General Villas Bôas vai deixar o Comando do Exército (MARCELO CAMARGO EBC)

Aqueles que pensam somente com o bolso irão discordar, mas encerra-se o ciclo do melhor Comandante que o Exército teve nos últimos 39 anos, tempo em que estou na Força Terrestre.
Desde 1979, passamos pelos ministros Walter Pires, Leônidas, Tinoco e Zenildo. Após a criação do Ministério da Defesa, tivemos os comandantes Gleuber, Albuquerque e Enzo. Junte-se a esses os representantes da Marinha e Aeronáutica nesse período. Meninos, nenhum destes sequer aproxima-se do General Villas Bôas em carisma, sagacidade e, principalmente,  liderança.
Nestes quase 40 anos, nenhum militar brasileiro mereceu tanto ser chamado de estadista como VB. De certa forma, os efeitos devastadores de sua enfermidade serviram para emoldurar essa condição. Sua atuação institucional impecável foi decisiva para balizar o papel que cabe aos cidadãos fardados num estado democrático de direito e estabelecer limites que ele sempre tratou de deixar claros às vivandeiras de ocasião, à direita e à esquerda do espectro político.
Intra-muros, o Comandante quebrou paradigmas arraigados no Exército desde a Missão Militar Francesa – e falamos aqui de exatos cem anos! – implantando as condições para uma mudança de mentalidade cujos resultados se farão sentir à médio e longo prazo.
Quem não vivenciou a história do pós-1964 terá muita dificuldade em compreender o significado de termos um subtenente a ler a Ordem do Dia do Comandante do Exército. Também não dará a devida importância ao fato de que – hoje! – cada oficial comandante tenha ao seu lado um representante dos praças sob suas ordens. Poucos conseguem compreender a História no momento em que ela ocorre. Isso pertence ao futuro, que virá quando tivermos uma carreira específica para graduados e quando sargentos exercendo funções de comando já não seja exclusividade de algumas escolas.
Missão cumprida.
Valeu, Comandante!

Respostas de 94

  1. Grande Comandante General Villas Boas! em alguns momentos que o Brasil atravessava no sentido deter sua Democracia ameaçada pelos destruidores e lesadores da Patria Brasileira, surgia o nosso Cmt com alguma solução, alertando o Mandatário maior e ao chefe do STF sobre certos riscos que corríamos. Mesmo enfermo esse notável Cmt, sempre pautou para manter a nossa frágil democracia e nos monumentos mais difíceis como um raio de luz surgia o Gen Villas Boas, gaúcho de 4 costados e poe tudo e todos em seus devidos lugares. Sentiremos muito a sua falta Cmt e esperamos que o Grande Arquiteto do Universo lhe conceda muita sáude e fica o nosso abraço

  2. Realmente fez muito!? Principalmente com relação a sua Diretriz de Comando no tocante a RACIONALIZAÇÃO. Pode ter até feito algo que desconheço, pois a voz do Comando com essas novas mudanças nunca chegou até a tropa. Porém as males notícias chegaram como relâmpago. Na minha opinião VB esqueceu de sua família militar, de tanto que falava, pelo menos para baixo não vi alteração substancial alguma que beneficiasse os praças. É essa estória de praça ao lado de Comando, é apenas para inglês vê.

    A VIDA CONTINUA.

  3. Com as desculpas com sua ade se fosse um pracinha tinha indo para reserva proporcional, não fez nada foi mais do mesmo resultado 5 militares mortos e nem em guerra estamos só foi macho quando já era gen exército. Bom descanso

  4. …”Aqueles que pensam somente com o bolso irão discordar”…
    Parei de ler antes da vírgula.
    Daí, capitão, leva uma resposta atravessada, não vais gostar.

  5. MILITARES CONTINUAM NA MISÉRIA , MILITARES MORTOS EM COMBATE NAQUELA MISSÃO FURADA NO RJ, TROPAS SEM MATERIAIS E INFRAESTRUTURAS …. ISSO É BONS RESULTADOS ??? IMAGINEM OS MAUS !!!

    1. De fato, diante do supracitado, não resta dúvida em concordar com vosso comentário, em grau, gênero e número.Afinal 40 anos de serviço, tem que respeitar.

    2. Seja homem, cabra nojento, e coloque seu nome. Não me admiro se vc for um daqueles petebas que querem diminuir nosso querido comandante.

      1. Cabra nojento? Lá vem uma desmiolada com o papinho de PT. Não sou o camarada ao qual está destilando o seu veneno, mas com todo o respeito do mundo, vai lavar uma louça ou limpar um banheiro.

  6. Melhor por quê?

    No máximo, foi igual aos demais: uma figura decorativa.

    Tendo por base a Portaria ILEGAL 419-EME, de 2017, que equacionou a carreira dos Dentistas, Farmacêuticos e QCO em 35 anos de serviço, sem que exista uma LEI para lhe dar suporte, foi, na verdade, o pior Comandante que o Exército já teve. ?

  7. “PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER ENXERGAR”.

    O Gen VB, em uma RACE, bancou uma portaria ilegal do EME que prejudicou a carreira de muitos oficiais QCO e da área de saúde.

    “A SUA VERDADE, OU PONTO DE VISTA, É BEM DIFERENTE DE MUITOS OUTROS MILITARES DA ATIVA”.

    Pensando bem, se ele fosse meu conterrâneo e o ato ilegal não tivesse me prejudicado, também afirmaria que foi o melhor comandante que o EB já teve.

  8. Cruz-credo! Montedo se achando o último biscoito do pote.

    São todos iguais. Não faz a menor diferença.

    Por sua enfermidade, já deveria ter passado a função a muito tempo, assim como ocorre com os demais militares e determina a legislação.

    Mas o poder….

  9. Nunca ninguém está satisfeito. É incrível.
    Cada um só ver o seu lado. Se não foi atendido em sua reivindicação ou espectativa de beneficio, ninguém presta, tudo está errado.
    No comando anterior, houve um renovação na operacionalidade (viaturas, equipamentos, modernização, etc..) mas ninguém ver isso! Se não aumenta salário tudo está errado.

    1. Não foi o Comandante anterior que conseguiu as viaturas novas.

      Na verdade, o governo Dilma queria fomentar as indústrias automobilísticas.

      Para isso, deu muito mais viaturas que necessitávamos.

      Muitas nem garagem tem, ficam ao céu aberto e sem serem utilizadas.

  10. Que leitura errada. Deve ser porque já está na reserva há muito tempo.
    A função adjunto de comando é uma espécie de cinzeiro de moto. Ninguém dá a mínima importância, nem mesmo os praças.
    Além disso, quem criou foi o Gen Sérgio Etchegoyen e não o VB.
    Como foi um general que a criou, não irão extingui-la, mas será igual o Sistema de Excelência Gerencial (SEG): só para inglês ver.

  11. Se o General Vilas Boas é tão bom assim, eu pergunto ao nobre Montedo por quê ele como Comandante do Exército, permitiu que centenas de Subtenentes fossem prejudicados pela Diretoria de Promoções, pois essa diretoria não fiscaliza o péssimo trabalho da Comissão de Promoções. Ele como Comandante da Força tem bastante autonomia para reverter esse quadro caótico do Exérvito em promover somente quem determinados generais ou coronéis querem que sejam promovidos.

  12. EM CERTA PARTE DO TEXTO É FALADO SOBRE A PRESENÇA DE UM PRAÇA JUNTO AOS CMT CM DE OK, OU SEJA, O ADJUNTO DE COMANDO.
    É SABIDO POR TODOS QUE, A MAIORIA DOS OFICIAIS NÃO ENGOLIRAM ESSA IDÉIA QUE CÁ PRA NÓS CONSIDERO-NA SALUTAR,DE TER UM PRAÇA COM O “TITULO” ADJ7NTO DE COMANDO.
    A MAIORIA DOS ST/ STF SE VOLUNTARIAM APENAS PARA FINS DE PONTUAÇÃO E MANTER ACESA A ESPERANÇA DE SAIR QAO.

  13. Internamente acho que o comandante VB foi bem próximo dos anteriores, porém como estrategista acho que foi brilhante conduzindo o retorno dos militares ao poder pela via das urnas, respeitando a constituição, por pior que ela seja para alguns, e garantindo a eleição do capitão Bolsonaro apesar da possibilidade de fraude nas urnas eletrônicas. Nesse ponto ele foi o garantidor de nossa liberdade. Cumpriu a mais difícil das missões.

  14. Equiparou o chacao à eceme para fins de grat de hab, transformou o curso da esa em curso superior… só na canetada! Infelizmente uma parcela que já é enrolada por natureza, se dobrar o salário vai continuar na merda e reclamar! só tem um conselho para esses! Pede pra sair! Vai ser feliz! Vai pra PM! Pra PRF! Pro raio q parta!

    1. Pois é. “Neguin” quer fazer caralho nenhum, ganhar dinheiro e viver reclamando. Tá achando ruim, mete o pé! Vai pra iniciativa privada, vai fazer concurso paisano ou vai viver da arte na praia.

    2. Excelente
      Tem uma tropa de assombração no quartel que só chora , reclamōes se acham injustiçados, mas na hora de mostra seu valor através do trabalho são os reis da desculpa esfarrapada. Só não saem do EB pq não teriam capacidade nem pra ganhar salário mínimo em outro trabalho .

    3. Nao adianta equiparar a esa a tecnologo. Atribuicao do mec. E igual falar que esao e mestrado. Vai tentar um doutorado na uerj, vao rir da sua cara. O mec da as cartas nessa área, mas se massageia seu ego, sim, vc e um tecnologo

  15. Caro Capitão Montedo , tenho um ditado que eu mesmo inventei ; Não dêem ouvidos a praça, praça só sabe reclamar ( idem o QCO) , o general Villas Boas foi bom sim ! Um verdadeiro estadista.

    1. ST Marcos Pintos,

      Não é reclamar por reclamar, mas reclamar em face de atos ILEGAIS que prejudicou a carreira de muitos militares.

      Talvez, por falta de conhecimento, você tenha uma percepção errada da realidade.

    2. Quem menospreza o drama dos qco deve atentar para a origem da expressao “por as barbas de molho”. Sobre ser estadista, sugiro que abra o dicionario para ver o que significa. E um atributo inerente a politicos, hehe. Chamar o general de estadista nao e la um elogio, entao convem medit suas palavras

    3. Isso ai subao.
      Os QE se arrebentaram. Mas eu nao era QE, entao dei risada.
      Ai os st se lascaram. Mas eu nao concorria ao qao, entao fiz ate piada.
      Ai desgracaram os QCO, mas como eu nao era qco, eu achei foi bom.
      Ai agora vao aumentar minha previdencia. Ai eu evolui como ser humano, entendendo realmente aquela parabola do rato que avisa desesperadamente aos animais da fazenda sobre a ratoeira.
      Evoluir faz parte sub. Espero que uma hora voce atinja a necessaria maturacao espiritual para se sensibilizar com os problemas alheios.

  16. Eu o cara como como comandante do 1 BIS e depois como comandante do CMA. Como Cmt do BIS uma vez na semana almoçava no rancho dos cabos e soldados, um dia no refeitório de sub/Sgt.

  17. Ser melhor do que seus antecessores não é garantia de ser bom. Todos os anteriores foram muito fracos, o atual foi apenas fraco. Ainda não surgiu um comandante que invista-se desta função e realmente represente a instituição, enxergando os integrantes, seus comandados como o verdadeiro valor do exército.

  18. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Ficar solidário a situação de saúde do general e torcer por seu restabelecimento, é uma coisa. Dizer que o general foi um grande comandante e que soube representar seus comandados é outra coisa muito diferente, aliás irreal. Sr Comandante, que Deus o proteja e abençoe, mas por favor, longe desta função.

    1. Ao abordar dessa forma acredito que desconhece completamente o trabalho desenvolvido pelos Adj Cmdo em vários rincões do Brasil. Trabalho junto a tropa, a família militar e em casos graves de saúde, sendo o principal facilitador e agindo também na solução de problemas. Leia mais, se informe, fale com pessoas e verá que está equivocado.

  19. Aos que não fizeram o dever de casa e agora reclamam… mas a psicogia explica “A CULPA É MINHA E COLOCO EM QUEM EU QUISER”
    Vai estudar… vai se especializar e terá oportunidades… Leões de alojamento!
    O nosso Cmt VB fez a diferença sim… Grande líder…
    Não estão satisfeitos pede pra sair!!!

  20. Digo que a Função de Adj Cmdo têm feito a diferença em minha OM tanto no âmbito coletivo como individual… sou Subtente e não concordo a tal cargo por ter mais de 3 anos na graduação então me sinto muito tranquilo em dizer que o cargo deu certo… parabéns Cmt pela coragem e pela liderança!
    O choro é livre!

  21. Agradeço imensamente a preocupação e a atuação de nosso Cmt, Gen Villas Bôas, principalmente no que diz respeito à valorização da Dimensão Humana.

    E neste quesito foi criado o cargo de Adj Cmdo, que além de valorizar nossos Recursos Humanos, inseriu as Praças nos processos decisórios, possibilitando aos Cmt tomar decisões com assessoramentos mais completos, pois recebia a opinião da “ponta da linha”. Em contra-partida, a intenção do Cmt passa a chegar com mais intensidade a todos integrantes da OM com a atuação daquele Adj Cmdo. Esta mudança cultural no EB ainda sofre resistência, mas estamos obtendo resultados jamais pensados anteriormente ao cargo.

    Ganham os Praças, fortalecem as ações de comando do Cmt, de seu EM e de seus Of, ganham os Cb/Sd, que também têm suas vozes escoadas. Enfim, ganha o EB como um todo.

    Ao senhor, Gen Villas Bôas, meu mais sincero agradecimento.

    1. Ao ST Salomão no 29 de dezembro de 2018 a partir do 21:03,

      Aí vc acordou e caiu da cama e percebeu que era um sonho.

      Amigo, desculpe -me, mas vc está servindo em outro exército, pois no local que sirvo, sinceramente, eu não percebi diferença nenhuma antes e depois do adjunto de comando.

      Aliás,para não dizer que não houve diferença,houve sim, mas para o próprio adjunto que vai angariar alguns pontinhos para a promoção a QAO.

      Grande abraço!

  22. Graças aos nossos generais, hoje podemos usar guarda chuva. Graças aos nossos generais temos uma comissão que escolhe quem será promovido: olho azul, olho verde,gordinho.
    Com essa quantidade de militares no governo Bolsonaro, oque vai ter de pttc enfiado nos gabinetes pra assessorar outros pttc não está no gibi!

  23. Nosso Cmt és diferenciado! Tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente. Humano excepcional e militar exemplar. Este és Comandante!!! E digo mais… Es um LÍDER!!! Força ao nosso Comandante do Exército Brasileiro. Parabéns General Villas Boas. Respeitosamente, STen Boiran. Grande abraço Comandante!

  24. E a portaria que aumentou o interstício dos farmacêuticos, dentistas e QCOs????
    O compromisso do Comandante era de valorização do pessoal essa portaria mostra o contrário…o salário já é o mais defasado das carreiras o aumento do interstício só dificulta a vida da família militar. Isso não foi Dilma nem Temer foi do próprio Comando…ABSURDO!!!

  25. No começo do comando não concordei muito com o que se desenhav mas no decorrer dos anos pude ver mudanças boas no nosso exército. Não foi apenas o uso de um simples guarda-chuva fardado mas a valorização do praça ocupando cargos que hoje está servindo de exemplo para as outras forças como a FAB por exemplo com a implementação do adjunto de comando. Infelizmente muitos só se preocupam se estão de sendo beneficiados diretamente e não vislumbram o que pode acontecer no futuro essas mudanças que estão acontecendo hoje.
    Valeu comandante e que Deus ilumine sua vida e te conforte e te dê forças para enfrentar seus problemas de saúde

  26. Se todos CMT contribuíssem como o general Vilas boas estaríamos melhor financeiramente, ele conseguiu grandes conquistas em tornar a ESA nível superior, no futuro vamos colher o benefício de nossa carreirade nível superior. Valorizou o CHQAO com 10%. Criou o adjunto Cmdo que pode trazer diretamente aos cmdos as necessidades da tropa. Conseguiu dentro da possibilidade um reajuste. Agora é torcer que o próximo TB continue lutando por melhorias para nós, com grande chance de conseguir mais reconhecido financeiro devido ao nosso próximo presidente ser da nossa classe e nos valorizar

  27. A única diferença dele para os demais comandante é que ele gosta de se fazer presente na mídia.

    Não sei se isso é bom ou ruim.

    O Ciro Gomes lhe prometeu uma cadeia, caso fosse eleito, tendo em vista que a LEI proíbe militares se manifestar sobre política.

    O Mourão parece que também aprecia essa exposição na mídia.

    Daí disse que foi o melhor comandante, acho que é uma falta de percepção da realidade.

    Talvez seja aquela cultura de puxar o saco dos superiores que é comum no meio militar. Só isso.

    Tipo aquela história do cara melhorar sua situação financeira e sair da favela, mas a favela não sair dele.

  28. Em todas as carreiras existem satisfeitos e insastifeitos, quem carrega o piano e quem apenas critica, quem enxerga o todo e quem enxerga apenas o próprio umbigo.
    Perceber as mudanças estratégicas e necessárias a longo prazo também não é para qualquer um.
    Sou grato ao EB por tudo o que sou e pela familia que construi.Tenho vida modesta e digna.
    Sou Adjunto de Comando com muito orgulho, como as demais funções que desempenhei desde Soldado Recruta.Trabalho por meus ideais e valores.
    Agradeço ao Comandante por sua contribuição! Combateu o bom combate.

  29. De longe o melhor Comandante que tivemos!
    Esteve presente nos momentos em que a Nação precisou, trazendo estabilidade nos momentos de crise, principalmente junto ao STF e Congresso.
    Missão Cumprida Comandante!

  30. Parabéns Montedo

    Vc não poderia deixar passar em branco a saída do Cmt VB!
    Foi o Comandante que mais participou da vida da nação. Pode não ter correspondido todos os mi mi mi dos mercenários que trabalham no Exército, mas contribuiu para o bem maior dos brasileiros: A Pátria!

    Felicidades Comandante Villas Boas!

  31. Sempre haverão pessoas parasitas para reclamar de tudo…

    O General VB combateu o bom combate. Preocupou-se com os brasileiros abrindo mão de sua própria saúde para isso!

    Parabéns pelo excelente trabalho General Villas Boas!

  32. Excelente texto Montedo

    O General VB foi disparado o melhor Comandante do EB nos últimos anos.

    Mesmo com todas as restrições e as vingativas relações de políticos e mídia, ele sempre esteve sóbrio e atento a conjuntura do País. Foi um vencedor!

    Conseguiu, mesmo com muitos contra, aproximar os altos escalões das unidades com as Praças, criando o cargo de adjunto de comando. No meu ver, seu melhor trabalho! As praças voltaram a participar do processo decisório das OM e ajudar com mais atenção aqueles que mais precisaram. Só reclama desta nova função, aqueles que foram preteridos ou aqueles que, graças a Deus, não precisaram contar com o trabalho do adjunto de comando!

    Ótimo trabalho General!

    Força para enfrentar sua doença!

    Missão Cumprida!

  33. Sempre os mesmos reclamando que não foram promovidos, transferidos, ou selecionados para qualquer coisa! Mi mi mi e mais mi mi mi!

    Vão procurar outro emprego seus chorões!

  34. Observar os comentários é fazer uma reflexão sobre a natureza humana, tão complicado como tentar agradar gregos e troianos, impossível!

    Não quero defender, nem enaltecer e muito menos tecer qualquer tipo de comentário a respeito do estado de saúde do nosso comandante, mas como foi dito aqui, também acredito que ele luto um bom combate.

    Creio nisso porque diante da complexidade de um exército como o nosso, cheio de particularidades, baixo orçamento, leis que burocratizam todo o sistema público, um desafio enorme de tentar se manter atualizado aos padrões dos grandes exército, e, como se não bastasse, ainda temos uma mídia tendenciosa formada por uma minoria “barulhenta” que nos querem ver mal, e ainda ter que gerir e manter o pessoal motivado, é, realmente não deve ser fácil carregar esse fardo.

    Por isso penso, o que outra pessoa faria? Será que conseguiria resolver os problemas e os anseios individuais de todos? Será que eu faria melhor? Provavelmente não.

    Entre possíveis erros e acertos, vejo um balanço positivo. Como exemplo, cito a sua atuação de forma consistente sobre a questão da reforma da previdência, explorando as redes sociais para demonstrar ao público externo como funciona o nosso regime previdenciário, bem como, informar o público interno o que estava ocorrendo. Soube também se posicionar no contexto político de forma sutil e exemplar. Por fim cito também a criação da função do Adjunto de Comando, a qual tem sido muitas vezes criticada de forma negativa por muitos companheiros. Considero esta, como um grande passo para o contexto institucional referente a carreia de praças, não tenho dúvidas que teremos outras mudanças positivas no futuro e talvez eu não esteja mais na ativa para vê-las, mas nem por isso posso dizer que é ruim, que não serve para nada e que é isso ou aquilo.

    Tenho visto muitos companheiros reclamando de salários, que não é promovido, que o Exército não dá oportunidade, etc. Com relação aos salários realmente poderiam ser melhores. Já com relação as outras questões, vejo também muitos camaradas querendo começar a carreira depois da promoção a Subtenente, acredito eu que a minha carreira começou no momento em que pisei no chão da escola pela primeira vez.

    Por fim, deixo meu agradecimento ao nosso Comandante e que Deus possa lhe proporcionar bons momentos em família e também entre amigos.

  35. Tivemos o privilégio de ter um Comandante com a capacidade de Liderança do Gen Villas Bôas, que a todo momento evidencia todos os preceitos do grande lider militar que de fato é.

    A evolução alcançada na política de pessoal, na valorização das praças durante o seu comando foram muito siginificativas, é só refletir que hoje a formação do sargento é reconhecida como nível superior, que após a formação realizam o CEB, que aumenta 4% no adicional de habilitação, que o CHQAO equivale a Curso de Altos Estudos (+ 10%), que o Of QAO poderá realizar o CAAQAO (+10%), que os ST que não realizarem o CHQAO poderão realizar o CCAS (+5%), entre outras evoluções, sendo que na minha visão a maior valorização foi a criação do Adjunto de Comando, que é uma ferramenta que a visão da tropa ao comando e também transmite a intenção do comandante para a tropa.

    Como praça só agradecer ao Exmo. Sr Gen Villas Bôas por tudo o que fez por nós, pelo EB e pelo Brasil, mesmo com todas as dificuldades de uma doença grave.

    Missão cumprida Cmt!
    Muito obrigado!!!

  36. Não podemos esquecer o Agora 2º Ten CRIVELATTI. Com certeza, devido seu trabalho de assessoramento junto ao Cmt EB, as praças conseguiram ser ouvidas. Parabéns!

  37. Montedo puxa saco de inepto, esse Gen “Vidas-Bôas” só nao foi o maior incompetente que passou pelo cmdo do EB, por causa de seu antecessor. Só o fato de serem nomeados pela dupla criminosa Lula-Dilma, já pressupõe falta de credibilidade e falta de competência desse General. Falo porque conheço a figura, diferente de blogueiros sem noção, como vc Montedo. Publica aí o falastrão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *