Pesquisa aponta que grau de confiança nas instituições em geral é maior entre quem aprova Bolsonaro
Guilherme Magalhães – SÃO PAULO
As Forças Armadas se mantêm como a instituição em que a população brasileira mais confia, e os partidos políticos seguem como o alvo da maior desconfiança, aponta pesquisa Datafolha.
Questionados sobre o grau de confiança nas Forças Armadas, 42% dos entrevistados responderam que confiam muito nos militares, 38% que confiam um pouco e 19%, que não confiam.
O resultado deste levantamento pouco difere daquele apresentado na sondagem de abril deste ano, quando 45% diziam confiar muito, 35% um pouco e 18% não confiavam.
O Datafolha ouviu 2.086 pessoas nos dias 4 e 5 de julho em 130 municípios de todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Enquanto isso, a desconfiança nos partidos políticos oscilou quatro pontos para cima, indo de 54% em abril para 58% agora. Apenas 4% dos entrevistados dizem confiar muito nas siglas, e 36%, um pouco. Há três meses esses índices foram de 5% e 39%, respectivamente.
A Presidência da República continua sendo a segunda instituição em que a população mais confia, com 28% dos entrevistados afirmando que confiam muito, e 40%, que confiam um pouco. Não confiam 31%.
Os números de julho apenas oscilaram em relação aos de abril, quando 29% confiavam muito, 41% um pouco e 29% não confiavam.
A desconfiança no Congresso Nacional, isto é, nos deputados e senadores, também oscilou quatro pontos para cima em julho e chegou a 45%. Os que dizem confiar muito no Legislativo federal são 7%, e os que confiam um pouco, 46%, ante 8% e 49% em abril.

O grau de confiança na imprensa e nas redes sociais mantiveram os patamares de abril, com 21% dos entrevistados afirmando confiar muito na imprensa —eram 24%— e 9% que confiam muito nas redes sociais —ante 10% há três meses. A desconfiança na imprensa, porém, oscilou quatro pontos para cima, indo a 30%, enquanto 46% dizem não confiar nas redes sociais.
O grau de confiança nas instituições em geral é maior entre aqueles que aprovam o presidente Jair Bolsonaro.
No caso do Supremo Tribunal Federal, por exemplo, 26% dos que avaliam o governo como ótimo ou bom dizem confiar muito no STF. Esse índice cai para 17% entre os que veem Bolsonaro como regular e chega a 9% entre aqueles que consideram o governo ruim ou péssimo.
O maior grau de confiança no Congresso (11%) também é verificado entre quem aprova Bolsonaro. Entre quem considera o governo regular, apenas 6% confiam muito no Legislativo, e 4% entre quem reprova o presidente.
A exceção é a imprensa, que mantém o mesmo nível de confiança independente da avaliação que o entrevistado tem do governo Bolsonaro: confiam muito 21% entre os que avaliam ótimo ou bom, 22% entre quem considera regular e 21% entre aqueles que classificam o governo como ruim ou péssimo.
FOLHA DE SÃO PAULO/montedo.com
Respostas de 37
Eu confio que as FFAA fazem um ótimo trabalho.
A faxina e a ordem unida são muito boas.
Se estudasse mais, você poderia ser Controlador de voo.
Mas está ok sim, nenhum avião de passageiros colidiu com outro. Obrigado por perguntar.
População iludida coitada…
Idiota. Então vc é parte da incompetência?!
sabem de nada, coitados!
Vai começar os revoltados a falar besteira aqui. Geralmente os mercenários são os que mais reclamam. Quando a motivação é apenas dinheiro, dá nisso. Ainda que temos uma credibilidade alta. Que cada um possa representar bem as forças armadas e honrar o juramento que fizemos. Certamente é o trabalho daqueles que amam o que fazem que faz a diferença.
a credibilidade é devida a uma cultura de não se judicializar ou procurar orgaos de controle externo, bem como um contato minimo com a populacao, ao contrario da receita federal, dos bombeiros, dos medicos. vivemos no mundo do quartel e servico ordem unida etc, qualquer problema resolve internamente..
eu sou um mercenario quero um salario bom para meu filho, mas cumpro minhas missoes sem reclamar. se isso e ser mercenario, todo mundo menos voce e mercenario. se sua motivacao sao os jogos de guerra ou contar historia, sorte sua, ao menos tu vive mais feliz que eu realmente. eu amo essa instituicao, mas nao sou hipocrita nao.
Deixe de imbecilidade! Todo bom profissional quer ter uma remuneração digna! Se aceita qualquer salário…bom profissional não é!
Quem já foi ou congece alguem que foi entrevistado pelo Data Folha ? Ao longo dos meus quase 50 anos, nao tive esse “prazer da entrevista”.
*conhece , corretor sem ser revisto.
Estamos para Cristo! Ilusões é ilusões!
Amigo talvez você entendeu errado o que eu quis dizer. Sabemos que o quartel não é um mar de rosas. Também gostaria de ter um melhor salário, etc. Apenas acho que alguns comentários tem mais teor de revolta, insatisfação e mal dizendo a instituição que você serve. Isso não significa ter senso crítico, mas acho que não seremos promovidos perante a opinião pública falando mal da própria instituição. Se você não se enquadra nisso, então desconsidere. Abraço!!
Ok companheiro, desculpe, entendi errado. Concordo plenamente.
O grau de confiança nas forças armadas é assunto velho e requentado. Gostaria que fizessem uma pesquisa com os integrantes das forças armadas, para ver em quem eles confiam. Nos Generais, que só enxergam sua própria realidade? Nos políticos, que dizem reconhecer o valor das forças armadas, mas nunca apresentam qualquer medida para melhorar a situação aviltante em que se encontram? Na população, que diz confiar, mas jamais faz uma manifestação exigindo que suas forças armadas sejam equiparadas a outras carreiras, que mesmo sem credibilidade gozam de extrema valorização? Na extrema imprensa, que apedreja as instituições diariamente? No futuro? Em milagre?
Parabéns, excelente comentário.
Que ótima notícia.
Então eu poderei renovar meu empréstimo na poupex com juros menores porque minha instituição tem credibilidade?
Não se peocupem que a credibilidade das FFAA será destruída com esse governo que só quer enriquecer a sua prole e se eternizar no poder com uma estrutura de governo hereditária.
Esperem chegar a hora de votar a nossa nova previdência com a reestruturação. Vocês vão ver o tanto que a população “confia” nas forças armadas. A votação da reforma da previdência da pf prf ja foi um quebra pau danado e todo mundo menos os próprios policiais queriam mais é que eles trabalhassem ate os 70 anos se fosse o caso. Esperem chegar nossa vez de fazer a reforma com a reestruturação embutida… vocês verão nosso “grande prestígio” perante a população.
A unica confiança que o povo tem nas forças armadas é que quando tiver uma calamidade vai estar lá um monte de milico otário carregando os cacaredos dos outros no meio da enchente.
Grande coisa!! Apesar dos Partidos Políticos ter o menor índice de credibilidade, continua a eleger os representantes do povo com o aval deste, o pior de tudo que massacra o próprio povo. Quanto as FFAA, façam uma pesquisa com o público interno e descobrirá a dura e triste realidade.
Credibilidade não paga as contas do mês! E a população não está nem aí para os milicos! Se você ver os comentários desta população, sobre a integralidade dos militares na reserva, verá que eles querem é que nós passemos ao teto do INSS…e não faltam adjetivos negativos para os militares! Dêem uma olhada na seção de comentários dos principais jornais!
Exato. O mesmo povo que a clamou Jesus, depois pediu por Barrabás.
Nos amam, mas na hora de pagar o salário justo, nos odeiam.
E como estão os nossos 28%, Adicional de Habilitação, “reestruturação” e defasagem salarial, estão bem?
Estão sim. Mercenário.
Papo idiota este de mercenário. Na falta de uma melhor argumentação o pessoal da “inteligência” partem para a ofensa pessoal! Mas não cola mais! Militar sabe que tem família para sustentar e que, como qualquer profissional, tem que ter uma remuneração digna!
Então tenha dignidade.
Ninguém está lhe obrigando a ficar. Tenho certeza que você não está no serviço militar obrigatório. Caia fora. Procure melhor salário a quem possa te oferecer! As regras aqui são claras.
Se você se contenta em ganhar pouco é porque é um profissional medíocre! Quem trabalha bem e direito quer e deve ser bem remunerado! O velame aí é mais um da inteligência, como tantos outros folclóricos personagens da inteligência, que frequentam este site tentando fazer com que os militares abraçam a profissão e que esqueçam que possuem filhos e família para sustentarem! Sei que é o seu trabalho…mas vocês me enojam…
E dignidade falta à vocês que insistem em tentar fazer com que a pobreza seja mais palatável aos miseráveis militares…querer ter uma remuneração digna é essencial a qualquer bom profissional…já aos medíocres…qualquer trocado é suficiente!
Esse PL foi inventado para enterrarem de vez essa questão dis 28%! Acho que ninguém vai ganhar é nada!
Cara! Vc insiste tanto neste 28% que até parece que ele será sua salvação. Parte pra outra amigo!
nao precisa aumentar os salarios dos milico, eles se contentam com aprovacao popular, enquanto os politicos sao odiados mas bem pagos.
Para reflexão dos colegas:
http://www.blogdoebnilson.com.br/2015/06/10/o-sistema-de-casta-no-militarismo-verdade-ou-mito/
Casta!
Qual é!
Essa pesquisa é fajuta, é porque O Data Folha, não quer cometer o “pecado”, de escrever o contrário.
Hugo Chavez era de direita, subiu ao poder enquanto coronel.
Vimos o que deu né.
Será que temos uma versão tupiniquim?
Aguarde senhores…
PF e PRF se safaram da Reforma. Possuem representantes.
Oficiais também possuem representantes.
Um velho Cel já dizia: Generais são os representantes…
E os praças? Ah sim, temos Hélio Bolsonaro…
Alguém tem que pagar a conta.
Deu pra imaginar quem vai ser?
Serão os pintados de verde oliva.
E eu que achava que neste governo o que iria imperar seria a tal MERITOCRACIA.
Foi mesmo: mérito do Eduardo ser filho do presidente…
Faça arminha agora.
Verdade é merecedora de muita confiança a instituição Exército Brasileiro. Agora faz um estudo interno perguntando aos praças qual o grau de confiança que tem dos oficiais que fizeram a reestruturação da carreira para eles mesmos, daí você vai verificar o verdadeiro grau de confiança.
Uma pena que os praças perderam o confiança nos seus comandantes que fizeram a reestruturação pensando somente neles para ganhar pelo teto e deixar os demais com salários defasados