Ministro da Defesa participou de audiência em comissão do Senado para apresentar os novos comandantes de Exército, Marinha e Aeronáutica.
Wellington Hanna, TV Globo — Brasília
O ministro da Defesa, Braga Netto, disse nesta quinta-feira (29), em audiência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, que ”não existe politização” nas Forças Armadas. Questionado por senadores, ele também afirmou que não há leitos ociosos nos hospitais militares.
A reunião foi convocada para a apresentação ao Senado Federal dos novos comandantes de Exército, Aeronáutica e Marinha.
Em março, o presidente Jair Bolsonaro trocou os comandantes das três forças. Desde a redemocratização, foi a primeira vez que os três comandantes foram demitidos ao mesmo tempo, fora do período de troca de governos.
Segundo informou o Blog do Camarotti, houve entre oficiais quem enxergasse o movimento que levou à demissão do então ministro Fernando Azevedo e Silva, antecessor de Braga Netto no cargo, como um sinal de Bolsonaro de que desejava ter maior influência política nos quartéis.
Segundo Braga Netto, “as Forças Armadas permanecem seguindo a linha da hierarquia, disciplina, Constituição e da defesa do povo”.
Leitos ociosos
Questionado pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), Braga Netto negou que existam leitos vagos em hospitais militares, em contraste com hospitais lotados na rede pública em razão da pandemia de Covid — nesta quinta, o país ultrapassou a marca de 400 mil mortos pela doença.
“É exatamente o contrário. Nós não temos disponibilidade [de leitos], nosso índice de contaminação é maior na família militar, que abrange o pessoal da reserva.”
Em março, o TCU determinou que os comandos da Marinha, Exército e Aeronáutica informassem a situação dos hospitais militares, incluindo dados sobre leitos disponíveis.
O ministro não apresentou dados de leitos de UTI sob a responsabilidade das Forças Armadas.
“O fato é que não existem leitos ociosos nos nossos hospitais. Nossos hospitais estão completos. O leito que está vago é justamente do rodízio de quem sai da UTI para entrar quem está pior.”
G1/montedo.com
Respostas de 5
Bolsonaro tenía razón: la cuarentena hizo más pobres a los colombianos
Los cierres por la pandemia empujaron a 3,6 millones de colombianos a la pobreza en 2020, según cifras del DANE. Por esta razón, el presidente de Brasil ha insistido en que los confinamientos “matan” y se ha negado a cerrar la economía
https://panampost.com/jose-gregorio-martinez/2021/04/29/bolsonaro-cuarentena-pobres-colombianos/
Nos encantaría enviar a Bolsonaro a Colombia y no aceptamos devoluciones …
Tá muito festiva, daqueles peles vermelhas festivos louquinhas por um pixuleco.
Politização de quartéis (dos prédios e páteos)?
Quem proclamou a república ?
Quem deu o pontapé inicial para que a república saísse da vontade para a realidade?
E agora politiqueiros de plantão questionam politização de quartéis?
“285 servidores foram punidos pelo governo por críticas a Bolsonaro”.
Até abril deste ano, 285 servidores federais foram punidos pela Controladoria-Geral da União por emitirem opiniões consideradas prejudiciais ao governo Bolsonaro ou à instituição onde trabalham.
https://www.oantagonista.com/brasil/285-servidores-foram-punidos-pelo-governo-por-criticas-a-bolsonaro/