Projeto de lei concede 50% de desconto em financiamento de veículos para militares das Forças Armadas e PMs

Militar de carro novo

Proposta prevê linha de crédito com taxas especiais para militares

O deputado Marcos Tavares (PDT/RJ) apresentou na última semana um projeto de lei que propões a concessão de linhas de crédito com condições facilitadas e taxas de juros reduzidas, para a aquisição de veículos de uso pessoal por militares das Forças Armadas e das Forças de Segurança Pública.

O PL 1093/2025 prevê que o programa beneficie militares das Forças Armadas, das PMs estaduais; Bombeiros Militares, integrantes da Forças Nacional e militares da reserva remunerada e reformados.

  • Benefícios da proposta
  • Taxas de juros limitadas a 50% da taxa média de mercado;
  • Prazo e até 96 meses para pagamento;
  • Financiamento de até 100% para veículos novos e seminovos com até 3 anos de fabricação;
  • Carência mínima de 3 meses para início do pagamento das parcelas

Tramitação
O projeto, que não distingue militares de carreira de temporários, aguarda o despacho do presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos/PB).

Confira a íntegra do PL 1093/2025:

PL-1093-2025

 

Respostas de 27

  1. Parece bom o projeto,mas não tem ” clamor” social, não tem mimimi e por isso não passa, agora se fosse cota racial, reserva de vagas, com certeza seria aprovado na hora.

    1. Dentro da sua lógica, ao criticar as Políticas afirmativas, qual seria a justificativa para conceder desconto em financiamento para militares? Vc está sendo incoerente

  2. Tá bom, pelos cálculos que fiz, ao comprar um veículo que viu pagar com juros 200 mil, irei pagar 100 mil e o veículo novo a vista no mercado custa 70 mil. Vai vendo…pelos economizaria 100 mil de juros, pago apenas 30 mil e mais 20 mil incluído no veículo de 70 mil, que numa política seria o veículo novo estaria no valor de 50 mil.

      1. Pelo cálculo que fiz, vc economiza 100 mil de juros, pagara somente 30 mil de forma obscura, num veículo que custa no valor real de 50 mil, vai ser cobrado 80 mil aqui no Brasil, na Argentina vc compra por 40.

  3. Só oficiais superiores podem pagar, porque o restante da tropa esta na maior “M” com Empréstimos consignados e na mao de agiotas, devido os soldos Não serem reajustados a mais de 06 anos.

    *HISTORICO DAS PERDAS DOS MILITARES DAS FFAA (INPC)*
    A inflação entre reajuste de 01/03/2012 e o reajuste de 01/09/2016 foi de 39,44%. Abatendo o reajuste médio de 25% (2016) em 04 (quatro) suaves parcelinhas que terminaram em 2019, perdemos *14,44%.*

    *Perdas causadas de 01/09/2016 à 28/02/2025 são 50,345%*

    *===> Soma das perdas: 14,44% + 50,34% = 64,78%*
    *Fonte*:
    https://www.debit.com.br/tabelas/indicadores-economicos.php

  4. QUEREMOS UM REAJUSTE DIGNO NOS SOLDO, ISSO SIM! Bastaria que fosse dado aos dignos militares um tratamento de igualdade com as demais carreiras do funcionalismo federal.

  5. Isso aí é chover no molhado, é renuncia fiscal, o deputado tem que indicar outra fonte de recurso que vai substituir essa perda. Seria mais interessante, voltar o que era antigamente, por exemplo, como os praças foram os maiores prejudicados com a reforma da lei 13954, os praças poderiam ser beneficiados se o IRPF fosse tributado apenas em cima do soldo. Isso aí já poderia ser incluído no projeto de lei que o governo enviou para o congresso para isenção de IR para quem ganha até 5000 reais.

  6. Vai pagar o com com qual dinheiro? Somente pra passar vergonha e a financeira vim tomar o carro. Bolsonaro matou os pracinhas e pesionistas e lula enterrou.

  7. Querem imitar As Fôrças Armadas dos Estados Unidos, la o Militar compra carro Zero, com desconto de imposto sendo Militar, e . Todos recebem Auxilio Moradia, para pagar seu Aluguel, Se morar na Base, não recebe auxilio Moradia, se morar fora, seja solteiro ou casado, Recebe um auxilio Moradia, que não é pouco não. Porque não criar o Auxilio Moradia aqui no Brasil, para tirar os praças da Favelas, e dar uma moradia mais digna,para o pessoal da Ativa, será que não á interesse dos Comandantes.triste não

  8. Até os famigerados QEs sumiram . Infelizmente as forças armadas estão colhendo o que plantaram . Sempre foram um bando de oficiais puxa sacos . E esqueçam aumento . Acredito que as forças armadas irão pagar a conta da molecagem do Bolsonaro.

  9. Difícil passar um projeto desses, primeiro porque não vai encontrar base legal e segundo porque não tem aprovação dos demais políticos e terceiro, porque a maioria dos militares já compraram carros e portanto não tem lógica querer comprar um carro novo, se possuem dois, três ou quatro semi novos na garagem…

  10. Há 30 anos não financio nada. Compro o que posso pagar, à vista e com desconto. Se não tem desconto não tem compra. Paciência, poupança, titulo de renda fixa, tesouro direto, juros compostos.

  11. Tudo que os militares precisavam!!

    Agora, trocando de carro, todos os nossos problemas estarão resolvidos.

    Mas, deixando de lado a piada, incrível como nossos parlamentares são inteligentes!?

    Como um país desse vai ser desenvolvido?

    Militares endividados, remuneração estagnada, poder aquisitivo corroído pela inflação e pela falta de reajustes e vem o nobre deputado com um projeto que concede desconto de 50% para…comprar um carro!?!?!

    “Quem poderá nos defender?”.

  12. Primeiro: já me causa uma grande surpresa que o projeto contemple militares das FA. Quando é algo bom, só os estaduais estão incluídos.

    Segundo: militar das FA já está com dificuldade para comprar azeite. Carro novo passou a ser um sonho muito distante. O último reajuste foi em 2016. O preço do carro já mais que dobrou desde então.

  13. Não se iludam. O contingente militar é muito grande, não tem como contemplar com um aumento maior, nunca teremos um reajuste digno, caiam na real. E depois de bolsonaro que desmoralização os militares sofreram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *