Múcio e generais souberam da nomeação pela mídia
A nomeação da advogada Verônica Sterman ao STM ocorreu no Dia Internacional da Mulher por ordem da primeira-dama, Janja da Silva. A informação é de Bela Megale, de O Globo.
A publicação ocorreu no sábado (8), Dia Internacional da Mulher, também por ordem de Janja, que foi a principal fiadora da indicação. A primeira dama insistiu sobre a importância da escolha ser anunciada nesta data.
Além da primeira-dama, apadrinharam o nome de Verônica a agora ministra Gleisi Hoffmann e seu ex-marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, que foram defendidos pela advogada, assim como o vice-presidente Geraldo Alckmin, que também foi um de seus clientes.
O governo vinha sendo criticado pela falta de indicações de mulheres aos tribunais e a própria presidente do STM, Maria Elizabeth Rocha, cobrou o presidente a indicar uma mulher para a vaga. A escolha, porém, vem sendo criticada nos bastidores pela falta de experiência da advogada com o universo militar. Há, inclusive, receio sobre a aprovação do nome na sabatina.
O Ministério da Defesa e os comandantes das Forças Armadas sequer foram consultados sobre o nome, como costuma ser praxe em indicações para o Tribunal Militar.
Ministros consideraram que, depois do apelo pessoal que Lula fez ao ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, para permanecer na pasta, o presidente faria gestos diretos a ele, como ouvi-lo para a nomeação do Tribunal Militar. Integrantes do governo ponderam que Lula e Janja poderiam ter aproximado a advogada do ministro antes de oficializarem a indicação.
Múcio funciona hoje com um “algodão entre cristais” na complexa relação do governo federal com as Forças Armadas. Ele pediu a Lula para deixar a pasta, mas atendeu ao pedido do presidente, que é seu amigo, para ficar mais um ano no governo.
O ministro da Defesa não esteve presente no vídeo divulgado pelo Palácio do Planalto no qual Lula comunica a indicação de Verônica ao STM. Além do presidente e da advogada, estão na gravação Janja e Gleisi Hoffmann.
Fazendo o “meio-campo”
Múcio recebeu Verônica nesta terça-feira (11). Esse foi o primeiro encontro entre os dois. Num gesto para ajudar a indicada por Lula a se aproximar dos militares, o ministro irá articular um almoço para apresentar a advogada aos três comandantes das Forças Armadas. A agenda deve acontecer na próxima semana.
Com informações de Bela Megale (O Globo)
19 respostas
A beleza engana, as vezes parece moça, mas na verdade tem mais de 100 anos de maldade. E como todos os militares também são indicados atualmente pelo 9 dedos ou esbanja, nada de anormal na terra dos samba, pagode e futebol…
Bem feito para os generais que nunca se preocupam com a tropa e sim somente ao bolso e livrar general de qualquer prática ilícita. An pergunta que não quer calar ? Quando generais mesmo o STM. Já condenou? Simplesmente é um tribunal inútil e muitas x injustos por julgar militares.. digo injusto porque só pensam em si.
Isso mostra o tamanho da importância desse ministro e generais, além de deixar a tropa na miséria, não servem pra nada.
Parabéns a Ministra pela nomeação, antes alguém que irá aprender sobre o mundo militar e ser isenta nas suas decisões, do que nomear algum General baba ovo para o cargo.
A vaga é de civil não pode ser ocupada por militar.
Só mostrou para os comandantes o quanto são insignificantes politicamente.
O Ministro da Defesa e os Comandantes Militates estão desprestigiado, não têm a menor moral ou respeito por parte do governo e do Presidente. A Esposa do Presidente, que não é e não tem cargo público manda mais que eles.
Total desmoralização dos Comandantes.
Min def, Comandantes das Três FFAA, presidente do stm e simulacro de presidente da rep; todos “ZERO a esquerda”
Quem manda e decide ?
Logo determinará o que o legislativo aprova ou não.
Quem realmente está puxando as cordinhas das marionetes?
Parece que queriam fechar o stm, mas não, melhor assim mais cordinhas para puxar. e acomodar “amigos”.
Ah! não teria uma vaguinha pro boulos?
E aonde esta escrito que eles tem que ser ouvido? Quem tem que ouvir os indicados são os senadores durante sabatina que serão submetidos. O que eu acho é que perdeu um otima oportunidade de indicar um praça que hoje exerça a função de advogado, ou um juiz federal ou estadual que tenha sido praça para exercer a função. O resto é xoxoxo.
Enquanto isso o terceiro sargento passando fome… cheio de Empréstimos porque o salario não dá.
Misericórdia Senhor!
Que absurdo é esse?
Quem é ela pra dar algum tipo de indicação?
Ela tem cargo no governo com expressão p/tal medida?
Só no Brasil!
Briga de gente grande , estou fora, sou um umilde Sgt Reformado, assistindo do meu sofá, essas falácias do pres, Lula, afinal ele é o Comandante das Fõrças Armadas, assim diz a Lei.
Me lembrei da música do ultraje a rigor, “inúteis, a gente somos inúteis “.
A gente não sabemos
Escolher presidente
A gente não sabemos
Tomar conta da gente
A gente não sabemos
Nem escovar os dente
Tem gringo pensando
Que nóis é indigente
‘Inúteu’
A gente somos ‘inúteu’
‘Inúteu’
A gente somos ‘inúteu’
‘Inúteu’
A gente somos ‘inúteu’
Bem, já que não querem extinguir essa justiça desnecessária em tempo de paz, vai acabar sendo “destruída” por dentro.
Com essa nomeação, já são duas “progressistas” que vão minando as estruturas tradicionais e conservadoras dessa Corte Militar.
Ou seja, a “extinção” agora vai ser de dentro para fora.
E ainda com a assinatura daquela cujo “cargo” é fritar ovo de pata para o Barba.
Ninguém da a mínima para nossos meninões mimados.
Parece que os civis descobriram que os oficiais são apenas adultos infantilizados, alheios aos verdadeiros problemas da sociedade, com suas medalhas de plástico reciclado, seus bonequinhos e medalhinhas na mesa, suas falas ufanistas de valores e muito medo de qualquer um que fale mais alto.
É isso senhores.
Descobriram que o cão é desdentado e morde apenas o publico interno
Essa foi a melhor frase que ouvi até agora…..o cão é desdentado e morde somente o público interno e acrescento com o rabo entre as pernas.kkkkkkkkkkkkk
Inútielllll a gente somos inútiellllll plano de reserva remunerada voluntária pra ontem. Camarada sai do jeito que está e leva o soldo e seus adicionais. Fim de papo.
esse Ministro da defesa não serve pra nada mesmo, agora foi tudo confirmado, do jeito que a coisa anda daqui a pouco até a Janja vai Comandar o exército, a que ponto chega subserviência dessa gente.