Decreto permite a convocação de majores temporários pelo Exército

Decreto publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (2) permite a convocação e a incorporação de brasileiros com reconhecida competência técnico-profissional ou com notória cultura científica no serviço ativo do Exército, em caráter voluntário e temporário, nas áreas de ciência e tecnologia, medicina e educação. O decreto regulamenta disposição prevista no Estatuto dos Militares (E/1), que é de 1980.

O aprovado no processo seletivo será incorporado ao Exército no posto de Major, podendo permanecer no máximo por oito anos na ativa.

Respostas de 23

  1. A princípio é uma forma de atrair mentes mais qualificadas, valorizado pela patente e pelo melhor soldo. O problema é que lá na frente a gente vai ver que se trata apenas de mais uma boquinha.

  2. As FA vem promovendo significativas mudanças no que tange ao serviço militar, cujas mudanças a curto prazo promoverá significativas alterações em relação a reserva militar(remunerada)com forte diminuição, dos reservas 1 e aumento dos reserva 2, isso vai impactar, enxugando a assistência médica e previdência militar, propiciando condições de melhorias, inclusive na remuneração dos militares; igual ocorre nos EUA.PERFEITO.

    1. Isso prova apenas que existe um único problema nas FFAA, o desestímulo salarial para a permanência de profissionais competentes na carreira, ou seja, vou citar apenas na aeronáutica como exemplo: um 2º Sgt mecânico de voo tripulante de uma anv presidencial ou de TT (transporte de tropa) C-130 recebendo 4 salários mínimos, um 3º Sgt controlador de voo responsável pelo controle app (aproximação) de São Paulo ou Rio de Janeiro recebendo menos de 4 salários mínimos ou um SO com 25 anos de serviço especialista em armamento recebendo 7 salários mínimos. RIDÍCULO.

  3. Estou aguardando uma vaga de general temporário para ministro do STM, nem precisa ser rábula de direito mesmo, haja vista que não possuo o notório saber! Essa justissa militar é uma piada de mau gosto com erário!

  4. Boa Tarde
    Inicialmente antes de qualquer comentário, gostaria de deixar aqui uma conta simples, ou seja, o impacto que CADA MAJOR destes terá nos cofres públicos. Aproximado
    1MAJ= 96 MESES x 14000 = 1.344.000 (Esse será o valor aproximado de salário gasto com cada major temporário por 96 meses de serviço ativo)
    Se considerarmos que o salário bruto de um major seja 16.000, ao término dos oito anos cada major receberá aproximadamente cento e trinta mil.
    Se esse dinheiro que é gasto com cada major temporário for investido em um tenente saído da academia, será que ele não teria condições de ao chegar ao posto de major e ter os conhecimentos notórios apresentados na portaria.
    Se querem contratar um maj com conhecimentos notórios em ciência e tecnologia qual o objetivo de se ter o IME como instituição militar. O IME não consegue formar um maj com tais conhecimentos.
    E a escola de saúde, não consegue formar médicos com tais conhecimentos notórios.
    Na realidade o objetivo é outro, ou seja, admitir nas forças armadas com salários altos, lesando os cofres públicos, pessoas que sejam apadrinhadas de militares do alto escalão.
    Quando foi discutido a carreira do oficial QAO, foi levantado o argumento que não se poderia promover um Cap QAO a maj, pelo mesmo não possuir ESAO, agora vemos que um civil pode ser promovido a Maj sem ao menos ter ingressado em nenhuma escola de formação militar.
    Os militares estão se deixando levar pelos mesmos motivos que tornam a máquina pública ineficaz, o apadrinhamento, e a criação de cargos públicos que podem ser ocupados por pessoas de notórios saber.
    A argumentação que a criação destes cargos irão trazer economia para os cofres públicos é ilusória, pois o dinheiro gasto com a criação destes cargos se aplicados em militares de carreira trarão motivação e economia aos cofres públicos.
    O TCU tem que abrir um processo e punir os idealizadores dessa sangria de dinheiro público.

      1. Se liga colega lá no decreto cita que poderão tenentes de carreira fazer tão seleção tá previsto isso… Eem segundo lugar foi discutido no estado maior e comando do exército a baixa demanda cada vez menor de aspirantes do IME, devido a seleção difícil e criteriosa que exame faz. NO entanto entendemos que a contratação desse pessoal acarretará em custos altos aos cofre significativos e igualitários a curto prazo se comparados a investir na carreira de um tenente que vc citou até ele chegar com depois de muitos anos ou promoções ao posto de major, pois a demanda de solicitação para o serviço e emergente !!!!

  5. Estou refletindo um pouco, algo esta fora do contesto, contratar temporários com notório saber, e no posto de Major, será que o IME, a Escola de Saúde, as escolas militares não estão cumprindo mais a finalidade. O provável, próximo presidente do Brasil, Candidato Jair Bolsonaro,se não roubarem as eleições novamente nas urnas, em seus discursos, tem dito que investirá na área militar, colocará escolas militares em todas as capitais, muito estranho…
    Qual a finalidade de aparelhar as FFAA com pessoas com notório saber, e as outras instituições do pais, mobiliados com incompetentes que ocupam os cargos apenas por serem políticos…ou será que é um recrutamento para o futuro, tomara…Brasil acima de tudo, só Deus acima de todos…

  6. O Brasil tem uma infinidade de cargos que só podem ser ocupados por pessoas de notório saber ou notória cultura científica.
    O interessante é que não temos nenhum prêmio nobel. E o interessante também é que o Brasil esta entre os países mais corruptos do mundo. O importante agora é aguardar quem serão esses Majores com dons sobrenaturais, conhecimentos científicos notórios, acho que o Exército vai trazer esse pessoal de alguma outra galáxia, com certeza esse pessoal terá conhecimentos que ninguém em condições normais na CNTP do Brasil possa atingir. Vamos confiar na força.

  7. A idéia do EME é esta linha de ação de privatizar o serviço ativo do exército.No futuro o efetivo do EB será de grande maioria de temporários e minoria de concursados. Uma pena, pois não veremos mais militares que “gostam de engraxar o coturno” mas sim um bando de mercenários que só pensam em ganhar mais e fazer menos.

    1º Sgt Inf 2001.

  8. é de boquinhas e boquinhas q se faz uma grande festa.
    o triste é o EB perder grandes mentes, pois muitos são aprovados em concurso publico de alta qualidade,só pq são praças.
    vale lembrar q a primeira moça a terminar o curso de oficial piloto na FAB,pediu demissão por causa do baixo salario.
    isso esta estranho.

  9. O EB sendo EB. Virou uma colcha de retalhos a carreira militar. Maj temp sem EsAO. Para sair QAO tem que ter curso de altos estudos (duração de 6 meses) equivalente a ECEME (duração 2anos). QAO sem CHAQAO que está na ativa foi feito um puxadinho para passar a ter o curso. E os QAO que já estão na reserva e que na época não era preciso ter o curso, como ficam? E agora EB?

  10. Achei que o Exército não ia se corromper, mas me enganei. A criação deste cargo temporário dentro da força, só tem um objetivo, funcionar como apadrinhamento pelo auto escalão, estamos regredindo…muito triste. Olhem para a história, isso já aconteceu atrás, Lampião, o cangaceiro tinha patente de capitão. Muitos fazendeiros desta época tinham patentes de Major a coronel. Como será que se sente o pessoal de carreira vendo isso, pois com um milhão de reais( dinheiro gasto com o salário de um Major temporário) da para mandar qualquer militar de carreira fazer curso até mesmo na NASA, ou em qualquer universidade do exterior. Vergonhoso…

  11. Isso ai esta parecendo com as contratações de PTTC, tem um monte que só é chamado por ser “peixe” de alguém, para cargos inúteis. Será que ja não estamos com efetivo suficiente. Maj Temporário duvido que de certo isso aguardemos os próximos capítulos

  12. Meus camaradas, a criação desse quadro de OST no EB vislumbra a potencialidade da força! Vamos a uma situação hipotética, digamos que um major de infantaria ficasse encarregado de uma seção de informatica iria dar certo? Lógico que não, há não ser que o major especialize nessa área ou faça uma outra faculdade na área mencionada, haja vista que o major tem faculdade de ciências militares e não de informatica. Outro aspecto a ser ressaltado a União quer profissionais capacitado e qualificados para cada setor do EB tornando-se assim um exercito Profissional. Além disso, notei alguns argumento infeliz de colegas dizendo sobre a criação de major sem EsAO, como só existe essa entidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *