Ex-comandante do Exército afirma que ataques ‘passaram do ponto’ e que escritor ‘se arvora com mandato para querer tutelar País’
Tânia Monteiro (Estadão conteúdo)
BRASÍLIA – Um dos nomes mais respeitados nas Forças Armadas, o ex-comandante do Exército general Eduardo Villas Bôas quebrou o silêncio que reina na caserna e entre os generais que despacham no Palácio do Planalto para defender, primeiro no Twitter e depois em entrevista ao Estado, os ministros militares dos ataques do guru bolsonarista Olavo de Carvalho e seus seguidores, incluídos os filhos do presidente Jair Bolsonaro. Villas Bôas, que está na reserva e exerce o cargo de assessor especial do ministro Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), disse ao Estado que Olavo “passou do ponto”, está agindo com “total desrespeito aos militares e às Forças Armadas” e “presta enorme desserviço ao País”. A seguir, os principais trechos da entrevista:
Olavo de Carvalho voltou a atacar os militares pelo Twitter. O sr. rebateu. Qual o tamanho do incômodo dos srs.?
Bolsonaro entendeu que trazer militares para trabalhar em setores do governo seria uma cooperação importante para o restabelecimento da capacidade de gestão e a busca de combate à corrupção. Isso não significa que as Forças Armadas estão participando do governo, mas trazendo consigo seus valores. Portanto, os militares exercem uma natural influência que contribui para a estabilidade do País e do governo. Talvez por isso, o sr. Olavo de Carvalho se sinta desprestigiado e queira disputar espaço com os militares, junto à Presidência da República. Isso não dá direito a ele de traçar comentários desairosos a toda uma classe profissional, que representa uma instituição. Desconheço os tipos de valores que animam o sr. Olavo de Carvalho a tecer tais comentários.
Olavo passou do ponto?
Sim. Passou do ponto. Aliás, já vem passando do ponto há muito tempo, agindo com total desrespeito aos militares e às Forças Armadas. E, quando digo respeito, é impressionante que ele, como um homem que se pretende culto e inteligente, desconhece normas elementares de educação. É também muito grave a maneira como ele se refere com impropérios a oficiais da estatura dos generais Mourão (vice-presidente da República), Santos Cruz (ministro da Secretaria de Governo) e Heleno (ministro) e aos militares em geral.
O que fazer diante disso?
Rebater Olavo de Carvalho seria dar a ele a importância e a relevância que não tem e não merece. Ele está prestando um enorme desserviço ao País. Em um momento em que precisamos de convergências, ele está estimulando as desavenças. Às vezes, ele me dá a impressão de ser uma pessoa doente, que se arvora com mandato para querer tutelar o País.
O presidente Bolsonaro está sendo tímido na defesa dos militares?
O presidente, desde sempre, tem sido enfático ao expressar o seu respeito, a sua admiração e o seu apoio às Forças Armadas, tanto verbalmente como em inúmeras ocasiões. Eu desconheço como é o relacionamento do presidente da República com Olavo. O presidente não me disse diretamente, mas soube que ele já expressou o seu descontentamento com as posturas do sr. Olavo.
Mesmo assim Olavo e filhos do presidente mantêm os ataques…
Isso tudo é resultado de uma certa influência do sr. Olavo num grupo importante de apoiadores de Bolsonaro. O presidente deve estar pesando isso antes de tomar uma decisão (sobre esse assunto).
A que o sr. atribui essa guerra?
Uma patologia muito comum que acomete todos aqueles que se deixam dominar por uma ideologia é a perda da capacidade de enxergar a realidade e a inconformidade de não ver todos os preceitos que ele professa serem implantados na sociedade.
Há uma corrente olavista que acusa os militares de tutelar o presidente…
Absolutamente. O presidente Bolsonaro tem uma personalidade bastante independente na sua maneira de ser. Ele interage com seus assessores, se orienta e se aconselha pelas observações que lhes são apresentadas. Ele sempre foi assim. Mantém absoluta independência de pensamento e na maneira de agir.
Os olavistas levantam teses de que os militares querem assumir o poder em dois anos, com o vice Hamilton Mourão.
Isso é uma inverdade que beira o ridículo. Não passa na nossa maneira de pensar algo desse tipo, porque seria uma deslealdade com o presidente e a lealdade é o valor que os militares tomam como religião. O general Mourão, a quem conheço com profundidade, tampouco se prestaria a participar desse tipo de articulação.
O general Santos Cruz pode deixar o governo? Os militares podem se afastar por conta dos ataques?
Não acredito. Cada um está imbuído em auxiliar o governo e o Santos Cruz expressa isso, a enorme responsabilidade que ele tem, e a sua importância para a articulação política em relação ao que ocorre no Congresso.
Se o governo não der certo, a conta vai para os militares?
Embora o que estejamos vivendo não represente as Forças Armadas no governo, mas pela importante presença dos militares em cargos de chefia, certamente uma parte da conta será debitada aos militares.
TERRA/montedo.com
Respostas de 20
Excelente Grande General…Excelente!!!
Durante o comando deixou as FFAA serem corroídas e ficou calado enquanto as mazelas atingiam principalmente as praças, e agora que passou o bastão virou um leão de pijama que realiza críticas a todo momento.
Já vi esse filme, e vamos ver de novo.
Sejamos sinceros: Santos Cruz falou demais e falou erroneamente, regular a mídia é um absurdo…..
Olavo tem razão…..
Por que não te calas .. Sr Olavo!!!
Olavo tem razão! General Villas Boas nao passa de um egoista, que doente continuou no cargo, para nao dar oportunidades a outros generais.
Apesar de não medir suas palavras, Olavo de Carvalho está coberto de razão. Quem conhece um pouco de sua obra e conhece seu posicionamento, sabe que suas críticas à postura dos militares em relação à esquerda não são de hoje. Tais críticas se dão desde o governo militar.
Particularmente, tenho apenas duas ressalvas à pessoa de Olavo de Carvalho: o uso de exagerado de termos de baixo calão na sua retórica e o fato de que deveria estar morando no Brasil para criticar qualquer ato de qualquer governo que estiver à frente da nação. Quem quer ser útil ao seu país que permaneça nele e nele lute por suas ideias!
Quando as postagens dos grupos ou de alguém começam a me aporrinhar, simplesmente deleto ou não comento. Ficar discutindo em redes sociais, é tempo desperdiçado. Tem muito louco solto por aí.
Olavo falando verdades dos generais e eles se doendo.
Isso tá parendo briga com bebado. Se voce bate ta errado por que o outro estava bebado e se voce apanha fica muito feio apanhar de bebado. É só esquece-lo e pronto.
O grande dia esta chegando! Para bom entendedo poucas palavras bastam.
Olavo Tem Razão.
Não era este general que tecia elogios à Dilma, inclusive há vídeo também elogiando Aldo Rabelo (comunista) quando ministro da defesa?
Faz muito tempo, que o interesse deles são cargos, depois que vão para a reserva.
E por isso a Esquerda fez a festa. Omissão total. Descaso.
Digo e repito: Olavo tem razão. E em um futuro próximo verão que, novamente, ele estava certo.
Vamos por partes, sei que o pessoal da inteligência está aqui, sempre, cumprindo ordens, para defender generais ou certas opiniões, é o trabalho deles, sei que vão escrever muito questionando o que vou escrever…Mas vamos ao fato…o que eu vejo é que tanto Olavo como os generais possuem algo em comum: ambos NUNCA fizeram NADA para impedir o desmonte e o sucateamento das forças armadas com o aviltamento dos proventos dos militares! O Olavo vive nos EUA e não se importava com o que a esquerda fazia com os militares…e os generais, em troca de suas promoções, mordomias e boquinhas, viraram as costas às forças armadas…aos seus empobrecidos subordinados! E o pior, em troca destas promoções e mordomias, nada fizeram enquanto a esquerda saqueava o país! E ainda deram medalhas para os esquerdistas…paparicaram todo tipo de político ladrão! Não se manifestaram! Não se opuseram aos terríveis desmandos e falcatruas perpetradas pelo ex-presidente e sua sucessora! Todos que aí estão generais atingiram o generalato durante os governos petistas! O que Olavo e os generais fizeram pelas forças armadas? NADA! A não ser assistir a lenta agonia a qual os militares foram submetidos…portanto, não tenho “lado” nesta briga! Votei em Bolsonaro e acredito que ele terá condições de mudar o país…apesar do Olavo e dos generais…bolsonaro podia era se livrar de ambos…
Sábias palavras amigo concordo plenamente !Generais que só enchergam suas boquinhas e conveniências ,esse Olavo vivendo sua vida tranquila num país de primeiro mundo !O povo brasileiro e a massa dos militares se lascando !Quero mais é que esses generais com esse Olavo se explodam !Votei no Bolsonaro não votei em Olavo e não votaria nunca nesses generais egoístas que estão aí !Mas o Astrólogo pelo menos é original no seu contexto já esses generais se arreganham pra qualquer um que arrumam um cabide pra eles !
Pois é, Vamos ao Fato.
A Diferença é que os mais de 200 generais possuíram o poder para mudar a situação do sucateamento das forças armadas e também quanto aos interesses dos subordinados e da nação. Mas fizeram isso? Será que buscaram interesses pessoais ao invés dos interesses da nação?
Já Olavo só possui os livros e o conhecimento adquirido por meios próprios, e é o que vem fazendo ao longo dos anos, desmascarando os planos da Esquerda e mostrando a omissão do Ápice Militar no Brasil.
Queria o que? Que Olavo pegasse em armas? Olavo fez sim pela força, vem alertando há anos a mesma, que permanece imóvel.
Ele vive nos EUA porque lá é melhor para ele e a família dele. E você faria o mesmo.
Qual autoridade ele possui a não ser de formador de opinião (e é o que ele faz)?
Acredito que ele fez muito mais do que as soma dos outros.
Votei em Bolsonaro também, mas começo a duvidar que ele tenha condições de mudar o país, ao avaliar as atitudes do mesmo nestes 4 últimos meses de governo.
Bolsonaro está mais para um Jânio Quadros do que um Getúlio Vargas…
Olavo tem razão, mais uma vez.
Olavo Tem razão!!!!! Generais opoertunistas e que sempre viraram as costas para as mazelas do Brasil e das FFAA (Exceção Gen santa Rosa e Heleno)
ESSES GENERAIS QUE ESTÃO NO GOVERNO HOJE
TODOS FORMA PROMOVIDOS NO GOVERNO LULA E DILMA
NA EPOCA ELES NAO FIZERAM NADA PARA TROPAE NEM PARA O PAÍS , PARA NAO PERDEREM SUAS PROMOÇÕES
ERAM CONTRA O BOLSONARO …PROIBIDO DE ENTRAR NOS QUARTEIS ANTIGAMENTE
DIAS ATRAS , DERAM UMA MEDALHA DO PACIFICADOR PARA O BOLSONARO
MUITA CARA DE PAU DESSES GENERAIS….HIPOCRISIA PURA
SO QUEREM BOQUINHAS RICAS ,,,,,NAO TEM PREOCUPAÇÃO COM A TROPA E O BRASIL
ESSE TAL OLAVO ,,,,,,,,,,OUTRO QUE NINGUEM OUVIA FALAR NELE
TAMBEM NUNCA FEZ NADA PARA O BRASIL
MORA NO EUA HA MUITOS E MUITOS ANOS…SO QUER APARECER
PAREM DE HIPOCRISIAS ….RESUMO
– GENERAIS NAO QUEREM SABER DE TROPA……E SIM DA BOCA RICA
– OLAVO NAO QUER SABER DO BEM DO BRASIL …SO QUER APARECER
Exceção aos generais Santa Rosa e Heleno, os demais foram u,ma decepção para a tropa. Olavo tem razão.
Acho uma falta de respeito do Astrólogo peidoreiro Olavo de Carvalho com o Gen. Villas Boas. Se o Presidente Bolsonaro, não der um para te quieto naqueles filhos celerados e no Astrólogo, adeus reformas. Ele vai ser esquecido, para júbilo da esquerda. è tudo que a esquerda quer, o fracasso do Bolsonaro