19º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro auxilia PFE/INSS em Novo Hamburgo/RS na digitalização de dossiês
Desde 17 de agosto de 2010, três soldados do 19º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro, localizado na cidade de São Leopoldo/RS, vêm prestando auxílio na digitalização dos dossiês da PFE/INSS em Novo Hamburgo/RS.
Apesar de a unidade não formar dossiês físicos desde o início do ano de 2009, havia um acervo considerável a ser digitalizado, tendo em vista a quantidade de processos em tramitação (aproximadamente 42 mil processos). Isso ressalvando-se os casos em que é obrigatória a formação de dossiês para fins de análise legitimatória de pagamentos judiciais, nos termos da Portaria PGF nº 203/2008, sendo ainda exigida nos casos de ações relevantes.
Considerando a inexistência de pessoal para dar andamento ao trabalho de digitalização desse passivo e a urgência de sua conclusão, relacionada à necessidade de implantação da PSF em Novo Hamburgo, foi realizado convite ao 19º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro em São Leopoldo para prestar relevante auxílio nessa tarefa de extrema importância para a qualificada prestação dos serviços públicos pela PFE/INSS e ER-PRF4 em Novo Hamburgo.
Após contato com o Comandante Israel Guimarães de Sousa Martins, a colaboração foi prontamente aceita, efetivando-se desde 17 de agosto do ano passado nas próprias dependências da PFE/INSS em Novo Hamburgo, por meio da disponibilização da força de trabalho de 3 soldados de sua Corporação.
Naquela ocasião, foi elaborada rotina (treinamento e projeção das metas) para o racional e eficiente andamento dos trabalhos de digitalização dos dossiês, com inclusão dos documentos no SICAU na Fase FA87 (Digitalizar Processo), triagem e posterior descarte.
Conforme se extrai das planilhas de controle, a produção semanal é de aproximadamente 900 processos digitalizados, números que demonstram os relevantes serviços prestados pelo 19º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro à PFE/INSS.
A proveitosa iniciativa foi o ponto de partida para a gradativa integração entre o Exército Brasileiro e a Procuradoria, demonstrando que a política de colaboração e integração entre os Órgãos Públicos constitui uma poderosa ferramenta administrativa para a superação dos entraves e dificuldades enfrentadas no dia-a-dia dos Órgãos Públicos Federais.
A PFE/INSS é uma unidade da Procuradoria-Geral Federal (PGF), órgão da Advocacia-Geral da União (AGU).
AGU


Respostas de 2
Mais uma vez o os militares são usados como "pau para toda obra"!!! Vai chegar o tempo em que Prefeitos irão requisitar militares para varrer – são altamente qualificados nessa atividade – as cidades complementando a mão-de-obra dos garis. Muito bom, se o EB continuar solícito desta maneira chegará o tempo em que metade dos efetivos dos quartéis estará "emprestado" aos diversos órgãos públicos que estão com problemas de falta de pessoal: é mais barato utilizar o milico (salário merreca) para fazer de tudo um pouco do que abrir concurso para novos servidores que irão receber salários maiores. ÓTIMA POLÍTICA DE PESSOAL COMANDANTES, OS SENHORES REALMENTE SÃO MUITO SAFOS !!!!!!!!!!!!! A cada dia que passa eu me questiono cada vez mais sobre o que é ensinado nos CURSOS DE ALTA ADMINISTRAÇÃO, POLÍTICA E ESTRATÉGIA das Forças Armadas.
Se o salário fosse o poder, aquele que faz mais, pode mais e para fazer mais é necessário ter mais poder.