Reajuste das Forças Armadas: políticos retalham MP de Lula para incluir aumento de adicionais, isenção de impostos e outros benefícios

REAJUSTE

 

 

Enviada ao Congresso por Lula, a Medida Provisória n° 1293, de 2025, que trata do reajuste dos soldos dos militares das Forças Armadas, está virando uma colcha de retalhos nas mãos de parlamentares.

 

Até agora, os 12 deputados e 12 senadores nomeados pelo presidente do Congresso para integrarem a Comissão Mista que analisa MP já apresentaram 23 emendas, com propostas de toda ordem.

TÓPICOS PRINCIPAIS

Isenção do imposto de renda

  • Senador Efraim Filho (UNIÃO/PB);
  • Deputado Pedro Aihara (PRD/MG).

Aumento do Adicional de Habilitação

  • Deputada Daniela Reinehr (PL/SC);
  • Deputado Sanderson (PL/RS);
  • Deputado Pedro Aihara (PRD/MG).

Aumento da Gratificação de Localidade Especial

  • Deputada Daniela Reinehr (PL/SC);
  • Deputado Sanderson (PL/RS).

Instituição do Adicional por Tempo de Serviço

  • Deputada Daniela Reinehr (PL/SC);
  • Deputado Sanderson (PL/RS);
  • Deputado Pedro Aihara (PRD/MG).

Atualização da tabela de indenização de transporte

  • Deputada Daniela Reinehr (PL/SC);
  • Deputado Sanderson (PL/RS);
  • Deputado Pedro Aihara (PRD/MG);
  •  Deputado Gilson Daniel (PODE/ES);
  • Deputado Capitão Alden (PL/BA).

Gratificação de Localidade Especial

  • Deputado Sanderson (PL/RS);
  • Deputada Daniela Reinehr (PL/SC);
  • Deputado Pedro Aihara (PRD/MG);
  • Deputado Gilson Daniel (PODE/ES);
  • Deputado Capitão Alden (PL/BA).

Confira a íntegra das emendas propostas

 Próximos passos

  • A Comissão Mista deverá encaminhar a Medida Provisória para o plenário da Câmara dos Deputados;
  • Após aprovação, a MP segue para o Senado;
  • Aprovada, retorna à Câmara para promulgação.

 

Acompanhe a tramitação da Medida Provisória n° 1293, de 2025

Respostas de 79

      1. Forças armadas ficam com as migalhas, forças de segurança sempre ficam melhores, agora livrem de pagar imposto de renda e ainda o tempo de serviço.
        Pras forças armadas pequenos percentuais de habilitação, não reajusta nem a inflação.
        Forças armadas não têm representantes no congresso, os que estão lá só olham pro próprio bolsa
        Hierarquia, disciplina e lealdade, devem serem as novas bases do Militar dar forças Armadas.

    1. Se você teve oportunidade de fazer o chqao, bom para você. Estou na reserva há 10 anos e durante minha carreira não foi oportunizado. Gostaria muito de ter meus direitos respeitados ao invés de ter que buscar judicialmente.

    2. Mas o “cara” aqui perdeu posto acima, depois não deram altos estudos que já estava previsto. serviu por mais de trinta e quatro anos e vc com certeza não perdeu posto acima ,pois nem militar era. ISSO SIM É UM ABSURTO.

      1. Bom dia! Chegou a nossa boia no meio do oceano em que ficaram os Praças col a lei 13954. Agora precisa fazer um filtro nessas propostas. Agora nos temos um subtenente Lá no Congresso o que ele esta propondo para os seus colegas? Nada. Agora acho que seria Viável a Isenção do soldo para os Praças, ou ate 1 sgt para IRPF. O aumento do adicional para o CAS para 65% ou igualdade para Altos Estudos categoria II para o pessoal da lacuna. E aproveitar que Todos Que Tenham interesse Enviar emails para os deputados Federais para pressionar a aprovar a MP com algumas dessas Alterações que sejam Viáveis. O governo nao tem maioria no CN, Então ele tem Que negociar com a Oposição o que e uma vantagem para conseguirmos alguma coisa alem do 4,5%.

    3. O “1° Sgt Com CHQAO” exterioriza uma persnoalidade mesquinha e egoísta.

      Para ele, tudo deveria ser em benefício apenas dele.

      Esse é o Brasil verdadeiro…

      P.S.: e só corrigindo. Pelo que entendi, a proposta é aumentar o adicional do CHQAO de 73% para 75%.

      1. Daí vc imagina junto de um militar desse com chaqoa numa guerra, ele é o primeiro a te punhalar pelas costa, agora vcs entendem porque chegamos a essa situação, não poderia ser diferente, parabéns ao judiciário pelo menos são unidos, estão todos no mesmo barco. Meditem senhores

    4. Acho muito justo passar o adicional do CAS de 45 para 65%.

      Não diminui o adicional de quem CHQAO (meu caso) e eleva um pouco a remuneração daqueles que não puderam fazer o curso, como os que já estavam na Reserva.

      Vamos torcer que referida proposta seja aprovada.

      1. chaqao o cara estuda pra passar mais 1 ano e meio pra ter o chaqao

        tenho o ccas e recebo 68%

        tem sub com chaqao se vendendo pra talvez sair oficial QAO
        se nao sair ele so viveu pra babar. muitos comegas assim
        tem quartel que sub vai em formaturas e faz o serviço dos tenentes. kkkkk

    5. Vc nao deve saber, mas vou te falar, o “CHACAL” era pra ser implantado a partir da Turma CFS 78, com inicio nos anos 90, mas por omissão do EB, foi implantado somente em 2012. Senão teríamos realizado. Se liga!!! Vc vai pagar do seu bolso.
      Vc parece ser muito competente. Será!!!

      1. Em 2010 eu fui convidado pela Fundação Nacional da Qualidade para avaliar uma unidade da PMSP, e no aeroporto eu fui recebido por um tenente, durante a viagem eu me identifiquei como subtenente do exercito, e Conserva Vai, ele falou que entrou como soldado, fez curso para sargento e que a PMSP copiou o exercito e fez um Concurso interno para o Chaqao. Realmente a portaria criando o chaqao e bem antiga e o exercito como sempre neglicenciando com os pracas demorou mais de 30 anos para implantar.

    6. Sou CAP formado em Topografia/80. Tenho Pos Graduação em Administração pública pela ENAP quando estava na ativa. O Chqao nem de longe chega perto.

    7. Meu querido, você teve a chance de estudar pra isso, quem está na reserva não teve essa chance!! Então eles tem que reparar sim.
      É uma pena você pensar dessa forma!!

    8. Você é aquele caga asneira. Tem CHQAO mas garanto que peida na hora de um documento mais bodoso ou uma sindicância. Tem CHQAO mas não tem culhao para matar no peito algumas coisa, corre para contar para o Chefe, quer mostrar serviço, tipo aparicio. Seu comentário diz tudo seu geito.

    9. Infelizmente esse é o reflexo do nosso grande E do B, militares mesquinhos, preocupados só com os próprios rabos, sem perspectiva de nada, sangues sugas, que se acham superiores aos outros, que se não fosse uma farda e um posto/graduação não seriam ninguém, na verdade não são, tirando o exército esse tipo de gente não tem nada, ficam até a compulsória os mandarem embora, e aí dá voltam como pttc, tudo pq não constroem nada fora, e muitas vezes nem a própria família os aguentam em casa, isso quando tem uma, bando de bundões, raça da pior espécie, por isso o exército não dá pra levar a sério, todo mundo aqui sabe os critérios, na maior parte são babões de ovos, que se bizuram por muitas vezes estragar a carreira de outro, vc ter o chqao não serve de parâmetro para nada, só diz o quão babão, bitolado e sem família vc é, parabéns pelo seu pensamento 1 sgt com chqao babão de ovo!

    10. Grande diferença de um para o outro. Só que não conhece sabe que não muda merda nenhuma cara.
      A desunião da classe começa por militares como você. Que só olha para seu umbigo. Se ainda estiver enxergando-o.

    11. Independente, é esse tipo de comentário que nos torna uma classe desunida, não interessa quem fez qual curso os 2 tem que ter um salário digno.
      Mais não é melhor que o cara que fez o curso A ganhe menos, fala sério!

  1. Pois então, O MD e os Cmt da Mar, Aer e Ex, tudo quieto, não vi comentário nenhum sobre o reajuste a contar de Abr, enquanto os civis o reajuste é a contar de Jan.
    Quero ver agora o que farão sobre esta MP, que tramitará, “chamada de colcha de retalhos”.

  2. Não vai acontecer nada, há uma previsão orçamentária e todas essas emendas cairão por terra, se não cai o Sr que está na Presidência a vetará.

    1. Com certeza será vetado. Todo e qualquer reajuste salarial tem que haver previsão orçamentária e partir do chefe do executivo.
      Mas seria justo algumas emendas passarem.

  3. Precisamos URGENTE de um reajuste digno nos soldos, fins dar mais dignidade para nossas Famílias. Essa MP é uma vergonha, uma ESMOLA para a classe militar, principalmente Para os Subtenente, Sargentos , Cabos e Soldados. uma verdadeira Miséria.

    Um Subtenente teve 410,00 de reajuste sem desconto do IR, um 3SGT 180,00. Tenho vergonha de postar o valor para os cabos, taifeiros e soldados. Os mesmos Não comem? Não tem anseios? Quem tem Família e filho na escola? Como fazem ganhando uma merreca por descaso do Estado?

  4. Se os soldos fossem reajustados anualmente pelo Índice da Inflação, Não Ficaríamos de pires na mão mendigando reajuste, conforme o que foi dado.

    A inflação entre reajuste de 01/03/2012 e o reajuste de 01/09/2016 foi de 39,44%. Abatendo o reajuste médio de 25% (2016) em 04 (quatro) suaves parcelinhas que terminaram em 2019, perdemos *14,44%.*

    *Perdas causadas de 01/09/2016 à 28/02/2025 são 50,345%*
    *===> Soma das perdas: 14,44% + 50,34% = 64,78%*
    *Fonte*:
    https://www.debit.com.br/tabelas/indicadores-economicos.php

  5. Engraçado que só os deputados do PL fazem emendas pra melhorar alguma coisa, não vi nenhuma proposta dos que se dizem defensores das classes prejudicadas!!

  6. As pessoas estão sem noção, não notaram que esses deputados do PL são todos oportunistas. Trata-se de uma medida Provisória para reajuste dos soldos e só. Quem está enchendo de jabutis está nos prejudicando.

    Se quiserem fazer projetos de lei para modificar algo, que façam, mas não na hora de obtermos este mísero reajuste.

  7. Estamos perdendo desde de 2001. com a lei 2215/2001, esta passando da ora de rever, se não o fizerem a tendência e ter uma debandada maior da força, porque o salário como esta não paga a conta, vão ter que por of. superior pra comandar a guarda, kkkkk

  8. 1º Sgt com CHQAO está totalmente certo. como que um manga lisa vai ganhar quase como um sargento com altos estudos. a diferença é muito grande

  9. Seria justo corrigir o aperfeiçoamento para 65% e outras emendas serem aprovadas. Mas não vingará, sera vetada por ser inconstitucional a criação de gastos sem fornecer a fonte e sem previsão no orçamento.
    Se passar será vetado integralmente todas as emendas. Apesar de justas.

      1. Só não pedir transferência.

        O cara bota a família em cada buraco, tem que se ferrar mesmo.

        Por mim, transferência não deveria pagar nada, vai quem quer.

        Bando de mercenários…

  10. Tem que se votar urgente no Camara dos deputados e senado, aumento todos em Janeiro para as Fôrças Armadas, baseada na inflação do ano interior , como acontece com INSS, alguem tem que fazer alguma coisa, Tem familias de Militares, da Ativa , reserva e Reformados Passando fome, e sendo despejada de casa, nos grandes centros, cadê nossos politicos Militares, será que nos abandonaram, como Bolsonaro fez, e agora nossos Comandantes das Fôrças, Triste Não

    1. Muitos em dificuldades. Até a carta fiança de aluguel não conseguem por causa da margem do contracheque toda comprometida com empréstimos.

  11. Senhores a isenção de IR seria a melhor solução para nós. Da um valor razoavel, não tem que pagar a mais para nós, apenas deixariamos de dar dinheiro (nosso dinheiro) para o governo. o Que me preocupa é que só entram as forças auxiliares.

  12. Porque esse deputados do pl estão enviando essas propostas só agora? No Governo Do bozo prometeram enviar uma proposta Correção da 13 954 e nada, ISSO DAÍ TÁ PARECENDO TUMULTO, COISA QUE ELES FAZEM MUITO BEM NOS DEBATES DAS COMISSÕES, JÁ FORAM CHAMADOS ATÉ DE TURMA DA 5° SÉRIE.

  13. Mao resolvem nada dos veteranos dos quadros especial, e para quebrar mas uma hierarquia taiveiros da reserva que sao inferiores aos cabos serao promovidos a oficiais.

  14. Na minha humilde opinião, acho que os percentuais estão mais justos. O CAS tinha uma defasagem com relação aos altos estudos e o indice da formação agora alcança os terceiros de inicio de carreira e QEs. assim fica mais equilibrado, mas lógico que está muito longe das perdas ao longo dos últimos anos.

  15. Daí vc imagina junto de um militar desse com chaqoa numa guerra, ele é o primeiro a te punhalar pelas costa, agora vcs entendem porque chegamos a essa situação, não poderia ser diferente, parabéns ao judiciário pelo menos são unidos, estão todos no mesmo barco. Meditem senhores

  16. Pode ser que as FFAA com a sua assessoria parlamentar endossem e melhorem, se for o caso, junto ao Min Def, para recuperar o salário dos praças. Não fiquem de braços cruzados como parece que está acontecendo.

  17. Jamais passará. Sem previsão orçamentária, sem apoio expressivo de bancada nenhuma. Acho que não tem criança aqui pra se iludir com uma balela dessas. 1 real a mais no soldo de aumento já casa um impacto quase bilionário no orçamento, imagine um adicional de serviço de 30% em cima do soldo, de cara, pra milhares de severinos?? kkk

  18. Agora todo mundo reclamando…onde estavam os senhores quando o Wagner Coelho com alguns estavam lutando contra a lei 13 524 da forma como os GENERAIS queriam aprovar e conseguiram. Provavelmente comendo um churrasquinho e uma tomando uma cerveja. Passei 35 anos na FAB e o que mais vi foi isto! Militar é uma classe desunida, não luta pelos seus direitos. Queria ver 100 sgt pedindo baixa de uma vez…ou pilotos fazendo o mesmo…nunca vai acontecer e general nunca vai lutar pela tropa porque, desde o FHC que os tirou do escalonamento vertical eles agora são POLITICOS FARDADOS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *