
Rodrigo Maia aprova que sejam dadas contrapartidas aos militares em troca do projeto de lei que mudará as regras da categoria
Alessandra Azevedo
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta terça-feira (19/3) que todos os servidores públicos, inclusive os militares, vão fazer parte do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), hoje responsável pela Previdência dos trabalhadores da iniciativa privada. Eles não terão benefícios como integralidade (receber como benefício o último salário da ativa) e paridade (ter os mesmos reajustes).
“É óbvio que, para os novos, de jeito nenhum, não dá mais. O teto de todos os servidores públicos, civis ou militares, será o teto do regime geral do INSS”, reforçou Maia. Segundo ele, “não tem mais quem defenda a paridade”. Quanto à integralidade, aqueles que entraram no serviço público com o benefício “ainda tentam defendê-lo”.
A discussão sobre integralidade e paridade também é levantada pelos servidores civis anteriores a 2003, que querem manter os benefícios. “Vai precisar discutir esses assuntos, se haverá ou não transição, qual será a transição. E os militares estão vindo para o mesmo debate”, explicou o deputado.
“Fim da festa”
Maia aprova que sejam dadas contrapartidas aos militares em troca do projeto de lei que mudará as regras da categoria, mas disse que é preciso avaliar a proposta das Forças Armadas, que deve ser enviada ao Congresso nesta quarta-feira (20/3). “Precisa organizar uma forma de compensá-los sem sinalizar para o Brasil que estamos empurrando essa festa por mais alguns anos, com o Estado já quebrado e sem capacidade de realizar investimentos”, ponderou.
Em defesa da categoria, o presidente da Câmara argumentou que há uma defasagem salarial dos militares em relação aos civis. “O problema é que estamos no fim da festa, o Brasil já quebrou, eles estão querendo entrar na festa no finalzinho, quando já está amanhecendo, a música já está acabando, não tem mais ninguém para dançar”, criticou.
O projeto de lei dos militares será discutido na Câmara e, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que muda as regras para os civis, poderá ser alterado pelos deputados. O essencial, segundo Maia, é que haja diálogo. “Os militares têm sido muito importantes para o Brasil nos últimos anos. Vamos dialogar com eles. Vamos discutir, mas sem tratar os militares como uma coisa negativa”, afirmou.
CORREIO BRAZILIENSE/montedo.com
Respostas de 69
Se isto for verdade, está decretado o fim das forças armadas.
Ninguém se prestará a ficar 35 anos trabalhando sem direito nem de reclamar p , só fim da carreira ter salário reduzido.
Ver p crer.
Alguém tinha dúvidas de quem era o nosso inimigo? O congresso vai acabar com a carreira militar. E ninguém vai poder fazer nada. Não passam de marginais que só pensam em pilhar o país. E no momento, as pretensões de poder desses marginais de gravata estão sendo atrapalhadas pelos militares. Eles não vão perdoar.
Nem quero imaginar o que serão as Forças Armadas em um futuro bem próximo.
Preparem os cofres para pagar todos os direitos trabalhistas de seus escravos.
Será que ele tem essa força toda, duvido muito.
Eu li a matéria original, vi que muitos jornais falaram sobre isso, mas um distorcendo mais do que o outro. A verdade é que ele disse isso para os novos que entrarem, aos demais que já estão vai ser as mesmas regras…
Atenção: Caso ele de fato coloque os novatos do pós reforma no teto, o Brasil teria um problema, pois igualaria no seu todo com os outros servidores em questão de direitos, imagina o salário disparando com os adicionais noturno, horas extras em 50 % nas duas primeiras horas e 100 % nas demais, além da insalubridade e periculosidade… O Brasil quebraria.
Ele não consegue fazer isso.
Você não está falando nada com nada. Submeter ao teto do inss não tem nada a ver com mudar o regime para a CLT. Todo servidor público civil está submetido ao teto. Mesmo assim, eles continuam estatutários, não celetistas.
E vale lembrar que o teto é Só para efeitos previdenciários
Está equivocado amigo, os militares tem direitos e deveres, tão logo se mude os deveres na contra-mão se muda os direitos.
Os servidores são estatutários e sim, eles tem horas extras, insalubridade e tantas outras prerrogativas mais, ao se igualar as FFAA ao Regime geral se dá espaço para outras vantagens. Exemplo eles não fazem missões sem serem recompensados com outros adicionais, posso citar alguns exemplos, outro ponto os militares não tem limite de jornada os estatutários tem, eles tem sindicato e podem se reunir em uma greve, podem se candidatar e continuar a receber seus valores pecuniários mesmos “afastados”.
Dá uma papirada nas leis e fazer formação e pós em direito ajuda também.
Obs.: Só respondi pois falou besteira, afinal o direito é uma via de mão dupla, nada se gera em desproporcionalidade, mas o FATO É, O RODRIGO MAIA É POLÍTICO E ESTÁ FAZENDO JOGADAS PARA APROVAR A REFORMA, CRITICA MAS APROVA, NÃO LEMBRA DO JUDICIÁRIO? CRITICOU, FALOU QUE NÃO TINHA COMO REAJUSTAR O SUPREMO, MESMO ASSIM COLOCOU EM PAUTA E APROVARAM, SE ELE QUISESSE NÃO IRIA PARA VOTAÇÃO…
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, deveria reduzir o salário dos parlamentares e igualar ao salário dos terceiros sargentos. Aí ” a festa”, continuaria no Congresso.
Esse é igual aquele personagem do Jô Soares, o Muy Amigo.
Sempre a mesma história: deveres iguais, porém direitos completamente diferentes. Afirmam que nossos salários estão defasados e ainda querem mais dos militares.
Não chegamos no final da festa Sr Deputado, aliás estivemos nela antes que começasse. Vsa Excelência não havia percebido, mas éramos os seguranças, faxineiros, copeiros, cozinheiros e animadores.
Quero ver sair um informex pro Rodrigo Maia. Kkkk
Tá uma piada essa vida militar
O rodrigo maia está jogando, analisem o enredo, faz parte do jogo, ele precisava abafar as coisas que estavam saindo dos militares e a fala do Bolsonaro na live.
Sou a favor que fechem os quartéis, cada cidadão maior de 18 anos receba um fuzil e os os militares concursados sejam remanejados para outros órgãos federais.
Que festa? Só se for a dos políticos. Esse fanfarrão não sabe o que fala. Ele vai mudar a CF agora?
Rodrigo Maia não sabe o que diz, está falando como se ainda estivesse em campanha, jogando para a mídia.
Se no projeto até os políticos vão para o teto. Pq os milicos não…
Será? Essa eu estou pagando pra ver.
Chegou o dia… o ultimo que apague a luz!!!
Vão anular a abolição da escravatura e os militares serão escravos? É isto mesmo?
A cada olhada na internet eu tomo um novo susto. Haja coração!
Rodrigo Maia, vulgo Botafogo
Que tal compelir as genitoras de uns e outros a exercerem a mais antiga das profissões, e confiscarem 80% dos ganhos delas para aumentar as receitas dos cofres públicos? A começar pelas respectivas dos autores dos projetos esdrúxulos…
https://www.google.com/amp/s/oglobo.globo.com/economia/previdencia-brasil-quebrou-militares-estao-querendo-entrar-no-fim-da-festa-diz-maia-23534407%3fversao=amp
Tudo que eu queria !!! Me bota 1×1 na escala e formatura somente a noite !!!
Nunca houve festa para os militares em especial para as praças. A festa no congresso é interminável, vamos começar pelos coqueteis e almoço regado com muita ostentação com dinheiro publico. Vamos reduzir a máquina pública menos assessores e cortar verbas de Gabinete. Farinha pouca meu pirão primeiro. Isso é uma retaliação do toma lá da cá de cargos públicos que não estão sendo fatiados.
Esse Senhor está sendo irresponsável. Todo mundo tentando conter o incêndio, e esse Senhor fala uma besteira dessas. E se algum dia desses os aviões parassem ? Como ficaria? Menos Senhor, menos. Francamente.
Ainda bem que passei na PRF dentro do número de vagas e já fui convocado para o TAF.
Bye bye EB.
Acabaram com o dinheiro fazendo a festa , aumentando os salários dos Civis , os militares chegaram atrasados no final da festa já ao amanhecer e agora vão ficar somente para fazer faxina, recolher todo lixo . Isso é o que entendi. Lamentável!
Eu também entendi assim.
Que vai rolar a festa….vai rolar….o povo do gueto mandou avisar…
Se virem.
Kkk
Quem vai querer ser militar (escravo) então? Esse fanfarrão não sabe a diferença de um capacete e um pinico.
Se for verdade, vai acabar a carreira militar!!!!
Incrível como deixaram acontecer…..
Perdemos a maior das guerras, pois tivemos oficiais bananas e despreparados….
Incrível isso….chega a ser surreal
Regime geral para 100% dos brasileiros. Justiça.
Meus amigos, não será tão ruim. Terão que pagar hora extra, FGTS, insalubridade, periculosidade o toque terá que ser no horário. O pessoal ver os militares como seres normais. Vamos ver como vai ficar. Depois espero que eles não se arrependam. Ainda terá sindicato e greves.
Tiozão inocente, vai esperando e se enganando, os militares só ficarão com o ruim dos civis. Praça será sinônimo de escravo.
Não tem nada a ver submeter-se ao teto com mudar para o regime celetista!!! Não é possível que vc ainda confunda as coisas. E ainda quer aumento…
Generais no INSS dúvido. Praças com certeza receberão bolsa família. Vou pedir esmola no sinal.
É impressionante como os civis desconhecem, não sentem ou fingem perceber as características daqueles que são militares. Nossa profissão é infinitamente diferente de qualquer profissão. Temos que ter e carregar valores por toda uma vida que só quem é militar conhece. Esses caras querem que sejamos tratados como civis normais que batem um cartão, entram no local de trabalho e depois batem o cartão de novo e foda-se a profissão até o outro dia. Temos que ter atributos que só nossa profissão exige. Se essas besteiras que esse cara tá falando se concretizarem, o Brasil vai ver o que é bom de verdade. Um monte de civil usando farda e se arrastando, tudo baixado e sugando o dinheiro público. Sinceramente…é cada uma que temos que ouvir
Maa vcs já batem o cartão nesse meio expedeco. Passam o dia assinando papel e fazendo faxina. Sugam dinheiro público com esses benefícios em troca de não fazer nada. Ainda reclamam 3x mais que qualquer civil. Que valores são esses? Arrogância?
Não se enganem, reforma da previdência é para diminuir salário e não aumento. Vejo todos se matando nas redes discutindo quem vai ganhar mais. Infelizmente vamos ter que procurar emprego na reserva, nem que seja de vigia para complementar o bolsa família.
Pura bobagem, se assim fizer, os militares teriam muitos direitos, imagina 21 dias de campo, serviço de 24 horas mais oito de expediente, em alguns casos 3 serviços por semana, 2 escalas preta e uma vermelha que paga dobrado perfazendo assim mais de 100 horas semanais, seria impagável. caso nada disso foce pago e ainda assim ao final da carreira fossemos para o regime da previdência, acabaria o Exército de Caxias. logo não se deve dar créditos a faláceas.
Foce…Tá serto…
Parafraseando o cumpadre Washington: “Sabe de nada, inocente”!!!
Quais serão os loucos que toparão se submeter aos rigores da vida militar, para ao final das contas terem apenas os mesmos direitos dos servidores civis de baixa hierarquia, tipo os “barnabés” ? Não seria melhor serem logo “barnabés” e ficar carimbando papel, 4 dias por semana, durante 1/2 expediente, em uma repartição co ar-condicionado? Com direito a “enforcar” todos os feriados em meio de semana?
Faxina e tfm é rigor onde?
Uma coisa que ninguém comenta mas é a dura realidade. O rombo da previdência é culpa dos que atualmente recebem aposentadoria. Mas as reformas estão sendo feitas para quem está trabalhando, para que no futuro tenham o benefício atual reduzido.
Ora, ninguém percebe que estão querendo sacrificar os mais jovens para manter o privilégio dos mais velhos? Ou pior ainda, querem que um jovem sargento daqui a 35 anos se aposente recebendo o teto do INSS para que uma filha de general continue recebendo 20 mil por mês nos próximos 60 anos só porque ela tem “direito adquirido”.
Se o mais jovem deve ser prejudicado, nada mais justo que os que já recebem os “direitos adquiridos” façam sua parte no sacrifício, pois afinal, a culpa do rombo é apenas deles.
Se nos colocarem no teto, então que os aposentados todos também o sejam.
Resumo da notícia, segundo o raciocínio desse político : sabemos que vocês militares ganham bem menos que a outras categorias mas ninguém mandou serem uns patetas e não procurar melhoria salarial antes. Agora que o cofre esvaziou depois de tanto aumento pros outros e depois de tanto roubo, todos ficam sem nada, principalmente vocês.
Se bobear quem ainda não tem os 30 anos poderá não ir com os salários integrais! Tudo é possível com este políticos! E os militares novos vão para o teto? E terão horário formal de trabalho, direito de ter outros vínculos empregatícios, sindicatos ou associações, direito de fazer greve, horas extras, periculosidade, FGTS? Porque se não tiverem estes direitos serão submetidos a um regime análogo ao da escravidão! Ninguém vai querer ser milico!
A festa acabou e fomos convidados para pagar a conta sem ao menos ter participado dela ,afinal somos jabuticabas que atrapalham. Só esperamos que na próxima mandem o convite antecipado ,isso se ainda estivermos vivos .
Vou vender picolé no sinal.
O teto do INSS atualmente é R$ 5,8 mil, um sub que vai pra reserva tira pouco mais que isso, já imaginou um General? Ganhando seus 15 mil, mais motorista, PNR e todas as outras mordomias, se aposentar com 6 prata por mês??? Vão entrar em depressão.
Esse fanfarrão não sabe o que fala, mesmas obrigações e mesmos direitos seria o céu para os militares.
Ele é político, vai falar o que o povo quer ouvir. Ha duas semanas atrás era contra nosso aumento junto com a nossa previdência, agora já é a favor da contrapartida… Ele dança conforme a música senhores, so um políticão.
A ideia é mudar.
Quando for para a reserva todos ganharão o teto do INSS.
Não terá esses direitos dos civis…hora extra….fgts…etc
esse rodrigo maia é um asno! Posa de politico, estadista mas é um demagogo. ridículo.
E rico…mais dinheiro que nenhum de nós ganhará nesta vida! Não é injusto? Você rala pra caramba…é honesto e cumpridor dos seus deveres…e é ferrado de grana! Nunca viverá como ele! Nunca viajará como ele…nunca vai morar como ele…nunca vai desfrutar dos prazeres e alegrias que ele desfruta! O que fazer? Esperar que depois que você morrer terá um paraíso por ter sido escravo a vida toda? O que fazer?
é um ridiculo, pensa que a vida militar é fácil como a dele, coloca ele pra patrulhar uma favela de zero as quatro da madrugada, ele vai se borrar todo, com aquela cara de chorão se fosse militar iria ficar traumatizando pela saúde
Nada é tão ruim que não possa piorar. Não acho ele tão sem moral assim para tal coisa, pois um cara que consegue eleição e depois reeleição na câmara não dá para dizer que ele não tem influência na câmara. O que precisa fazer é acionar toda a base de deputados/senadores para lutar pela categoria, pois praticamente estão igualando militares e civis nos direitos financeiros, mas as obrigações continuam desproporcionais.
Os leões de alojamento que nunca estão contentes com nada vão resolver isso, na proxima eleição sejam inocentes e votem na esquerda. Se preparem para cair no INSS. Tem gente que consegue reclamar até de aumento no que ganha todo mês, realmente tá muito sugado o quartel, sexta feira então, nem se fala. Tem barbado que tem que aprender a ser homem, deixar de ser moleque. Trabalhe, produza, não encha o saco. Deixa de ser chorão.
Vamos produzir orgasmos na sua digníssima senhora!! Toda a caserna em fila indiana, olha que delícia !!
Nós não servimos a Governos, mas sim ao Brasil, Não chegamos no final da festa….na verdade nunca participamos dela, na realidade sempre fomos relegados a sarjeta….más garantimos que a liberdade de cada um cidadão, em cantar ou dançar nos bailes seja respeitada, porém jamais permitiremos que a música seja tocada fora do tom, ou cujas notas criadas sejam disparidades que ofendam nossos direitos. Não fomos nós que quebramos o Brasil, mas hoje somos oferecidos como moeda de troca…porém, nossas vozes unidas incomodam, e muito,
Se o deputado Rodrigo Maia quer iqualar os militares ao civis então ele deve pagar a todos os militares as horas extras que todos os civis tem direito e os militares fazem horas extras sem receber nada. Logo primeiro lugar pague as nossas horas extras e depois iquale.
Não chegamos no final da festa Sr Deputado, aliás estivemos nela antes que começasse. Vsa Excelência não havia percebido, mas éramos os seguranças, faxineiros, goleiros, cozinheiros e animadores.
…éramos os seguranças, faxineiros, *copeiros, cozinheiros e animadores.
Que o “departamento da propina” da Odebrecht, abençoe o “Botafoguense”, para que continue fazendo a festa.
Acho que alguns dos comentaristas acima não entenderam o que o filho do césar maia está propondo, na condição de presidente da câmara dos deputados: ele está propondo o pior dos mundos, para nós. Na Ativa continuaremos com todos os deveres, de bico fechado,
e sem receber nenhum dos direitos trabalhistas essenciais dos civis. E na reserva, aí sim, seremos enquadrados como “barnabés”, tipo escriturários de repartições publicas de baixíssima prioridade. Uma semi-escravidão. Qual o louco que vai querer ingressar em uma situação destas? E tudo isto para quem vai operar sistemas de armamentos que valem muitos milhões de dólares, para operar, por exemplo, reatores nucleares e aviões de alta performance.
Anônimo no 19 de março de 2019 a partir do 20:53 , por causa de gente “INTELIGENTE” como você é que a situação fica cada vez pior. O ditado é mesmo certo: “NÃO HÁ NADA TÃO RUIM QUE NÃO POSSA SER PIORADO!” E você é uma prova disto. Que ideia essa tua, os mais velhos de agora, por toda esta tese de previdência, recebem seus direitos baseados em gerações anteriores, não a sua, entendeu?! Mas eu discordo, os militares recebem agora baseado no que lhe foi descontado no contracheque ao longo de sua carreira, não depende nem de geração anterior alguma. Os civis, em vez de cobrarem os roubos que cometeram contra o INSS, não, FICAM DE “OLHO GRANDE” NA VIDA DOS MILITARES, como se esses fossem os reis do Brasil. Mas, numa sociedade ACÉFALA, fica muito complicado para entender certas coisas, principalmente se for para um petista.