Gen Azevedo – “Sabíamos que nossa hora iria chegar”

Carla Araújo e Daniel Rittner
29 Abril 2019 Valor


Gen Azevedo – “Sabíamos que nossa hora iria chegar”



Após mais de 46 anos de serviço militar e no comando do Ministério da Defesa, o general Fernando Azevedo disse ao Valor que vai trabalhar pessoalmente junto aos parlamentares para a aprovação das mudanças na previdência dos militares. Ele defendeu a decisão do governo de Jair Bolsonaro de enviar simultaneamente o projeto de reestruturação dos militares e disse que chegou a vez de valorizar a carreira, que é “de Estado”.

“Sabíamos que nossa hora iria chegar”, afirmou, lembrando que outras carreiras de Estado, como policiais federais e diplomatas, já foram beneficiadas por reestruturações em governos passados.

Segundo Azevedo, sua função como ministro da Defesa será trabalhar na articulação com o Congresso. “Eu tenho uma estrutura de Estado com a Marinha, o Exército e a Força Aérea, então eu me sinto representante político das Forças Armadas. Essa parte é minha, exclusivamente minha”, disse.

Azevedo afirmou que desde 2016 as Forças Armadas já trabalhavam nas mudanças das leis que tratam do sistema de proteção dos militares e que inclui também a valorização das carreiras. “Não fizemos uma reestruturação da carreira agora junto com a Previdência, foi o princípio da oportunidade. Estamos preocupados com esse tema há muito tempo. A defasagem e a proteção da família militar estavam preocupando a gente há muito tempo”, afirmou.

Ainda no governo da ex-presidente Dilma Rousseff, Azevedo – que ocupava o cargo de Chefe de Estado-Maior do Exército -participou do grupo de trabalho que organizou as mudanças na carreira. “Dilma até achava justa a ideia, mas teve aquele processo [de impeachment]. Chegou o presidente Michel Temer que prometeu rever as condições da carreira militar, mas entrou o aspecto político e nunca chegou a nossa hora”, disse.

O ministro garantiu que, apesar de as negociações com a equipe econômica se estenderem até o limite da data prometida para a entrega do projeto na Câmara, no dia 20 de março, não houve embate com a pasta comandada por Paulo Guedes. “O debate com a economia foi intenso ainda mais na reta final, não é fácil mexer em quatro leis e uma medida provisória”, disse o ministro, que afirmou ter apresentado pessoalmente o projeto ao presidente Jair Bolsonaro. “Ele viu nos 45 do segundo tempo e fechamos mesmo só na manhã do dia 20”, afirmou.

As principais mudanças propostas pelos militares, que serão avaliadas no Congresso Nacional, são o aumento do tempo de serviço de 30 anos para 35 anos, e o de alíquotas de contribuições, de 7,5% para 10,5%, além da cobrança de pensionistas, graduandos e temporários que hoje são isentos. Pelos cálculos do governo, essas mudanças proporcionarão uma economia de R$ 97,3 bilhões em dez anos. Entre 2020 e 2022, essa ampliação das receitas será de R$ 23,4 bilhões. Se descontada a despesa com a reestruturação das carreiras, a economia líquida chegará a R$ 10,45 bilhões em dez anos e R$ 33,65 bilhões em 20 anos.

Apesar do empenho do ministro nas negociações com os parlamentares, a reestruturação das carreiras concedida aos militares, categoria da qual o presidente veio, é alvo de fortes críticas no Congresso por passar a mensagem de que as regras serão muito mais brandas para eles do que as exigidas dos trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos.

“Foi combinado com Executivo, com o Ministério da Economia e os parlamentares reconhecem a importância das mudanças. Acho que está muito bem encaminhado”, afirmou o ministro.

DEFESANET/montedo.com

Respostas de 120

    1. Essa reestruturação foi feita para militares de carreira:
      Sgt QE, já tem muito mais que suas expectativas. São 2 Sgt e ainda terão 26%, mais que 1 Sgt que terá 20%
      Cb, Sd e Temp, não são de carreira e já são remunerados mensalmente pelos seus trabalhos.

  1. Como diz a musica de Geraldo Vandré: “Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
    Quem sabe faz a hora, não espera acontecer “. A hora dos militares chegou, esperaram muito e foram “pisoteados” demais. Esperamos que saibam fazer acontecer.

    1. Essa reestruturação está beneficiando a parte de cima apenas, os soldados, cabos terceiro e segundos sargentos sem CAS estão sendo prejudicados, o exército desse sujeito começado no primeiro sargento. Infelizmente votei nesse capitão e elegi um FANFARRÃO.

      1. Parem de inventar que a maioria da tropa esta insatisfeita , 3 sgt 2 sgt tá todo mundo torcendo pra aprovarem, é uma minoria que fica reclamando e são sempre os mesmos egoístas que já ganharam até demais da força. Sou 3 sgt e estou torcendo pra aprovarem e essa é a vontade de 95 por cento da tropa.

          1. Correto, concordo com vc,

            ta injusto para os coitadinhos e oportunistas

            Será aprovado o PL1645 na integra como está

            VÃO A LUTA SEUS FILHOS BASTARDOS DA PÁTRIA

        1. Por isso que os praças são sempre prejudicados , 3 sg aceitando esmola, enquanto a parte de cima terá quase 100 % de aumento, a covardia impera.

        2. Concordo com vc

          95% da tropa estão insatisfeitos com esse PL

          vc tem razao…todos torcendo para a não aprovoção

          tem que ser revisto sim … ta errado esse PL

          essa é a hora

        3. não vejo ninguem reclamando no quartel…so aqui, e QE, q não vale muito…soldado nem ve noticia, tenente R2 ganha muito e sgt temp nao tem tempo pra nada…para q ta feio QE!

          1. E porque você deve ser da força beneficiada. Levanta da cadeira, e vá tomar café nas outras.

        4. Errado. A tropa é constituída de 3 forças Armadas. Na verdade os graduados beneficiados são 5% de 1/3, ou seja, menos de 2%. Mas está perdoado, se você soubesse fazer conta, não estaria nessa, não é verdade?

      2. deixa de bobagem,
        O nome é reestruturação da CARREIRA, os 3 e 2 Sgt que tem carreira tbm estão sendo beneficiado, pois não ficarão modernos a vida toda.

        E aqui na minha OM, a grande maioria está satisfeita sim!

        1. Se essa reestruturação não foi feita “nas coxas”, porque colocaram como Altos Estudos, um curso que só Sten do Exército tem ? O vulgo CHACAL? E a Marinha e a FÁB, como ficarão ? Os STen do EXERCITO na Reserva há mais Dez anos vão receber retroativamente esses ALTOS ESTUDOS. Onde está a igualdade entre as três Forças?Haverá ALTOS ESTUDOS para os militares da RESERVA das outras duas forcas? Existe uma Força preferida? Se não foi feita “nas coxas”, por que não colocaram o CAS, o maior curso feito na MARINHA e na FAB como ALTOS ESTUDOS também? A Defesa é só o EXERCITO por um acaso ? Acredito que ainda existe tempo de corrigir esse “vacilo”.

          1. Ao invés de reclamar que o exército têm não seria mais lógico e prático lutar para que tenha na fab e marinha o chqao ??
            Ficam chorando,resmungando blabla blá. Tá igual bacharel em direito que não passa na OAB e reclama q outras carreiras não precisam da prova pra ter registro. Errada não é a OAB que tem prova. Errado são as outras que não cobram.

          2. Meu amigo não dá pra ter tudo na vida! Você esquece que na Aeronautiva pode fazer concurso como 3º Sgt? Outra Coisa, Marinha e a Aeronautica que se adapte aos novos tempos, e não o Exército ! Agora lascou, é o Caldeirao do inferno? Uns querendo subir e outros puxando pra baixo?

          1. Pois é…o caldeirão do inferno tem dois lados. Os que estão embaixo, que puxa quem quer subir, e os que estão acima, que não puxa ninguém. Poderia ajudar, mas não puxa ninguém. Mas para isso existe a justiça.

  2. Desde o desgoverno da Dilma já tinha Grupo de Estudo e fizeram essa lambança ????

    Eu faria melhor em uma hora de estudo.
    – GAM 100%
    – 20% do soldo pra auxílio moradia
    – volta do anuenio
    – reajuste linear no soldo de 30% em duas parcelas.
    – extinção do salário família.

    Pronto, já posso ser Ministro.

    1. Com este nível!!!
      Propondo 30% de reajuste! Quando ninguém se fala em aumento salarial! Em que mundo vc tá!?!?

      Por isso que não poderá ser ministro. Vc jogaria toda sociedade contra nós e afungentaria todo investimento externo no país

      Que bom quentai é ministro!

      1. Bom é dar vantagens pra meia dúzia e vc deve tá no meio dos beneficiados seu egoísta. Vc deve ter o tal chacal que não serve pra nada. Vc vai exercer funções diferentes dos antigos QAO ? Vc vai além de Cap QAO ?

      2. Vc é um desinformado. O governo já nos deve em torno de 26% de reposição salarial e essa invenção de parcelar os reajustes, foi do PT em 2005,o que causou mais perdas ainda.

        Desde 2012, recebemos em média 25% de reajuste em 4 parcelas e a inflação já deu 51%.

        Primeiro, o governo deveria repor no máximo em duas vezes no soldo pra TODOS, pra valer a pena e não dar pra meia dúzia que tem chacal.

        Porque a diferença tão grande entre CAS X CHACAL ?

        Fazem algo diferente ?

      3. O INVENTOR (vc deve conhecer a história do INVENTOR no EB, não é praça?) sempre dando as suas piruadas.

        Sempre com uma mijadinha nos companheiros, sempre com uma esculachadinha.

        Mas, como comentou um camarada outro dia, o Montedo gosta disso, né?

        Do alfinete ao foguete…Entende de tudo!

        Subtenente /90-R1

    2. Ahahahaha só rindo de vc mesmo “jenio” (com “j” mesmo). Com que dinheiro seria pago isso tudo, se “ministro”? Vc tiraria da saúde ou da educação, ou dos dois, Sr “ministro”? Como o Sr. Daria aumento no soldo se uma das justificativas era justamente não ser aumento de soldo? Cada um que aparece

  3. Pena que a nova reestruturação não é justa com todas as classes de militares, existem classes que seus vencimentos irão ser diminuídos!!!

    Pelo visto, advogados Brasil a fora terão muito serviço!

    1. Por isso você é soldado. Sequer leu direito o projeto de lei. Vai cair na mão de “adeva” e ainda vai ficar sem o dinheiro.

    1. Esses Generais incompetentes trabalham tanto e fazem um trabalho porco… Que só beneficia eles… Em meia hora faço um trabalho bem melhor que eles… Que beneficia todos… Do General ao Soldado…
      Se passar do jeito que está vai ser uma chuva de ações judiciais contra essa farofa que fizeram… Eu já tenho uma QUASE pronta… Entra no mesmo dia da aprovação… E incrível como são incompetentes…

  4. “Sabíamos que a hora iria chegar”

    Chegou a hora, a hora de consumir os praças…
    Transfusão de Renda, da base para o topo: Autofagia.

    Base da pirâmide se lascou: 3Sgt, Cb e Sd.

    1. Mas por que 3 sgt (temporarios), cabos e soldados estão reclamando? O contrato de vocês vale somente por 1 ano (prorrogavel)
      Não tem nem tempo de reclamar em prazo tão curto

  5. Vi uma entrevista deste ministro na TV e acho que ele está muito bem preparado para discutir a situação. Espero que não mude de pessoa. Os que estão reclamando aqui são aqueles que já foram beneficiados outrora, mas gostam de reclamar, sem fazer por onde. Uma vez, um taifeiro da reserva, no meu bairro, que foi promovido a suboficial sem CAS, por isso recebendo uma grana em atrasados, e até tendo direito a soldo acima, veio “com um papo para o meu lado” de agora ser oficial, pois ganha como tenente. Um cara analfabeto e ainda “querendo tirar onda com a minha cara”. Qual foi o mérito dele, alguém pode me explicar? Eu é que me sinto um “OTÁRIO”!!!

    1. Você está errado. Teve muita gente nesses 18 anos que perdeu, sim. 18 anos são quase dois terços de uma vida militar.
      Pare de falar como se os prejudicados fossem só quem entrou ontem. Tem gente que levou fumo há 18 anos, e vai levar fumo de novo agora. Pare e pense.

  6. Vejo muitos comentarios sobre o aumento dos generais, mas conversando com os sargentos da OM, verifico que se fosse dado a eles o direito de escrever a PL teriam feito a mesma coisa só que beneficiando unicamente os praças. Criticamos mas fariamos o mesmo que eles. Enquanto houver esse racha entre oficiais e praças nada, repito nada ira mudar.

  7. O problema é que a hora não chegou para todos.
    Para o Exército realmente a proposta é muito boa, considerando que a princípio, mesmo os subtenentes que não saem QAO talvez tenham algum curso com equivalência ao altos estudos.
    O problema é que o Ministério da Defesa é composto também pela MB e pela FAB.
    Na MB somente agora começa algum movimento no sentido de se criar algum curso neste sentido; porém com um detalhe, ele não será para todos.
    Agora muito pior ficou a situação dos que foram para a reserva nos últimos anos.
    Esses últimos não recebem posto superior e o adicional de tempo de serviço não passa de 13%.
    O que fazer?
    Praticamente já foi estabelecido que o curso e a prova de acesso à suboficial não irá ser equiparado a nada; diferentemente do que vai ocorrer com os oficiais, onde mesmo eles estando na reserva seus cursos antigos terão equivalência com os altos estudos.
    Com a decisão de não se aproveitar os cursos antigos, o suboficial que por algum motivo não puder fazer os novos cursos, seja porque está na reserva, ou situações adversas; somente receberá o adicional de habilitação de 45%, enquanto que no EB o adicional será de 73%.
    Com isso criou-se uma diferenciação entre os militares da mesma graduação; de uma forma totalmente desproporcional.

    1. Isso e problema da força, entendo vc mais vamos ser claros o Exercito nao tem culpa se a MB e a FAB nao olha pelos seus, antes de atacar o EB ataque os seus Brigdeiiros e Almirantes que nao os defendem, quanto aos QE os respeito e r e almente tem que correr at r as do que lhes interessa e os desejo boa sorte.

      1. O Exército não tem culpa. Mas o erro existe, e pessoas estão sendo prejudicadas pela escolha de uma vida inteira. Alguém tem que ter a responsabilidade de corrigir isso, ou de arcar com as consequências, em última instância.

      2. O Ministério é um só. O Ministério da Defesa. O Exército não tem culpa de puxar a brasa para sua sardinha. Mas o MINISTERIO não poderia ficar omisso, vendo o circo pegar fogo.

  8. Como tem militar que reclama aqui no site do Montedo. Companheiros, fui para a reserva do Exército Brasileiro após 2 quadtos de acesso para promoção, e devido a não concordar com a maneira que a Diretoria de Promoções realiza esses trabalhos no prosseguimento de nossas carreiras. Após esse período, por ter formação superior que me habilita a dar aula de português e inglês, fui a luta e deixei de ser coitadim. Já passei num seletivo para professor de português e estou esperando ser chamado e estou concorrendo a outro como professor de inglês. Vamos a luta companheiros e parem de reclamar. Me admira os sargentos do Quadro Especial, em que muitos têm doutorado e mestrado e não vão para a reserva para conseguir outro bico.

  9. Eu fiz as contas do adicional disponibilidade (20%) menos meu tempo de serviço (16) total 4% menos 1% do aumento do desconto: 3% será meu reajuste em janeiro.
    Agora não entendi pq o Montedo censurou isso.

      1. Não companheiro. Meu curso durou 24 meses. O dobro do que forma os sargentos do EB. Me formei mecânico de caças, o que já deveria me conceder os Altos Estudos desde a Escola de formação. E agora tenho que ficar ouvindo essa patacoada que o EB é melhor preparado…etc…etc.. Melhor preparado é uma pinoia. O que está sendo feito é uma lambança. E o fato das outras forças estarem correndo atrás de seus prejuizos, realmente não deveria lhes dizer respeito. A não ser que seja para nós apoiar.

  10. Eu sabia que um dia chegaria a nossa hora, de sentar na jaca outra vez. MP do Mal parte 2. A saga continua. Antigamente na vida castrense, quando íamos para uma operação, na hora de avançar ao rancho, o comandante só comia depois que o último soldado estivesse alimentado. Esse era o espírito de liderança. Hoje o comandante tira o pão do prato do soldado para encher sua barriga. Essa é a reestruturação que temos. Parabéns aos nossos comandantes, chefes, líderes.

  11. Ao: “Bradley no 6 de maio de 2019 a partir do 11:28”.

    Gen Ex Eduardo Villas Bôas diz: “Me orgulho de ser um SOLDADO do Exército Brasileiro.

    …………então….. vc deve ser servidor civil!!

  12. Entrarei na justiça de imediato.
    Um arrumadinho feito pelos generais e para os generais,como sempre, não é?
    A arapuca esta armada e assim que passar, já era, vcs verã a armadinha que vão cair.
    Eles ganharão o teto, isso mesmo, eles vão receber o teto, ou seja, mais ou menos 39 mil.
    Alguém duvida que a corda vai se torar do lado mais fraco outra vez??
    Qualquer sargento que trabalhe no setor financeiro saberia fazer uma proposta melhor que essa que esta ai.
    Penso que a volta da GAM (Gratificação atividade militar) em 100% do soldo, seria mais justo, isso se for para todos, REPITO.para todos!!!
    Uma vergonha isso que esta ai.
    Estão querendo financiar os escritórios de advocacia Brasil a fora. Só pode ser isso.
    Alguém vai ganhar com tudo isso.
    VOTEI NUM CAPITÃO.

  13. Pense num 3 sgt burro esse anonimo: no 6 de maio de 2019 a partir do 12:34
    Vai estudar e fale menos que vc ganha mais.
    Não tá vendo que essa é mais uma mp do mal.
    esse cacau só para eb.

  14. A base da pirâmide vai sustentar o topo, blz. Previdência boa essa, só que não. Chega ser ridícula, como sempre os praças pagando o pato como disse Kelma Costa “farinha pouca meu pirão primeiro”.

    1. Concordo. Os que já foram favorecidos deveriam ficar de boca fechada. E não ficar reclamando por aqueles que não foram favorecidos estarem brigando por direitos iguais. Se os favorecidos ficassem de boca fechada, não haveria discussão. Você não concorda?

  15. Não se trata de criticar o EB; mas sim mostrar que a proposta é extremamente desigual, e que causa um desprestígio ao pessoal da FAB e da MB.
    Nessas Forças se o 1SG não for aprovado no curso de habilitação a Sub; ele não pode ser promovido; porém este mesmo curso/prova que conta para a habilitação, não foi equiparado a nada, é praticamente como se nunca houvesse existido.
    A proposta do jeito que está cria uma uma diferenciação entre militates da mesma graduação totalmente desigual.
    As Forças têm suas questões específicas , porém isto nunca foi, ou deveria ser motivo para separar colegas de farda.
    A proposta realmente precisa ser melhor avaliada, sem prejudicar os colegas do EB, FAB e MB.

  16. Como militar de carreira (concursado) R1 e com todos os cursos de carreira concluídos com aproveitamento, não tenho o que reclamar do PL1645.

    A PL da reestruturação não tem como objetivo beneficiar militares temporários ou não concursados, não é esse o caso. No entanto não serão prejudicados, como professam aqui. Terão aumento de soldo e uma compensação pecuniária, caso o desconto à pensão militar, reduza seus vencimentos, portanto não haverá qualquer redução de salário, assim como não haverá reajuste de qualquer natureza.

    O PL foi muito bem preparado pelo MD, mas o MD não é responsável por padronização de carreiras de graduados das FFAA, que como todos sabemos, são totalmente diferentes.

    A Marinha e a FAB optaram por disponibilizar carreiras paralelas de Oficialato para aqueles graduados que assim o quisessem.
    O EB mais evoluído e menos sangue azul, preferiu uma “carreira mista” única”de graduado a Oficial de Quadro Auxiliar.

    Parabéns para quem optou pela Força Terrestre, fez uma escolha pessoal muito melhor a longo prazo, mas que exigiu mais sacrifícios pessoais que as outras carreiras: Localidades inóspitas na Amazônia e nas fronteiras de maneira geral, na maioria das vezes longe de grandes centros urbanos, longe do litoral, ou seja as conhecidas “bocas podres”.

    Pergunte aos “equiparadores” de adicional de habilitação, os mesmos que gostam de “paridade”, se gostariam de cumprir os sacrifícios do graduado do EB?
    Claro que não e essa foi a primeira razão para terem escolhido Marinha ou Força Aérea…

    O EB como sempre se destaca em motivação e valorização de seus graduados de carreira, está anos luz a frente das outras forças nesse quesito.

    O EB fez o trabalho de casa e seus graduados de carreira da ativa não tem o que reclamar do PL1645. Quanto as outras forças precisam se dedicar mais e melhorar a política de pessoal dos seus graduados.

    Quantos aos graduados inativos sem altos estudos precisam entender que são de uma outra época, onde não havia necessidade de tal habilitação, suas exigências profissionais e intelectuais eram menores e foram poupados de maiores exigências como vemos hoje, dos atuais militares da ativa.

    No passado Oficial do Quadro Auxiliar, por exemplo, não passavam pelo crivo de uma CPQAO e se fossem, muitos não teriam sido promovidos.

    O resto é choradeira, mimimi, recalque e síndrome ou complexo de coitadinho…

    1. Que crivo meu camada os dos puxa saco, não sofri punição em 30 anos, tenho nota boa e sofri pra sair QAO, tenho formação Superior em Universidade Federal, enquanto um bando de puxa saco cadeieiro saiu QAO na minha frente. Isso é a meritocracia. Cursinho de Altos Estudos CHACAO, feito a distância isso é uma piada de mau gosto.

    2. Em poucas palavras.
      O que está sendo questionado não é o fato do graduado do EB ter a oportunidade de chegar ao oficialato. O que já é uma vantagem em relação às outras. Mas tudo bem, vocês ralam mais…etc…etc…Apesar do curso de vocês durar apenas um ano, e o da FÁB, durar 2 anos. Mas tudo bem ate aí. Vocês ralam mais. Agora me responda, porque um Subtenente que não pode ir ao oficialato, certamente por não ter conceito, ou condições morais para ser oficial, DEVE ganhar mais do que seus pares na Marinha E na Fáb? Qual seria a desculpa nesse caso ? Por que alguém certamente pego em alguma falta, que tomou cadeia, Deve ganhar mais que o mais conceituado e honrado dos seus pares nas outras forças ? A mesma desculpa ? Por que ralam mais? Esse suor é redentor por um acaso? Lava qualquer falha de caráter ? Acho que não. Pois senão não haveria um critério para se subir mais e chegar ao oficialato. O suor, a ralação, não redime tudo. Mas em sua opinião, permite que esse militar insuficiente, seja ainda sim melhor do que os Melhores das outras duas forças. Ainda bem que é apenas uma opinião sua, e você tem todo o direito de te-lá. Mas não pode proclama-lá como uma verdade universal. Não sem ter o contraditório. Tratar com desigualdade os graduados das três forças, não é justo. Não interessando se você tem preferência por uma delas. É apenas injusto. E achar que os prejudicados não podem, dentro da civilidade, do bom-senso, e das leis, uma injustiça ao quadrado. Espero que o bom senso prevaleça, e que essa lei seja modificada em tempo. Pois como está, ela não tem a menor chance de passar, ou de se sustentar. Apesar da discordância, desejo felicidades ao amigo.

    3. caro “caxias…….”

      sou do QAO R1 ,,PQDT SELVA,,CHQAO .FACUL

      vc ta totalemente errado …toltalmente egoista

      as 3 forças tem que ser igual ,,,,,,,,

      esse PL ta errado….tem que ser muito melhorado para todos

      VAMOS MUDAR ISSO

      1. P nenhuma, vc é mais um reclamão, quem está errado e esclerosado é vossa excelência, o coitadinho sem concurso público, que pensa que é militar de carreira, vai chorar na reunião do seu sindicato…

    4. Então sabidão, na sua linha de raciocinio, todos os promovidos a contar de 1º Jun 05 foram prejudicados, pois foi na referida data que entrou em vigor a tal CPQAO do Mal ou seja nos ultimos 14 anos.

      Outra, o tal “Chacal” serve pra quê ? Que conhecimentos precisam ter ?

      Exercem as mesmas funções dos antigos QAO e chegam também a Cap QAO, que conhecimentos VC se refere ?

      1. “…na sua linha de raciocinio, todos os promovidos a contar de 1º Jun 05 foram prejudicados, pois foi na referida data que entrou em vigor a tal CPQAO do Mal ou seja nos ultimos 14 anos.”

        Sim com certeza, antes desta data, não havia análise do perfil profissional do Subtenente.
        Como um processo de estabilidade de Cabo, era só ter conceito positivo do Cmt (normalmente não conhece ninguém na OM, pois passa apenas 2 anos no Comando), que era promovido sem qualquer avaliação pelo DGP.
        Depois da CPQAO, isso mudou: muitos Subtenentes de pouco comprometimento com a carreira, ficaram marcando passo enquanto militares mais capazes e profissionais foram sendo promovidos na sua frente, conheço muitos assim, eram péssimos Graduados antes da CPQAO.
        Portanto a promoção do Subtenente à oficial QAO sem a CPQAO, era apenas um passeio, a coisa mudou, razão verdadeira da choradeira contra a CPQAO, que no meu entender é necessária e muito correta…

        “Outra, o tal “Chacal” serve pra quê ? Que conhecimentos precisam ter ? Exercem as mesmas funções dos antigos QAO e chegam também a Cap QAO, que conhecimentos VC se refere ?”

        Serve para que o Oficial QAO, não faça feio como era antes dessa habilitação existir.
        Antes o Oficial QAO era igual a um QE, ninguém dava função de responsabilidade na OM, eram graduados cansados, barrigudos e desinteressados, apenas tinham estrelas nos ombros, não assumiam funções de Comando e Chefia de verdade.
        Além de melhor preparar o Subtenente, O CHQAO serve também para dar nível superior reconhecido a seus graduados promovidos a QAO e melhor remunerá-los dede 2015, com adicional de altos estudos.

        1. As funções de QAO nas OMs eram: Almox, Cmt Pel Mnt, Sec Mob, Ch SFPC, Adj de S1 e S4, Cordinha de Gen, etc …

          Mesmo não tendo “Chacal”, fui Almox, Adj S1, S4, Cmt Pel Mnt e Transp, acumulando com o PEG. Respondi varios anos nas férias dos titulares pelo SFPC, Sec Mob, Secretaria.

          Os possuidores de “Chacal” Exercem quais funções diferentes ?

          Quando entramos no EB, sabiamos que após fazer o CAS, iriamos até Cap QAO.

          A diferença 73% para 45% tá errado.

          1. A diferença 73% para 45% tá errado, porque vc só tem CAS, se tivesse CHQAO, não falaria essa bobagem.

            Ta na reserva sem CHQAO? Perdeu playboy, o trem passou, sinto muito, seu tempo era outro, era outro exército, a coisa mudou…Até la vista baby.
            Tem apenas CAS, então 45 mesmo, eu não concordo, deveria ser só 32…
            Para receber 73, só com altos estudos mesmo, sinto muito…

        2. exatamente meu caro caxias,,,,,

          não somos OFICIAL……somos ” Auxiliar de”

          somos todos PRAÇAS com estrela nos ombros

          apenas isso

          com as mesmas funções com CAS E CHACAL

          nada muda ,,,

          vc ta certíssimo….

          tudo igual

      1. Lembre-se que o PL ainda não foi aprovado.
        Não cante vitória antes da hora, principalmente em cima da desgraça dos outros.
        Reflita um pouco.

  17. “Estou arrependido de votar no Bozo”disse Sgt QE Figueiroa, 1 grau completo, baixado, nao sabe ligar o PC, passa o dia reclamando, nao faz marcha, ficou bom na hora de ir pro haiti, baixou quando voltou, nao leu o PL…mas passa o dia postando besteiras no montedo.

  18. Anônimo no 6 de maio de 2019 a partir do 22:40 , o EB pode não ter culpa, mas o presidente, como o único que pode mexer nas FFAA será o responsável por não ter corrigido isso. Não se poderá negar que ele será o verdadeiro culpado, afinal ele pedia votos para os membros das outras Forças também, cansou de chegar cartinhas dele pelo Correios. É bom lembrar que o Exército está prescindindo a Marinha Brasileira que é a Força mais antiga.

    1. Voce definitivamente nao entendeu o que eu postei, veja bem as forças independente uma das outras sempre controlaram o fluxo de carreira dos graduados tanto que na Marinha e Aeronautica e mais dificil atingir o oficialato. O que quis dizer e que ou essas Forças adequam o fluxo de carreira dos seus graduados ou infelizmente ficarao para tras, agora nao pode culpar o EB pela inercia das outras forças ou mesmo querer controlar o seu fluxo de carreira, e quanto ao fato da Força A ou B ser mais antiga e ter que prescindiro no controle da lei isso e indiferente ja que uma Força nao opina no fluxo de carreira da outra.

    2. Respeitem as calças q vcs usam.
      Deixem de ser baba ovo. Puxa saco de oficial!!!!
      Vergonha.
      Defendendo uma porcaria dessa ai.
      O soldo ja e diferenciado.
      Tropa desunida por isso estamos nessa condiçao em comparaçao com outras carreiras.
      Concordo com a volta da G A M.

  19. Caro Montedo,

    Falta lançar a INFLAÇÃO do mês de abril 19, conforme pode ser verificado, o governo nos deve a DIFERENÇA da inflação no periodo, pois tivemso em média 25% de reajuste em 04 parcelas, que terminaram em Jan 19, (50,5880% – 25% = 25,5880%) veja:

    ==> Cálculo da variação de um período IPCA (IBGE)

    A variação do índice IPCA (IBGE) para o período de 01/03/2012 a 31/03/2019 é 50,5880% (incluso as conversões de moeda)

    Fonte:
    https://www.debit.com.br/indice_acumul.php?indexador=17&imes=03&iano=2012&fmes=05&fano=2019

  20. Todos precisam ser beneficiados e não apenas meia duzia, ou seja, os generais, os oficiais possuidores de altos estudos e os possuidores do chacal, que foi uma invenção.

    Vcs exercem funções diferentes ? Vão além de Cap QAO ? Não não é !!!

    Então é invenção.

    Pensemos no TODO. Reposição da inflação no soldo já.

    1. “Todos precisam ser beneficiados e não apenas meia duzia, ou seja, os generais, os oficiais possuidores de altos estudos e os possuidores do chacal, que foi uma invenção.”

      O CAS foi uma “invenção” que um dia teve como objetivos preparar o 2ºSgt do EB para funções de assessoria ao Cmt de Pelotão (Adjunto de Pelotão no US Army Staff Sargent), reciclar seus conhecimento administrativos e habilitá-lo à promoção a 1ºSargento, mas era só isso mesmo, muito pouco para habilitar um graduado à função de Oficial, pois isso os QAO eram comparados (e ainda são) aos limitados e não concursados QE.

      Já a “invenção” CHQAO, prevista desde 1978, é um pouquinho diferente:

      -É realizado processo seletivo, conforme prevê a legislação pública federal para mudança de nível médio para superior.

      – O CHQAO possui reconhecimento pelo EB e pelo MEC como nível superior Tecnológico. Possui carga horária EAD de 1600 horas.

      – Habilita o Subtenente ao Oficialato, não apenas o promove sem qualquer mérito, como ainda ocorre com o QE.

      Esse negócio de “beneficiar” a todos é coisa de utopia comunista e não contempla a meritocracia, necessária a melhorar a qualidade dos quadros de graduados das FFAA, mas começou pelo EB, agora será copiada pela MB e FAB

      Quer ganhar mais? Se dedique mais…Essa é a moral da história

      1. prezado “caxias…”

        concordo com vc,

        esse PL ta totalmente injusto , com várias distorções.

        muitas discrepância entre os miliares das 3 forças

        estamos na luta para mudar isso .

        esse PL terá mudanças.

    2. Todos vão ser beneficiados, fica tranquilo. Se você não for, é porque já recebe um bom adicional de tempo de serviço ou mesmo um posto acima, então não tem do que reclamar.

  21. Chacal 73% e o CAS 45% tá certo isso ai ?

    Me fale uma função diferente que exercem após fazer esse cursinho ?

    É muito injusta essa diferença, tem que aumentar o percentual do CAS.

    1. Certíssimo: o adicional de Altos estudos(30) é 50% maior que o de nível médio CAS(20), então deve ser no mínimo 50% maior que os 45% do CAS, ou seja, maior que 68%, então está comprovadamente e matematicamente correto: 73%.

      Para ser mais correto que isso deveria ser de 78% (12+16+20+30), somando todos os curso que o militar concluiu com aproveitamente.

      Se o militar só possui formação e CAS, deveria ser só 32% e não 45% como está no PL, isso sim está muito errado

  22. Nem todos os militares tem a possibilidade de fazer cursos com equivalência à altos estudos I e II.

    No Exército, não existem cursos para Dentistas, Farmacêuticos e QCO do mesmo modo que existe para os demais militares (CGAEM, CHQAO).

    Portanto, cabe ao EME dar equivalência ao curso da ESAO destes militares para que possam ter a possibilidade de receber também o adicional.

    O projeto de lei é bom, mas cabe as Forças fazerem estes ajustes para que não apenas alguns sejam beneficiados.

    1. Caros colegas, realmente essa PL irá prejudicar muitos colegas que a oportunidade não bateu á porta,pessoas corretas,dedicadas que deram sua contribuição para com o Brasil e agora seu reconhecimento lhe é negado ou reduzido ,fica dificil o entendimento ,qualquer pessoa mediana percebe isso . Vejo rostos felizes com tal reconhecimento e fazendo-se merecedores ,mas um porém entristece outros .

      1. “… realmente essa PL irá prejudicar muitos colegas que a oportunidade não bateu á porta,pessoas corretas,dedicadas que deram sua contribuição para com o Brasil e agora seu reconhecimento lhe é negado ou reduzido ,….”

        Deveres devem sempre vir antes de supostos direitos, o PL1645 não irá prejudicar ninguém, porém também não vai beneficiar de graça os que ficam esperando oportunidades gratuitas “bater na porta” ou mesmo “cair do céu”.

        As oportunidades estavam lá para todos:

        -Era só terminar pelo menos o primeiro grau em escola pública mesmo;

        -Se inscrever em um simples concurso público da EsSA, em qualquer agência dos correios;

        – Gabaritar a prova em um concurso fácil com “apenas” 160 mil candidatos:

        – Concluir com aproveitamento o CFS de carreira;

        – Fazer pelo menos uma especialização durante a carreira (fiz apenas 3);

        – Contribuir verdadeiramente com a instituição, participando como pioneiro da criação de uma OM na Amazônia, engrandecendo com sacrifício, a Força Terrestre;

        – Ser instrutor e formador de mão de obra qualificada e especializada em um Centro de Instrução do EB;

        – Concluir o CAS com aproveitamento e nota acima de 9;

        – Chefiar e liderar Equipes de Manutenção do material bélico, por todo o Território Nacional, em missões de apoio ou em operações militares reais;

        – Prestar o processo seletivo para o CHQAO, não fazendo corpo mole ou dando desculpas esfarrapadas;

        – Concluir com aproveitamento o CHQAO com nota acima de 9;

        – Ser aprovado para promoção pela CPQAO e BINGO:

        – Promoção e Adicional de Altos estudos concedidos, dentro da legalidade e por mérito próprio, sem mimimi, sem demandas judicias, sem “puxa-saquismos”, sem dar golpe na escala de serviço, sem tirar o corpo quanto recebia missão, sem ficar me comparando com alguém que tinha um cargo ou adicional maior ou melhor que o meu, sem oportunismos, síndrome de coitadinho e demais mazelas que vemos neste blog…

        Conheceis a verdade e ela vos libertará do comodismo, oportunismo, “coitadismo” e “prejudicadismo”

        1. kkkkkkkkk nobre caxias…

          menos ..muito menos por favor

          menos embuste

          sou QAO …com CHQAO,,SELVA .PQDT

          O EB nãó é isso tudo kkkk

          para de embuste

          esse PL ta injusto com as outras Forças

          menos nobre

        2. “caxias….”

          belo comentário , concordo com vc

          esse PL ta injusto sim , vc tem razão

          vamos mudar isso ,,,estamos na briga

          vamos conseguir um PL melhor para todos

          BRASIL ACIMA DE TUDO

          QAO com CHQAO

          1. Já te falei vc é um P nenhuma, mais um coitado incoerente, mais um injustiçado, etc, etc,etc

  23. Vou entrar na justiça pedindo a equivalência de minha formação em entidade de ensino superior reconhecida pelo MEC aos altos estudos !…formação mínima de cinco anos.

    1. Isso seria uma graduação? Não seja ridículo, graduação não é altos estudos. Altos estudos é no minimo mestrado, nem MBA conta. Não se supervalorize!

  24. O eb parece que gosta de ser processado.
    Muitos escritórios de advocacia estão de plantão para agir e tirar o seu $$$ dessa maracutaia que ficou essa PL do mal.
    Não serei o primeiro, mas já podem contar comigo entre os milhares que estarão registrando no “capa-preta” essa farofada que estão criando.
    Pense numa trapalhada que vai ser se passar isso ai. Só os babões e os ofs estão satisfeitos.
    Essa armadilha número 2 não passa.
    Se passar, bora brigar na justiça.
    Demorou, mas já ganhei um troco na justiça daqueles 28%. Aquela outra pendenga, que só eles levaram o seu.
    Quero brigar nesse ai agora. Bora simbora.
    ahh… já deixo avisado à professora de redação que pode me dar aquele FO negativo. Ok

    1. Todo chororô e golpes oportunistas diversos são válidos:

      Sejam através de sindicato proibidos (associações), de gritaria, através de advogados do diabo e ou oportunistas eleitoreiros.

      Todos são válidos desde que não sejam plotados administrativamente ou o julgador não seja idiota, pois caso contrário, sempre sobra uma custa processual a se pagar, de uma maneira ou de outra….

      Conheceis a verdade e ela vos libertará do oportunismo.

      1. Olhem para as outras carreiras.
        Estamos na lanterna. Eles são unidos e inteligentes.
        o que os militares estão fazendo?
        Mais do mesmo!!!
        Deixem de ser burros!
        Bando de desunidos e egoitas.
        Essa proposta é um tapa na cara.
        Mp do mal número 2.

    2. Entrarei na justiça buscando essas diferenças .com um processo bem embasado que conforme consultas ,não será difícil obter exito ,quanto a custas não será problema .

    1. É verdade, concordo com você esse PL1645, além de muito bem feito e meritocraticamente correto, estará aprovado e em vigor em 2020 com certeza!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *