
‘Não vamos confrontar Forças Armadas’
DOUGLAS PEREIRA, PALOMA RODRIGUES e PAULO SILVA PINTO
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta 2ª feira (8.abr.2019) que a reforma da Previdência dos integrantes das Forças Armadas será aprovada conforme enviada pelo governo ao Congresso. “Não vamos confrontar os militares, essa é uma visão majoritária na Câmara. É ruim [a reforma], mas passa do jeito que veio”, disse.
Para Maia, os líderes partidários se convenceram a não se ater ao fato de que os militares terão menos perdas com as mudanças previdenciárias porque eles têm defasagem de renda em relação a outros servidores públicos. “Foram 20 anos de sacrifícios [deles]. Basta ver quanto ganha 1 general 4 estrelas. A gente não pode correr o risco dos comandos perderem a força da base dos 3 poderes dos militares.”
Leia mais.
Poder 360/montedo.com
Respostas de 167
Maia:
“A gente não pode correr o risco dos comandos perderem a força da base dos 3 poderes dos militares”.
Alguém sabe o que significa isso ?
Nobre, quem é a base?
Acho que ele quis dizer que
“NÃO SE PODE CORRER O RISCO DE PERDER O APOIO DA BASE DE SUSTENTAÇÃO DOS TRÊS PODERES, OS MILITARES “
😂😂😂😂😂😂😂
Tava doidão
Maia que é um urubu carcaça,doido e trabalhando para ver Bolsonaro morrer na praia, quer mesmo aprovar a PL da traição, elaborada pelo generais, isso para por fogo e incitar os praças graduados a irem para ruas em desfavor do governo, logo de um militar.
Sou praça e estou contente com a proposta. Quem não está, aguarde que os acertos serão feitos para equilibrar a situação daqueles que não foram beneficiados…
Parabéns ao colega do Exercito com curso de altos estudos
kkkkkk vc deve ser um desses poucos que terão seus bolsos abastecidos com a retirada dos bolsos de todos os cb, sd, 3sgt , 2 sgt QE e de TODA(o)S Pensionistas, Vamos tirar de nossos bolsos , o pouco que temos, e vamos passar para os bolsos dos generais, dos coroneis e majores, coitadinhos estão carentes. Quando o Bolsonaro se refere a salario de militares ele sempre fala nos generais, apenas neles, pois é para eles que o traidor bolsonaro está trabalhando. Não gostaram? pois é verdade, e verdade as vezes dói não é?
Leia a proposta antes de falar besteira! Não haverá redução dos salários, o sgt QE vai ganhar mais que um segundo sargento de carreira com cursos. A luta tem que ser para ano que vem aumente os soldos. É preciso uma reestruturação. Além do mais militares ganharam além do teto, Claro que é justo, pois não tem nenhuma vantagem comparada a todas as outras profissões e todos sabem que teen filha de pedidos para tirarem os filhos do quartel, aí pergunto porque? Respondo porque a profissão è totalmente de sacrifício, inclusive de dar a própria vida se preciso for em prol do país.
Pára de ser toupeira. Que ideia besta essa de dar a vida pela pátria. Kkkkkkk
O pl é realmente bom pros praças sim pois esta se valorizando a carreira sub terá os mesmos percentuais que cel foi dado prioridade a carreira então parem de chorar essa gente pensou que de uma hora pra outra ia ganhar como general. Obs. Sou sgt Qe
Ele vai divicula os praça deles .aí só alimento para eles aí tei sgt ministério do cap.. vamos abrir olhos.
O Sr. está enganado.
A medida beneficia os suboficiais/subtenentes da ativa.
Os que foram para a reserva recentemente e que só tinham o adicional de habilitação (alguns devido a ausência de cursos nas Forças); terão um grande prejuízo.
O que ocorreu, foi que de forma indireta a paridade foi quebrada.
Muito bom 👏
Vc já viu algum acerto ser feito em benefício dos praças?
Se sim, me diga qual.
O ultimo reajuste do soldo em quatro parcelas beneficiou as praças com percentuais de quase o dobro que os oficiais. Pessoal tem memória curta. Agora é a vez FA reestruturação da carreira com base na meritocracia. Que se sacrifica mais recebe mais.
Os subs da fab e mb ficaram de fora dos altos estudos, coisa que os do eb abarcaram. Uma injustiça está prestes a ser feita. O presidente precisa saber disso.
Justamente onde se refere aos subtenentes, que só existe no EB. Na FAB e MB a nomenclatura é suboficiais.
Tens certeza disso? Parece que foi feito para os Generais e não para os praças. Se estás feliz sou solidário, tudo bem.
vão deixar o tropa morrer de fome para dar CAVIAR AOS GENERAIS…MAIS DO QUE JÁ TEM..
ESSE TAL DO “EUMER” ´E UM COMPANHEIRO DO INIMIGO, VEM COM PAPO FURADO, DEVE SER S2, QUE A SITUAÇÃO DOS QUE NÃO FORAM BENEFICIADO SERÁ AJUSTADO……PRAÇA NÃO PENSA DESSA FORMA…
– Para os generais e para quem tem Altos Estudos é excelente, para os demais não muda muita coisa.
– Esses percentuais dos cursos de Altos Estudos no Adc de Habilitação foram colocados com uma diferença exagerada em relação ao curso de Aperfeiçoamento.
– Muito olho gordo e ganância por parte de quem fez esse PL, espero que seja corrigido isso.
Mas o militar é promovido até o fim da carreira. O cara que é 3S hoje, reclamando do Sub, sendo que ele bom
vai ser sub um dia….Não tá regulando bem não. Quer ganhar como 3S para o resto da vida? Acho pior.
Sinceramente amigo,
Deveria ter havido somente o aumento do soldo de forma proporcional.
Quando vc cria além do aumento de soldo um escalonamento também nos adicionais, automaticamente cria-se duplamente um desajuste, tendencioso a uma interpretação de quebra do Princípio da Igualdade previsto na CF.
“já dei a dica”.
Outro aspecto é que a criação de adicionais NÃO É reestruturação; isto em tese, foi uma forma quase que subliminar de se acabar com a paridade aos poucos.
A paridade deixou de existir em 2001. Com esse PL ela vai voltar a existir. Ou quase.
Discordo, vc está errado, não deveria ter havido nenhum aumento de soldo, apesar que devido a reestruturação, acontecerá aumento de soldos para militares de baixa graduação, como Sd e Alunos de Escola de formação.
E porque discordo, porque não se trata de aumento ou reajuste, se trata de reforma do sistema de proteção social, (vulgo previdência dos militares) e para isso se aproveitou e foi realizada uma reestruturação de militares de carreira, principalmente da ativa.
O questionamento para isso foram os gastos que o tesouro nacional tem com seu pessoal militar inativo, (os da reserva e as pensionistas), e em nenhum caso haverá redução de salários, quem afirma isso é um estelionatário intelectual e que se quer, leu e entendeu o PL.
Não se trata de aumento de salário, mas sim de reforma do sistema de proteção social e em consequência, uma reestruturação para o pessoal de carreira.
Corrige o problema antigo do adicional de tempo de serviço que foi congelado em 2000, através do adicional de disponibilidade, e
Institui de forma meritocrática, um adicional de habilitação que contempla a especialização e habilitação de militares de carreira, somando todos os percentuais dos diversos níveis de qualificação, então é claro que se o militar só tem curso de cabo, ganha só formação de 12%, mas se o Graduado possui todos os cursos da carreira, irá receber um somatório aproximado, que se definiu como 73%.
“Muito olho gordo e ganância por parte de quem fez esse PL, espero que seja corrigido isso.”
Sei, olho grande de quem fez…Para mim é olho grande de quem não possui os cursos que darão maior adicional de habilitação e vivem aqui se lamentando, de barriga cheia. Estes que lamentam, normalmente foram os que mais se deram bem:
Uns fizeram apenas o curso de Cabo, foram estabilizados ilegalmente, promovidos sem curso e sem mérito a 3º/2ªQE. Mesmo sem concurso publico, hoje enchem a reserva remunerada mensalmente, razão do tal “rombo da previdência militar”.
Outros foram para RR com um posto acima, não foram habilitados ao QAO, mas mesmo assim foram promovidos normalmente, agora reclamam que o somatório dos cursos (Formação, Especialização, Aperfeiçoamento e CHQAO), causou “uma enorme diferença” e “acabou com a paridade”. Mas na verdade deveriam estar confessando que assim como os QEs, se deram bem e foram promovidos a QAO, sem concurso para uma carreira de nível superior e sem curso que os habilita-se a tal promoção.
Só para nivelar conhecimento, sou da primeira turma de QAO que foram devidamente habilitados à promoção, através de concurso e curso de habilitação.
Todos os QAO promovidos até junho de 2014, foram promovidos por “merecimento”, mas sem dispositivo legal, reconhecido pela administração pública federal, da mesma forma que ainda acontecem as promoções no QE.
Reclamar do que perdeu (ou não ganhou) e dar uma coitadinho, para mim não cola.
Deveriam confessar as vantagens que ganharam e parar de olho grande nas conquistas meritocráticas posteriores à sua…
Maia, te amo!
PL do Mal
“Foram 20 anos de sacrifícios [deles]. Basta ver quanto ganha 1 general 4 estrelas. A gente não pode correr o risco dos comandos perderem a força da base dos 3 poderes dos militares.”
Coitados dos Generais, ganham tão pouco!
QE já saiu 2º no canetaço, quer sair general agora?
Confiei muito no novo presidente,mas a partir do momento que ele conserva Rodrigo Maia no poder, não mexe com os políticos e conserva todas as mordomias políticas, sinto muito, é difícil crer que ele possa fazer um bom governo. Mas espero quebrar minha cara.
E Rodrigo Maia é Ministro dele por acaso? Você quer que ele deponha um Deputado ? Vá estudar Direito Constitucional e passar em um concurso, meu amigo. Soldo não é bolsa família não. Tem que batalhar, seguir uma carreira e ser promovido, de preferência por merecimento. Ficar chorando e escrevendo besteira, sem saber, não dá futuro não. Vá estudar.
O colega anterior tem todo direito de expor suas idéias.
Muitos amigos que fizeram concurso e nos últimos anos foram para a reserva serão prejudicados.
Quer dizer que todas essas pessoas não fizeram esforço?
O Sr tem idéia do que é ficar trinta anos em uma instituição militar chegar a subtenente, ter cursos operacionais, nunca responder a sindicância, IPM, etc; Isto não é esforço?
E muitos desses que fizeram isto tudo, serão prejudicados com a nova lei; pois na época só tinha o adicional de habilitação.
Que ao menos alguém perceba essa discrepância na lei e a mesma seja reprovada.
Um abraço.
Merecimento do EB é uma piada.
Parabéns aos generais que fizeram esse PL, se for aprovado como está, vossas excelências vão ficar muito bem.
E os Cmt da marinha e da aeronáutica que assinaram embaixo, sem sequer observar que em suas forças as praças não possuem cursos de Altos Estudos, só olharam para o próprio umbigo.
Meu Deus! Ainda bem que o Brasil é um país pacífico, não se envolve em guerra.
Que Deus abençoe a todos!
Pessoal dos QEs, preparem-se para somente pagarem as contas, pois foi só o que sobrou pra nós! Confiamos na pessoa errada!
QEs entraram para ser soldados, por competência estabilizaram,
Aí receberam a promoção a 2 Sgt, agora terão 26% de aumento numa tacada só a partir de janeiro e 8x o bruto do Subão para a reserva!
Será mesmo que foram esquecidos?
Podem até dizer que não foi justo, eu até concordo. Porém, jogar contra é o pior. Não dá para jogar fora 26%a só pelo fato de general ter 100% e ST 50%.
Independente da forma de ingresso, somos todos militares.
Tomara que aprove.
O QE entrou para ser soldado, vc esta certo, mas um motivo para ser respeitado, em uma empresa um office boy que chega a ser diretor é admirado. O Sgt QE tem seu valor e o que nós queremos é uma oportunidade de fazer um curso de habilitação a promoção a 1°Sgt. Os 26% do adicional de disponibilidade vem para substituir o anuênio que congelou no ano de 2000, o mais moderno Sgt QE hoje tem 27,5 de serviço e quando aprovar a previdência terá 28 anos de serviço, creio que no mínimo esse adicional deveria ser atrelado a data de praça. Um abraço a todos e ainda confio no nosso Presidente e ele vai arrumar em breve tudo isso.
Mas esse curso já existia desde que você era soldado. Chama-se ESA e EeAr. Todo o ano abre. Se fizeste e não passou, ou nem tentou…Me desculpe a franqueza, chegaram bastante longe. Parabéns. Mas não tem como igualar 100% com quem passou pela outra porta. Desculpe novamente a franqueza. A gente tem que perceber quando se está no lucro.
Excelente colocação, queria ter um filho coerente assim!
O Office-boy que chega a diretor da Empresa é admirado porque estudou, fez segundo grau, curso superior, e chegou no topo da empresa com seus méritos. Em nenhuma empresa tem coitadismo não. Infelizmente nessa empresa, existe um limite de idade para você escolher o que quer ser, e Meyer as caras no estudo. Se você acordou tarde para esse fato, pelo menos lá fora existem boas oportunidades para você subir na vida. Isso se você já tem um diploma nível superior.
Na Marinha ninguem ingresara sabendo que iria ficar vinte poucos anos na mesma graduação, sem a possibilidade de fazer prova para a porra de sargento, que nao é merda nenhuma ta no mesmo barco afundando.
Esse filho de uma puutta, que é um covarde e não se identifica, deve ser mas um daqules motorista de auroridade, cozinheiro, arrumador essas merdas que só existe na Marinha.
Marinheiros ingressaram foram a cabos e a sargentos.
Os cabos estabilizados até 29/12/2000 não puderam fazer mas prova para sargento, colocaram todos em fila única.
Conheço pessoas que fizeram cinco até sete provas para ir a sargento.
Então os esquecidos, não são esquecidos, são os injustiçados pela MP do MAL, do filho da puta do fernandinho beira henrique mar, com várias aposentadorias.
Faça como eu,se identifique seu covarde, anônimo o caralho.
Vou receber 7% do soldo em Julho de 2020, menos que o reajuste dado pelo PT (migalhas tbm). Confesso que votei no Bolsonaro e pedi para que meus familiares fizessem o mesmo. Hj me sinto arrependido e decepcionado, não só pela reestruturação da carreira ( que pra mim fez pouca diferença), mas também da má atuação do Bolsonaro nos 3 primeiros meses de governo, sem contar as trapalhadas dele, do Vice, dos filhos e de alguns dos seus ministros.
A experiência não foi boa, até agora, e caso nada mude, jamais votarei em militar novamente.
Concordo plenamente com vc! Aqui em casa ninguém vota mais em militar nenhum! Decepcionado, pois a coesão que é pregada na caserna, só funciona pra eles! OS CARREIRAS (ESCOLA).
A ralação na Escola, seja ela qual for, ajuda a gerar a coesão. Uma pena que você perdeu essa fase da vida militar.
Papo furado, não existe coesão…..e cada um por si neste teatro de mentiras.
Vota no Professor Haddad da próxima vez então. E seja feliz!
Amigo o Bolsonaro, indiretamente, talvez até mesmo se saber quebrou a paridade, com estes adicionais, que não se aplicam a todos.
muito boa a notícia para os militares pois essa classe estava desde 2001 sendo esquecida pelos sucessivos governos, porém veio Jair Bolsonaro para colocar ordem na casa e valorizar as Forças Armadas, coisa diferentes de FHC, Lula e Dilma. Como não tem aumento no soldo e sim na reestruturação da carreira, alguns militares se acham prejudicados, mais seria injusto não perceber que procurou-se a equiparação dentro das respectivas carreiras de oficiais e praças, embora alguns dessa última não possam acompanhar desse último quadro não possam ser melhor remunerados devido não terem a qualificação devida o que faria estes galgarem um aumento maior no salário..
Sou QE, votei no Bolsonaro e votaria novamente, tenho irmãos, sobrinhos, e até um neto, e eles não são militares, votei nesse governo por um Brasil melhor, principalmente para eles.
Ótimo ouvir isso do presidente da Câmara.
A aprovação no PL dará um equilíbrio de parte do que foi perdido em 2000, assim logo em qualquer reajuste no soldo, o que fatalmente ocorrerá, terá um aumento significativo no líquido a partir dos novos percentuais de habilitação.
Torcendo pela aprovação.
Concordo, 1 Sgt 2002. Tbm torço para a aprovação dessa PL.
sera aprovado com essaS aberrações ?
CHQAO 73%
CAS 45%
QE ,,,,,,26% ADC DISPO
Cb e Sd ,,,,ganhando menos ?
ta errado isso
QAO R2 com CHQAO
Velho camarada QAO, o senhor nunca ouviu em meritocracia?
Os percentuais são relativos aos cursos que determinados postos/graduações vão realizar durante a carreira.
Meritocracia no EB é uma mentira……engana outro.
Não tem nada de errado,tá corretissimo
Realmente são aberrações, as que vc cita:
CHQAO no somatório dos cursos deveriam ser 78% e não 73%!
O CAS de 45% só para quem tiver especialização, se não, deveria ser apenas 32%
QE 26% de disponibilidade, um absurdo, mas considerando que não possui concurso público, nem curso de formação de sargento e ainda vai para RR, tá no lucro.
Cb e Sd, ganhando menos é mentira, vc deveria ler o PL, antes de escrever M…
O PL tá certinho, o que tá errado é um bando de coitadinhos, reclamando do que não entenderam e que quando se perde tempo para explicar, continuam fingindo que não entenderam para querer se dar bem sem mérito.
A diferença do “CHACAL” e CAS tá excessivo para um cursinho a distância. E os 10% de representação para os generais mesmo na reserva é uma sacanagem.
Pode ser encarado da seguinte forma: Vou lançar essa pra ver o fuá que vai dar, pois todos sabemos que os milicos serão votados após os civis, logo deu mais bala na agulha pra dizerem: “ Dos militares vão aprovar, pois o maia já falou..” E como nosso PL ta sendo vendido como vantagem…ihh quero nem ver o rolo que vai dar! A dúvida que todos tinham de que seria desidratada passa a ser ctz que não será! Acho que foi pior ter falado dessa forma.
Reforma dos (generais). Os pracinhas vão pagar as contas.
Excelente! A PL tem 94% de aprovação e com certeza corrige as distorções nos vencimentos do pessoal de carreira que se habilitaram corretamente!
O adicional de disponibilidade corrige a M que fizeram com a MP de 2001.
E o adicional de Habilitação, somando os adicionais de todos os cursos realizados pelo militar, foi uma tacada de mestre que contempla a meritocracia.
Muitos fizeram apenas a Formação para serem promovidos a Cabos e muitos outros fizeram Aperfeiçoamento para continuarem a ser promovidos a 1ºSgt/STen.
Agora a coisa mudou quer ser melhor remunerado? Tem que se especializar e realizar o concurso e o CHQAO, para poder ser devidamente habilitado e promovido.
Acabou a farra do boi: O QE está em extinção, logo será apenas uma lembrança ruim, dos tempos que faltavam sargentos na tropa.
Sargento de carreira que quer ser Oficial QAO, terá que prestar concurso e se habilitar no CHQAO.
ERRADO QAO
Esse projeto não contempla a todos nao
prejudicou muitos ,,, QAO e ST que estão na RESERVA ,,,QE , CB e SD
foram prejudicados
reflita ,,,nao pense so em vc
tenho CHQAO ..
tenho pqdt
mas ta errado esse PL
SOMOS TODOS MILITARES ,,,DEVERIAMOS RECEBER O MESMO VALOR
NOS POSTOS E GRAD
ERRADO ESTA VOCÊ: Não é para contemplar todos, mas apenas militares de carreira e devidamente habilitados.
Não é FARRA do BOI, não é para promover QE a Subtenente ou General ou aumentar o salario do QE, que já foi infinitamente valorizado com estabilidade sem concurso, promoção a Sgt sem mérito.
Também não contempla QAO da reserva ou da ativa sem concurso e sem CHQAO, não é esse o caso, os tempos mudaram, no passado promoviam S Ten a QAO, sem concurso e sem curso, agora coisa mudou.
Se deram bem no passado, mas não levarão altos estudos no contra-cheque, porque não tem Altos estudos e os que se recusaram a fazer, os “malandros”, se deram mau também, e agora vivem chorando a própria incompetência.
A PL está corretíssima e será aprovada, sem qualquer modificação.
Vc está muito errado. Vc é QAO mesmo ?
Então Vc é daqueles que tudo deu certo, pois uma grande parte dos Sgt no passado não conseguiam fazer cursos, principalmente os das QMS técnicas.
Porque ?
– os cursos de especialização ou extensão das QMS técnicas eram turmas pequenas de 10 ou 15 militares;
– a maioria dos cursos movimentavam, portanto os Cmt de OM davam parecer negativo para o militar não ir, pois na OM sempre faltavam esses militares no efetivo;
– relembrando o efetivo em média: 05 Mec Auto, 01 Mec Armt, 03 Saúde, 01 Mnt Com, 03 Int;
– os cursos exigiam tempo mínimo de Sv na OM/GU, logo se Vc fosse movimentado, ficaria 2 ou 3 anos se poder pedir;
– fiquei 7 anos como 3º Sgt e todos os anos pedia 3 cursos e sempre negativo.
Quem ia normalmente:
– militares fracos que não faziam diferença se fossem movimentado;
– e aqueles cujo não movimentava, voltando para a OM.
Que mérito Vc acha que houve nessa sacanagem ?
Quanto ao CHQAO, é um cursinho a distancia, cuja maioria não tiveram oportunidades para fazer, havendo injustiças até na mesma Turma.
Vc lemra que no passado o CAS nos deixavam 6 meses longe da familia, tiravamos serviço direto, estudavamos como loucos nos finais de semana, nas madrugadas ?
Na minha época, o CAS já era 3 meses, mas ralamos.
Por fim, esse tal CHQAO foi uma invenção sem finalidade, pois leva TODOS a exercer as MESMAS funções e TODOS chegam no final a Cap QAO, com ou sem CHQAO. Ou saem major ?
Raciocine.
ao anonimo de 10 de abril 09:44
Vc é que está errado,se fosse assim vc saiu QAO , mas muitos da sua turma não sairam,vc vai dizer que mereceu não é? pois bem nós também merecemos agora, seu hipócrita.
Só uma pergunta?
Você passou por isto para chegar ao QAO?
E o pessoal que foi para reserva e as instituições não tinham esses cursos?
Foi azar?
O problema é que muita gente coloca o nome de azar em uma gestão sem cuidados.
Esse tal CHQAO era pra ter começado com o pessoal da Turma de Formação 78 e sempre era cancelado, portanto, desde então, todas as Turmas até a entrada em vigor desse cursinho a distância em 2012 foram prejudicados.
Então, não se trata de mérito e sim da incompetencia da Adm que nunca estruturou o tal curso.
Vc é um QAO que não sabe nada.
QE, Cabos e Soldados não podem reclamar, vão se beneficiar do ajuste, claro que no caso dos QE não podem querer o mesmo aumento que os SG de escola, a meritocracia prevaleceu, Marinha e Aeronáutica ainda devem se adequar, e dentro disso, acho que os militares da Marinha, especialmente o Corpo de Fuzileiros Navais, devem ser beneficiados de forma mais generosa, já que seu quadro de Sargentos de fileira vem sendo preparado
desde de recruta, eu mesmo entrei em 97, sou 1º SG e não concordo ganhar o mesmo que um sargento da ESA, que nunca foi recruta, soldado e cabo, fora a disparidade de profissionalismo que o CFN é obrigado a manter em relação as outras forças.
Fui fuzileiro naval e hoje sou Sgt da EsSA, a formaçao da EsSA é muito melhor q a do naval, começando pelo concurso…o naval é um tirador de serviço e tem cabeça cheia de um ego inacreditavel q beira a bestialidade… Fiz o curso jacarezinho em ladario e o pantanal no 17Bfron…o do exrcito tem didatica ja o da marinha so tem trote e palhaçada
Camarada, vc quer aferir a experiencia de todo o CFN dizendo sua experiencia como soldado ?? Me poupe !! sabe nada de coisa nenhuma !! Não tire suas conclusões pelo curso de formação de soldados.
Nossa, parece que só os FN são operacionais… Acho que no EB não tem PQDT, CIGS, Comandos, FE, DQBRN, etc… É um brincante mesmo…
Bem colocado (quando fala que FAB e MB devem se adequar), pois, na FAB, o SD especializado e CB recebem 16% de AD habilitação, na reestruturação esse percentual diminuirá para 12% e ainda vai aumentar 3% na contribuição, só aí a pacancada é de 7% de desconto no soldo desses caras mais 5 anos de contribuição. Isso tirando o fato (lamentável) de que o CB passa 20 anos na mesma graduação para alcançar a promoção a 3S, o que dá uma média de 25 anos de serviço. (Isso na FAB).
– Não vi a parte que os Cabos e Soldados vão se beneficiar.🤔
Me desculpe. Mas por que o soldado não estuda e passa em uma Escola para sargentos e siga a carreira? Existe algum impedimento?
Tô falando num modo geral cara. Claro que pode estudar e passar no concurso, mas sempre terá alguém sendo CB ou SD. A PL dá impressão de remanejamento de verba da classe mais baixa e pensionistas para quem vai ter as gratificações elevadas.
* Hoje em dia, na FAB, o CB não faz mais o CFS nem o EAGS, extinguiram a modalidade. Então, o CB só pode esperar uma média de 25 anos de efetivo serviço para a promoção.
Francisco vc leu o PL cara? Quem ganha 16% vai para 27%, smj, e nao diminuir. Quem ganha 12% continuará com os 12%.
Li sim caro Anônimo, porém, na FAB o CB/SD recebe 16% de AD de habilitação pelo que tem em vigor hoje. Se a PL for aprovada do jeito que está, esse entendimento mudará e o SD terá direito à somente 12%.
Agora me responda com toda sinceridade: Caso aprove essa PL com entendimento de que o soldado faz jus somente a 12%, vc acha que a FAB dará aumento para 27%, manterá os 16% ou fará o que manda a lei e diminuirá para 12%?
Voce não viu e não verá, a PL se trata de reestruturação para militares de carreira, com concurso publico. Cb, Sd e assemelhados não são de carreira, a despeito de muitos deles terem sido estabilizados e promovidos a sargentos. Essa PL visa reestruturação da carreira para pessoal especializado, aperfeiçoado e que possui altos estudos. não é aumento de salario, nao é prêmio para os coitadinhos que votaram no Bolsonaro, não é bolsa família para militares, não é nenhum tipo de bônus, é reforma do sistema de proteçào dos militares de carreira e consequente reestruturação de carreira para os mesmos.
Colocando desse modo, faz parecer que o “coitadinho” nunca conseguirá galgar patamares elevados dentro da força.
Caso o “coitadinho” consiga, não seria justo ele ser valorizado desde que ingresse na força?
Já estive em missões com FN e não vi superioridade física ou intelectual com relação às outras “Forças” Sr 1Sg FN…ao contrario disso, vi FN que não consegue fazer um TAF. Só embuste. Demagogia pura da sua parte. Queres quem sabe soldo de Maj? Tá bom assim?
Ass: Sgt da EsSA
Sabe o que é o cfn, é uma força auxiliar dentro das forças armadas; na Marinha que copia o modelo americano, quer ter a força aérea que é a força aérea naval e, o seu próprio exército o cfn que é uma força descartável no início de uma guerra ou confrito são enviados para passar as posições do inimigo, quantitativo e material bélico utilizado, pois, na vanguarda que é honra e dever,no mas é só filme de Hollywood.
São adestrados desde os 18 anos e, ficam acreditando nisso até o final da carreira, depois é que enxergam que foi tudo mentira.
Hoje e sempre forças armadas têm que ter seus especialistas, mão de obra difícil de forma e, difícil de conseguir que fiquem nos quartéis, com baixos salários.
Que ótima notícia. Acho que agora vai, se Deus quiser!!
Vergonhosa essa PL! O futuro cobrará essa covardia.
Fico decepcionado ao ver sargentos de escola criticando o QE,sem levar em conta que nem todos são 2 Sgt,e que após trinta ou trinta e cinco anos de serviço recebam o mesmo que um Sgt em início de carreira. Também esquecem que essa reforma so vai trazer algum benefício ao companheiro de escola, após dez anos de serviço ,quando tiver o CAS. Acham justo um técnico judiciário concurso nível médio e tem como função principal, protocolar processos e fazer ofícios ,ter o seu salário inicial de RS 8.000,00 ,enquanto o sargento recebe a metade. Também acham justo um cabo das forças armadas,ganhar inferior ao SD da PM mais mal paga da Federação?Os senhores sabem que as pensionistas desses mencionados irão contribuir de imediato com 8,5%,chegando a 12%? Farinha pouca meu pirão primeiro.
Vai fazer prova então para técnico judiciário. Diferente da prova da EsSA/EEAR, a prova para o Judiciário Federal é muito mais difícil.
Parabéns para eles que conseguiram e acredito que agora vai ser nossa hora e não vejo os servidores criticando esse possível reajuste.
Ao Anônimo no 9 de abril de 2019 a partir do 21:53,
Não tem como fazer esse tipo de comparação camarada, tanto o técnico judiciário quanto o Sd PM são concursados e os Cb do EB foram voluntários no serviço militar obrigatório.
Com relação aos Sgt QE, aqueles que fizeram graduação e pós-graduação não tem o que se preocupar, pois vão receber como sargentos aperfeiçoados. É só verificar a legislação.
No mais, qualquer tipo de mudança em legislação não há como beneficiar a todos, pois existem inúmeras situações.
Por fim, pra mim o PL apresentado representa uma mudança substancial na nossa carreira, diga-se de passagem pra melhor.
Grande abraço!
Tentando entender essa reforma…pergunto: pra quem jah está na reserva…o que muda…o salário vai diminuir…por causa do aumento dos descontos…aumentar por causa da paridade …ou nada muda devido as novas regras não nos atingirem ? Desculpe a ignorância mas agradeço a quem puder esclarecer ! A selva nos une
Eu sou Sgt de Artilharia 2000, torço pros QE saírem ST, não sei pq colegas de carreira torcem contra! Eles merecem todo nosso respeito!
Se for aprovado esse PL, sabe quando teremos um reajuste no soldo? Nunca, pois os generais já estarão recebendo o teto. Para quem não tiver reajuste agora, não terá nada nunca. Esse papo de que primeiro se aprova esse PL e depois o governo corrigirá a defasagem é conversa de quem está enxergando benefício para seu próprio bolso. Se aprovar, fecha a tampa do caixão.
Lembremos que o STF, quase que anualmente, reajustam os seus salários. Nesse sentido, haverá sempre defasagem entre o STF, pois os percentuais de reajuste dos militares nao acompanham os do STF.
O salário de general tá longe de atingir o teto do funcionalismo.
Relaxa galera !! fiz o post só para descontrair, na verdade é cada força no seu quadrado, não posso culpar outras forças se a minha carreira é mais difícil. Sobre os soldados e cabos eu quiz dizer que é passageiro, conforme galguem as graduações irão perceber o aumento, no CFN os soldados mais pontuados e aprovados são indicados para o curso de CB, já os CB após o interticio e sendo aprovados no concurso interno, são selecionados para o curso de habilitação para sargento dentro do numero de vagas. È verdade que para nós Fuzileiros Navais nada no que tange carreira é fácil, comparada com a gola somos o primo pobre, levei 10 anos para chegar a 3ºSG, levei mais 5,5 anos para chegar a 2ºSG, depois arrastei corrente por mais 5 anos para chegar a 1ºSG, já na gola, um marujo que entrou no mesmo ano que eu já tem dois anos de Suboficial, não precisa fazer tiro de carreira, não precisa fazer 15 barras, 65 abdominais, 10 minutos de flutuação sem apoio, e sua corrida é de míseros 2400m. A nossa é 3200 em 12 minutos se vc quiser 100 pontos, mas quem mandou não saber escolher né, sorte que a carcaça aguenta, e aqui estamos ! ADSUMUS !!!!
Bem lembrado, essa PL visa reestruturação de pessoal de carreira, especializado, aperfeiçoado e Habilitado. Militares que só tem formaçào e ou aperfeiçoamento, que o fizeram apenas para fins de promoção, vão pagar por nao terem se dedicado em seu aprimoramento profissional.
Essa briguinha entre os pseudo-operacionais ( CFN, PQDT, Selva, etc,etc,etc), nunca levou a nada em tempos de paz. Mais vale estar devidamente especializado, aperfeiçoado e Habilitado do que ostentar brevet de “mais militar que os outros”, porque no final o que fará diferença será o adicional de habilitação.
Hoje nas FFAA, não existe carreira melhor para Praças Graduados, que a de Sargento do Exército, por razóes obvias.
Falo isso porque é a única com previsão de promoção a Oficial subalterno e intermediário e a única que, em comparação com a FAB E MB, tem uma melhor valorização para esse profissional.
Aqueles que apostaram seu futuro em QE, CAS e se negaram a se especializar e se habilitar, vão agora, na PL de reestruturação, pagar o preço de sua própria inércia profissional.
https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2194874/resultado
errado meu caro
meu curso de Pqdt me rende 20% a mais no vencimento
valorizo sim meu curso.
se vc nao tem curso ,,,,é com isso
o meu vale muito ,,ralei muito
1,6000 a mais no meu contracheque
UM ABRAÇO A TODOS
QAO R1
Ja foi o tempo que “pqd” era oi único que ganhava compensação orgânica, sou da AVEX e também ganho, mas isso nada tem haver com capacitação e habilitação profissional.
Estamos falando de habilitação militar que na reestruturação, contemplou o somatório dos cursos realizados, que no meu caso e nas minhas contas, esta somando Formação, Especialização, Aperfeiçoamento e Altos estudos. Quem não fez ou não quis fazer, só lamento, o trem já passou…
errado camarada,
vc nao pode pensar assim
tem ST e QAO prejudicados
existem muitos milicos na reserva que nao tiveram a oportunidade de fazer tais cursos.
sgt qe ,,cb e sd ,,,estão sendo prejudicados demais
como disse , sou QAO , tenho CHQAO , PQDT ,etc
mas ta errado essa porcentagem
de CAS para CHQAO
o CAS habilitava o militar a ser promovido a QAO
então , o prudente seria pagar para todos o mesmo valor.
espero que alguem consiga ver isso no congresso
QAO PQDT
Errado está você, e sim posso pensar e opinar como quiser.
Não existem ST e QAO prejudicados, existem sim, ST e QAO não habilitados.
Os “Milicos da reserva”, que não possuem habilitação ao QAO, e só possuem CAS, com certeza absoluta, foram beneficiados de outras formas, pois foram promovidos sem a exigência do CHQAO, previsto desde 1978, muitos possuem vencimentos de posto acima, uma verdadeira farra do boi, tão reclamando porque, vão perder uns trocados, e não estão acostumados a perder, só a ganhar…
A porcentagem do CHQAO, está perfeita, pois soma 12% da formação, 16% da especialização, 20% do Aperfeiçoamento e 30% dos Altos Estudos, total 78%, mas que foi reduzido para 73%, se alguém tem que reclamar são os próprios habilitados, que perderam 5% no somatório. Quem tem só o CAS perdeu 3%.
QE, Cb e Sd não está sendo prejudicado, porque não possui carreira e a PL (pela milhonésima vez, para quem tem dificuldade de interpretação de texto) se trata de Reforma do Sistema de proteção Social e consequente Reestruturação da carreira, ou seja, não se trata de pessoal temporário, sem concurso publico, sem curso de formação, sem curso de habilitação. Ponto Final
Não concordo com você, cada um tem que receber apenas o percentual referente aos seus cursos realizados.
Inclusive o percentual de 45% para o CAS para mim esta errado, porque tem muito milico que não possui especialização, então o correto seria:
Formação 12%
Formação + Especialização 28%
Formação + CAS 32% (só)
Formação + Especialização + CAS, ai sim 45 ou 48% e
Formação + Especialização + CAS + CHQAO 78% ou como esta na PL 73%
Equiparar CAS a CHQAO é esperteza e não meritocracia.
A PL será aprovada da forma que chegou, fato consumado.
Bom dia, ao despreparado do Sg FN Braga, faltou vc falar que o concurso para o CFN é de nível muito inferior a qlq outro das FA, além de curto, enquanto o da Gola é muito mais puxado, concorrido e longo, outra mentira, tenho o mesmo tempo de svc q vc e sou 1Sg, além de ter muito mais tempo de formação q vc, incluindo SBV, pois sou da Aviação, detalhe, vi muito naval passar vergonha.Quer falar???? Fale, só não minta e nem tente diminuir ninguém.
Tu deve ser marujo e bem burro né ?? Todos o marujos de 97 já são suboficiais !! eu fui promovido não faz dois anos, não cursei aviônica pq não quiz, especialidade de fresco, só fica preso em base área, sou Infante seu marujo despreparado, vcs não sabem a diferença entre alimentar, municiar e carregar, só fazem tiro de familiarização e é um desespero só, marujo não sabe diferenciar alça de massa, faz olho diretor invertido, não sabe se quer segurar o fuzil, desconhece qualquer procedimento de segurança, a única coisa que sabem fazer bem é apagar incêndio e pintar costado de navio enguiçado, o melhor de vcs esta no Grumec e só, não avalie o CFN somente pelo curso de soldados, nossa formação de sargento é muito superior ao da gola, vai nadar seus ridículos 50 m em piscina de 25 segurando na borda em 3 minutos que ainda é passivo de ficaram reprovados, só na Marinha de gola se forma marujos afogados. kkkkkkkkk sai dai boca preta, cambirimba do inferno, Marujo maldito !!!
nao existe merItocracia no EB KKKKK
pelo que vejo aqui Quadro Auxiliar de Oficial e ST favorecidos ,,,
contra Quadro Auxiliar de Oficial e ST prejudicados
kkkkk parece piada
eles mesmo se matam ,,,,nao se unem nunca kkkk
BRASIL ACIMA DE TUDO …….
AMAN Pqdt
No caso do Exército especificamente, seria muito bom se resolvesse investir em cursos para qualificar seus R1, dando a oportunidade aos QAO(s) de realizarem o CHQAO mesmo que a distância, obtendo também a possibilidade de equipararem seus vencimentos, além de forma de atualizar-se para mobiização. E isto poderia ser visto para outros cursos em outras especificidades.
Piada esse comentário sem noção. Curso para quem esta na reserva?
Só faltava essa, é cada ideudo…Imagine essas peças na ativa, o que aprontavam…
Se a notícia fosse que todos os militares do Exército, sem exceção, terão PNR para ocupar onde fossem transferidos, significaria um aumento real de nossos proventos. Pagar para estar onde o Exército quer que você esteja é um insulto ao militar. Fere a isonomia de militares que ocupam e os que não ocupam por “não haver disponibilidade” de PNR… balela. Empregar 1/3 ou quase isso em aluguel dá o sentimento de não ganhar o suficiente. Paridade também, onde metragem são diferentes, pergunto qual a diferença de necessidade de um STen, esposa e 3 filhos para um Coronel (sem ser comandante) com esposa e 3 filhos? As vezes criticamos políticos que não fazem nada ou somente para si, olhem para dentro da força como somos tratados e para sua OM quanto tempo não sai um PNR. Somente um desabafo…
E prá quem Já está na reserva…muda alguma coiisa?
Pra o meu pai, q carregou todos os benefícios, só o adicional de habilitação q vai passar pra 45%. Na época não havia curso pra sgt q nivelava com altos estudos. Não terá essa chance. Pelo menos pegou 1 posto acima, no caso, de major.
Ao menos ele conseguiu pegar o posto acima.
Em uma situação muito pior está quem foi para a reserva recentemente e na sua força só tinha o adicional de habilitação.
O único ganho real será o adicional de disponibilidade, mas mesmo assim se ele tiver efeito retroativo, ou seja, se adicional passar a valer apenas a partir da promulgação da lei; nem isto o pessoal da reserva vai levar.
Sinceramente o Bolsonaro destruiu a paridade; mas de uma forma legal; ele manteve a paridade dos soldos e criou adicionais que muitas vezes não serão aplicados ao pessoal da reserva.
Muito melhor foram então os governos de esquerda que de seis em seis meses forneciam algum reajuste.
Nunca pensei que o Bolsonaro fosse fazer isto.
Agora vo pode paga um cursinho de ingres pu meu filho!
Correto quanto ao adc habitação…seria o CAS. Agora …na teoria… casos como o do seu pai poderiam reinvindicar o valor do chacal alegando a questão da paridade ….já que o CAS era o instrumento existente para habilitação a promoção a oficial na época. Ou esse raciocínio não se sustenta ?
Concordo plenamente.
Infelizmente prezado colega, a paridade não se enquadra nos adicionais.
“Paridade” significa dizer que os soldos e adicionais de quem está na reserva deverá ser igual a quem está na ativa em situações TOTALMENTE IGUAIS.
Desta forma, considerando os princípios basilares do Direito Administrativo, a “preponderância do interesse público sobre o privado” e a “indisponibilidade do interesse público”; a administração pode sim realizar alterações estruturais na carreira.
Particularmente não gostei do que foi feito, e sinceramente estou na torcida que o Projeto de Lei não passe; pois prejudicará os militares que recentemente foram para a reserva e não puderam realizar cursos de altos estudos.
Isto sem dizer a questão dos cabos e soldados.
Complementando,
Caso o Sr. tenha seu salário reduzido, fique tranquilo pois isto é inconstitucional e a próprio projeto de lei dispõe as situações para que isto não ocorra.
Agora, se o Sr. recentemente foi para a reserva e não realizou cursos de altos estudos, infelizmente haverá uma perda significativa.
O que ser fazer?
1) Entre em contato com seus representantes no legislativo (isso é direito de todos, independente de ser civil ou militar)
2) Procure alguma instituição que tenha representatividade para se opor ao projeto de lei; exemplo: DPU, MPU, etc; neste caso é melhor um clube associativo, onde se faz uma demanda coletiva.
Obs: Isto não é contra a disciplina, pois todos de forma individual ou coletiva, têm acesso ao judiciário; mas precisa seguir um rito respeitoso e legal.
3) Última opção; quando a lei sair; ingresse na justiça federal, solicitando que o adicional de habilitação tenha o valor do curso de altos estudos; ou que seja disponibilizado este curso para os inativos ( particularmente acho difícil essa disponibilidade).
A ação terá como fulcro principal: A proporcionalidade e a razoabilidade que a administração pública deve seguir por força de lei.
Este tipo de ação também pode ser feito coletivamente.
Obs: Particularmente a última opção é muito demorada.
De qualquer forma um grande abraço ao Sr, e boa sorte.
A selva nos une! Obgdo
Essa restruturação começou errada fizeram com muita rapidez não deixando oportunidade para verificar se havia alguma erro ,e foi o que aconteceu ,caso não haja uma correção a tempo poderá ser um prato cheio para oposição reafirmar voto em contrário levando mais parlamentares a formar a mesma opinião,ou seja corre o risco de não passar ,talvez seria melhor deixar para outro momento ja que haverá muita injustiça .Tenho certeza qua a maioria dos colegas são patriotas e mesmo ganhando essa gratificação abrirão mão para ajudar quem não ganhou ,prevalecendo assim o espirito de corpo presente nas forças armadas e deixando o egoismo de lado
Excelente! A PL tem 94% de aprovação e com certeza corrige as distorções nos vencimentos do pessoal de carreira que se habilitaram corretamente!
O adicional de disponibilidade corrige a M que fizeram com a MP de 2001.
E o adicional de Habilitação, somando os adicionais de todos os cursos realizados pelo militar, foi uma tacada de mestre que contempla a meritocracia.
Muitos fizeram apenas a Formação para serem promovidos a Cabos e muitos outros fizeram Aperfeiçoamento para continuarem a ser promovidos a 1ºSgt/STen.
Agora a coisa mudou quer ser melhor remunerado? Tem que se especializar e realizar o concurso e o CHQAO, para poder ser devidamente habilitado e promovido.
Acabou a farra do boi: O QE está em extinção, logo será apenas uma lembrança ruim, dos tempos que faltavam sargentos na tropa.
Sargento de carreira que quer ser Oficial QAO, terá que prestar concurso e se habilitar no CHQAO.
Aqueles que apostaram seu futuro em QE, CAS e se negaram a se especializar e se habilitar, vão agora, na PL de reestruturação, pagar o preço de sua própria inércia profissional.
https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2194874/resultado
Ta chato você ficar repetindo a mesma ladainha companheiro, com certeza um baba ovo.
Contra fatos não há argumentos, por isso pessoas desqualificadas e não habilitadas usam palavras chulas e de baixo calão, assim como você esta fazendo…
Colega você se qualificou e ganhou sua melhoria salarial ,parabéns ,acho desnecessário vir no blog tirar o recalque nos colegas ,aproveita e vai fazer algo útil
O mesmo vale para você, faço minhas suas palavras vazias de conteúdo…
Todos tem direito de questionarem a PL. Essa porra de se achar o picadasgalaxias só pk fez um concurso ou um curso x ou y,é pura vaidade. Quem decide mesmo é quem fez Eceme…áí fica esse blá blá blá de quem é mais fodao. QE SDS cb etc…têm mesmo que reclamar e cobrar dos deputados os seus direitos
Na hora do voto…ninguém pergunta quem tem chacal…todos têm o.mesmo valor…
O choro aqui no muro das lamentações do Montedo, apesar de chato e patético, é livre…
Mas o melhor mesmo e tratar os desiguais, na medida de sua própria desigualdade, isso se chama meritocracia.
Quando o militar foi para reserva com vencimentos de um posto acima ou com uma graduação, para qual não tinha sido formado, esse “coitadinho”, ficou caladinho e não reclamou nada.
Agora que a coisa mudou e está sendo cobrado qualificação e habilitação pata ser melhor remunerado, aparecem das profundezas, os mesmos coitadinhos que se deram bem no passado com diarréia mental, cheios de idéias e sugestões, para melhorarem os próprios vencimentos.
Já disse a farra do boi acabou e se esses que agora querem valorizar CAS, diga-se de passagem, sem nenhum mérito e criticam o concurso e o CHQAO, tenho certeza, que nao conseguiriam conclúi-lo sem a ajuda das ” gaivotas” dadas de graça pelos instrutores de CAS e cursos assemelhados.
Só pode opinar sobre CHQAO, quem prestou concurso e o realizou, o meu por exemplo foi preparado e conduzidos por professores da PUC ( todos com mestrado e doutorado), o Exército apenas coordenou a realização do concurso e do curso. Todo o conteúdo, aulas on-line, avaliações, etc foram conduzidas pela PUC…
Se for , da forma que eu li , onde os Suboficias da Marinha e Aeronáutica , vão perder , quase 1.700 , reais , em comparação , com os Subtenentes do Exército , referentes , aos autos estudos , como se na marinha do Brasil e Aeronáutica , não tivesse. dessa forma , a marinha do Brasil e Aeronáutica , deixam de ser , forças armadas. Aí eu vou ser o primeiro , à meter o governo no pau.
Solicite q a MB e FAB criem um curso de altos estudos nessas forças, equivalente ao CHQAO do EB
Sugestão: alinhado com os princípios da meritrocacia sem provocar disparidades na remuneração/proventos (ativos e inativos). P/ os não possuidores do CHQAO.
CAS p/ 2° Sgt = 45℅
CAS p/ 1° Sgt = 55℅
CAS p/ ST = 65 ℅
Obs: segue a lógica do escalonamento do Adicional de Disponibilidade.
Sugestão ridícula, não deve nem ter lido o PL na integra, foi direto na tabela dos adicionais para ver o “aumento”.
o adicional está calculado em cima do somatório dos cursos realizados.
Por isso quem tem apenas formação, não possui qualquer alteração
Quem tem uma especialização somou com a Formação
Quem tem apenas CAS, somou formação e especialização, e aqui tem um erro: porque nem todo militar que fez CAS, fez especialização.
Mas deixa para lá, porque já estão reclamando que querem ganhar percentual de CHQAO sem fazer concurso e curso, mas não reconhecem que estão sendo beneficiados de novo.
Se eu tivesse feito a PL, quem tem apenas CAS e não fez especialização, teria um adicional de apenas 32% e não 45% como está no PL.
estamos lutando com DEP e senadores para não passar essa ABERRAÇÃO
muitos milicos prejudicados
boa ideia essa
vou encaminhar para os deputados e senadores
temos que derrubar esse PL do Mal
Curso de altos estudos? Equivalente a mestrado? Pra começo de conversa o militar deveria cadastrar um curso superior, e um curso de pós graduação, para então poder ser matriculado em um curso de mestrado. Aqui mesmo nessa postagem aparecem militares do QAO arrotando curso de especialização, extensão, altos estudos, etc. O essencial que a força deveria exigir como pré requisito é um curso superior e pós graduação. Que cenário lindo esses militares do QAO nível médio com mestrado. Piada de extremo mau gosto. (obviamente que muitos QAO tem curso superior, refiro-me a exigência que deveria ser para TODOS).
O pior que vejo em alguns QOA, discriminam seus próprios colegas .destilam frustração para colegas que não foi dada a oportunidade de fazer esse ´´ altos estudos ´´ e quando escrevem cometem erros de português
O CHQAO, o qual o EB considerou “altos estudos” para fins de Habilitação Militar para Graduados, é um curso de habilitação para promoção ao QAO e melhorar o desempenho na função (já que antes os QAO que tinham apenas o CAS, deixavam muito a desejar), e é equivalente a uma Graduação Tecnológica de Gestão Pública, ou seja não é curso para ser professor de Português, mas sim para poder ser promovido a QAO, desempenhar a função com melhor desenvoltura e receber 73% de adicional, que os “fodões” que fizeram apenas o CAS, não receberão, porque tiveram outras vantagens no passado, ou porque não quiseram fazer por preguiça intelectual. FATO.
Então parabéns e seja feliz amigão
Haveria justiça, se houvesse um reajuste linear no soldo, pois muitos não tiveram as mesmas oportunidades. O proprio soldo já é um escalonamento e a diferença ta ai.
Quantos milhares de militares entraram com requerimentos para cursos e não conseguiram ?
“Haveria justiça, …., pois muitos não tiveram as mesmas oportunidades.”
É verdade tem aqueles que foram para reserva com vencimentos de um posto acima; tem militar que estabilizou sem concurso publico; tem também aqueles que são promovidos, sem curso que os habilite a tal e por aí vai.
Por isso o PL 2019 causa tanto ódio nos “coitadinhos”: pela primeira vez no Exército está sendo priorizado a meritocracia, aperfeiçoamento profissional e a devida Habilitação à promoção.
Os “Coitadinhos”, que sempre estão de plantão, se deram mal nessa agora, pela primeira vez…
Parece um bobão.
Esse “Chacal” tão importante e no final promove até capitão como os outros QAO sem o tal cursinho. Vc por acaso sairia major ?
Por acaso Vc exerceu alguma função diferente dos velhos QAO ?
Quais as funções Vc exerceu com essa tal habilitação ?
Bobão e acéfalo é você, se o EB instituiu o CHQAO, no ano de 2012, foi por duas razões:
1ª Que os QAO não possuíam habilitação, prevista desde 1978 e pela falta dela, faziam feio em suas funções, deixando muito a desejar.
Eram Oficiais só no contracheque, no dia a dia eram apenas STen com estrelas no ombro, nem serviço de Of de Dia tiravam.
2º Que assim como o QE, eram promovidos a carreira de nível superior, sem concurso e curso equivalente, o que foi questionado no governo Dilma.
Este QAO habilitado que vos escreve, esteve de igual para igual, com qualquer oficial de Academia, nas funções desempenhadas.
Fui, fui Chefe de Setor Financeiro, Chefe de 1ªSeção, Chefe de SPP, Oficial de Dia, além é claro, Cmt de Pelotão e, como 1º Tem, Cmt de Companhia!
Sr Montedo, gostaria de saber onde estão o meus comentários, que pelas minhas contas, já são uns 5 que não são publicados. Acredito que os meus comentários estão todos dentro da ideia do site, agora, essa censura, não está. Lamentável perder tempo escrevendo e não ter o comentário publicado.
Meritocracia só se for no EB. QOEA, pra variar, se lascou. Na hora de cobrar e mandar a gente se virar, ao contrário do QAO, que são monitorados pelos superiores, aí tá safo. Na hora de reconhecimento, cala a boca e fica com o Das. Brincadeira e covardia. Meu processo já está em andamento. Deixa a justiça dar sua decisão.
Companheiro você deve ser da FAB, neste caso sinto muito, deveria ter escolhido melhor sua carreira de Graduado e de Oficial de Quadro Auxiliar.
Depois de ser Especializado em Aviação Naval, e ter cursado 6 meses na Força Aeronaval (Base Aeronaval de São Pedro d’Aldeia). Mais tarde ter servido 3 anos na Base Aérea de Manaus, ter cursado o ILA e o CENIPA, se eu tivesse que prestar concurso novamente para alguma Força Armada, a escolha novamente seria a Força Terrestre.
Infelizmente tanto a MB quanto a FAB, tem politicas de pessoal muito piores e desestimulantes para a carreira dos graduados…
Caro QAO R1 AvEx não é a primeira vez que você repete essa asneira. Você criou uma imagem mental e mantém essa imagem bloqueando outra maneira de enxergar a realidade. Vou tentar explicar com palavras, caso você não consiga entender, eu prometo que volto e desenho a situação para você. A passagem para a reserva com direito a um posto acima acabou em 2001. Quantos militares você acha que existem na reserva hoje, que passaram para a reserva após essa data. ( tente imaginar) ( lá se vão longos 18 anos). Aí você arrota a máxima de que os militares que estão na reserva tiveram o benefício do posto acima e outras regalias que acabaram a 18 anos. Quem fechou o tempo em 2002, 2003, 2004,2005,2006,2007,2008,2009,2010,2011,2012,2013,2014,2015,2016,2017,2018 e 2019 não teve direito ao posto acima. Entendeu?
Outro detalhe que parece que você não consegue vislumbrar é que o curso de altos estudos só passou a ser oferecido por volta de 2014, para turmas de formação a partir e 1990, ou seja para as turmas anteriores não foi oferecida a oportunidade de fazer esse curso.
Outro detalhe que você não entendeu, deixe que esses militares, pertencentes ao universo que citei, reivindiquem aquilo que consideram ser o seu direito, que exponham o fato de não haver igualdade, paridade. Você foi beneficiado? Que bom. Deixe que os demais debatam e lutem para atingir o que você já conseguiu sem precisar reivindicar.
Pense nesses militares que viram os anteriores irem para a reserva com o posto acima e adicional de tempo de serviço de 30%, e não tiveram o mesmo direito e agora vêem os militares que vieram depois serem beneficiados com novos direitos, que também não lhes atinge. Somos todos da mesma força armada não é mesmo? Somos do mesmo exército de Caxias? Então companheiro, um pouco mais de ombridade, de camaradagem, de respeito aos seus irmão de armas.
kkkkkkkkkkkkk
excelente ANONIMO ,,,deu aula ,parabens
raciocínio inteligente ,,coerente.
nao precisa humilhar kkkk
“Caro QAO R1 AvEx não é a primeira vez que você repete essa asneira.”
Qual asneira? A que só deve receber adicional de “altos Estudos” quem realmente o fez? Que no caso é o somatório de Formação, Especialização, Aperfeiçoamento e CHQAO?
Isso não se trata de “asneira”, se trata de meritocracia. Voçê é que ainda não aceitou a realidade. Aceite que dói menos.
“A passagem para a reserva com direito a um posto acima acabou em 2001. Quantos militares você acha que existem na reserva hoje, que passaram para a reserva após essa data.”
Muitos, a maioria vem lamentar aqui no Montedo de barriga cheia…
“Outro detalhe que parece que você não consegue vislumbrar é que o curso de altos estudos só passou a ser oferecido por volta de 2014…, para turmas de
formação a partir e 1990, ou seja para as turmas anteriores não foi oferecida a oportunidade de fazer esse curso.”
Mentira sua! Sou da 1ªTurma CHQAO e sou de 1989 e prestei concurso para o CHQAO em 2012. No entanto muitos militares de 1989 e posteriores, se recusaram a fazer o CHQAO, alegaram que ja tinham curso superior e também já tinham CAS, que os “habilitavam”. Só começaram a chorar e se lamentar, quando foi equiparado a “Altos Estudos”, em 2015, são hipócritas e de olho grande.
“Outro detalhe que você não entendeu, deixe que esses militares, pertencentes ao universo que citei, reivindiquem aquilo que consideram ser o seu direito,
que exponham o fato de não haver igualdade, paridade”
O adicional de Habilitação, nada tem haver com “igualdade e ou paridade”. O adicional de habilitação tem haver com o curso que o militar, efetivamente realizou quando se encontrava na ativa.
Se o “coitadinho” fez apenas curso de Cabo, vai receber pelo CFC, ou seja 12%, já que na reestruturação, não houve qualquer reajuste ou acréscimos remunerátórios.
Se o “prejudicado” só fez CAS, vai receber 45%, porque se entendeu que quem fez Aperfeiçoamento, também fez formação e especialização. Eu questiono esse percentual, pois sei que muitos só fazem o CAS para serem promovidos e a maioria não fez sequer uma especialização.
“Você foi beneficiado? Que bom. Deixe que os demais debatam e lutem para atingir o que você já conseguiu sem precisar reivindicar.”
Errado, não fui beneficiado, apenas, talvez, recompensado por perdas ocorridas no passado, mas mesmo assim, através de mérito próprio, nunca pleiteei e teria
vergonha em minha cara em pleitear, direitos e méritos de outros militares ou de outras carreiras.
A “reividicação” que voçê diz ser direito, não se basea em mérito, tão pouco possui coerência, e é exatamente por isso, direitos alcançados sem mérito e muitas vezes ilegais, sem conformida com A CF, que hoje os militares de carreira estão sendo acusados de provocarem “rombo Previdenciário”, devido a quantidade de militares que foram para a RR sem sequer um mísero concurso público.
“Pense nesses militares que viram os anteriores irem para a reserva com o posto acima e adicional de tempo de serviço de 30%, e não tiveram o mesmo direito
e agora vêem os militares que vieram depois serem beneficiados com novos direitos, que também não lhes atinge…”
Com relação ao vencimento de um posto acima, também não usufruí desse direito, então não preciso pensar neles.
Com o adicional de disponibilidade, se corrige o problema do congelamento do tempo de serviço, e todos seremos compensados, não há o que revindicar,
com relação a isso.
Com relação a esses supostos “novos direitos” que voçê afirma, deve ser por causa do adicional de habilitação que “somou” o percentual dos diversos niveis (formação
Especialização, Aperfeiçoamento e “Altos Estudos”), e que de forma meritocrática, diferencia cada militar por ele ter se dedicado, mais ou menos, em sua carreira,
quando se encontrava na ativa.
Se por um lado QAO que tem só o CAS, vai embolsar só 45% neste adicional (de forma muito justa, já que não prestou concurso e não realizou o respectivo curso de habilitação), por outro lado, se beneficiou por ter sido promovido, sem a exigência do mesmo, isto posto sem citar que Aluno de CAS, sempre ganhava as “gaivotas” de graça do Instutor, o que com certeza, era a razão da baixa capacitação, quando este, era promovido a QAO.
Caro QAO R1 AvEx, pessoas com vc devem ter mta amargura no coração, pois humildade, coerência, inteligência te faltam mto. Querer dizer que o errado é aquele que escolheu uma determinada carreira e não aqueles que gerenciam as FFAA é muita imbecilidade, para não dizer outra coisa. Tratar pessoa que se encontra na msm situação de maneira diferente é uma aberração. Veja se um oficial aviador do EB recebe Compensação Orgânica com percentual diferente daqueles da FAB????? Lógico que não, mas isso não ocorre com os sangue azuis (ou verde). Sou da FAB sim, e com mto orgulho. Ralei 2 anos na EEAR e mais um tempo EAOF. Não babei ovo para ser oficial. Estudei e por MERITO galguei o degrau que pude. Não precisei ser monitorado por oficiais mais antigos. Aprendi por competência e não ignorância. Mas vc ta certo: o errado sou eu. Parabens por sua infeliz colocação. Ah. Vc deve ser do EB nao é? Entao ta explicado.
excelente comentário escadinha
tem gente que só pensa no próprio umbigo
somos todos das FA,,,,,,,mesmo postos e graduaçoes
deveríamos ter todos os mesmos salários…
cursos com os mesmos valores
sou do EB ,,,,,,,,,mas tenho parentes NA FAB e na MB
muita coisa desigual nas 3 forças
esses altos estudos I e II são as ultimas invenções do EB ,,,,lamentável
ainda tem outras desigualdades QESA ..QE ,,cb e sd
esperamos a paridade para todos
Ao Anônimo no 12 de abril de 2019 a partir do 12:33 :
Em que mundo comunista você vive? Não existe dois militares com mesma antiguidade e com o mesmo salário. Cada militar possui características, dedicação, cursos e mérito diferentes, o que influencia diretamente em seus vencimentos.
Desde que entrei na carreira militar foi assim e sempre será.
Cursos com mesmos valores, isso já existe, quem tem só curso de nível formação, recebe o mesmo percentual. Se tem uma especialização, idem, Aperfeiçoamento Idem, etc, etc
O que está errado, e muito errado é querer equivalência entre CAS e CHQAO, são cursos diferentes, com objetivos e níveis diferentes.
Cada Força armada possui politicas de carreira de pessoal diferentes:
A Marinha possui carreira de Praças que vai de Marinheiro/Soldado a Suboficial e, para à promoção a 1ºSG, exige o CAS.
A FAB possui carreira de Graduados que vai de 3S a SO, também exige CAS para promoção a 1S.
Essas duas Forças, possuem concurso para que o Graduado mude para a carreira de Oficial, mas neste caso não se trata de prolongamento da carreira de graduado, mas sim o ingresso em uma nova carreira (Formação).
Já na Força Terrestre a carreira do Graduado concursado vai de 3ºSgt à Capitão QAO. Exige-se CAS para à promoção de 1º Sargento, mas desde 1978 foi prevista a exigência de realização de curso de habilitação ao Oficialato, o infame CHQAO (vulgo chacal).
Os militares formados até o ano de 1988 e parte da turma de 1989, foram beneficiados e dispensados de realizarem o Curso de Habilitação.
Mas como O governo Dilma questionou essa política “desmeritocratica”, de promover militar com nível médio a uma carreira de nível superior, o EB não teve outra opção se não exigir concurso e a realização de um curso de habilitação ao QAO, que apesar de ser um Curso Superior de Tecnologia, seria classificado apenas como uma “nova especialização” para fins de vencimentos (até o ano de 2014).
O revés dessa história, que gera revoltas, descontentamentos, “coitadismo” e reclamações infundadas, foi a decisão em se valorizar os militares que se dedicaram a realizar o CHQAO, mesmo sabendo que o mesmo não garantiria à promoção ao Oficialato, sendo apenas mais uma exigência a essa promoção, que se processa apenas por merecimento.
Não existe paridade ou igualdade entre militares diferentes.
A meritocracia exige que os militares diferentes sejam tratados de forma diferentes, na proporção de sua própria “desiqualdade”.
Neste caso a Paridade, só funciona, no mesmo Posto ou Graduação, na mesma Força, e com os mesmos cursos, caso contrário, prevalece a meritocracia, algo ainda incipiente no Brasil, onde ainda predomina a tão nefasta “Lei de Gerson”, todos só querem se dar bem, não importa como…
esse QAO R1 AVEX ,,,,,,,, Ta tomando tanta aula ….tanta orientação …kkkk
os QAO estão dando uma aula nele , com educação , com argumentos claros,
um coitado…de 89 ainda kkkk ..queimando a turma todoa
aviso ,,,nem todos de 89 pesnam igual ele em kkkk
ele ta sem argumento sólido ..coerente algum ..so pensa no seu umbigo
alerto ,,,,o merecimento dele nao foi bem assim kkkk
Argumentos claros e coerência é justamente o que falta nos “coitadinhos e prejudicados”.
A única frase que interessa para esses pseudo militares, normalmente é:
-Quanto será o aumento do soldo?
Parece até que estão passando fome na reserva.
Em vez de olharem para militares que ganham mais por mérito e por habilitação profissional, deveriam olhar para os verdadeiros coitadinhos, aqueles que não conseguiram nem as benesses que muitos que vivem reclamando aqui, conseguiram sem um mísero concurso publico e ou mínimo de dedicação profissional.
uma vergonha….
Ao anônimo no 12 de abril de 2019 a partir do 13:05:
Estou tomando “tanta aula e tanta orientação” sobre como militares da reserva e alguns da ativa também, não tem nenhuma noção de direito, cidadania e de valores, que deveriam ser a característica básica desse profissional.
O que está faltando aos “coitadinhos e prejudicados”, é exatamente isso, argumentos, simplesmente querem alcançar direitos e habilitações que não possuem e em tese, não possuem qualquer mérito em suas pretensões, que fique registrado aqui.
Não me importa se alguém não pensa como eu, me importa que seja minimamente honesto e perfeitamente coerente em minhas opiniões e pretensões, que é exatamente o que falta nessa turba ávida por direitos, os quais não possuem mérito e não fizeram seus deveres para alcança-los, fato.
Quanto ao meu merecimento, se alicerçou apenas no meu trabalho e na minha dedicação profissional, sempre através de mérito próprio e não por conchavos, dissimulações e enganações.
“Caro QAO R1 AvEx, pessoas com vc devem ter mta amargura no coração, pois humildade, coerência, inteligência te faltam mto.”
Além de coerência e inteligência, que me sobram, razão que além de todos os cursos de carreira do EB, tenho especializações tanto na Aviação Naval,
Como no ILA, CENIPA e ainda Curso de aeronave no Exterior (França), ainda tenho um outro valor, muito pouco em voga hoje em dia, chamado honestidade, e é por exatamente esse valor, que não fico chorando e me lamentando em blogs, tão pouco pleiteando, adicional que não faço jus, pois para mim meritocracia vale muito mais que “coitadismo” e falsa humildade…
“Querer dizer que o errado é aquele que escolheu uma determinada carreira e não aqueles que gerenciam as FFAA é muita imbecilidade, para não dizer outra coisa.”
A única imbecilidade que vejo nesse caso, é do militar que tendo escolhido uma carreira muito pouco valorizada, fica depois choramingando e “torcendo” de
forma infantil, para que vetem um dispositivo que já esta funcionando no EB, a 4 anos, e que visa justamente, ao contrário das demais forças, o aprimoramento
a qualificação e sobretudo à habilitação de seus graduados, algo inexistente na FAB, por exemplo. Só para exemplificar, conheci em 2017, na Base Aérea de Canoas um SO que tendo passado no Concurso QOEA, foi impedido de cursar o referido curso, porque tinha os dentes tortos (de nascença). Ou seja para ser SO na FAB, pode ter dente torto, mas para ser QOEA, não, isso exemplifica muito bem o que digo…
“Tratar pessoa que se encontra na msm situação de maneira diferente é uma aberração.”
Que mesma situação? Se um tem CAS e outro tem CHQAO, não estão na mesma situação, pois são cursos diferentes. Se o Oficial Especialista da FAB, não tem seu curso equiparado a “altos estudos” não é problema do PL.
“Veja se um oficial aviador do EB recebe Compensação Orgânica com percentual diferente daqueles da FAB?????”
Compensação orgânica, nada tem haver com habilitação profissional. Visa compensar o militar por suas perdas orgânicas, em razão da atividade militar
que exerce, mas já que vc citou isso, na Aviação Naval e na Aviação do Exército, especialistas de manutenção, mesmos o que não fazem parte da tripulação
orgânica da aeronave, recebem compensação orgânica pois participam de atividade aérea e na FAB não, pois os especialistas da FAB, por razões óbvias de economia de recursos daquela FFAA, fazem manutenção de solo, mas não acompanham os testes em vôo, que para mim é um absurso. Coisa exclusiva da FAB.
“Sou da FAB sim, e com mto orgulho. Ralei 2 anos na EEAR e mais um tempo EAOF. Não babei ovo para ser oficial.”
Meus parabéns, mas se você está pleiteando sem curso e sem mérito, o adicional de “Altos estudos”, acredito que você já deve ter se arrependido de entrar na
FAB. Eu já não tenho esse seu problema.
No entanto a FAB poderia muito bem equiparar o seu curso de Oficial especialista ao CHQAO, se não o faz, de novo tenho que afirmar, que vc entrou na FA errada.
“Estudei e por MERITO galguei o degrau que pude. Não precisei ser monitorado por oficiais mais antigos. Aprendi por competência e não ignorância.
Mas vc ta certo: o errado sou eu. Parabens por sua infeliz colocação. Ah. Vc deve ser do EB nao é? Entao ta explicado.”
Amigo Fabiano, infelizmente, para voce, conheço muito bem, tanto o EB, quanto a MB e a FAB. Não sei exatamente o que vc quiz dizer com “Não precisei ser monitorado por Oficiais mais antigos”, para mim deve ser alguma bobagem ou fofoca que vc ouviu.
Mas este Oficial nunca foi “monitorado”, caso monitorado seja trabalhar como adjunto de outro Oficial.
Sempre ocupei cargo de Chefe ou de Comandante, nunca de adjunto. Então posso afirmar que tal fofoca que vc ouviu, seja ela qual for, não se aplica
a minha pessoa.
Não faz sentido também voce escrever que aprendeu por “competência e não ignorância”. Quando você aprende algo, aprende com alguém que saiba ou com suas próprias experiências, e sim eu aprendi tudo que sei com militares mais antigos que eu, desde Soldado recruta, passando pela graduação de 3ºSgt novinho,
através de cursos e especializações, como já disse nas 3 Forças, como também por minhas próprias experiências. E até mesmo por isso tenho toda competência para afirmar, que hoje o EB, em suas políticas de pessoal para Graduados de carreira, está anos luz, das politicas que encontramos, tanto na FAB, quanto na MB.
Quanto a ser do EB, e na sua mente limitada, você acreditar ser mas preparado que eu, deixo um resumo do meu currículo militar, só para vc comparar
com o seu:
Soldado Ev 1988
Aluno CFS Manutenção de Comunicações (EsCom) 1989
Curso de Especialização em Aviônica (Força Aeronaval-Marinha) 1990
Curso da Aeronave HB350L1 (Helibrás) 1991
Curso da Aeronave AS365K (Eurocopter France) 1993
Estágio de Adaptação à Selva (CIGS) 1994
Estágio de Eletrônica Avançada (CIAAN-Marinha do Brasil) 1994
CAS Aviação (CIAvEx) 1997
Curso de Inspetor de Manutenção (ILA) 2001
Curso de Segurança de Vôo (CENIPA) 2003
Curso de Documentação Técnica (Helibrás) 2006
Curso da Aeronave AS532UE (CIAvEX) 2012
Concurso ao CHQAO 2012
Curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais 2014
me manda o seu, se tiver coragem, mas não vale mentir ou inventar, heim
Companheiro já que fez esses cursos e ganhou todos os reconhecimentos,meus parabéns e seja feliz, não temos mais o que falar com suas estorias ,ninguém quer seus méritos ,vai ser feliz com seus familiares .
parabéns “escadinha” ,
sua explanação foi lógica ,,simples , coerente e imparcial para com as 3 Forças.
brilhante comentário
QAO Pqdt e Selva !!!!!!
Isso aqui esta virando encontro de pica fumo babão
Santa Barbara ,o dinheiro mexe com a cabeça e o ego das pessoas ,ainda bem que estou na reserva ,só espero que usem esse merecido dinheiro com sabedoria .
Beira o ridículo um querendo comparar o currículo com o outro ,que coisa mais infantil .
Ridículo é querer receber adicional de Habilitação, do qual, não tem curso, não faz jus e não está habilitado…
Ridículo é comparar carreira de praça (ou a falta dela) à carreira de oficial….
Ridículo e dizer que não existe paridade entre Forças Armadas, que possuem, propósito, características, politicas de pessoal e inúmeras condições internas diferentes, …
Ridículo é tentar se passar por prejudicado, para receber benefícios meritocráticos de outras carreiras ou graduações…
Ridículo é passar por coitadinho, tendo sido beneficiado de inúmeras outras formas no passado, e esse lamentar de barriga cheia…
CONCORDO COM VC QAO R1 ,,VC TEM RAZÃO SIM
SOMOS TODOS RIDÍCULOS ,,,NÃO SOMOS OFICIAIS
QUADRO ‘ AUXILIAR’ DE OFICIAIS
SOMOS TODOS PRAÇAS COM ESTRELAS NO OMBRO
SEMPRE SEREMOS SARGENTOS
NÃO PODEMOS NOS COMPARAR A CARREIRA DE OFICIAIS NATO , DA AMAN
ESSE PL TA ERRADO SIM ,,,NÃO SERÁ APROVADO
PARABÉNS PELO SEU COMENTÁRIO
um camarada Cap QAO PQDT e COM CAS e CHQAO , fez o melhor comentário que já li neste site kkkk
“SOMOS TODOS SGT COM ESTRELAS NOS OMBROS..SOMOS TODOS IGUAIS”
COM CAS ,,
,COM CHAO ,
,SEM CAS ,,
SEM CHQAO
TODOS SEM AMAN .
PARABENS PELO COMENTÁRIO
Curioso seu currículo pq não observei nenhum comando. Qdo vc chegar a ter algum, a gente pode COMECAR a conversar. Até la, melhor vc calçar as sandálias da humildade pq e mto fraquinho.
Quando vc postar seu currículo de formação, especialização, aperfeiçoamento e “Altos Estudos”, como tive a coragem de fazer, aí sim, podemos conversar sobre as funções que exercemos na Ativa, até lá considero você um militar adepto do “coitadismo”, de barriga cheia, que pleiteia adicionais e vantagens meritocráticas de outras carreiras e de outras Forças, e portanto, desprovido de coerência.
E olha que em nem tenho CHQAO…
Vc é mais um coitado amigo, por isso está reclamando e se lamentando, digno de pena
ESSE “ESCADINHA ” TA HUMILHANDO O TAL “QAO R1 73%” TODA HORA kkkk
O TAL” QAO R1 73% ” NAO TEM NENHUM ARGUMENTO SOLIDO , COERENTE KKKKK
ATÉ O CURRÍCULO DELE FOI ESCULHAMBADO KKKK
E OLHO QUE O ESCADINHA NEM TEM ESSE CHQAO KKKK
MELHOR COMENTÁRIO,,,RESUME TUDO
“SOMOS TODOS PRAÇAS COM ESTRELAS NOS OMBROS”
ESSA INVENÇÃO DE CHQAO TA ERRADO ,,,PREJUDICANDO MUITOS COMPANHEIROS DE FARDA.
UM ABRAÇO
QAO PQDT ,,,e com CHQAO ….ja .ia me esquecendo kkkk
E você suporto militar, além de mau educado, não saber escrever em caixa baixa, portanto gritando e vomitando asneiras, é outro coitadinho e uma vergonha para mim, se de verdade for um QAO, um péssimo exemplo para superiores, pares e subordinados.
Você realmente é um coitadinho e prejudicado por sua FAB, e justamente por não ter CHQAO ou equivalente ao “altos estudos), é que não tem mérito para pleitear um adicional maior que o que você conquistou, esse é o fato.
Oficial “especialista fodão” da gloriosa FAB, amarelou, mas na hora de pleitear Adic de habilitação, é um verdadeiro leão, hipocrisia pura
essa QAO R1 73%
só ganhou aulas e orientações neste site kkkkk
esse PL ta realmente injusto ,,espero alguém corrija
por eu digo ,,,,qualquer pode ser QAO no nosso glorioso EB KKKKK
SELVA,,,,boa sorte a todos
QAO GUERRA E PQDT ,,e com CHQAO rs
Orientação? Qual?
A que devo pleitear adicional que não faço jus e não estou habilitado?
Que devo ser mais um coitadinho e me sentir prejudicado, por falta de competência profissional e falta de honestidade intelectual?
De querer sangrar os cofres públicos sem direito e sem mérito?
Grande exemplo e orientação vocês estão dando aos mais modernos, me sinto envergonhado em fazer parte da mesma classe que integra esse tipo de pessoa, sem argumentos, sem méritos, sem brio próprio, sem valores, sem vergonha…
Estou torcendo para que todos adicionais sejam cancelados e passem apenas os ônus, quem sabe assim vocês aprendem valores e lição…