeto já nasceu fadado ao fracasso.”
Já que você é contra essa proposta reúna alguns colegas que pensam como você e entre na justiça e faça suas alegações contrárias.
Já Está pronto, Falta O PR Lula Assinar,Não Chores,não Sairá do teu bolso.
Excelente iniciativa dos nossos Chefes militares.
Sempre soube qye nossos generais iriam reconhecer nossos esforços.
Selva
Excelente Iniciativa da Presidente do PT…Justiça seja feita … Obrigado
vamos votar na enquete,isso serve com termômetro,inclusive quem não concorda pode votar, afinal estamos em uma democracia rsrsrsr!!!
a proposta vai sair, tem apoio do Lula, vamos pedir também a correção do soldo
O sargento Romualdo, o 66, paraquedista, é do Quadro Especial. Um exemplo de militar. Sempre orientou e instruiu outros militares, de soldados a oficiais superiores na Brigada Paraquedista. Minha continência respeitosa ao Sgt 66 Romualdo.
Está proposta é de 2012 e foi rechassada pelo MD por falta de Amparo legal. Os Taifeiros da FAB tinham Amparo de lei da década de 1960. Seria o mesmo que equiparar a carreira dos graduados das três forças que tem formação, interstícios e acesso a postos diferentes.
Requiditos basicos para promoção:
1. Apto na Inspeção de Saúde, (ativa e reserva)
2. Conceito “B”, “MB” ou “E” no último TAF.
3. Não pode estar sub judicial ou respondendo processo criminal na esfera Civil e militar.
4. Conceito favorável do cmt OM.
70% do efetivo não cumpre os requisitos.
A carreira começa com o concurso público até o final dela e as promoções são no mesmo quadro, Arma ou Serviço, ou seja, quem começar como soldado de Infantaria deve ir até subtenente de Infantaria e assim por diante.
AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO. SERVIDOR PÚBLICO. CARGOS PÚBLICOS. MESMA CARREIRA. PROMOÇÃO. CONSTITUCIONALIDADE. 1. A investidura de servidor público efetivo em outro cargo depende de concurso público, nos termos do disposto no artigo 37, II, da CB/88, ressalvada a hipótese de promoção na mesma carreira. Precedentes. Agravo regimental a que se nega provimento
Gratidão Montedo!!
ADSUMUS! Contra altos estudos para praça, a favor da promoção de todos os QEs.
Sou sgt do quadro especial, a classe mais oprimida desse exército Brasileiro. Trabalhamos por anos nesse exército para que o mérito sempre ficasse para os oficiais, com todos nossos esforços sendo em vão, pois nunca fomos reconhecidos. Pois Me recordo de cada curso realizado, indo de encontro com o ex-presidente da república, General Mourão, que afirma em sua fala que os militares QE nunca fizeram cursos. Me recordo também de quando arrisquei minha própria vida em defesa do 4° rI, Osasco-SP, sendo elogiado e indicado para a medalha de passificador pelo próprio comandante da unidade, Coronel Antonio Lepiane, homem digno de muita cultura e formação Militar, como outros com quem servi. Por isso, afirmo que merecemos sim, é com muita honra que aplaudo a deputada Gleisi Hoffman, por fazer o que não tinham feito ainda, reconhecer nosso suado trabalho. pois sei dos 30 anos que passei dentro do exército Brasileiro, sei das minhas qualificações como militar da área de material bélico, dos Cursos, indicado pelo próprio exército, propostos pela EMBEL (EMPRESA DE MATERIAL BÉLICO-MG) BERETA DO BRASIL (SANTO AMARO-SP) TAUROS (RIO GRANDE DO SUL). Dentre outros que realizei durante esses 30 anos.
Sou segundo sargento QE, sou advogado pós-graduado. Quem disse que SGT QE não estudou?
Esse é o espelho dos integrantes das Forças. Por isso que sempre Estarão sempre em últimos planos.
Mais do que merecidos, parabéns deputada, o exercito só funciona porque existem cabos e soldados, que fazem o serviço pesado do exército. Att 3sgt QE Josias, graduado em geografia e técnico de enfermagem!!!
O quadro sempre trabalhou e se dedicou, precisamos de valorização!
Promoção já!
Super concordo , eles merecem, Dedicaram uma parte de sua vidas Para o exercito
Bom DIA,
pergunto a promoção ocorrerá somente após o militar passar para a Inatividade, ou a promoção ocorrerá também em quanto o militar estiver na ativa ?
Esse assunto da Ibope,
Kkk
Queezada bota pra quebrar.Eles merecem , são uns verdadeiros guerreiros. Diante de vários nãos e grosserias do governo passado, estão sempre na Parabéns!
Não entendi o Artigo 10…
no Exército nenhum QE OU taifeiro prestou concurso público ingressaram no exército pelo serviço militar obrigatório.
E aí? Como fica? Estão enquadrados?