Exército acolhe recomendação do MPF e cria protocolo para uso controlado de gás lacrimogêneo no Acre

Em junho, populares relataram forte odor de gás lacrimogêneo na região do bairro Bosque, em Rio Branco — Foto: Arquivo pessoal

Medida foi tomada após incidente registrado em junho na capital acreana

Rio Branco – O comando do 4º Batalhão de Infantaria de Selva (4º BIS) do Exército Brasileiro, em Rio Branco, capital do Acre, informou ao Ministério Público Federal (MPF) sobre o acatamento integral dos termos da recomendação do MPF para a tomada de medidas visando evitar a repetição de incidente com gás lacrimogêneo registrado durante treinamento no Batalhão em 22 de junho deste ano.

No ofício enviado ao procurador da República Lucas Costa Almeida Dias, autor da recomendação, o tenente-coronel Elmir Xavier, comandante do Comando de Fronteira/Acre – 4º BIS, informa que acata integralmente o recomendado, reconhecendo a importância da segurança nas instruções, priorizando sempre a preservação da integridade dos militares e da população em geral.

Nesse sentido, o Exército informa que elaborou e implementou um Protocolo Institucional Preventivo e Corretivo, conforme sugerido na recomendação, estabelecendo diretrizes claras para o uso controlado de gás lacrimogêneo em ações de treinamento, levando em consideração as peculiaridades da área de atuação da organização militar, incluindo fatores como clima, temperatura, densidade populacional das adjacências e outros elementos relevantes para a segurança da operação, com o objetivo de dominar eficazmente as situações adversas.

Segundo o Comandante, o Protocolo engloba medidas técnicas e operacionais destinadas a assegurar uma resposta ágil e eficiente em situações de descontrole, incluindo a implementação de um plano de ação imediato para atendimento médico, garantindo assistência adequada às possíveis vítimas e fornecendo pronto socorro quando necessário.

Além disso, o Exército também reforça o compromisso em instruir todos os militares envolvidos na organização das instruções quanto aos procedimentos a serem seguidos em situações de emergência, com foco na segurança das pessoas afetadas e na rápida normalização da crise.

Assessoria de Comunicação MPF/AC

Respostas de 6

  1. Patriotas, hoje estamos ajudando nossos irmãos argentinos com U$D 1 bilhão. Tenham paciência com seus reajustes, quem sabe em 2030 consigamos alguma reparação. Avante!

    1. Pais rico é assim: Oito agências disputam a verba de publicidade de R$ 100 milhões que a Itapu Binacional poderá gastar em 5 anos. Logo, a Itaipu precisa ser conhecida pelos brasileiros, divulgar seus grandes feitos. Asfalto e reajuste que é bom, nada!

  2. onde buscar correção da prescrição das férias de recruta já que o fato só foi pacificado em 2020, por enquanto e correção do PASEP, ainda administrativamente?

    1. Quem se importa, contanto que o tenente coronel goste da continencia da guarda amanha? E a faxina bem feita.
      Formatura sexta para o tenente coronel se deleitar com seu “poder”, um poder menor que o do guarda de trânsito (que dá uma multa).
      No faz de contas ngm precisa de aumento… o rancho e o transporte são de graça, nossa preocupação é faxinar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *