O EXÉRCITO E A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

O Exército Brasileiro estabeleceu uma série de orientações ambientais por meio de uma Política de Gestão balizada pela Política Nacional de Meio Ambiente e pela Constituição Federal.
Dentro de um Campo de Instrução, praticam-se simulações de combate, empregando simultaneamente o movimento de tropas e o tiro de armas variadas.Muito embora esses exercícios sejam potenciais geradores de risco ambiental, o que se observa é que, justamente nessas áreas, há um processo de recuperação dos ecossistemas, mormente por se encontrarem protegidas da expansão imobiliária, formando verdadeiras manchas verdes dentro dos perímetros urbanos.
Das instruções militares, a mais impactante é, sem sombra de dúvidas, o tiro realizado com munição traçante e granadas de artilharia/morteiros, que aumentam o risco de incêndios, principalmente, em tempo seco. Medidas preventivas, como um aceiro, o rodízio da área de impactos ou de armas, o aumento do intervalo entre as jornadas de tiro, mitigam o impacto ambiental, facilitando a recuperação do bioma local.
As medidas preventivas contra um possível acidente ecológico são sempre tomadas e serão fundamentais para quaisquer exercícios, por menor que seja sua envergadura, sem comprometer a operacionalidade.
O custo para reverter um dano ambiental é sempre alto e, caso venha a ocorrer, subtrai o brilho de um exercício.A criação da mentalidade de prevenção e cuidados ao Meio Ambiente, elo vital de uma gestão ambiental eficaz é obtida e fortalecida por “educação” fornecida ainda no quartel, precedendo a ida ao Campo de Instrução, mas reavivada em todos os momentos durante os treinamentos por meio das atitudes e exemplos dos oficiais e sargentos, principalmente.
O monitoramento e a fiscalização é responsabilidade de todos os militares, por estarem fortemente comprometidos com a conservação do Meio Ambiente.
Por isso, todos tem a obrigação de alertar seus superiores sobre um provável risco/dano ambiental, para que possam ser coibidos imediatamente.
As medidas apontadas, longe de esgotar o assunto, são aplicadas em quaisquer áreas de uso militar e servem de motivação para difusão de sua prática.
A conciliação do preparo operacional e da preservação do meio ambiente nas áreas militares ocorrerá quando todos os recursos humanos, financeiros e tecnológicos da Força Terrestre estiverem comprometidos por meio da educação ambiental.
AgoraMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo